A A A C
email
Todos os posts escritos por Márcia Cristina Alves (Texto Prof. Mario Mangabeira)
Retornando 16 resultados para o autor 'Márcia Cristina Alves (Texto Prof. Mario Mangabeira)'

Sexta-feira, 06/06/2014

Projeto Copinha Helton

Tags: 9ªcre, .

 

A E. M. Professor Helton Álvares Veloso de Castro desenvolveu, no 2° Bimestre, o projeto didático “Copinha Helton”. O Futebol é uma das práticas culturais(esportivas) mais difundidas em âmbito nacional que necessita ser alvo de estudos científicos, na medida em que revela uma rede intrínseca de significações.

 

 

Por ser uma das maiores paixões do povo brasileiro, o futebol merece lugar de destaque no desenvolvimento de atividades interdisciplinares que levem à reflexão, à contemplação do dia a dia dentro dos acontecimentos, articulando conceitos e definições de conteúdos, de forma prazerosa e lúdica.

 

 

Dado o momento atual em que todas as atenções estão voltadas para a Copa do Mundo de Futebol, mostra-se relevante a aplicação do presente projeto, pois através dele serão desenvolvidas competências pedagógicas na área social, intelectual, política e cultural, visando o enriquecimento de nossas aulas através da excepcional história do futebol de nosso país em Copas do Mundo.


Assim, devemos aproveitar esse acontecimento, para enriquecer e dar mais sentido às aulas, conhecendo e procurando saber um pouco mais sobre a cultura de outros países, envolvendo os temas transversais: Pluralidade Cultural,Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo .

 

Algumas atividades desenvolvidas pelas turmas

 


 

A diretora Lídia apresentando à comunidade escolar o objetivo geral do projeto: Conhecer a história das Copas fazendo uso dela para trabalhar competências curriculares através de temas relevantes como diferenças étnicas, sociais e culturais , valorizando o contexto social e político em que cada evento acontece, não deixando de fazer a interdisciplinaridade, a fim de que o educando venha ter um melhor aproveitamento nas atividades desenvolvidas

 

Diretoras Lídia Pedro, Sônia Mello e parte dos professores da unidade escolar assistindo às apresentações dos alunos.

 

 Apresentação cultural de Hip-Hop com alunos e ex-alunos.

 

Grupo de dança da escola apresentando a coreografia da Mostra de Dança de 2013.

 

Momentos solenes: Hino Nacional e juramento do esportista.

 

Apresentação da Música da Copa com o EI

 

Cada turma, durante o 2° bimestre, fez uma extensa e profunda pesquisa sobre alguns países participantes da Copa. Essa proposta de trabalho teve como objetivos:

• Reconhecer a importância da história de nosso país envolvido no evento;
• Conhecer a história das Copas;
• Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas;
• Analisar o interesse econômico de cada país envolvido;
• Compreender que o Brasil alcança valorização mundial a cada Taça levantada;
• Identificar os países participantes da Copa do Mundo 2014;
• Conhecer, respeitar e valorizar a cultura de cada país envolvido no evento;
• Repudiar a discriminação baseada em diferença de etnia, religião, classe social, nacionalidade e sexo;

 

1º Ano

 

2º Ano

 

3º Ano

 

5º Ano

 

Projeto Aceleração I

 

 

 Confira aqui a proposta de trabalho apresentada pelo projeto em cada disciplina.

 

 

 

Parabenizamos a Equipe da E.M Helton Álvares Veloso de Castro, por proporcionar aos alunos a vivência do cotidiano na escola, através de atividades relacionadas ao tema em voga “Copa do Mundo”, de forma interdisciplinar e dinâmica, sem deixar de lado o desenvolvimento de valores humanos.

 

 


 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 07/05/2014

Concurso Cultural: “Meio Ambiente e Sustentabilidade na Educopédia”

Tags: concurso, .

 

 

Professores II e Regentes de Salas de Leitura

 

O Portal Rioeduca lança o concurso cultural “A árvore dourada”. Objetivo do concurso é promover o dia mundial do meio ambiente nas escolas. Os professores vencedores do concurso receberão o livro de literatura infantil “A árvore dourada”, da editora Ibis Libris, escrito pelo professor Anderson Lopes.


O autor, que é professor de Artes da rede SEEDUC, explica qual foi a motivação para a produção de um livro de literatura infantil:


 

“Era um projeto de 2 anos que aos poucos foi sendo concretizado. Queria passar para as crianças, pequenas mensagens sobre a importância da natureza, os gestos gratuitos de bondade, o senso coletivo e o altruísmo. O principal objetivo é trazer esses valores tão fortes e importantes, de uma forma sutil e leve para o entendimento dessas crianças.”


