A A A C
email
Todos os posts escritos por Márcia Cristina Alves (Gerência de Educação Infantil)
Retornando 2 resultados para o autor 'Márcia Cristina Alves (Gerência de Educação Infantil)'

Terça-feira, 09/05/2017

A leitura e a escrita na Educação Infantil

Tags: educação, infantil, leitura, escrita.

 

 

Assunto: Convite aos profissionais e responsáveis por crianças da Educação Infantil

 

Prezado (a) Gerente de GED,
Prezada Equipe de Educação Infantil,
Prezado (a) Diretor(a) de Creche,
Prezado (a) Diretor(a) de EDI,
Prezado (a) Diretor(a) de Escola com Educação Infantil,

 


É com muita alegria que a Gerência de Educação Infantil informa que as ações de formação do ano letivo de 2017 estarão centradas no tema “A leitura e a escrita na Educação Infantil”.

 

Por este motivo, convida todos os profissionais que atuam na Educação Infantil a participarem do nosso movimento de reflexão e debate sobre questões importantes do nosso fazer. 

 

Para tanto, elencamos 4 (quatro) temas, nos quais os profissionais poderão se inscrever:

1) Docência na Educação Infantil e linguagens

2) Leitura e escrita dentro da escola e diálogo com as famílias

3) Crianças como leitoras e escritoras 

4) Literatura e espaços de leitura

 

Os profissionais interessados poderão submeter sua inscrição até o dia 15 de maio (2ª feira), no seguinte link 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeBbpymsk8-Sd5puYHbjA9xusgIDKJ0rF7sPvO58b9H4OfjOw/viewform

 

Os responsáveis pelas crianças são nossos parceiros e, para tanto, também são convidados a participar. A inscrição do representante dos pais será feita pelo diretor, no link abaixo, também, até o dia 15 de maio:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf26RvbQrJHbZWLmrNxfncl0I6fc2frQg9ycTy9z0xsJ9zQ-g/viewform

 

No dia 16 de maio (3ª feira), enviaremos e-mail divulgando os nomes dos participantes do nosso encontro no dia 18 de maio (5ª feira), no Auditório da Rio Urbe, situado no Largo dos Leões, n.15 – Play -Humaitá), pela manhã e à tarde. Neste e-mail seguirão mais orientações sobre essa ação, inclusive o horário de cada participante.


Neste dia, os profissionais participantes deverão trazer a declaração em anexo* preenchida e assinada pela Direção.

 

Lembramos que, caso haja dificuldade em encontrar o referido e-mail na “Caixa de entrada”, orientamos verificar no “Lixo eletrônico”.

 

Agradecemos o carinho e solicitamos a ampla divulgação da inscrição para os profissionais e responsáveis que desejarem participar deste movimento, aproveitando o momento de Centro de Estudos para esta mobilização.

 

Atenciosamente,

Simone Souza

 

 

*ANEXO 

DECLARAÇÃO PARA PROFISSIONAIS


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 18/04/2017

Reflexões Sobre Datas Comemorativas

Tags: educação, infantil, reflexões, datas, comemorativas.

 

Caríssimos parceiros da Educação Infantil,


Atendendo a pedidos, reencaminhamos o documento orientador da Rede - Todo dia era dia de índio - reflexões sobre datas comemorativasque traz o debate sobre o porquê de não pautar o trabalho em datas comemorativas.

Antes, porém, cabe destacar os movimentos positivos percebidos neste último feriado. O que vimos, presencialmente e através das redes sociais, foram as unidades, profissionais e famílias repensando as práticas engessadas e descontextualizadas, na busca por uma prática pedagógica reflexiva.

Percebemos, de forma extremamente otimista, que a Rede está num movimento de ressignificar seus saberes e fazeres. É isso, minha gente! Compreendemos que toda mudança é um processo, um processo de idas e vindas, um processo ora particular, ora coletivo, mas, sobretudo, um processo contínuo. Admitir a existência dessa premissa é um ponto de partida para compreender que a sociedade e seus paradigmas se modificam a cada instante e que cabe à escola traduzir essas mudanças não hierarquizando saberes, culturas, religiões e referências identitárias, mas abraçando essa pluralidade de modo a contemplá-la de forma igualitária, equânime e democrática.

Contagie sua equipe para a leitura! Convide as famílias para participarem e opinarem. Quando os responsáveis são informados sobre os projetos desenvolvidos na unidade passam a compreender a proposta pedagógica, deixando de valorizar "certas" comemorações em prol de vivências significativas para as crianças e sua comunidade!

Para finalizar, trazemos um texto do Portal MultiRio , sobre o "Dia do índio", que pode acrescentar e/ou enriquecer o debate com a equipe pedagógica!

Link: http://multirio.rj.gov.br/index.php/leia/reportagens-artigos/reportagens/12244-dia-do-%E2%80%9C%C3%ADndio%E2%80%9D-questionamentos,-desconstru%C3%A7%C3%B5es-e-abordagens-poss%C3%ADveis 

 

Atenciosamente,
Gerência de Educação Infantil


   
           



Yammer Share