A A A C
email
Todos os posts escritos por Luciana Bessa
Retornando 20 resultados para o autor 'Luciana Bessa'

Quarta-feira, 28/08/2013

Diretor do Anima Mundi Comenta Animações de Escolas na Bienal

 

 

O convidado especial desta segunda-feira (2/9) do Espaço do Projeto Cineclube nas Escolas, no estande da SME na Bienal, é um dos diretores do Anima Mundi, Marcos Magalhães. Ele participará de um bate-papo com o público sobre animações feitas por escolas municipais inspiradas em livros de literatura.

 

 

 

O curta-metragem Meow, de Marcos Magalhães, é um marco na história do cinema de animação brasileiro

 

 

Marcos Magalhães é autor de diversos curtas-metragens em animação, entre os quais "Meow!", ganhador do Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes, em 1982, e "Animando", filmado no National Film Board of Canada, em 1983.

 


“Animando” ganhou o Prêmio de Melhor Filme Didático no Festival de Espinho, Portugal e até hoje é frequentemente exibido em programas de TV, escolas e cursos de animação do mundo inteiro.

 


No dia 2/9, às 13h30, o Espaço do Projeto Cineclube nas Escolas irá exibir três animações produzidas por alunos da rede durante o Projeto Anima Escola nos anos de 2011 e 2012. Todas inspiradas na literatura. Após a sessão, Marcos Magalhães irá participar de um bate-papo sobre o cinema de animação e literatura.

 

 

 

Filme criado por alunos da E.M. Tenente Antônio João na fase de Produção Autônoma do Anima Escola 

 

 

Tome Nota!
Quando: 2/9 (2ª feira), às 13h30
Onde: Espaço do Projeto Cineclube nas Escolas, no estande da SME na Bienal (Pavilhão Laranja – A/12)

Sessão Cineclube 1:
“Jasmin, a princesa da Maré” - E.M. Tenente Antônio João
“Faroeste Caboclo, nossa leitura” - E.M. República Argentina
“Maria-vai-com-as-outras” - Escola Municipal Roberto Burle Marx

 

A programação completa do Espaço do Projeto Cineclube nas Escolas no estande da SME na Bienal está disponível pelo link: bit.ly/bienal2013 

 

                               

 

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 09/07/2013

Projeto Cineclube nas Escolas leva 120 crianças à Mostra de Animação Uruguaia

 


Alunos das escolas municipais Manoel Porto Filho (10ª CRE), Marcílio Doutel de Andrade (9ª CRE) e Marechal Alcides Etchegoyen (8ª CRE) irão assistir, de 10 a 12 de julho, às animações da Mostra Tournier em Movimento: A Expressão da Animação Uruguaia. A iniciativa é do Projeto Cineclube nas Escolas.


 


“Selkirk, o verdadeiro Robinson Crusoé” é o primeiro longa em stop motion da América Latina.

 


A Caixa Cultural traz para o Brasil a mostra inédita sobre os mais de 30 anos de carreira do premiado diretor e animador uruguaio Walter Tournier. Produzir filmes para crianças com responsabilidade cívica e social tornou-se a principal motivação do artista, desde o período que esteve exilado no Peru, quando descobriu a escultura e o cinema.

 

A mostra será acompanhada de oficinas e palestras com o próprio diretor e sua diretora de arte, Lala Severi. Os professores interessados em experimentar a linguagem de animação poderão concorrer a uma das 20 vagas disponíveis. Basta fazer a inscrição nos links abaixo. As oficinas são gratuitas.

 

 

Oficina de animação Stop Motion com Walter Tournier

 

 


 

 

Walter Tournier demonstrará o método de produzir animação Stop Motion praticado no estúdio Tournier Animation.

 

Entenda como o mestre uruguaio planeja e anima suas cenas:

 

  • Sábado, dia 13 de julho, às 10 horas;
  • 20 vagas. 

Inscreva-se para o sorteio através do link:
https://docs.google.com/forms/d/1c2rN04HPixa2YPnUYDIBvFKwROd1Z3voNaEPle7DHdQ/viewform


 

Oficina de construção de bonecos para Stop Motion com Lala Severi 

 

 

 

 

A diretora do estúdio Tournier Animation, Lala Severi, ensinará como são feitos os bonecos no estúdio. Ela falará sobre os principais processos de confecção e os diferentes materiais empregados na produção do longa "Selkirk, o verdadeiro Robinson Crusoé".

 

  • Sábado, 13 de julho, às 14horas;
  • 20 vagas.

Inscreva-se para o sorteio através do link:

https://docs.google.com/forms/d/1JdbQ0LBv6e-Kq4-zp-ePEbAdXbS57epUcNwjU_NHVHs/viewform

 

Bate-papo com Tournier
 

 

 

 

Walter Tournier e Lala Severi partiparão de um bate-papo com o público. Falarão sobre a carreira de Tournier e seus filmes, e darão dicas para a produção de filmes Stop Motion.

  • Domingo, 14 de julho, às 14horas;
     
  • Participação livre; 
     
  • Gratuito.

 

 

A ida de alunos ao cinema é um dos principais eixos de ação do Projeto Cineclube nas Escolas, que reúne atualmente 152 unidades. Essa atividade é desenvolvida em parceria com as Coordenadoreias Regionais de Educação.

