A A A C
email
Todos os posts escritos por Liliane Ravani
Retornando 43 resultados para o autor 'Liliane Ravani'

Quarta-feira, 30/11/2011

#Papo Rioeduca - O Papel do Gestor

Tags: rioeduca.

 

Se você procurava um argumento para justificar as horas diárias que gasta no Twitter, encontrou: #PapoRioeduca. Aqui, alguns dos mais conceituados educadores do país também dedicam tempo utilizando o microblog para compartilhar experiências, dar dicas, motivar e principalmente discutir assuntos relacionados à educação e ensino de qualidade.

 

Pensando nisso, o Portal Rioeduca.net, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, lançou um espaço de troca de ideias e informações. A professora Neilda Silva (@Prof_Neilda), representante do RioEduca na 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), sempre convida: os twiteiros de plantão e os que, de vez em quando, aparecem: “não percam o #PapoRieoduca”.

 

No último encontro, realizado dia 9 de novembro, debatemos o tema: “O papel do gestor escolar.” O assunto desafiador foi debatido por diversos participantes. A gerente do Rioeduca.net, Lilian Ferreira (@Lilian_Ferreira), foi a mediadora. Começou o twitterdebate lançando várias perguntas. O encontro reuniu alunos e professores de diversas partes do país. A professora e membro da equipe Educopédia, Lucy Ribeiro (@LucyRib), definiu uma característica essencial do bom gestor: o bom humor. Algo que lhe é muito peculiar, pois está sempre de bem com a vida.

 

Perfil do gestor

 

Segundo Fátima Braga (@bragafatima), o gestor escolar coordena, mobiliza, motiva, lidera e delega funções à sua equipe. Rute Albanita (@Rute_Albanita), Rioeducadora, complementa: o gestor gerencia projetos, otimiza o tempo e prioriza a aprendizagem”. Lenise Freitas (@Paulinha_PRMS) destaca que “o bom gestor precisa de equilíbrio para estar atento a toda parte administrativa, sem esquecer o aspecto pedagógico.”

 

Desafios do gestor

 

“O maior desafio do gestor é concatenar a revolução tecnológica com a tendência conservadora da escola”, argumenta a professora Angela Freitas (@angeladario), Representante do Rioeduca na 3ª CRE. A educadora Flávia (@flaviarezek) comentou que “quando fez o curso de gestão promovido pela SME, uma fala a tocou muito: “Dar e receber feedbacks. Saber ouvir é essencial.”

 

Meta principal do gestor

 

Para Fátima Braga, o gestor deve ter como meta principal o ensino/aprendizagem do seu aluno. Você concorda? Em resposta à pergunta “a escola é uma empresa?”, a professora Ana Maximo argumenta: “o gestor deve ter claro que o administrativo é suporte e que o objetivo principal é o pedagógico.

 

Interação com educadores

 

O Twitter também é importante ferramenta de discussões. Quer uma chance de falar com gente que respira educação? Ou melhor, quer várias chances de bater um papo enriquecedor e dinâmico? É só tuitar a sua pergunta ou resposta dando replay no twitter do @Rioeduca e usar a hashtag #PapoRioeduca .

 

Grande novidade

 

Teremos uma grande novidade: o Webinário (conferência online, mescla de web + seminario, ou seja, um seminário online), dia 30 de novembro (quarta-feira, às 20h, com a participação especial da Doutora em Educação e Consultora da Rede Globo Andrea Ramal (@AndreaRamal).

 

Vai funcionar assim:

- O participante deve obrigatoriamente ter uma conta no twitter

- O participante precisa seguir o @rioeduca para acompanhar o Webnar

- O participante poderá enviar perguntas e comentários

- A pergunta ou comentário deve conter obrigatoriamente a hashtag #PapoRioeduca

- Qualquer dúvida sobre o webnar é só tuitar usando a hashtag #PapoRioeduca

- O bate-papo terá duração de até uma hora

- Ao fim do Webinário, faremos um sorteio entre todos os participantes do livro “Depende de Você – Como fazer de seu filho uma história de sucesso.” - O vencedor levará um exemplar do livro. Empolgados? Nós também! Aproveite essa chance única de participar de um papo-cabeça sobre Educação.

 

Anote na agenda, pois você tem um encontro marcado conosco. Não perca! Estamos aguardando você!

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 10/10/2011

O #PapoRioeduca agora será quinzenal. Vote no próximo tema!

Tags: paporioeduca.

 

O portal Rioeduca.net continua expandindo e consolidando-se como o melhor e principal site da Educação carioca.

 

Uma das recentes inovações do portal é o #PapoRioeduca, um encontro via twitter que seria mensal, mas que a pedidos passará a ser quinzenal. São discussões amplas de temas relevante referentes à Educação, seja no Rio de Janeiro, no Brasil ou no mundo. O #PapoRioeduca é aberto a todos aqueles que, de alguma forma, estejam envolvidos com a Educação, atuantes ou não em sala de aula.

 

O último “twitterpapo”, realizado no dia 5 de outubro, foi muito proveitoso. Contou com a participação de Rioeducadores e de professores da rede; todos, educadores apaixonados pela educação de qualidade.
O tema “O que faz do Educador um Educador” foi amplamente comentado pelos educadores participantes que, bem animados, deram excelentes contribuições. Foi difícil convencê-los de que o tempo havia acabado.


