
Terça-feira, 07/11/2017
Poesia na Escola
Prezado(a) Leitor(a),
A Coletânea de Poemas dos Profissionais da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro chega, em 2017, a mais uma versão.
Assim como o poeta Manoel de Barros, acreditamos que há muitas maneiras sérias de não dizer nada, mas só a poesia é verdadeira. Ler, escrever e falar sobre poesia é dar uma pausa na rotina, é pensar sobre o nosso lugar no mundo. E nada melhor do que refletir em meio à liberdade que as palavras poéticas proporcionam.
Desejamos que a leitura das palavras das próximas páginas, desarrumadas da linguagem do cotidiano, expressem a sensibilidade necessária ao nosso olhar. Que nossas escolas estejam repletas de educadores que estimulem os alunos, assim como o poeta sugeriu, a “transver o mundo” por meio da Literatura.
E viva a poesia!
Parabéns a todos os profissionais que compõem essa obra!
Prezado(a) Leitor(a),
A Coletânea de Poemas dos Alunos da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro chega, em 2017, a mais uma versão.
Este material representa uma parte da Rede e expressa a riqueza dos nossos jovens, que têm muito a dizer. Ter voz na poesia causa estranho fascínio porque se diz sem dizer, torna-se um “apanhador de desperdícios”, como disse o poeta Manoel de Barros. Para ele há muitas maneiras sérias de não dizer nada, mas só a poesia é verdadeira:
Uso a palavra para compor meus silêncios.
Não gosto das palavras
fatigadas de informar.
Dou mais respeito
às que vivem de barriga no chão
tipo água pedra sapo.
Desejamos que a leitura das palavras das próximas páginas incitem novos leitores e poetas a perceber como a poesia revigora, dá força e faz refletir sobre o mundo. E nada melhor do que refletir em meio à liberdade que as palavras poéticas, linguagem do cotidiano desarrumada, proporcionam.
Que nossas escolas estejam repletas de alunos conhecedores da importância da sua palavra escrita, sensíveis ao encantamento da Literatura!
E viva a poesia!
Parabéns aos nossos alunos poetas!
Que o bicho inquietante da poesia se torne de estimação!


Quarta-feira, 05/07/2017
Educação - Cineclube na Paulo Freire
Convidamos professores e bibliotecários, preferencialmente aqueles que atuam nas unidades participantes do Projeto Cineclube nas Escolas, para a exibição do filme Educação (Brasil, 2016), de Cezar Migliorin e Isaac Pipano.
Data: 11/07/2017 - Horário: 9h
Local: Cineclube Silvio Tendler - Escola de Formação do Professor Carioca - Paulo Freire
Endereço: Avenida Presidente Vargas 1314 - Centro
Orientamos a inscrição de apenas 1 (um) representante por unidade. 35 vagas
Inscrevam-se em: https://goo.gl/HbBbL8
Após a exibição, haverá conversa com os diretores, Isaac Pipano e Cezar Migliorin.
Filme EDUCAÇÃO (2016)
Direção: ISAAC PIPANO E CEZAR MIGLIORIN
Gênero: Documentário
Duração: 49min
Sobre os diretores:
- Cezar Migliorin (Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ/Sorbonne-Nouvelle, Paris; Professor do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF; Autor do livro 'Inevitavelmente cinema: educação, política e mafuá', e organizador do livro 'Ensaios no Real: o documentário brasileiro hoje')
- Isaac Pipano (Doutorando em Comunicação pela UFF; Coordenador pedagógico e idealizador do projeto 'Inventar com a Diferença - Cinema, Educação e Direitos Humanos')
Para mais informações:


Quarta-feira, 14/06/2017
Seminário do Salão do Livro 2017
Professores e Bibliotecários, participem do 19ª Salão do Livro!
Uma das principais atividades de formação para mediadores de leitura do Salão é o Seminário Bartolomeu Campos de Queirós, cujo tema deste ano é “Prêmio FNLIJ: seleção 2017”.
A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil ofereceu algumas gratuidades no Seminário aos profissionais da SME. Os interessados devem se inscrever, até atingirem-se o total de vagas, por meio dos links:
26/06 – MANHÃ: https://goo.gl/Guapvm
26/06 – TARDE: https://goo.gl/6gbTJk
27/06 – MANHÃ: http://goo.gl/4AjX12
27/06 – TARDE: https://goo.gl/Z0h9IZ
Após esgotarem-se as vagas, os demais interessados deverão realizar sua própria inscrição por meio do e-mail seminario@fnlij.org.br, devendo arcar com os custos de participação.


Sexta-feira, 05/05/2017
Caricaturas de Monteiro Lobato - Resultado da Votação
A 8ª CRE realizou, no último dia 20/04, a culminância do projeto “Monteiro Lobato, ontem, hoje e sempre”, que mobilizou todas as Salas de Leitura das Unidades Escolares e as Bibliotecas Escolares Municipais, durante o primeiro bimestre, em torno do autor e sua obra. Foram realizadas diversas apresentações, envolvendo leituras, encenações, danças, maquetes, entre outras atrações, durante todo o dia. Foi um maravilhoso presente literário, neste mês em que comemoramos, nos dias 2, 18 e 23, o livro, a leitura e a literatura em grande estilo. Dentre as apresentações e atividades realizadas, a professora Eliane, regente da Sala de Leitura da EM 08.17.075 General Tasso Fragoso, realizou um concurso de caricaturas em homenagem a Monteiro Lobato produzidas pelos alunos da escola.
Apresentamos aqui as caricaturas produzidas pelos alunos, para ampliar a votação feita durante o evento realizado na CRE.
Clique na imagem para votar
Você pode votar na sua caricatura preferida até o dia 04 de maio.
O resultado da votação on line será divulgado no dia 5 de maio.
Participe!
RESULTADO DA VOTAÇÃO
1º LUGAR
2º LUGAR
3º LUGAR

