A A A C
email
Todos os posts escritos por Márcia Cristina Alves (Texto da profª Helena Lima da Silva)
Retornando 5 resultados para o autor 'Márcia Cristina Alves (Texto da profª Helena Lima da Silva)'

Terça-feira, 29/07/2014

“O Pozinho da Consciência” Uma Lição de Preservação do Meio Ambiente

Tags: 8ªcre, meioambiente.

 


Engajados na preservação do Meio Ambiente, os alunos da Escola Municipal Engenheiro João Thomé, da 8ª CRE, realizaram, uma peça teatral intitulada: “O Pozinho da Consciência”.



A Professora de Ciências Priscila Resinentti pediu que os alunos das Turmas 1903 se dividissem em grupos para, que cada grupo desenvolvesse um trabalho que relatasse os problemas com foco na manutenção do ambiente escolar, comunidade local e da sociedade em geral.



As alunas da turma 1903 resolveram convidar algumas alunas da turma 1.801 para ajudarem na realização deste trabalho.
 


As participantes da peça foram: Lara Franca, Laura Franca, Luana Bortolami, Lorena Franca, Melissa Gomes, Juliana Mary e Kathleen Carvalho, se reuniram e em conjunto decidiram realizar uma peça teatral que relatasse esse problema.



A peça teatral realizou sua primeira apresentação para as turmas da própria escola, mas devido ao sucesso que as meninas obtiveram a diretora Jane dos Reis, a Diretora Adjunta Maria Aparecida e a Coordenadora pedagógica Maria Inês incentivaram as meninas a realizarem a peça em outras escolas da região.



Luana Bortolami -“A peça relata um mundo feliz sem poluição onde moram Fadas e Bruxas. A destruição do Meio Ambiente chega a este Mundo Mágico. Como resolver? Procurar uma solução é a tarefa das Fadas.”



A educação ambiental pode ser compreendida com toda ação educativa que contribui para a formação de cidadãos conscientes da preservação do meio ambiente e apto a tomar decisões coletivas sobre questões ambientais necessárias para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável.



Parabéns as alunas que realizaram uma apresentação mágica, a Priscila Resinentti pelo incentivo e a toda direção escolar por todo apoio dado.

 

 

Texto e imagens da profª Maria Helena Lima da Silva (by helenadetroia)
 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 01/07/2014

A Viagem Literária da E. M. Edison Carneiro na 16ª FNLIJ 2014!

Tags: 8ªcre, riodeleitores.



 

Ocorreu entre os dias 28 de maio e 8 de junho, no Centro de Convenções SulAmérica, o 16º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens. O evento, conta com o apoio da Prefeitura do Rio, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Cultura, e a E. M. Edson Carneiro, da 8ª CRE, não poderia ficar fora deste evento.



No 16º Salão da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJocorreram encontros com escritores, lançamento de títulos, performances de ilustradores, palestras com autores e especialistas. Os alunos ficaram encantados com tudo que viram.



Eram quatro bibliotecas específicas para cada público, além do Espaço FNLIJ de Leitura e do Espaço Petrobras do Ilustrador, a Petrobras é uma das patrocinadoras do evento.


Em todo Salão FNLIJ existe um país homenageado e o desta edição foi à Argentina. Escritores, ilustradores e especialistas argentinos, traçaram um panorama da literatura infantil e juvenil do seu país.


O país também se fará presente através de seminários e uma amostra de ilustrações e livros de literatura infantil e juvenil.



Os alunos das turmas 1401 e 1502 acompanhados da Diretora Vera Lucia Vital e das Professoras Regentes Conceição Rocha Carmem Figueiredo e Aparecida Ferradeira, fizeram um passeio entre as bibliotecas, exposições, livros e ficaram admirados com tudo que viram.



A FNLIJ foi dividida em sete espaços: Espaço FNLIJ de Leitura, Biblioteca FNLIJ para Bebês, Biblioteca FNLIJ/Petrobras para Crianças, Biblioteca FNLIJ para Jovens, Biblioteca FNLIJ para Educadores, Espaço Petrobras do Ilustrador e Auditório.



O Espaço FNLIJ de Leitura foi reservado aos lançamentos de títulos, com a presença dos autores, proporcionando um momento de interação com o público.



A Biblioteca FNLIJ para Bebês, contou com um acervo específico para a faixa etária de 0-4 anos promovendo a leitura compartilhada entre familiares e educadores, como uma forma de aproximar os pequenos ao universo dos livros.


Na Biblioteca FNLIJ/Petrobras para Crianças havia um rico acervo, especialmente selecionado pela FNLIJ, que ofereceu aos pequenos leitores um espaço acolhedor e propício à leitura. Também neste espaço acontecem encontros com autores e leituras realizadas pela equipe da FNLIJ.



O espaço da Biblioteca FNLIJ para Jovens foi cuidadosamente planejado para o público jovem, onde foi apresentando um acervo de qualidade, incluindo os livros premiados pela FNLIJ, estimulando os jovens à prática da leitura. Recebeu autores para lançamentos de livros e bate-papos com os leitores.



A Biblioteca FNLIJ para Educadores era destinada à formação dos professores, ofereceu um acervo de obras teóricas sobre literatura e leitura, cuidadosamente selecionado pela FNLIJ, além de encontros com autores e especialistas promovendo a reflexão sobre a leitura literária.



O Espaço Petrobras do Ilustrador Voltado para as performances dos Ilustradores, que são convidados a criar ilustrações na presença do público, propiciaram um momento de integração entre o público e os artistas.



