A A A C
email
Todos os posts escritos por Martha Rocha
Retornando 4 resultados para o autor 'Martha Rocha'

Quinta-feira, 04/07/2013

Rio de Leitores na Festa Literária Internacional de Paraty - FLIP

 

O "Rio, uma Cidade de Leitores" será representado pela Coordenadora do Programa, Simone Monteiro de Araújo, que participará da Mesa: "A escola que queremos é uma escola de Leitores", sábado, dia 06/07, às 10h30min, na Casa da Cultura de Paraty. Além disso, os 14 professores da Rede Municipal de Educação, vencedores do concurso de resenhas e relatos de experiências da Biblioteca do Professor, receberam como prêmio uma viagem à FLIP e estarão presentes em diversas atividades, durante todo o evento.

 

 

 

 

O concurso de resenhas e relatos de experiências da Bilbioteca do Professor foi realizado pela Gerência de Mídia Educação da SME com os objetivos de divulgar o acervo da Biblioteca do Professor, estimular a leitura desses livros e propiciar a troca de experiências, a partir dos textos literários. Foram recebidos 43 resenhas e 4 relatos de experiência, sendo selecionados 10 resenhas e 2 relatos. De acordo com o regulamento, os 14 autores dos textos selecionados (entre relatos e resenhas) receberam, como prêmio, a participação na 11ª FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty, que acontece até o dia 07 de julho de 2013 e é um dos principais festivais literários do mundo, com cerca de 200 eventos, entre palestras, debates, exposições, apresentações e encontros com autores.

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Martha Rocha Ver Comentários (1)

Quinta-feira, 13/06/2013

A SME no 15º Salão FNLIJ do Livro Infantil e Juvenil

 

    15° SALÃO DO LIVRO DA FNLIJ

Mais de 17 mil alunos estão participando do evento, que integra as ações do programa de incentivo à leitura da  Secretaria  Municipal  de Educação (SME),           Rio, uma cidade de leitores.

 


 

          A abertura do 15° Salão do Livro da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), aconteceu no dia cinco de junho, no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova. Na solenidade, a Secretaria Municipal de Educação (SME) recebeu um diploma de agradecimento pela parceria, desde a primeira edição do evento, em 1998.

 

          Até o dia 16, pequenos leitores, jovens, pais e professores poderão participar de diversas atividades literárias como leitura de histórias, encontros com autores e ilustradores, além de palestras para professores. Ao todo, 68 editoras participam do evento organizado pela FNLIJ. Esse ano o Seminário para professores do Salão do Livro terá como tema central a ilustração no livro infantil e juvenil e a Colômbia será o país homenageado.

 

          No estande da SME estão expostas as principais ações de incentivo à leitura do Programa Rio, uma cidade de Leitores, além da Educoteca, das produções da MULTIRIO, os projetos vencedores do Concurso Escola de Leitores e produções das escolas, impressas e digitais.


             Antes da abertura oficial do evento, a FNLIJ organizou o Dia do Professor, envolvendo visita guiada, com palestras e outras atividades, com o objetivo de orientar os professores, para a visitação com os alunos e para compra de livros para as escolas. Todas as escolas, creches, EDI e Bibliotecas Escolares Municipais receberão a verba para a compra de livros: R$ 600,00 (seiscentos reais) para 1.340 escolas e R$900,00 (novecentos reais) para 100 escolas que possuem mais de mil alunos, um Investimento total de mais de um milhão de reais.

 


A Secretaria Municipal de Educação também estará representada na programação do evento:

6/06 - 12h30 às 13h30 - Ações e Projetos em parceria com a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil: relatos.

Oito anos de parceria em cursos SME-RJ
Simone Monteiro - Gerente da Gerência de Mídia-Educação/SME-RJ
Biblioteca Comunitária - Ler é Preciso - 12 anos implantando bibliotecas.
Christine Castilho Fontelles - Diretora de Educação e Cultura nos Instituto EcoFuturo.- Prazer de Ler - 6 anos de ações para promoção da leitura.
Volnei Canônica - Instituto C&A e coordenador do Programa Prazer em Ler.
15 anos de Salão FNLIJ, um evento pioneiro.
Elizabeth Serra - Secretária Geral - FNLIJ.
Mediação: Ísis Valéria Gomes - Presidente do Conselho Diretor da FNLIJ.

