A A A C
email
Todos os posts escritos por Marcia Valeria Gouveia
Retornando 9 resultados para o autor 'Marcia Valeria Gouveia'

Segunda-feira, 26/11/2012

Sarau do Professor - Novembro

 

Aconteceu no dia Dia 28/11/12,  às 17h, o ultimo Sarau do Professor de 2012.

 

Com o tema "Poesia" se apresentaram:

   Claudia Rodrigues - Bibliotecária da BEM Grajaú 

Marise Helena Duarte - Professora do CIEP Samuel Wainer 

Martha Maria Gomes - Professora de Sala de Leitrua do GEC Rivadávia Correia.

 

Professora Simon Monteiro de blusa cinza, Professora Renata a esquerda com as apresentadoras da noite.

 

 

O Sarau acontece toda última quarta-feira do mês na Escola de Formação do Professor Carioca Paulo Freire (Av. Presidente Vargas 1314 – Centro)

 

Postado por Marcia Valéria da

Gerencia de Mídia-Educação

smemidia@rioeduca.net

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 21/11/2012

Feira Literaria das UPPs - FLUPP

FLUPP – Festa Literária Internacional das UPP

 

A primeira edição da FLUPP aconteceu entre os dias 7 e 11 de novembro de 2012,

 

No Morro dos Prazeres em Santa Tereza. T

 

Tendo Lima Barreto como autor homenageado, o evento tem como  inspiracao  a FLIP-Feira Literaria Internacional de Paraty

 

Trata-se de uma iniciativa que viabiliza a proliferação da cultura literária por entre as comunidades pacificadas do Rio de Janeiro.

 

 Neste Encontro moradores, autores novos e consagrados , realizam um intercâmbio cultural extenso, fortalecendo o fluxo democrático e multidirecional, além do diálogo intercultural.

 

A grade de programação foi extensiva a todas as idades, contendo oficinas, debates, exposições, palestras e outras atividades pertinentes à categoria.

 

Em 2012, a FLUPP nasceu com a proposta de democratizar a cultura, com livre acesso a todas as classes sociais, sem qualquer distinção.

 

O encontro literário trouxe uma programação em torno do livro e da literatura em geral, com destaques como Juan Pablo Villalobos, escritor mexicano traduzido para mais de 11 países;

Ferreira Gullar, maior poeta brasileiro contemporâneo;

João Ubaldo Ribeiro e Ana Maria Machado, dois dos mais importantes escritores brasileiros em atividade,

Um encontro com Ariano Suassuna.

Nesse entardecer magico Ariano fala a uma plateia encantada com seus casos...

 

Espaço Clara dos Anjos, no Casarão dos Prazeres, sediará uma exposição em homenagem a Lima Barreto, com um mapa dos itinerários do escritor.

 

Lá também aconteceram os saraus e em cada dia, pelo menos dois grupos agitaram a noite, sempre às 21h.

 

Já a Tenda Bruzundangas foi montada em um terreno ao lado do Casarão e abrigou a FLUPP Parque, o evento infanto-juvenil da festa literária.

 

No muro que dá acesso aos Prazeres, e em outros próximos, foi criado um imenso painel de grafite, reunindo dezenas de grafiteiros.

 

Em vários espaços em torno do casarão houveram  intervenções teatrais baseadas na obra de Lima Barreto, um grupo de 30 jovens  grafitaram  textos literários nas escadarias do Morro.

 

Uma partida de futebol colocou no campo da MTV atletas-escritores do Brasil, evento que recebe o nome de FLUPP Pelada.

 

A programação completa consta no site oficial do evento

(http://www.flupp.net.br/programa.htm).

 

Participação da SME envolveu:

 

1- Cessão dos espaços do GEO (solenidade de abertura, com a participação da Orquestra de Vozes) e do casarão dos Prazeres para diversas atividades durante a programação do evento.

 

2- Visitação escolar: 20 unidades envolvidas, sendo 19 escolas e o CREJA.

