A A A C
email
Todos os posts escritos por Márcia Cristina Alves (Texto da equipe do NIAP)
Retornando 4 resultados para o autor 'Márcia Cristina Alves (Texto da equipe do NIAP)'

Segunda-feira, 19/09/2016

Opinião de Professor!

Tags: niap, professor.

 

 

 

Caro Professor,

Nós, psicanalistas do Projeto Travessia da SBPRJ (Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro), nos dirigimos a você, primeiramente, através de um questionário disponível neste portal da Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de conhecermos um pouco a realidade do seu dia a dia.

Agora, numa segunda etapa deste trabalho, convidamos você para fazer parte de oficinas, que serão realizadas, na sede da SBPRJ, com o objetivo de maior aproximação de suas questões e necessidades, visando à formulação de um consistente trabalho posterior. Este trabalho conta com a parceria do Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares, setor da Coordenadoria de Educação.

Sabemos de suas dificuldades em disponibilizar seu tempo já tão escasso. Pedimos que pense nessa proposta. Gostaríamos de realizar encontros para nos ouvirmos mutuamente. Propomos um trabalho inicial com encontros aos sábados na sede da Sociedade Brasileira de Psicanálise, na Rua David Campista 80, Humaitá.

Programação: 1º de outubro, 29 de outubro e 19 de novembro.

10:00h - Atividade criativa - reflexão sobre os pontos de maior prevalência apontados pelos professores no questionário respondido no Portal do RIOEDUCA.
12:00h – Lanche
12:45h- Atividades em grupos.
13:30h- Avaliação geral do encontro com indicações para os futuros encontros.
14:30h- Encerramento da atividade.

Sim, será um encontro longo, porém sabemos que necessário!

Professor, pedimos que não descarte essa oportunidade! Por questão de espaço, e para que possamos assegurar um melhor conforto a todos, estão sendo oferecidas 60 vagas. Inscreva-se!


Link para inscrição 

 

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 19/08/2016

Proteção Integral de Crianças e Adolescentes

Tags: niap, campanha.

 

 

 

 

Podemos pensar sobre a proteção na Educação a partir de...

 

O tempo da escola é todo dia, isto produz uma intensidade nas questões de proteção e garantias de direitos;

Todo adulto é um responsável ativo na Proteção Integral de crianças e adolescentes.

A ESCOLA, espaço de conhecimento, esperança e formação humana, faz parte do Sistema de Garantia de Direitos – SGD exercendo sua função específica e atuando em parceria com a Rede de Serviços do Território.

O SGD constitui-se na articulação e integração das instâncias públicas governamentais e da sociedade civil na aplicação de instrumentos normativos e no funcionamento dos mecanismos de promoção, defesa e controle para a efetivação dos direitos da criança e do adolescente, nos níveis Federal, Estadual, Distrital e Municipal.

Sendo a Educação parte integrante do SGD e considerando a escola um espaço privilegiado no processo de construção da cidadania de crianças e adolescentes, ela tem um papel relevante na promoção dos direitos fundamentais deste público e também na identificação de casos onde exista qualquer tipo de violação de tais direitos.

O Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares - NIAP, neste sentido, tem desenvolvido diferentes ações no âmbito da Proteção Integral em diversas linhas de atuação, a partir dos seguintes eixos:

  • Juventude e escola
     
  • Garantia, acesso e permanência (infrequência/evasão/condições de permanência)
     
  • Convivências e conflitos na escola
     
  • Relações de ensino e aprendizagem e seus desafios

Dentre as ações realizadas, o NIAP representa a SME no Comitê de Proteção Integral às crianças e adolescentes em Megaeventos no Rio de Janeiro com o intuito de fortalecer o debate da temática da Proteção Integral na Educação. A partir de nossa participação no Comitê, elaboramos estratégias de proteção às crianças e aos adolescentes para o período de realização dos jogos Olímpicos e Paralímpicos.