 

Para ter a chance de concorrer por um exemplar do livro, basta registrar alguma atividade sobre o tema “meio ambiente” envolvendo as aulas da Educopédia Sustentabilidade. Serão selecionados os melhores trabalhos que atenderem aos critérios do concurso cultural. A divulgação do resultado será feita no dia 10/06, nas redes sociais.


Confira o critério:


• Enviar um registro de atividade de sala de aula que envolva o uso de uma das aulas de Sustentabilidade da Educopédia, com um breve relato e fotos, para o e-mail rioeduca@rioeduca.net, até o dia 05/06. O registro deverá conter: nome do professor, turma(s) envolvida(s), nome da escola e da CRE.


A avaliação das atividades, que será feita pela equipe Educopédia/Rioeduca, levará em conta a articulação entre a atividade desenvolvida e o uso das aulas “Sustentabilidade”.

 

Veja o exemplo de aulas sobre Sustentabilidade na Educopédia publicado aqui no Portal Rioeduca:    Sustentabilidade na Sala de Aula

 


Professores, participem!

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 15/04/2014

Literatura na Educopédia

Tags: educopedia, offline, professores.


“Asas de Papel” e “Grandes Obras” como interveção pedagógica na construção da formação do leitor.


Professor e Regentes de Sala de Leitura, conheçam as possibilidades pedagógicas das aulas Porta de Papel e Grandes Obras na Educopédia.


Já conhecem as aulas Asas de Papel e Grandes Obras? Hospedadas no 5° e 9° anos respectivamente, proporcionam um jeito diferente de dinamizar aulas de leitura do texto literário.

 

Como acessar?


As aulas apresentam uma gama de livros disponíveis na nas salas de leitura das escolas municipais cariocas. Elas têm por objetivo dinamizar o trabalho com a leitura de obras que são referência na literatura nacional e mundial.

 

Em Asas de Papel, as aulas são voltadas para livros infantis e infanto-juvenis. Apesar de estarem hospedadas no 5° ano escolar, elas podem ser livremente utilizadas em qualquer ano de escolaridade, cabendo ao professor realizar as adaptações necessárias.

 

Confira as obras que são temas de aulas em “Asas de Papel”.

 


Em “Grandes Obras”, os alunos têm contato com a literatura clássica. As aulas apresentam atividades de pré-leitura, as quais auxiliam no desenvolvimento de inferências sobre o enredo das histórias. Os objetos de aprendizagem (links informativos, vídeos, jogos) também contribuem para a dinamização das atividades.

 

Confira as aulas de Grandes Obras”

 

 

As aulas podem ser utilizadas por :

- alunos, em casa, ampliando os conhecimentos sobre o enredo do livro a ser lido, ou antecipando o conteúdo do mesmo para a ampliação em aula;

- professores regente de Língua Portuguesa, sendo um recurso didático aliado ao planejamento pedagógico;

- professores regentes de Sala de Leitura, dinamizando o atendimento às turmas.

 

A criança que lê desenvolve o senso crítico e melhora a escrita.. Sendo assim, faz-se imprescindível que o convívio com os livros extrapole o desenvolvimento sistemático da sua escolarização e que a literatura passe a ser difundida com mais intensidade nas escolas. E as aulas “Asas de Papel “ e “Grandes obras” foram desenvolvidas para nos auxiliar nesta árdua tarefa de desenvolver em nossos alunos o gosto pela leitura.

 

 

Compartilhe essa ideia.

Participe da revolução na educação.

www.educopedia.com.br

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 10/04/2014

Sustentabilidade na Sala de Aula

Tags: educopedia, offline, professores.

Professor, você sabia que a plataforma Educopédia disponibiliza aulas digitais sobre diversos temas inerentes à sustentabilidade?


Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.


Dessa forma, a formação cidadã para a sustentabilidade começa na escola.


O tema é relevante em todas as disciplinas e séries, perpassando transversalmente pelo currículo.


Na Educopédia, você encontra as aulas “Sustentabilidade” no 7° ano. Observe:



Conheça, agora, o tema das aulas:



 

Professor, as aulas podem sem customizadas, de acordo com a sua proposta pedagógica e a realidade de sua turma!

 


O download das aulas apresenta maior possibilidade de uso ! Confira aqui.

 


Sustentabilidade é um assunto de interesse da humanidade e a ação de cada um na multiplicação desse conhecimento auxiliará na busca por melhores oportunidades e hábitos. Dessa forma, as aulas Educopédia Sustentabilidade podem e devem ser adotadas por qualquer professor de qualquer disciplina e, quando possível, ser integrada entre as diversas áreas da escola e (ou) comunidade.

 

 

Compartilhe essa ideia.

Participe da revolução na educação. 

www.educopedia.com.br

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share