A Rioeducadora Angela Freitas (@angeladario) afirmou: “Ser educador é mostrar o que há de melhor melhor para o seu aluno e ser reconhecido pela excelência deste trabalho”.

 

A professora Rosana de Jesus (@rosanasajes) reconhece que um bom educador precisa ter vontade de aprender, se envolver no que faz e não parar no tempo; o que foi confirmado pela postagem da professora Gilda Braga (@teatcher): “Os professores educopedistas já estão engajados nessa nova forma de ensino.”

 

A Secretária de Educação Cláudia Costin (@ClaudiaCostin), usuária constante do Twitter e antenada com as novas redes, afirmou: “Nossos professores são heróis. Se há uma revolução acontecendo na Educação, ela se deve a nossos educadores.”

 

Vai perder o próximo #PapoRioeduca? Anote já em sua agenda. Dia 19 de outubro, das 20h às 21h. Que tal aproveitar a oportunidade para escolher o tema? Acesse aqui e participe da pesquisa #PapoRioeduca.

 

Para terminar, ressaltamos as palavras da nossa Rioeducadora da 8ª CRE: “Nunca antes tivemos espaço para “mostrar a cara” pro mundo! O @Rioeduca é um espaço inovador! Do futuro! De valorização!”

                                          

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 26/09/2011

Educoencontro dos apaixonados pela Educação de Qualidade

Tags: educopédia.

A equipe da Educopédia, em parceria com a MSTech, realizou o II Educoencontro de capacitação no dia 16 de setembro, no Hotel São Francisco, RJ.

 

O Educoencontro foi organizado pela Coordenadora Pedagógica da Educopédia, Profª. Monica Souza e sua equipe Lucy Ribeiro, Susan Rocha e Raphaella Marques e contou com a cobertura do Rioeduca.

 

Na ocasião, foi apresentada a nova metodologia e plataforma da Educopédia e as perspectivas de atuação dos educopedistas, visando à qualidade na educação.



O objetivo é que o professor adeque a Educopédia ao seu planejamento utilizando o conceito de ensino e aprendizagem através de estratégias metacognitivas (levar cada aluno a discutir e a pensar sobre como faz e como aprende), pois oferece uma ação rápida e fácil, para todos que desejam integrar tecnologia às aulas. É um projeto inovador, e faz com que os alunos aprendam de forma clara, diretiva e intuitiva.



O evento reuniu professores da nossa rede altamente capacitados que atuam na elaboração das aulas da Educopédia - uma plataforma online colaborativa de aulas digitais, no qual os alunos e professores podem acessar atividades de forma lúdica e prática, de qualquer lugar e a qualquer hora.



O Educoencontro começou com a palestra "Qualidade em Gestão Educacional", proferida por Carlos Lobo, professor e coordenador geral do Centro de Informática da FAETEC de Quintino.



Podemos dizer que a Qualidade Total constituiu-se na primeira onda da gestão de processos e tornou-se quase uma obrigação das empresas/instituições com a divulgação das normas ISO, série 9000, voltada ao estabelecimento de regras para a adoção pelas empresas/instituições de um sistema de gestão da qualidade.

 

O foco da gestão da qualidade é a padronização dos processos de trabalho e sua análise criteriosa, tendo como objetivo a melhoria contínua dos mesmos.



Carlos Lobo ressaltou que um professor educopedista eficaz é aquele que faz aquilo que dever ser feito, que cumpre com suas metas e que realiza o que foi proposto.



A nossa meta é conduzir a Educopédia rumo à certificação da qualidade ISO 9001, uma plataforma inteligente e de excelência.



Em seguida, os educopedistas se reuniram para interagir sobre a nova forma de elaboração das aulas e planos de aula e a construção do Design Instrucional.

(Professora Leila da Equipe de Educação Física interagindo)

 

Segundo Raphaella Marques, o Educoencontro gerou altos debates sobre a construção e reconstrução do conhecimento.



A professora Naira Lemos afirmou que “dicas sobre Design Instrucional são, na verdade, educocuidados especiais para a produção de aulas de qualidade.”

 

"Acho muito importante o trabalho da Educopédia, pois a escola do século XXI não pode se limitar às práticas tradicionais. É preciso inovar e aproveitar os recursos tecnológicos que ao nosso alcance para tornar a aprendizagem significativa para nossos alunos. Educopédia é isso: sistematização da aprendizagem de forma moderna, interação com os recursos tecnológicos, tornando o ato de aprender muito mais prazeroso e provocador, já que uma das propostas é a aprendizagem por meio da metacognição. A Educopédia faz com que a escola fique "do tamanho do mundo"."

(professora Márcia Cristina Neves da equipe de PEJA)



A expectativa dos educopedistas é grande e a satisfação com a atuação na Educopédia é algo que vale ressaltar. São profissionais dedicados, altamente capacitados e principalmente apaixonados pela Educopédia.



A EDUCOPÉDIA é fantástica! Vamos educopediar?

(Professora Catharina postando aula na plataforma)



Convido vocês também a conjugar este novo verbo, que está sendo vivenciado com eficácia no presente e que terá muito... muito futuro.
 

                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


   
           



Yammer Share