Reconhecemos a importância da escola em manter um canal de diálogo aberto com seus alunos e também com os responsáveis sobre os cuidados específicos durante os megaeventos que nossa cidade sedia. Ao mesmo tempo em que é um momento de encontro entre diversas culturas, também é um período que exige a concentração de esforços para as temáticas relevantes à Proteção Integral das crianças e adolescentes e, sobretudo, torna visíveis formas mais degradantes de violação dos direitos fundamentais desta parcela da população. Neste sentido, pensamos nesta forma de abordar o tema: “A Escola também desenha seu papel na Proteção Integral de crianças e adolescentes”

 

 

Acesse:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vídeos : Ensaios sobre a não violência - Multirio 

 

 

 

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 18/05/2016

II Fórum Educação e Juventude

Tags: niap, forum.

 

 

 

Fórum Educação e Juventude: “Mal-estar na Adolescência - Corpo, Sexualidade e Relações na Escola”


O Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares - NIAP, da Secretaria Municipal de Educação realizou em 2015 o I Fórum: “Mal-estar na Adolescência - Corpo, Sexualidade e Relações na Escola para os profissionais da Rede Municipal de Ensino. O objetivo foi o de discutir questões relacionadas à adolescência, visando a construção de olhares diversos sobre esta temática que pudessem contribuir para os processos de escolarização dos adolescentes desta Rede.


Essa atividade teve como proposta propiciar um espaço acolhedor de discussão e reflexão acerca das questões da adolescência, com foco na sexualidade e seus desdobramentos no cotidiano da escola. O debate e a troca de experiências entre os profissionais tiveram como propósito favorecer a contribuição para a criação de práticas inclusivas, acolhedoras e promotoras dos direitos humanos, além de buscar reconhecer aspectos relacionados ao universo da adolescência: os conflitos e as questões relativas à subjetividade, diversidade, sexualidade, gravidez, entre outras.

 


Para dar continuidade a esta ação, solicitamos que os profissionais que estiveram conosco em 2015, façam as suas inscrições, através do link ( https://goo.gl/a23RE4 ) e participem dos encontros que serão realizados nos dias 02 de junho; 07 de julho e 08 de setembro e 20 de outubro de 2016, das 9h às 12h, no subsolo do Centro Administrativo São Sebastião do Rio de Janeiro, localizado a Rua Afonso Cavalcante, número 455, Cidade Nova.


Venham compartilhar conosco as suas experiências e pensar caminhos para as questões da adolescência.
 

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 17/08/2015

I Fórum Educação e Juventude

Tags: niap, forum.

 

 

 

I Fórum Educação e Juventude: “Mal-estar na Adolescência - Corpo, Sexualidade e Relações na Escola”.

 

O Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares (NIAP) da Secretaria Municipal de Educação convida os profissionais da Rede Municipal de Ensino para o I Fórum Educação e Juventude “Mal-estar na Adolescência - Corpo, Sexualidade e Relações na Escola". O objetivo é discutir questões relacionadas à adolescência, visando a construção de olhares diversos sobre esta temática que possam contribuir para os processos de escolarização dos adolescentes da Rede em torno dessa temática.

Essa atividade pretende propiciar um espaço acolhedor de discussão e reflexão acerca das questões da adolescência, com foco na sexualidade e seus desdobramentos no cotidiano da escola. Propõe debater e trocar experiências que visem a contribuir para a criação de práticas inclusivas, acolhedoras e promotoras dos direitos humanos. Propõe também, reconhecer aspectos relacionados ao universo da adolescência: conflitos e dificuldades que lhe são inerentes, bem como à questões relativas à subjetividade, diversidade, sexualidade, gravidez, entre outras.

O Fórum, dinamizado por psicólogos, assistentes sociais e professores, ocorrerá no Centro Administrativo São Sebastião nos dias 27 de agosto; 24 de setembro; 29 de outubro e 26 de novembro de 2015, das 9h às 12h e abordará os seguintes temas:

1. Os desafios da adolescência

2. As expressões da sexualidade nas escolas: diversidade sexual, gravidez, gênero, preconceito e discriminação – lidando com as diferenças

3. A exposição do corpo nas redes sociais: limite entre o público e privado

4. O lugar da sexualidade na educação: pensar para além do currículo

 

Venham compartilhar conosco suas experiências e pensar caminhos para as questões da adolescência e suas repercussões na escola.

 

INSCRIÇÕES ENCERRADAS 
 

 

Acesse AQUI o Folder do evento

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share