A A A C
email
Todos os posts escritos por Márcia Cristina Alves (Texto da Gerência de Mídia-Educação)
Retornando 28 resultados para o autor 'Márcia Cristina Alves (Texto da Gerência de Mídia-Educação)'

Sexta-feira, 10/04/2015

Cineclube Viajando Com o Cinema em Abril

Tags: cineclub, cinema, mídias.

 

 

Próxima Sessão do Cineclube Viajando com o Cinema Será no Dia 29 de Abril

 


É com alegria que o Projeto Cineclube nas Escolas convida para a a sessão de abril do “Cineclube Viajando com o Cinema”, no Oi Futuro Ipanema.


Será no dia 29/04 (4ª feira),às 18h30, com um café servido às 18h.


Nesse dia, haverá uma sessão exclusiva para professores do filme "A separação".


Em seguida, haverá um bate papo sobre o filme.


A sessão é GRATUITA.


Para garantir o seu lugar basta enviar um email para agendamento@cineduc.org.br com os seguintes dados: nome completo; escola; disciplina; e-mail e telefone.


O agendamento não é obrigatório e a lotação está sujeita a capacidade da sala (90 lugares).


O Oi Futuro Ipanema fica na Rua Visconde de Pirajá, 54/3º andar (ao lado do Metrô General Osório).


Ficha Técnica:

Lançamento: 2012 (Irã)

Duração: 2h3min

Dirigido por: Asghar Farhadi

 


Link do filme:

A Separação Trailer Legendado 
 

 

E/SUBE/CED/Mídia-Educação

Tel:2976-2318 /2976-2319

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 08/04/2015

10ª Mostra de Cinema de Ouro Preto (CINEOP)

Tags: cineclube, mídias, cinema, professores.

 

 

CINEOP

10a MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO

 

 

 

 

Estão abertas as inscrições de filmes de escolas para 10ª Mostra de Cinema de Ouro Preto (CINEOP)

 

Na programação da temática educação da 10ª Mostra de Cinema de Ouro Preto (CINEOP), serão exibidos filmes produzidos no contexto escolar. Estes filmes devem ser inscritos e avaliados por uma comissão eleita pela organização do evento e da Rede Kino (rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual).

 

SOBRE A INSCRIÇÃO

Poderão se inscrever quaisquer estudantes, professores, cineclubistas, cineastas e pesquisadores de qualquer nível de ensino.

 

Período de inscrição:

  •  1º a 30 de de abril de 2015 (até 23:55 horas – horário de Brasília)

 

A consulta ao regulamento e o preenchimento da ficha de inscrição deverão ser feitos pela internet, através dos links:

 

 PROJETOS AUDIOVISUAIS ESCOLARES - INSCRIÇÕES

 

 PROJETOS AUDIOVISUAIS ESCOLARES - REGULAMENTO

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 18/03/2015

Convite Para Sessão Professor

Tags: cineclube, mídias, cinema, professores.

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 01/08/2014

Convite Para a Estreia de Educação.doc

Tags: mídias, riodeleitores, saladeleitura.

 

 

Sr. Coordenador
Sr. Gerente de GED
Prof. Responsável pelas Salas de Leitura

 

     Encaminhamos o convite para a estreia de Educação.doc, série de documentários dirigidos por Luiz Bolognesi e Laís Bodanski.


    As exibições serão seguidas de debate com o diretor e acontecerão no próximo dia 07/08, na Escola de Formação do Professor Carioca Paulo Freire, em três sessões:


    - 10h - Sessão inaugural para Coordenadores de CRE, Gerentes de GED, profissionais das equipes das GED que acompanham o Cineclube nas Escolas, integrantes dos Conselhos de Diretores de cada CRE, Diretores das Salas de Leitura Polo e Nível Central.


     Para esta sessão, solicitamos a confirmação da presença pelo e.mail: smemidia@rioeduca.net.

 

   - 14h e 17h - Para os professores das 256 escolas do Projeto Cineclube, que deverão se inscrever no horário de sua preferência, nos links constantes do convite abaixo.

 

    Agradecemos a colaboração e contamos com a presença de todos.



E/SUBE/CED/Mídia-Educação

Tel:2976-2318 /2976-2319

 

 

EDUCAÇÃO.DOC


Em cinco episódios de 25 minutos cada, série mostra personagens e instituições que vêm se tornando exemplo na educação pública de qualidade do Brasil.

A Buriti Filmes, dos cineastas Luiz Bolognesi e Laís Bodanzky, apresentou na Globo News mais uma produção autoral criada especialmente para televisão. A série de documentários EDUCAÇÃO.DOC conquistou espaço na grade da emissora após ser produzida de forma independente.

Agora essa produção chega às mãos dos professores da rede pública de ensino da cidade do Rio de Janeiro para ser assistida em todas as escolas do Ensino Fundamental, nas bibliotecas escolares municipais, no CREJA – Centro de Referência de Educação de Jovens e Adultos e no IHA – Instituto Helena Antipoff.

A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, por intermédio do Projeto Cineclube nas Escolas, em parceria com a Mostra Geração, o Festival do Rio, o Cineduc e o Instituto Desiderata realizará no dia 7 de agosto, três exibições da série, seguidas de debate com o diretor Luiz Bolognesi.