A visitação ocorreu nos dias 8 e 9. Foram indicadas prioritariamente nessa visitação as escolas localizadas em áreas pacificadas da cidade ou em áreas ainda conflagradas (Escolas do Amanhã).

As 5 escolas da 1ª CRE localizadas em Santa Tereza estão contabilizadas neste total, mas terão o transporte garantido pela organização do evento.

 

3- Realização de um trabalho prévio específico nas cinco escolas da 1ª CRE, localizadas em Santa Tereza. A partir de um planejamento em conjunto com as CRE e as escolas, foram realizadas atividades literárias (rodas de leitura e oficinas etc) com profissionais do projeto “Trancinha de Histórias”, no qual os autores que estarão na FLUPP foram lidos e explorados pelos alunos e professores.

 

4- Mediação de José Luiz Goldfarb na Sexta-feira, 9/11: 13h – Mesa com Bernardo Kucinski e Arnaldo Bloch. Mediação: José Goldfarb. Tema – Memória coletiva, dor individual (Realidade e ficção de judeus brasileiros: marginalização, integração e poder) Bernardo Kucinski é jornalista, professor e escritor.

Foi assessor da Presidência da República no primeiro mandato do Presidente Lula. Escreveu vários livros de não-ficção até se aventurar no romance “K”, no qual transpôs para a literatura a dura experiência vivida durante a ditadura militar, quando a repressão sumiu com sua irmã e seu cunhado.

Arnaldo Bloch é escritor, jornalista e colunista do jornal “O Globo”. Entre outros títulos, publicou “Os Irmãos Karamabloch”, sobre a ascensão e a queda dos empreendimentos da família Bloch.

Os Bloch são judeus ucranianos que chegaram ao Rio de Janeiro depois de enfrentar a opressão do czar, os horrores da Primeira Guerra Mundial e as arbitrariedades da Revolução de 1917.

 

5- O casarão sediou o lançamento oficial da FLUPP, no primeiro semestre de 2012. Na ocasião foi iniciado o circuito FLUPP Pensa, no qual os organizadores percorreram as comunidades pacificadas da cidade realizando oficinas de produção textual e encontro com autores para moradores e policiais que atuam nestas comunidades.

 

O resultado deste circuito é um livro com a coletânea de textos selecionados, foilançado durante o evento.

 

Programação da solenidade de abertura:

 

Quarta-feira, 7/1 17h – Orquestra de Vozes Meninos do Rio.

Composta por cerca de mil alunos da rede pública de ensino do Rio de Janeiro

 

18h – Abertura solene (fala das autoridades presentes)

 

18h30 – Palestra: Ariano Suassuna Ariano Suassuna é dramaturgo, poeta e romancista que combina o erudito e o popular em suas obras e desde 1990 ocupa a cadeira de número 32 da Academia Brasileira de Letras.

 

20h – Show de Bráulio Tavares Bráulio Tavares é escritor, cronista, roteirista, poeta e compositor. Em 1989, recebeu o Prêmio Editorial Caminho de Ficção Científica por seu livro “A Espinha Dorsal da Memória”. Seus pocket-shows fizeram dele uma das figuras mais cultuados da cena carioca na década de 1980. Não faz um show no Rio de Janeiro há quase 20 anos.

 

20h35 – Show de MV Bill e MC Swat MV Bill é rapper, escritor e ativista social. Seu trabalho na música e na literatura retrata o cotidiano das favelas do Rio de Janeiro.

MC Swat é um dos rappers que embalaram musicalmente a luta contra o

regime de Muammar Gaddafi.

 

Programação completa: http://www.flupp.net.br/programa.htm Outras informações: http://oglobo.globo.com/cultura/flupp-leva-escritores-consagrados-comunidades-pacificadas-do-rio-5478839

 

Postado por Marcia Valéria

da Gerencia de Mídia-Educação

smemidia@rioeduca.net

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 08/11/2012

MARATONA ESCOLAR ARIANO SUASSUNA

Tags: riodeleitores.