O Auditório era um espaço dedicado à discussão e exploração de temas e assuntos relevantes.

 

 

Toda a Equipe da E. M. Edison Carneiro está de Parabéns pelo trabalho realizado!


Agradecimentos a Diretora Vera Vital, a Diretora Adjunta Célia Abreu, a Coordenadora Pedagógica Alba Valéria e toda equipe escolar.

 

 

Texto enviado pela profª Maria Helena Lima
 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 23/06/2014

E. M. Professor Castilho e a Copa na Escola

Tags: 10ªcre, esporte.

 

O Projeto desenvolvido pela equipe da E. M. Professor Castilho da 10ª Cre, para o Mundial de 2014 foi um sucesso, projeto este onde cada professor escolheu um dos países participantes da Copa do Mundo para explanar com a turma situações variadas através de trabalhos escolares e pedagógicos.

 

Com o apoio da Diretora Rosany Sarmento, da Diretora Adjunta Ana Cannavaro e da Coordenadora Pedagógica Cleia Vieira, o Professor Marcelo Andriotti realizou um passeio cultural diferente sobre o tema proposto pelo corpo pedagógico escolar intitulado: "Copa na Escola".

 


E nesta viagem a um dos países participantes a França, foi à escolhida para a turma 1.304 da professora Christina Alves, que contou com a ajuda do Professor Marcelo Andriotti e da Professora de Educação Física Roberta.

 

Como mola propulsora o Professor Marcelo Andriotti utilizou o livro, "O Pequeno Príncipe" de Antoine de Saint-Exupéry.

 

Ele desenvolveu uma apresentação teatral e a Professora de Educação Física Roberta ensaiou os alunos sobre a orientação do Professor Marcelo Andriotti.

 

 

Ao longo do desenvolvimento das atividades, os alunos pesquisaram individualmente sob suas orientações: animais, planetas, água, deserto, vulcões, e muitos temas que iam descobrindo ao longo da leitura do referido livro.

 

A Frase "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas" foi trabalhada com o intuito de valorizar a amizade e assim perceber que as virtudes são indispensáveis à formação do ser humano.


O Professor Marcelo Andriotti assim conseguiu estimular o gosto pela literatura, desenvolvendo a criatividade, a curiosidade, etc.

 

 

Marcelo Andriotti: "Brincamos como se o Pequeno Príncipe tivesse (em uma de suas viagens a terra) caído justamente na nossa escola Professor Castilho e trouxesse em sua bagagem mensagens de amor, paz, conhecimento, sabedoria".

 

 

O Professor Marcelo Andriotti desenvolve um projeto social chamado Favela Mundo, atualmente na região da 3ª CRE, em Água Santa, e 90% dos alunos são da rede municipal de ensino. Com esse projeto Marcelo Andriotti, já representou o Brasil em eventos e congressos pedagógicos e culturais em diversos países. Entre eles Cuba, México e até mesmo na ONU, nos Estados Unidos.

 


Parabéns a toda equipe da Escola Municipal Professor Castilho!

 

Texto enviado pela profª Helena Lima da Silva (by helenadetroia)
 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 18/06/2014

A Jornada Pedagógica de Educação Infantil na 8ª CRE

Tags: 8ªcre, jornadapedagogica, edi.

 

Na Escola Municipal Pedro Moacyr, da 8ª CRE, a Jornada Pedagógica da Educação Infantil foi um momento de reflexão e formação para todos os profissionais, onde ocorreram muitas aprendizagens, estudos, trocas de experiências e novidades.

 

A MultiRio em parceria com a Gerência de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação trouxeram a esta Jornada discussões mais atualizadas envolvendo a primeira infância.

 

Teoria e Prática unidas para que o fazer pedagógico alcance a dimensão esperada por todos os envolvidos: gestores, professores, educadores, aluno e seus responsáveis.

 

Integrando vida e arte, a Jornada foi intitulada: "Educação Infantil: O Pedagógico de Tudo e de Todos.".

 

 

Segundo a Professora Branca Azaleia Lima do EI 14: "A Jornada deste ano foi bem interessante, mais contextualizada com a realidade pedagógica do nosso dia a dia."

 

Nesta Jornada ocorreram rodas de conversa em torno de produções cinematográficas que remeteram os profissionais e todos os envolvidos a infância, em diferentes tempos históricos e disposições especiais.

 

 

 No 1º Momento aconteceu a sessão de cinema com vários filmes: "Como Estrelas na Terra", Cuerdas, Pequenas Flores Vermelhas e etc. Filmes elogiados.

 

No 2º Momento os professores envolvidos assistiram a um vídeo onde acontecia uma Roda de Conversa entre Especialistas e Profissionais da Rede sobre o filme assistido e o tema proposto.

 

No 3º Momento ocorreram propostas diversas realizadas pela mediadora e Coordenadora Pedagógica Fátima Sanches.

 

 

Segundo a Coordenadora Pedagógica Fátima Sanches: "A Jornada foi um sucesso!"

 

 

A Diretora Elaine Santos, a Diretora Adjunta Genair e a Coordenadora Pedagógica Fátima Sanches deram o apoio necessário para que a V Jornada de Educação Infantil na Escola Municipal Pedro Moacyr fosse um sucesso.

 


Texto da profª Helena Lima da Silva (by helenadetroia)


"As vezes, mal se imagina o que pode passar a representar na vida de um aluno um simples gesto do professor."

(FREIRE, 2001, p.9).
 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share