A A A C
email
Todos os posts escritos por Márcia Cristina Alves (Texto Professor Marcelo Galvan)
Retornando 1 resultado para o autor 'Márcia Cristina Alves (Texto Professor Marcelo Galvan)'

Quinta-feira, 05/11/2015

Minha Experiência com a Meditação Laica Educacional®

Tags: inovação, aluno, unesco.

 

 

 

 

A inovação fica por conta da multidisciplinaridade que fundamenta esta estratégia didático pedagógica permitindo sua eficácia como um instrumento formal para uma educação emocional. A técnica da Meditação Laica Educacional® reúne conhecimentos da didática, da neurociência, da psicologia e de prática da meditação em uma condução laica.

(Claudiah Rato - http://meditacaonaeducacao.com.br/)

 

 

Como professor de Arte na Secretaria Estadual de Educação e professor de Artes Cênicas na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, sempre tive como inquietação a constatação de que os alunos encontram-se continuamente dispersos e distantes do aqui-agora, desmotivados, irritados, sem interesse e curiosidade. Na minha prática pessoal de meditação podia perceber o quanto essa ferramenta me ajudava a entrar mais profundamente em contato comigo mesmo, meus sentimentos e pensamentos e cogitava tentar uma prática meditativa com os alunos.

Fiz algumas tentativas infrutíferas, alguns anos atrás, em turmas de Educação de Jovens e Adultos e no Ensino Médio, em escola do Estado, caindo no primário erro de abordar a meditação no ambiente escolar a partir de tradições espirituais, tendo por base minhas experiências pessoais, não tendo sido bem recebido pelos alunos.

Mesmo com o insucesso das primeiras tentativas de abordar a meditação no ambiente escolar, tendo sido inadequadas, mantive minha convicção que independente dos rituais religiosos, a meditação em si é uma técnica que visa, antes de mais nada, uma parada para uma auto-análise, uma percepção do si mesmo, e isso só poderia contribuir com o processo educativo, mas não sabia ainda como trazer essa prática para o contexto escolar.

 

 

O encontro com a Meditação Laica Educacional® só veio ocorrer mais tarde, já professor de Artes Cênicas da Rede Municipal do Rio de Janeiro, ao conhecer o curso da Professora Claudiah Rato, criadora do método Meditação Laica Educacional®, que é uma ferramenta pedagógica, a serviço do sujeito do conhecimento, para ser aplicado dentro da sala de aula e por professores das mais diversas disciplinas e isso faz toda a diferença, pelo conhecimento da realidade de turma que só um verdadeiro professor que seja “regente” possuirá.

Apliquei a técnica em duas turmas de fundamental (1701 e 1803) da Escola Municipal Presidente Antônio Carlos – 9ª CRE. A escola está situada em área de conflito e não dispõe de áreas de lazer e cultura no seu entorno, sendo o centro do bairro de Campo Grande a maior referência de “centro urbano” para os alunos.

 

 

No Relatório para a Unesco, da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, são quatro os pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. E como aprender a viver juntos (conviver) e a aprender a ser, se não temos uma efetiva educação emocional em nossas escolas? Nos preparamos para receber os conhecimentos que nos são passados e devemos memorizá-los mas passamos longe quando a questão é a nossa emoção.

Com a Meditação Laica Educacional®, podemos constatar que os alunos ao experienciarem uma técnica de atenção no agora, são capazes de uma investigação sobre seu próprio estado emocional com consequente equilíbrio, tornando-se menos reativos. Dessa forma nos aproximamos dos pilares da educação, apontado pela UNESCO, pois o sujeito que é menos reativo e presa das suas emoções pode aprender a viver junto com outros e a ser sujeito do conhecimento e do aprendizado.

Ficamos imensamente gratos a direção e coordenação da escola que receberam nosso projeto de Meditação Laica Educacional®, esperamos continuar e contamos com a sensibilidade das Secretarias de Educação que escutem o que estamos dizendo, nós, educadores, que estamos dentro da realidade da sala de aula e estamos percebendo na Meditação Laica Educacional® uma poderosa ferramenta de transformação.

 

Marcelo Galvan – Professor de Artes Cênicas 

E.M. Pres. Antônio Carlos – 9ª CRE – Cosmos 
 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share