A A A C
email
Todos os posts escritos por Márcia Cristina Alves (Texto Prof. Mario Mangabeira)
Retornando 16 resultados para o autor 'Márcia Cristina Alves (Texto Prof. Mario Mangabeira)'

Quarta-feira, 09/04/2014

Educopédia: Uso offline

Tags: educopedia, offline, professores.

 

Professor, a plataforma Educopédia permite seu uso offline, tanto nas aulas de Língua Portuguesa e Matemática do 5º e 9° anos, quanto nas demais aulas, caso haja problemas de conexão.


 As aulas de Língua Portuguesa e Matemática do 5° e 9° anos estão em flash. Dessa forma, todos os recursos das aulas (vídeos, games, links) funcionam automaticamente.

 

 

Ao clicar em um dos anos escolares escolhidos, abrirá a página de aulas. Ao selecionar a aula pretendida, clique em “Download”.

 

 

As demais aulas também podem ser baixadas para o uso offline, de acordo com a necessidade.


Selecione a aula e escolha o tema pretendido. Clique em “Apresentação” para baixar a aula. Clique em “Plano”, para baixar o plano de aula.

 


As aulas baixadas podem ser customizadas. Você, professor, tem a possibilidade de personalizar os slides, de acordo com a sua proposta pedagógica e a realidade da sua turma. É possível acrescentar novas atividades, eliminar outras, inverter a ordem proposta.


Ao baixar as aulas, os vídeos das aulas também precisam ser baixados.


No vídeo abaixo, você pode observar esse processo, que é bastante simples.


 

 

Compartilhe essa ideia.

Participe da revolução na educação. 

www.educopedia.com.br
 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 28/03/2014

Circus Day at E. M. Ricardo Brentani

Tags: circo, data, ingles.

 

A professora de Inglês Tamiris Carvalho, da E. M. Ricardo Brentani (10º CRE), comemorou a data do Dia do Circo em suas aulas de Língua Inglesa, com as turmas de 3° ano da escola.



No Brasil, o Dia do Circo – 27 de março – foi criado em homenagem ao palhaço Piolim, Abelardo Pinto, que comandou o circo Piolim por mais de trinta anos. A data foi instituída em razão de seu nascimento, no ano de 1897, em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo.


Abelardo chegou a fazer espetáculos beneficentes, junto com um grupo de artistas espanhóis, que lhe deram o apelido de Piolim, que significa barbante, devido às pernas compridas e também por sua magreza.


Um dos maiores sonhos desse palhaço era montar uma escola circense, para manter as tradições artísticas e culturais do circo, mas morreu antes de concretizá-lo, aos 76 anos de idade, no ano de 1973.

 


 

A professora apresentou o vocabulário referente ao campo semântico “circo” e ainda aproveitou para revisar cores e números.



As crianças trabalharam de forma coletiva na contagem das bolas da roupa do palhaço em inglês e depois de forma individual para colorir o desenho revisando as cores. Além disso, fizeram um “talking time” sobre as profissões do circo, pois o tema profissões é conteúdo de inglês desse ano escolar. Ademais, debateram sobre o que poderia melhorar no circo.


 


Parabéns, pela iniciativa, professora Tamiris. Como o desenvolvimento do cérebro é função da cultura é imprescindível trabalhar à luz de uma pedagogia culturalmente relevante.
 

 

Texto do professor Mario Mangabeira

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 12/03/2014

Nosso PEI Luan Felipe

Tags: pei, alfabetização, professor.


Nosso PEI Luan Felipe Xavier foi tema da interessante reportagem sobre a presença masculina na educação infantil. A escolha do Luan não foi por acaso. Desde sempre, ele vem se dedicando ao máximo à sua inicial carreira do magistério.

 



"De uma sala colorida, sai uma fila de crianças que cantam, em direção ao refeitório: “Meu leitinho vou beber, para ficar fortinho e crescer”. A cena seria muito comum se não fosse por um personagem. Quem puxa o animado cordão de baixinhos é o professor Luan Felipe, de 21 anos. Um dos raros exemplos de homens dando aula no ensino infantil, ele também é uma prova viva de que educadores do sexo masculino também podem fazer o maior sucesso entre as crianças na escola. Luan Felipe, por exemplo, é querido de todos."