Maratona Escolar Ariano Suassuna

 

Com enorme alegria realizamos, em parceria com a Academia Brasileira de Letras, mais uma Maratona Literária sobre a vida e a obra de grandes escritores da Literatura Brasileira.

 

Neste ano de 2012, o autor homenageado foi Ariano Suassuna, professor e dramaturgo que muito tem a dizer aos nossos jovens alunos sobre a cultura brasileira.

 

 As histórias, os casos narrados e cantados em prosa e verso são

a principal inspiração para suas peças, poemas e romances.

 

Escreveu sua primeira peça em 1947, “Uma Mulher Vestida de Sol”.

Mais tarde, escreveu “O Auto da Compadecida” (1955), peça que o projetou em todo o país e que seria considerada o texto mais popular do moderno teatro brasileiro.

 

Várias de suas obras foram traduzidas para o cinema e televisão, o que o tornou ainda mais popular.

 

Dentre os livros mais conhecidos estão: “O Santo e a Porca” (1957), “A Pena e a Lei” (1959), Farsa da Boa Preguiça (1960) e o romance “A Pedra do Reino” (1971), sendo traduzido para o inglês, alemão, francês, espanhol, polonês e holandês.

 

 

Em 1989, assumiu a cadeira de número 32 da Academia Brasileira de Letras.

Ariano Suassuna é um defensor incansável da cultura popular e das raízes brasileiras e

autor de numerosos ensaios sobre poesia, música, pintura, gravura, escultura .

 

Mesmo aposentado como professor realiza “aulas espetáculos”, palestras que lhe permitem estar sempre em contato com jovens estudantes de todo o Brasil.

 

Ariano Suassuna ao centro ladeado pelos alunos vencedores do Concurso tendo a esquerda a Professora Helena Bomeny e a direita Arnaldo Niskier

 

Postado por Marcia Valéria

da Gerencia de Mídia-Educação

smemidia@rioeduca.net

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 17/10/2012

Cineclube nas Escolas divulga...

Tags: riodeleitores, cineclube, eventos.

É com alegria que o Projeto Cineclube nas Escolas convida para a segunda sessão do programa

 

"Cineclube Educação - Viajando com o Cinema"

 

 

O evento acontecerá no Oi Futuro Ipanema, no dia 31 de outubro, quarta-feira, às 18h30m.

 

 

 

 

 

Nesse dia, haverá uma sessão exclusiva do filme "O Garoto de Bicicleta", dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne, para professores da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro. Após o filme haverá debate com crítico de cinema Rodrigo Fonseca.

 

 

A sessão é GRATUITA, e para garantir o seu lugar basta enviar um email para :

agendamento@cineduc.org.br

com os dados: (Nome completo, Disciplina, Escola, Email e  Telefone)

 

 

O agendamento não é obrigatório e a lotação está sujeita a capacidade da sala (120 lugares).

 

O filme "O Garoto de Bicicleta" conta a história de Cyril Catoul (Thomas Doret), 11 anos, que tem um objetivo: encontrar o pai, que o deixou em um orfanato. Por acaso ele conhece Samantha (Cécile de France), a administradora de um salão de cabeleireiro, que permite que o garoto passe os fins de semana com ela. Entretanto, Cyril não consegue reconhecer o carinho com o qual é tratado por Samantha, graças à raiva que sente por ter sido abandonado pelo pai.

 

 

É o 4º filme dirigido pelos irmãos Luc e Jean-Pierre Dardenne a ser premiado no Festival de Cannes.

 

 

Os demais foram Rosetta (1999) e A Criança (2005), ambos ganhadores da Palma de Ouro, e O Silêncio de Lorna (2008), que venceu o prêmio de melhor roteiro.

 

 

Outra curiosidade sobre esse filme foi que ele esteve na abertura da Mostra de Cinema de São Paulo de 2011.

 

 

Esperamos você lá!

 

Postado por Marcia Valéria Gouveia

smemidia@rioeduca.net

da Gerência de Mídia-Educação

  

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share