 

Políticas e Ações de Leitura no Estado e Munícipio do Rio de Janeiro.
08/06/2013 Horário 10h30 às 13h30

Vera Saboya - Superintendente da Leitura e do Conhecimento da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro - Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro. Bibliotecas Parque: leitura e conhecimento para o Estado do Rio de Janeiro.
Peterson Soares da Silva - Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro – Uma nova visão sobre leitura na escola
Elizabeth Serra - Secretaria Geral/FNLIJ – O Salão FNLIJ formando leitores.
Simone Monteiro - Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro – Rio, uma cidade de leitores – A leitura na rede carioca de ensino

 

Seminário do Salão – Concurso Escola de Leitores
11/06 -13h30 às 14h30

Contextualização, concepção e um panorama geral do concurso – Volnei Cunha Canônica, Coordenador do Programa Prazer em Ler – Instituto C&A
Apresentação da avaliação do concurso – Cintia Filpo, Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e de Ação Comunitária (IDECA)

14h30 às 16h45 – A escola que queremos é uma Escola de Leitores – experiências exitosas nos eixos espaço, acervo, mediação e gestão
Representantes das cidades de São Paulo/Natal/Porto Alegre/Rio de Janeiro

16h45 – Campanha "Eu quero a minha Biblioteca" – pela garantia da Lei 12.224/10 – Patrícia Lacerda, Gerente da área Educação, Arte e Cultura – Instituto C&A

 

A programação completa do evento pode ser acessada no site: http://www.salaofnlij.org.br/salaofnlij/ 


   


                                    




 



 



 


   
           



Yammer Share

Postado por Martha Rocha Ver Comentários (0)

Terça-feira, 07/05/2013

OFICINA DE LITERATURA E FUTEBOL

Tags: riodeleitores.

Para dar início ao Concurso de redação, Futebol, uma paixão nacional, em parceria com o jornal da Folha Dirigida 2013, a Gerência de Mídia-Educação ofereceu, no dia 29/04, para 60 professores de Sala de Leitura, a oficina Futebol e Literatura. A oficina foi um sucesso! Confira o material clicando aqui

 

 

 

Depoimentos dos professores participantes:

“A _ D _ O _ R _ E _ I !!! Todos bateram um bolão!!! Dinamizadores e participantes capricharam! A rede balançou diversas vezes, agora é só sair para o abraço. GOOOOOOL!”

“Essa oficina foi Show de Bola! Com uma Seleção de Ouro de propostas e ideias que com certeza promoverão belos ataques.”

“A oficina foi Gol de Placa. Conheci uma equipe criativa, animada, dinâmica e atualizada. Valeu a pena disputar o concorrido ingresso para o curso. Nota 10!!!!”

“Fiquei surpresa e muito feliz com o que vi nesta manhã. (...) a equipe da Mídia ofereceu-nos um material riquíssimo, com textos, imagens, sites, músicas, oficinas, enfim, que facilitará o nosso repasse e que em muito os acrescentou.”

“Encontro rico para começar uma proposta de trabalho com professores e alunos. Precisamos de mais encontros como esse.”

“Foi uma das melhores oficinas de que já participei. Estou saindo daqui cheia de ideias e boas intenções.”

"A oficina foi muito, muito boa, meninas! Vcs estavam inspiradíssimas e prepararam tudo com muita organização, carinho e competência. Valeu!!!"

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Martha Rocha Ver Comentários (2)

Quinta-feira, 25/04/2013

Concurso de Redação: Futebol, uma paixão nacional

 

 

As escolas poderão enviar suas redações para as Coordenadorias Regionais de Educação até dia 17 de junho. Os textos selecionados farão parte da coletânea 2013 do jornal Folha dirigida.

 

 

Literatura e Futebol

 

 

 

Atenção para os prazos:

• Lançamento do concurso – 19/04
• Oficina – 29/04 - Oficina de Literatura e Futebol - Sala 350 CASS
• Produção nas escolas – de 30/04 a 31/05
• Seleção nas escolas – de 03/06 a 14/06
• Envio das redações selecionadas pelas escolas para as CREs – até dia 17/06
Cada escola deverá enviar até 10 redações selecionadas para a CRE, preferencialmente de todos os anos de escolaridade (6º ao 9º ano), Autonomia Carioca e PEJA II, em versão impressa e digital. 

Leia o regulamento completo aqui

 

Martha Rocha é professora da rede municipal de educação

Blog do Rio, uma cidade de Leitores

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Martha Rocha Ver Comentários (3)