A A A C
email
Todos os posts escritos por Liliane Ravani
Retornando 43 resultados para o autor 'Liliane Ravani'

Quinta-feira, 19/09/2013

III Encontro de Educação Bilíngue no Município do Rio de Janeiro

 

Se você participou do II Encontro de Educação Bilíngue no Município do Rio de Janeiro, verifique a programação para o III Encontro e realize a sua inscrição, caso trabalhe na rede municipal de ensino.

Aproveite já a oportunidade!

 

 

 

 

Do dia 9 ao dia 20/09, estão sendo ocupadas as vagas para pessoas que atuam na rede de escolas municipais.

 

Se você não trabalha na rede municipal aguarde a abertura das inscrições para participantes externos, (ISERJ, INES e UFRJ) após o dia 20/09.

 

Verifique, antes de se inscrever, os horários das palestras (pela manhã) e das oficinas (a tarde).

 

Preferencialmente a carga horária é de 16 horas ou 8 horas (vertical ou horizontal).

 

Informativo sobre o encontro e forma de inscrição:

 

III Encontro de Educação Bilíngue (LIBRAS, Língua Portuguesa)

no Município do Rio de Janeiro


Convidamos os Professores, os Instrutores Surdos, os Coordenadores Pedagógicos, os Diretores das Unidades Escolares, os Agentes de Educação Especial das Coordenadorias Regionais de Educação e os demais profissionais da Rede Municipal interessados na Educação de Surdos a participarem do "III Encontro de Educação Bilíngue no Município do Rio", a ser realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e Instituto Municipal Helena Antipoff (IHA).

 

O Encontro ocorrerá nos dias 2 e 3 de outubro de 2013, no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ), no Teatro Fernando Azevedo - Rua Mariz e Barros, nº 273 - Praça da Bandeira - Rio de Janeiro.

 

Para realizar a pré-Inscrição, é necessário visitar a página do "IHA Informa", observar a programação de palestras e clicar na frase que diz "Clique aqui para fazer a sua pré-inscrição". Preencha o formulário até o final e aguarde a confirmação da inscrição. Divulgaremos a lista de inscritos no próprio site: http://ihainforma.wordpress.com/

 

Em tempos de mudanças e de reformulações educacionais, com a ênfase na formação do professor e de profissionais surdos e intérpretes educacionais de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) visando o atendimento aos alunos surdos, é de extrema importância a organização deste III (terceiro) encontro.

 

O objetivo do III Encontro é combinar Palestras e Oficinas que permitam refletir a sustentação de uma Educação Bilíngue (LIBRAS e Língua Portuguesa) baseada nos eixos mídia, língua e letramento.

 

Ressalta-se que a presença dos profissionais intérpretes educacionais de LIBRAS, dos instrutores surdos inseridos no contexto escolar como também dos professores bilíngues em formação por meio do IHA/SME Rio, todos estes, em conjunto com os gestores e funcionários das unidades escolares, tornam-se imprescindíveis na mediação do processo de ensino-aprendizagem do aluno surdo.

 

Atualmente, há um árduo esforço na retomada da discussão de uma educação bilíngue nas escolas da Rede Municipal do Rio de Janeiro, garantindo o debate sobre o trabalho pedagógico com alunos surdos (em parceria com alunos ouvintes) e a prática pedagógica frente à nova perspectiva de abordagem bilíngue no Ensino Fundamental.

 

A Direção do Instituto Municipal Helena Antipoff (IHA), o Laboratório de LIBRAS e a Área de Estudo Específica de Surdez deste instituto agradecem a participação de interessados no evento. Acesse o site "IHA Informa".

 

III Encontro de Educação Bilíngue

Formulário de pré-inscrição
(de 9 a 26 de setembro)

 


A lista de inscritos será divulgada no dia 30 de setembro.

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 18/09/2013

INFORMATIVO MultiRio - 18 de setembro

Tags: informativomultirio.

 

Multirio Web Rádio
Multirio

Ideias e Caminhos fala sobre Matemática, Português e Arte na Web TV

A produção que auxilia o professor no uso pedagógico das mídias trabalha nesta quarta (18) a série Palavra Puxa Palavra. A concordância nominal e verbal é o assunto tratado no episódio Tudo certo, como dois e dois são cinco. Ideias e Caminhos também apresenta as produções Procura Acha, que desenvolve conteúdos matemáticos instigantes para o 6º e 7º ano, e  Arte, Artistas e Arteiros, que apresenta situações em que a arte integra a vida cotidiana. A série de aperfeiçoamento contribui com dicas práticas de utilização da programação da MultiRio como apoio às atividades em sala de aula. Ideias e Caminhos é exibida às quartas-feiras, às 12h, 16h, 20h e meia-noite, na Web TV: multirio.rj.gov.br/webtv.

