A A A C
email
Todos os posts escritos por Liliane Ravani - Rioeduca
Retornando 9 resultados para o autor 'Liliane Ravani - Rioeduca'

Quinta-feira, 16/08/2012

Sangue, Suor, Lágrimas... E Alegrias: IDEB 2011

Tags: ideb, educopédia.


O Rio de Janeiro tem duas escolas entre as 10 melhores do Brasil.


O dia começou festivo na SME. O Inep divulgou ontem, dia 14/8, os resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2011: metas de qualidade foram cumpridas e ultrapassadas!

 

 

A secretária de Educação, Cláudia Costin, reúne equipe da CED para agradecer.

Momento emocionante para todos!


 

O Rio tem duas escolas entre as cinco melhores do Brasil, nos anos iniciais do ensino fundamental. O Ciep Glauber Rocha, na Pavuna, dirigido há 17 anos por Ioliris Paesficou em terceiro lugar no país com o ideb 8,5. Média maior que o padrão europeu. 

 

 

Em quinto lugar no ranking brasileiro ficou o Ciep Pablo Neruda, na Taquara, com o Ideb 8,3, O CIEP é dirigido por Maria Joelza Lins de Albuquerque há 24 anos.

 


 

Desde 2005, o sistema de ensino brasileiro tem um indicador criado para medir a qualidade da educação básica no país. O Ideb é calculado a partir da taxa de aprovação e do desempenho dos alunos na Prova Brasil, avaliação aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) a cada dois anos. Com base nessas informações, são atribuídas notas para cada escola pública do país, assim como para as redes de ensino e para os municípios e os estados.
 

Vale ressaltar que na cidade do Rio de Janeiro não há aprovação automática e a reprovação conta como obstáculo para o resultado final do índice, o que caracteriza ainda mais o desafio vencido, com louvor, pelos professores da SME/RJ.
 

A educação municipal avançou muito nos últimos dois anos. Alcançamos 5,4 no primeiro segmento e 4,4 no segundo segmento. Segundo a secretária: “Demos o maior salto do país no 2ª segmento e resultados na Educação dependem de anos de trabalho transformador.”


Emocionada, Cláudia Costin, agradeceu o esforço da equipe que faz acontecer a educação de qualidade da maior rede da América Latina. Destacou o trabalho dos professores que elaboram os cadernos pedagógicos e dos educopedistas e a importância desses materiais serem produzidos por professores da própria rede.
 

Confira as cinco melhores resultados da rede:


1º segmento (anos iniciais – 1º ao 5º ano)
 

- Ciep Glauber Rocha (8,5) – 3º lugar nacional
- Ciep Pablo Neruda (8,3) – 5º lugar nacional
- EM João de Deus (7,9)
- EM Friedenrieich (7,6)
- EM Barão Homem de Mello (7,4)

 

2º segmento ( séries finais - 6º ao 9º ano)
 

- EM Roberto Burle Marx (6,6) – 4º lugar nacional
- EM Ary Barroso (6,4)
- EM Minas Gerais (6,3)
- EM Orsina da Fonseca (6,2)
- EM Affonso Penna (6,2)

 

Ao final da visita à equipe da CED, Cláudia Costin afirmou: “é o início do trabalho! Ainda há muito a ser feito.”

Sim, por aqui e nas escolas ainda vamos trabalhar bastante!

 

Para além do brilhantismo destas que conseguiram se destacar dentro da rede, é necessário valorizar também aquelas que superaram a si mesmas, como por exemplo o CIEP Anton Makarenko, CIEP Heitor Villa Lobos, A EM Brant Horta, a EM Cardeal Arcoverde, a EM Sergio Buarque de Holanda entre outras.

 

Somos a SME/RJ - a maior rede de Educação da América Latina - e temos a certeza de que estamos a caminho de sermos também a melhor!!!

 

PARABÉNS A TODOS OS GUERREIROS DA EDUCAÇÃO CARIOCA!!!

 

Resultados Gerais do Rio de Janeiro

 

Resultados Gerais do IDEB 2011 

 

Resultados e Metas

 

Resultado do 1º Segmento

 

Resultado do 2º Segmento

 

 

Sua escola também conseguiu atingir as metas?

Registre isso aqui no campo de "comentários".

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share