No dia os professores presentes receberão o livro Educação.doc (Editora Moderna e Buriti Filmes) publicação que inclui o DVD com a série completa de documentários.As escolas da rede receberão seus kits, posteriormente, por intermédio do almoxarifado.

“A educação é um tema que acompanhamos de perto há muitos anos. Quando começamos a ver notícias sobre escolas públicas que aprovam 100% dos alunos nos vestibulares, escolas com resultado de IDEB acima da média das escolas privadas, ficamos com vontade de sair a campo e entender o que está acontecendo”, explica o diretor Luiz Bolognesi que, entre outros trabalhos, leva no currículo o prêmio de Melhor Animação no Festival de Annecy, o mais importante do segmento no mundo, com o longa “Uma História de Amor e Fúria”.

A dupla de cineastas se dividiu e visitou oito diferentes escolas no Brasil, nos estados do Piauí, Ceará, Bahia, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. Entrevistou alunos, professores, diretores, autoridades, pensadores da educação e formuladores de políticas públicas, além da comunidade, para entender como é possível fazer a diferença na educação pública e atingir resultados de excelência. “Ao longo da pesquisa, descobrimos que não há uma única fórmula e a resposta não é apenas o dinheiro investido”, explica Laís Bodanzky, uma das mais premiadas diretoras de cinema no País, com longas como “Bicho de Sete Cabeças”, “Chega de Saudade” e “As Melhores Coisas do Mundo”.

A escolha das escolas visitadas passou pela comparação de bons resultados do IDEB em escolas de áreas pobres, com IDH baixo. “A partir desta fotografia que os dados mostram, começamos a nos perguntar ‘Como?’. Como uma escola que está numa área pobre pode ter um bom resultado? Foi isso que nos guiou na jornada em campo”, explica Bolognesi.

Em edições especiais de oito minutos cada, o conteúdo gerado para esta série de documentários foi exibido semanalmente em abril no programa Fantástico, da TV Globo.

Após a exibição na Globo News, a série de documentários será distribuída em DVDs encartados em um livro para 50 mil escolas da rede pública em todo o Brasil, ao longo de três anos, com o objetivo de inspirar novas iniciativas na educação.


Produzida pela Buriti Filmes e Instituto Buriti, a série EDUCAÇÃO.DOC tem patrocínio da CCR, Editora Moderna, Fundação Telefônica Vivo, Instituto Ayrton Senna e conta parcialmente com recursos públicos operados ou geridos pela ANCINE.


EPISÓDIO 1
Direção e Roteiro: Luiz Bolognesi
Co-Direção: Laís Bodanzky
Localização: Chapada Diamantina/ BA
Escolas convidadas: Escola Municipal de Caimbongo (Ibitiara)
                                   Escola Estadual Professora Ivani Oliveira (Seabra)

A Chapada Diamantina é uma região pobre, localizada no interior da Bahia, e que está chamando a atenção dos especialistas pela surpreendente qualidade do ensino em 20 municípios da região. Lá, a educação vem melhorando ano a ano. Tudo isso tem uma explicação muito especial: eles conseguiram que as mudanças na política não interrompam os projetos na educação.


EPISÓDIO 2
Direção e Roteiro: Luiz Bolognesi
Co-Direção: Laís Bodanzky
Localização: Heliópolis/ SP
Escola convidada: Escola Municipal Presidente Campos Salles

Além de se abrir para a comunidade, a Escola Municipal Presidente Campos Salles está dando uma aula de democracia. Localizada em uma das maiores favelas de São Paulo, Heliópolis, essa escola sem muros está conseguindo virar o jogo na luta contra a violência.

EPISÓDIO 3
Direção e Roteiro: Luiz Bolognesi
Co-Direção: Laís Bodanzky
Localização: Sobral/ CE e Foz do Iguaçu/ PR
Escolas convidadas: Escola Municipal Santa Rita de Cássia (Foz do Iguaçu)
Escola Raimundo Pimentel Gomes - CAIC (Sobral)

Dois municípios que zeraram a evasão escolar e conseguiram índices de primeiro mundo! Neste episódio será possível entender que o comprometimento público é fundamental para alcançar os resultados, já que nessas áreas, todas as escolas estão trilhando o mesmo caminho.

EPISÓDIO 4
Direção e Roteiro: Luiz Bolognesi
Co-Direção: Laís Bodanzky
Localização: Cocal dos Alves/ PI e Padre Miguel/ RJ
Escola convidada: Escola Estadual Augustinho Brandão (Cocal)
Colégio Estadual Monsenhor Miguel de Santa Maria Mochón (RJ)

Em uma pequena cidade de economia rural, em um dos estados mais pobres do Brasil, a escola Augustinho Brandão em Cocal, já acumula dezenas de medalhas em Olimpíadas de Matemática e Química, e prêmios nacionais de astronáutica, astronomia e física. No Enem, está acima da média nacional.

Já no Rio de Janeiro, em Padre Miguel, uma escola está conseguindo diminuir a taxa de abandono escolar. O Colégio Mochón inova em suas aulas, criando projetos que deixaram os currículos mais atrativos. Lá, os alunos gostam da escola!

EPISÓDIO 5
Direção e Roteiro: Luiz Bolognesi
Co-Direção: Laís Bodanzky

Como será a ESCOLA DO FUTURO? Neste episódio, os cineastas acendem os holofotes para uma importante reflexão: como será a escola daqui a 50 anos? Quem responde são professores, alunos, diretores e pensadores. 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share