A A A C
email
Todos os posts escritos por Márcia Cristina Alves (Texto da Multírio)
Retornando 65 resultados para o autor 'Márcia Cristina Alves (Texto da Multírio)'

Quarta-feira, 26/11/2014

Informativo Multírio - 26 de novembro

Tags: informativomultirio.

 

Multirio Web Rádio
Multirio

Cidade de Leitores debate o mercado da arte

A poetisa, romancista e artista visual Laura Erber e o ator Emílio de Mello são os convidados da apresentadora Leila Richers em Cidade de Leitores, que fala sobre o mercado da arte na atualidade. Laura é autora do livro Esquilos de Pavlov, sua primeira experiência na ficção, enquanto Emílio dirige a peça Arte. Os convidados abordam a relação intensa entre o que é considerado artístico ou não, além de debater sobre o mercado da arte contemporânea e suas diferentes possibilidades de interpretação. Cidade de Leitores vai ao ar na quinta-feira (27), às 14h, na BandRio, e sábado (29), às 9h, no canal 26 da NET

 

Alfabetiza Rio 2013 é destaque em Ensinar e Aprender da MultiRio

A série exibe três programas especiais com as cinco alfabetizadoras premiadas na prova que avalia o desempenho dos alunos do 1° ano do Ensino Fundamental das escolas da Rede. O projeto avaliou cerca de 41 mil estudantes em relação a escrita, matemática e leitura. Os episódios destacam as ações implementadas pela Secretaria Municipal de Educação (SME) como, por exemplo, a criação do Pacto Carioca pela Alfabetização, que determina que toda criança da Educação Infantil deve estar imersa em um ambiente letrado e concluir o processo de alfabetização ao final do 3° ano. Além disso, os professores contam sobre as estratégias utilizadas para motivar os alunos e melhorar a aprendizagem. O primeiro episódio especial de Ensinar e Aprender da MultiRio vai ao ar na quinta-feira (27), às 20h, no canal 26 da NET, e na sexta-feira (28), às 14h, na BandRio.

 

E mais:

Nesta semana, não perca as novidades do Portal MultiRio! Em destaque: por ocasião do Dia Internacional de Luta Contra a Aids, diversos monumentos cariocas receberão uma iluminação diferente entre 29 de novembro e 1º de dezembro. Além disso, testes gratuitos poderão ser realizados nas unidades de saúde da Prefeitura. Saiba, também, sobre o encontro, realizado no Rio de Janeiro, que reuniu instituições de diversos países com o objetivo de debater propostas de criação e revitalização de parques urbanos. E mais: confira a homenagem do Portal MultiRio ao compositor Donga, o pioneiro do samba e da música popular brasileira que dá nome a um Ciep da 7ª CRE. Educação, cultura e informação, tudo isso em: multirio.rj.gov.br.

 

Siga-nos no Twitter

A MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra no Portal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio.

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO |
MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746 • ouvidoria multirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no
Twitter Portal
Multirio

 

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 12/11/2014

Informativo Multírio - 12 de novembro

Tags: informativomultirio.

 

Multirio Web Rádio
Multirio

Gestão eficiente de escola da Rede é destaque em Ensinar e Aprender

O programa aponta as estratégias utilizadas para melhorar o rendimento escolar dos alunos da Escola Municipal Haydea Vianna Fiuza de Castro, em Paciência. A diretora da unidade ressalta a importância de ter metas definidas e reuniões periódicas com a equipe pedagógica para identificar os problemas e resolvê-los o mais rápido possível. O episódio destaca ainda a importância do Programa Mais Educação, que amplia o tempo de permanência diária das crianças na escola, e da dedicação exclusiva dos docentes como pontos fundamentais para a melhoria do desempenho. A preocupação com a formação continuada dos professores, o valor da gestão democrática nas escolas e o legado desse trabalho para a comunidade também são temas. Ensinar e Aprender vai ao ar na quinta-feira (13), às 20h, no canal 26 da NET, e na sexta-feira (14), às 14h, na BandRio

 