(O Globo Educação, 10/03/14)

 


Conclusão da primeira etapa do PNAIC


Expondo o trabalho da turminha no evento da 6° CRE


Recebendo o Prêmio Orgulho 6° CRE, reconhecimento do seu excelente trabalho desenvolvido na EI.


Utilizando a Educopédia no município de São João de Meriti.

 


Com a palavra, professor Luan Felipe:


Primeiramente gostaria de agradecer a Deus! Sem ele, jamais teria imaginado chegar até aqui. Sei que ainda há muito para percorrer, porém sua presença me fortalece a cada dia com sabedoria e determinação em minhas construções.

 


Segunda-feira, 10 de março de 2014, um dia normal como qualquer outro, após um recesso prolongado retorno as minhas atividades de rotina, ou seja, dar aulas. Passo pela banca de jornal compro a edição do Globo do dia. Porém, por estar, como sempre, correndo contra o tempo, o coloquei dentro da bolsa e segui meu destino. Entro em sala e esqueço-me do jornal, fui dando prosseguimento às atividades com as crianças. Eis que meu celular inicia um processo de notificações a todo o momento, curioso e ansioso por natureza me deparo com uma linda postagem de um amigo sobre a matéria publicada no jornal, que relata sobre homens que lidam com estigma ao lecionar no ensino infantil. Naquele momento entrei em êxtase, a classe sem entender, abri a mochila rapidamente, peguei o jornal e na página 6 encontrava-se a "reportagem", é aquele que veio mostrar a sociedade que homens também podem e devem ser professores em classes de educação infantil.

 

Costumo dizer que independente de gênero "quem ama, cuida". Cuido pelo fato de amar minha profissão, por saber que não posso mudar o mundo, mas posso tentar fortalecer e construir um ser humano mais justo e convicto de seus ideais, que lute com força e garra sem "atropelar" ninguém, mas sim pelo fato de acreditar em si próprio e suas potencialidades.



É esse acreditar que impulsiona meu trabalho, como diz a banda NX Zero: "Pra existir história Tem que existir verdade".


Obrigado a todos que acreditam no meu trabalho, aos colegas do EDI Wesley, CIEP 138 Dauta Jobert Barreto, aos amigos do GEC Fernando Rodrigues da Silveira, aos amigos distantes, aos professores que tive durante minha formação desde a Educação Infantil a Universidade, aos amigos que estão ali comigo em dias de luta e de glória, a minha FAMÍLIA que nunca deixou de acreditar nos meus sonhos, ao meu PAI que hoje não está aqui, mas acredito que teria muito orgulho do homem e profissional ao qual o filho tornou-se, à 6ª Coordenadoria Regional de Educação, a Gerência de Educação Infantil da PCRJ, aos colegas da Secretaria Municipal de Educação de São João de Meriti, aos amigos que construí no PNAIC e aos que não me conhecem, mas estão lendo essa reportagem e acreditam que nós podemos construir um futuro melhor, sem preconceitos!



Agradeço, também, à equipe de jornalistas Eduardo Vanini e Camila Maia pelo cuidado e a atenção ao escreverem cada linha da reportagem. Só tenho a dizer: MUITO OBRIGADO!

 

Fonte: O Globo.com
 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 12/03/2014

Oficina Maximize The Use Of Readers And Posters

 

Oficina Maximize The Use Of Readers And Posters, oferecida aos Professores de Inglês da nossa Rede Municipal, pela Equipe de Inglês da SME em parceria com a PEARSON EDUCATION DO BRASIL, está com as inscrições abertas.


Inscrições mediante ao preenchimento de formulário online, para 50 participantes em cada turno .

 

Link do Formulário no Google Doc's

 

 

 

Professor não perca, também, o webinar do dia 14/03, sobre como trabalhar com turmas heterogêneas

 

Today/Mixed ability classes: ensinando inglês para grupos heterogêneos

 

 

 

Conheça o site da PEARSON, clique na imagem abaixo:

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share