A A A C
email
Todos os posts escritos por Márcia Cristina Alves (Texto Vinicius Farias)
Retornando 1 resultado para o autor 'Márcia Cristina Alves (Texto Vinicius Farias)'

Quinta-feira, 20/10/2016

Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA)

Tags: impa, facebook, professor.

 

 

Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) cria página no Facebook para difundir conceitos matemáticos


 

 

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) é uma unidade de ensino e pesquisa na esfera do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Foi a primeira unidade de pesquisa criada pelo Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq). Teve sempre caráter nacional e foi sempre voltado para o estímulo à pesquisa científica em matemática e à formação de novos pesquisadores, bem como para a difusão e o aprimoramento da cultura matemática no país. Essas atividades, estreitamente relacionadas entre si, visam promover o conhecimento matemático, fundamental para o desenvolvimento das ciências e da tecnologia em geral, o que por sua vez é essencial para o progresso econômico e social da Nação.

Considerado hoje o instituto de matemática de maior prestígio na América Latina e de padrão científico semelhante às melhores instituições dos países desenvolvidos. Há 22 anos a Comissão do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), que avaliou seus institutos, concluiu que "a excelência do IMPA faz dele um modelo do que deve ser um instituto nacional de pesquisa básica e a ele devem ser proporcionadas as condições que lhe permitam preservar esta excelência".

Pensando em um canal de comunicação contemporâneo, que interage com os jovens, e com o objetivo de disseminar assuntos relacionados à matemática de maneira cotidiana e fluida, o IMPA criou uma página na rede social Facebook. Em pouco mais de um mês, a fanpage já conta com mais de 3000 curtidas.
Veja abaixo um exemplo dos textos publicados na página.

 

Você é feliz?

“A felicidade é como a pluma que o vento vai levando pelo ar”, já dizia o maestro Tom Jobim na canção “Felicidade”, da peça “Orfeu da Conceição” (1954), de Vinicius de Moraes. Leve e solta, tem diferentes significados para cada pessoa. Desde 2014 a tão almejada felicidade pode ser descrita em uma fórmula matemática.

Pesquisadores da Universidade de Londres criaram uma equação capaz de prever a felicidade. Para testar a fórmula, inicialmente fizeram testes com 26 participantes. As “cobaias” precisavam tomar decisões que resultavam em ganho ou perda de dinheiro, enquanto sua atividade cerebral era monitorada após a pergunta: “Quão feliz você está agora?”

Baseados nesses dados, os cientistas desenvolveram um modelo que ligava as respostas aos ganhos e expectativas dos participantes. Porém era preciso expandir a pesquisa. Foi aí que os cientistas criaram o game “A grande experiência do cérebro” – que você pode baixar no celular > https://goo.gl/XM3FqZ —, e testaram o modelo em 18 mil pessoas.

Com os resultados em mãos, concluíram que a equação originada a partir do primeiro experimento estava correta. Assim, basta calcular a fórmula abaixo (nem tão simples assim) para prever a felicidade de uma pessoa.

Os pesquisadores confirmaram matematicamente o senso comum de que as expectativas de fato influenciam muito as pessoas. Assim, quem deposita menores expectativas, dificilmente vai se desapontar.

E você, é feliz?!

 


 

Para acompanhar as publicações do IMPA no Facebook, acesse o link a seguir e curta a página: https://www.facebook.com/IMPABR

Para mais informações sobre Publicações, Calendários, Eventos, Seminários, entre outros, acesse o site do IMPA: http://www.impa.br/opencms/pt/

 


 


   
           



Yammer Share