Vida e envelhecimento são temas de Cidade de Leitores

Por que ficar mais velho possui uma visão negativa no mundo contemporâneo? O programa traz como convidados Pedro Paulo Monteiro, escritor, fisioterapeuta e gerontólogo, e Walter Daguerre, dramaturgo. O primeiro é autor, entre outros, do livro Envelhecer – Histórias, Encontros, Transformações, indicado ao Prêmio Jabuti. O especialista fala sobre o novo paradigma do envelhecimento e a relação da indústria da beleza com a resistência à idade, além de abordar a exclusão do idoso, muitas vezes, no próprio ambiente familiar. Leila Richers também conversa com Walter Daguerre, autor do espetáculo Elefante, que conta a história de um lugar onde as pessoas, a partir dos 25 anos, escolhem se querem ou não envelhecer. O dramaturgo discute a opção da peça entre a evolução normal da vida humana e a eterna juventude. Cidade de Leitores vai ao ar na quinta-feira (13), às 14h, na BandRio, e no sábado, às 9h, no canal 26 da NET.

 

Nesta semana, não perca as novidades do Portal MultiRio!

Em destaque, o Baile Encantado da E.M. Senador Corrêa, em Laranjeiras. A atividade integrou o IX Arte em Laranjeiras e Cosme Velho, evento que busca desenvolver, estimular e divulgar a arte, valorizando a cultura e a tradição dos bairros envolvidos. Em mais uma matéria sobre as raízes africanas do Rio de Janeiro, mergulhe na história dos povos nagôs e saiba como eles influenciaram a cultura da cidade. Saiba, também, por que o Choro, primeira música popular urbana típica do Brasil, se tornou patrimônio cultural imaterial carioca. Confira, ainda, uma homenagem a Aleijadinho, um dos mestres do barroco brasileiro. E mais: divirta-se com o Detona Dengue, o novo jogo de combate à dengue desenvolvido pela MultiRio. Educação, cultura e informação, tudo isso em multirio.rj.gov.br.

 

E mais:

Confira no canal da MultiRio no YouTube (youtube.com/multiriosme) a campanha em homenagem a Oswald de Andrade, um dos mais consagrados escritores do país. Por meio de fotos e de recursos da computação gráfica, a peça resume a vida e a obra deste brasileiro que foi um dos mais importantes precursores do movimento modernista.

 

Siga-nos no Twitter

A MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra no Portal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio.

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO |
MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746 • ouvidoria multirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no
Twitter Portal
Multirio

 

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 05/11/2014

Informativo Multírio - 05 de Novembro

Tags: informativomultirio.

 

Multirio Web Rádio
Multirio

Como É Que É? fala sobre capilaridade vegetal para 7º e 9º ano

Por meio de experiências com água, flores e corante, Tomás aprende sobre a propriedade física que a água tem de subir e descer por tubos finos. Ele e Hermê, sua “mentora”, também se utilizam da capilaridade para criar um aipo doce. O episódio esclarece, ainda, os conceitos de coesão e adesão. A série, dirigida a alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental, acompanha o adolescente Tomás na busca por respostas para suas dúvidas sobre a natureza e as ciências. O protagonista, esperto e curioso, se utiliza das etapas do método científico – problema, hipótese, experimento controlado e conclusão – para solucionar suas questões. Como É Que É? vai ao ar na terça-feira (4), às 20h, no canal 26 da NET, e na quinta-feira (6), às 14h30, na BandRio.

 

Curta e Compartilhe: Projeto da 3ª CRE utiliza o kit Megassaudável

A websérie mostra uma reunião com tutores, coordenadores, professores e alunos para discutir os resultados conquistados com a inclusão do kit no Projeto Entre Jovens. A iniciativa é voltada para alunos do 9° ano das E.Ms. Benevenuta Ribeiro, Maranhão, Goiás, Manoel Bonfim e Pernambuco. Durante o encontro, os professores discutem a importância de a série Megassaudável ter sido produzida com alunos e para alunos. Já os jovens contam de que forma as atividades propostas no projeto colaboram para a troca de experiências e maior interação social. O material orienta debates sobre as transformações físicas, emocionais e comportamentais típicas da adolescência. Curta e Compartilhe vai ao ar na Web TV (www.multirio.rj.gov.br/webtv) e está disponível no YouTube (www.youtube.com/multiriosme) e na Videoteca (www.multirio.rj.gov.br/videoteca). 