 

Nado sincronizado é o assunto de MultiRio Esporte Clube

A medalhista pan-americana Caroline Hildebrandt é a convidada para um bate-papo sobre esportes no programa desta quarta-feira (18). A apresentadora Lica Oliveira conversa com a atleta de nado sincronizado sobre a modalidade, a rotina de treinamento do esportista e como ocorre a avaliação dos juízes em uma competição. Caroline Hildebrandt também conta como conciliava os estudos com as atividades de atleta de alto rendimento e fala sobre a importância dos pais na carreira esportiva. MultiRio Esporte Clube é transmitido nesta quarta-feira, 14h, 18h e 22h, via Web Rádio (multirio.rj.gov.br/webradio).


Cidade Integrada:migração e identidade urbana em debate

O Rio de Janeiro é conhecido por ser uma cidade receptiva, que abriga diversas etnias e cuja diversidade faz parte de sua identidade urbana. Cidade Integrada promove o debate sobre como a vivência com grupos agregados à cidade, por causa dos movimentos migratórios, provoca transformações. Como esses cidadãos “estrangeiros” se integram e são vistos pela sociedade? O minidocumentário exibido durante o programa mostra a região do SAARA, no Centro do Rio, e a Feira de São Cristóvão. O público pode enviar perguntas por e-mail (cidadeintegrada@multirio.rio.rj.gov.br), telefone (21 - 2535-4407) ou Skype (cidade.integrada). O programa vai ao ar na sexta-feira (20), às 13h, com transmissão simultânea no canal 14 da NET e na Web TV (multirio.rj.gov.br/webtv).

 

 

Siga-nos no Twitter

A MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra no Portal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio.

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO | MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
Tel:1746/Fora RJ:(21) 3460-1746 • ouvidoria multirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no Twitter Portal Multirio

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 13/09/2013

Palestra: "A Atualização e Possibilidades de Aprendizagem"

 

A CED oferecerá aos Professores a palestra
"A Atualização e Possibilidades de Aprendizagem"

Palestrante: Andrea Serpa Albuquerque
Local: Auditório Florescer – Rua Sacadura Cabral, 144 – Saúde , RJ
Data: 18 de setembro
Horário: 8h às 12h ou 13h às 17h


Todos os professores deverão participar no dia previsto para sua E/CRE, no turno da manhã ou da tarde, de acordo com o horário do professor.

 


FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO POR CREs
(disponível de 12/09/2013 até 16/09/2013 ou até o término das vagas).

 

1ª CRE
2ª CRE
3ª CRE
4ª CRE
5ª CRE
6ª CRE
7ª CRE
8ª CRE
9ª CRE
10ª CRE
11ª CRE


Em caso de dúvidas, entre em contato com sua CRE  ou com os telefones 2273-4200 2976-2325 (Fátima Cunha ou Elisabete Alves).

 

VAGAS LIMITADAS POR CRE. SÓ PARTICIPARÃO OS INSCRITOS.
 

                               

 

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 13/09/2013

Informativo Multirio - 13 de setembro

Tags: informativomultirio.


 

Multirio Web Rádio
Multirio

Atitude Consciente aborda a alimentação saudável

Neste sábado (14), a apresentadora Lúcia Leme conversa com a nutricionista Luciana Maldonado, do Instituto de Nutrição Annes Dias, sobre alimentação saudável para crianças e adolescentes. O programa fala sobre a os nutrientes fundamentais da dieta, a importância de frutas e legumes, os cuidados com o sal, além do uso correto de suplementos. A convidada dá dicas para quem quer ganhar peso e massa muscular e para quem quer perder peso. A alimentação saudável está ligada ao desenvolvimento mental e físico dos jovens. Atitude Consciente vai ao ar, às 9h, 15h e 21h, na Web Rádio: multirio.rj.gov.br/webradio.

 

Pequenos Notáveis homenageia Dolores Duran

O programa relembra a vida e a obra da jovem que começou a carreira de cantora na rádio ainda na infância. Adiléia Silva da Rocha teve uma vida cheia de dores, que deu origem ao nome artístico de Dolores Duran. Uma história intensa e curta com uma trajetória musical de 35 composições, todas feitas em seus últimos quatro anos de vida. De origem pobre, ela foi uma mulher à frente de seu tempo, que soube mostrar opiniões e cultura no mundo da música popular.  Conhecida por cantar e compor para os desiludidos no amor. Em estúdio, Joyce Moreno revisita o repertório musical da notável, que inclui parcerias com Tom Jobim e Billy Blanco. Pequenos Notáveis vai ao ar no domingo (15), às 20h, no canal 14 da NET.

 

Siga-nos no Twitter

A MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra no Portal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio.

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO | MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746 • ouvidoria multirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no Twitter Portal Multirio

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share