
Segunda-feira, 17/08/2015
Curso de Soroban – turma 2015 - 2 NOVO!
O Instituto Municipal Helena Antipoff, através do Centro de Transcrição à Braille, promove a partir de agosto o curso: O SOROBAN E SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS CÁLCULOS MATEMÁTICOS
O Soroban é um instrumento utilizado para cálculos matemáticos. Ele ajuda a desenvolver a concentração, atenção, memorização, percepção, coordenação motora e cálculo mental, principalmente porque o praticante é o responsável pelos cálculos, não o instrumento. Objetivos do curso: Oportunizar os conhecimentos do soroban aos professores da Rede Municipal; favorecer a aplicação do uso correto das técnicas de operacionalização do soroban; possibilitar o uso do soroban como principal ferramenta de ensino da matemática para alunos com deficiência visual. Ementa:
O Pré-soroban: noções gerais Cuisenaire e material dourado; histórico da utilização do soroban; leitura e escrita de numerais; operações fundamentais de números naturais; leitura e escrita de números decimais; operações fundamentais em números decimais; multiplicação e divisão por 10 e suas potências; potenciação, fatoração em números decimais e radiciação; resolução de M.M.C. e M.D.C; resolução de unidade de medidas (metro, múltiplos e submúltiplo; linear, quadrado e cúbico); capacidade e quantidade; Leitura e escrita de fração e números mistos; operações com frações. Público-Alvo:
Carga Horária: 52h distribuídas em 13 (treze) aulas com quatro horas de duração. Vagas: 15 vagas no período da tarde (13h às 17h). Obs.: Não será formada turma no período da manhã. Local: Instituto Municipal Helena Antipoff – Rua Mata Machado, nº 15 Maracanã
Orientações para Inscrições: 1- As inscrições serão online no endereço: Inscrições Encerradas
2. Após a inscrição o professor deverá aguardar a confirmação da mesma. Será respeitada a ordem de inscrição, com prioridade para o profissional que atuar diretamente com o aluno deficiente visual. 3. O professor do AEE deverá realizar o curso como “5º dia”, no seu horário de trabalho. 4. Não haverá dispensa de ponto.
5. Serão certificados os professores que obtiverem oitenta por cento de frequência.
Equipe do Centro de Transcrição à Braille/IHA
|


Sexta-feira, 22/05/2015
II Curso de Extensão Readaptando a Educação Física
II CURSO DE EXTENSÃO READAPTANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA: A FORMAÇÃO INCLUSIVA EM FOCO II REFFIF
OBJETIVO GERAL: Contribuir prioritariamente para formação continuada em serviço na Perspectiva de Educação Física Inclusiva/Educação Especial dos professores de Educação Física da Rede Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro.
PÚBLICO ALVO: Professores regentes em Educação Física que atuam com alunos com deficiência incluídos em turma comum da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO De junho a novembro de 2015. 12/06 - 26/06 - 17/07 - 14/08 - 28/08 - 11/09 - 25/09 - 30/10 - 13/11 - 27/11
LOCAL DE EXECUÇÃO Instituto Municipal Helena Antipoff (IHA) e na Escola de Educação Física e Desporto (EEFD) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
NÚMERO DE VAGAS 25 vagas
A CERTIFICAÇÃO SERÁ CONCEDIDA PELA PR5 PRÓ - REITORIA DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ.
EQUIPE
INSCRIÇÕES (Encerradas)
|


Quinta-feira, 30/04/2015
Curso de Soroban - Turma 2015.1
O Instituto Municipal Helena Antipoff, através do Centro de Transcrição à Braille, promove a partir de maio o curso: O SOROBAN E SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS CÁLCULOS MATEMÁTICOS
O Soroban é um instrumento utilizado para cálculos matemáticos. Ele ajuda a desenvolver a concentração, atenção, memorização, percepção, coordenação, motora e cálculo mental, principalmente porque o praticante é o responsável pelos cálculos, não o instrumento.
- Professores que atuam diretamente com o aluno deficiente visual; - Professores do Atendimento Educacional Especializado; - Coordenador pedagógico ou Professor da Sala de Leitura de escolas que possuam alunos com deficiência visual.
Vagas: 15 vagas no período da manhã (8h às 12h). Obs.: Não será formada turma no período da tarde.
- Maio: 19 e 26; - Junho: 02, 09, 16, 23 e 30; - Julho: 07 e 14; - Agosto: 04, 11, 18 e 25;
Orientações para Inscrições: 1- As inscrições serão online no link abaixo:
CURSO DE SOROBAN - TURMA 2015.1
3. O professor do AEE deverá realizar o curso como “5º dia”, no seu horário de trabalho. 4. Não haverá dispensa de ponto.
5. Serão certificados os professores que obtiverem oitenta por cento de frequência.
|


Quinta-feira, 30/04/2015
Curso de Braille Básico - 2015
Curso De Braille Módulo Inicial Ampliado
O Instituto Municipal Helena Antipoff, através do Centro de Transcrição à Braille, promoverá a partir de maio o curso: A LEITURA E A ESCRITA NO SISTEMA BRAILLE: UM CAMINHO PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO CONTEXTO ESCOLAR – MÓDULO BÁSICO AMPLIADO
Objetivos do curso: Propiciar o desenvolvimento pedagógico do aluno com deficiência visual; Possibilitar ao professor respostas educativas às necessidades educacionais dos alunos com deficiência visual; Favorecer o ensino do Sistema Braille e sua aplicação na Língua Portuguesa; Proporcionar o aprofundamento das normas técnicas de transcrição de textos em Braille; Introduzir a simbologia matemática e química.
- Professores que atuam diretamente com o aluno deficiente visual; - Professores do Atendimento Educacional Especializado;
- Coordenador pedagógico ou Professor da Sala de Leitura de escolas que possuam alunos com deficiência visual.
Vagas: 30 15 no período da manhã (8h às12h). 15 no período da tarde (13h às 17h)
Local: Instituto Municipal Helena Antipoff – Rua Mata Machado, nº 15 Maracanã
Período de realização: Maio a setembro de 2015 - Maio: 15, 22 e 29; - Junho: 12, 19 e 26; - Julho: 03 e 17; - Agosto: 07, 14, 21 e 28; - Setembro: 04, 11 e 18;
Orientações para Inscrições: 1- As inscrições serão online no endereço:
2. Após a inscrição o professor deverá aguardar a confirmação da mesma. Será respeitada a ordem de inscrição, com prioridade para o profissional que atuar diretamente com o aluno deficiente visual. 3. O professor do AEE deverá realizar o curso como “5º dia”, no seu horário de trabalho. 4. Não haverá dispensa de ponto.
5. Serão certificados os professores que obtiverem oitenta por cento de frequência.
|