 

 

Luciana Bessa é professora da Rede Municipal e colaboradora do Blog dos professores
lucianabessa@rioeduca.net
Blog do Professor

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 20/05/2013

200 Alunos Participam do Festival Varilux de Cinema Francês

 

 

 

No dia 6 de maio, 200 alunos da rede participaram da sessão criança do Festival Varilux de Cinema Francês. Eles assistiriam, no Cine Odeon, a animação "O Menino da Floresta" (Le Jour des Corneilles), de Jean-Cristhophe Dessaint.

 

 


"O Menino da Floresta" é uma adaptação do romance de Jean-François Beauchemin

 

 

A animação "O Menino da Floresta" foi lançada em 2012 e ainda não está disponível no circuito comercial brasileiro. As unidades que levaram crianças ao Festival Varilux de Cinema Francês participam do Projeto Cineclube nas Escolas. São elas: E.M. Canadá, E.M. Affonso Varzea, E.M. Rio Grande do Sul e E.M. Leonor Coelho. A ação foi realizada em parceria com a 1a, 3a e 4a CRE - que cederam os ônibus para a atividade.

 

A ida de crianças às salas de cinema é um dos principais eixos do Projeto Cineclube nas Escolas. Ela é desenvolvida em conjunto com as CRE e os principais festivais de cinema da cidade: Festival do Rio, Anima Mundi, Mostra do Filme Etnográfico, Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), Festival Ibero Americano de Cinema e Vídeo (Cinesul), Tela Brasil, Visões Periférica, Cineducando, Celucine, Festival Internacional de Curtas – Curta Cinema, Cinema Negro, entre outros. A pluralidade de parcerias garante a diversidade nas produções apresentadas a professores e alunos, favorecendo a ampliação do repertório.

 

Desde o início de 2013, quase mil alunos já frequentaram as salas de cinema por meio da iniciativa do projeto. Eles assisitiram a filmes como a animação japonesa "Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar", do famoso diretor Hayao Miyazaki, "Coraline e o Mundo Secreto", "A Invenção de Hugo Cabret", "E.T. - O Extraterrestre". Todas as sessões seguidas de debate e distribuição de material sobre o filme, graças a uma parceria firmada com o Cineduc (Cinema e Educação), instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo promover a reflexão sobre as linguagens audiovisuais, a fim de contribuir no processo educativo transformador.

 


Hayao Miyazak, diretor de Ponyo, é considerado um mestre da animação japonesa

 

 

Mas não são apenas as 252 escolas que integram o projeto que vão ao cinema ao longo do ano. Na medida do possível, outras escolas são incluídas nessa ação. É o caso, por exemplo, da E.M. Marília de Dirceu que, embora não desenvolva o projeto, tem participado com seus alunos da sessão criança realizada pelo Cineduc, no Oi Futuro Ipanema. O objetivo é envolver cada vez mais um maior número possível de escolas na proposta.

 

Em agosto, está prevista a ida de crianças ao Anima Mundi e ao Festival Visões Periféricas. Acompanhe essas e outras ações do Projeto Cineclube nas Escolas no blog: cineclubesmerj.blogspot.com.br

 

 

 

Luciana Bessa é professora da Rede Municipal e colaboradora do Blog dos professores
lucianabessa@rioeduca.net
Blog do Professor


 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 17/05/2013

Estão Abertas as Inscrições para o Módulo de Introdução à Linguagem de Animação

Estão abertas até o dia 21 de maio as inscrições para as unidades escolares de Ensino Fundamental, em especial às que participam do Projeto Cineclube nas Escolas, para o módulo Introdução à Linguagem de Animação.

 

 

 

No módulo, os professores poderão experimentar a animação por pixilation.

Foto extraída do bloganimamundi.com.br

 


O módulo será ministrado por profissionais do Anima Escola. Os interessados devem enviar um e-mail para inscricaoanima2013@gmail.com com as seguintes informações:
 

1) Nome Completo;

2) Lotação (designação e nome da unidade) pela qual se inscreverá para a ação;

3) Matrícula;

4) Cargo e/ou Função;

5) E-mail.

 

 

Os professores que participarem do módulo de Introdução à Linguagem de Animação terão prioridade de inscrição para as próximas etapas do projeto Anima Escola.

 

 

Sobre o Módulo Introdução à Linguagem de Animação

I - Data: 27/5 (segunda-feira).

II - Horário: 13h às 17h.

III - Local: Escola de Formação do Professor Carioca Paulo Freire (Av. Presidente Vargas, 1314, Centro. Tel.: 2253 4387 ou 2253 0312).

IV - Vagas: 100 (Participarão da capacitação os 100 primeiros professores que enviarem suas inscrições. As inscrições serão confirmadas por e-mail).

V - Carga horária: 4 horas.

VI – Inscrições: SOMENTE pelo e-mail inscricaoanima2013@gmail.com até o dia 21/5. 

VI - Programa:

  • Apresentação do projeto Anima Escola 2013;
     
  • Exibição de filmes de animação realizados em 2012;
     
  • Apresentação das técnicas de animação e suas possibilidades de uso em sala de aula;
     
  • Experimentação prática dos professores das técnicas de massinha e pixilation.

 

 

Animação com massinha.

Foto extraída do site www.animaescola.com.br

 

 

Essa é mais uma ação de formação do Projeto Cineclube nas Escolas, da Gerência de Mídia-Educação. 

 

 

Luciana Bessa é professora da Rede Municipal e colaboradora do Blog dos professores
lucianabessa@rioeduca.net
Blog do Professor

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share