 

Atitude Consciente debate o papel das redes sociais

A apresentadora Lúcia Leme recebe a professora Maria Inês Maciel, pesquisadora e coordenadora da Central de Produção Multimídia da Escola de Comunicação da UFRJ, que analisa as diversas possibilidades de uso dessas ferramentas e as razões do sucesso dessas redes no Brasil. A especialista aborda a dinâmica que rege as relações pessoais construídas no ambiente virtual, ressalta a importância das redes para a democratização do acesso à informação e alerta para os cuidados que pais e educadores devem ter com o uso delas por crianças e jovens. As consequências da superexposição on-line também são discutidas no programa.  Atitude Consciente vai ao ar na quinta-feira (6), às 9h, 13h, 17h e 21h, na Web Rádio (www.multirio.rj.gov.br/webradio). 

 

E mais:

Nesta semana, não perca as novidades do Portal MultiRio! Em destaque, conheça as metas do acordo global da ONU sobre o clima e entenda por que o Rio de Janeiro integra o projeto 100 Cidades Resilientes. Faça, também, um passeio virtual pelo Real Gabinete Português de Leitura, que digitalizou parte de seu acervo e oferece uma programação especial para professores e alunos. Isso e muito mais em www.multirio.rj.gov.br.

 

Siga-nos no Twitter

A MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra no Portal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio.

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO |
MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746 • ouvidoria multirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no
Twitter Portal
Multirio

 

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 29/10/2014

Informativo Multírio - 29 de outubro

Tags: informativomultirio.

 

Multirio Web Rádio
Multirio

Cidade de Leitores desvenda a vida de Lampião

Leila Richers recebe Luciana Sandroni, autora do livro Lampião na Cabeça, e Bráulio Tavares, diretor do espetáculo Lampião e Lancelote, que discutem sobre a controversa trajetória de Virgulino Ferreira da Silva. Luciana Sandroni conta um pouco da história do menino tranquilo, que se perdeu no cangaço e entrou para a história como um homem perigoso e violento. Além disso, a autora reflete sobre o papel do escritor e mostra que toda história pode ser contada de várias maneiras. Já Bráulio Tavares fala do processo de adaptação, para os palcos, do livro homônimo de Fernando Vilela, comenta as semelhanças entre o universo do cangaço e da cavalaria da Europa medieval e revela detalhes da parceria com Zeca Baleiro, diretor musical da peça. Cidade de Leitores vai ao ar nesta quinta-feira (30), às 14h, na BandRio, e no sábado (1), às 9h, no canal 26 da NET.

 

Ensinar e Aprender visita Ginásio Experimental Carioca

O programa acompanha o professor de Ciências de uma Escola Municipal do Andaraí que se transformou em GEC. Em suas aulas, os alunos vivenciam a ciência por meio de demonstrações práticas, o que faz com que entendam os conteúdos com mais facilidade. O profissional desenvolve as atividades por meio de um relacionamento de afetividade, amizade e companheirismo, resgatando a autoestima dos estudantes. O programa mostra, ainda, iniciativas como o Clube Megassaudável, que trata de questões como sexo, gravidez na adolescência e DSTs; e o Projeto de Vida, que orienta os alunos na tomada de decisões para o futuro. Ensinar e Aprender vai ao ar na quinta-feira (30), às 20h, no canal 26 da NET, e na sexta-feira (31), às 14h, na BandRio

 

E mais:

Nesta semana, não perca as novidades do Portal MultiRio! Em destaque: aluno da E.M. Bahia lança livro de poesias, com direito a tarde de autógrafos e homenagem dos colegas e professores. Mergulhe, também, na história que cerca as ruas do Rio de Janeiro e descubra os motivos que levaram a tantas mudanças de nome ao longo dos anos. Saiba, ainda, como Francisco Palheta, patrono de uma escola da 5ª CRE, trouxe a primeira muda de café para o Brasil. E mais: conheça os bares e botequins tradicionais que, de tão importantes para a cultura carioca, se tornaram patrimônio imaterial da cidade. Educação, cultura e informação – tudo isso em: www.multirio.rj.gov.br

 

Siga-nos no Twitter

A MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra no Portal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio.

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO |
MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746 • ouvidoria multirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no
Twitter Portal
Multirio

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share