
Quarta-feira, 18/04/2012
Entendendo as Diferenças no Dia Mundial de Conscientização do Autismo
A turma 1201, da professora Isabelle Rocha, aproveitou o dia 2 de Abril, data marcada como Dia Mundial de Conscientização do Autismo, para falar sobre Inclusão.
Estabelecer o respeito às diferenças é o primeiro passo para a verdadeira Inclusão e isso os alunos aprenderam no convívio com Luan, um menino com Síndrome de Asperger que é da turma 1201.
A turma 1201 da Escola Municipal Presidente Roosevelt preparou um dia diferente em sala de aula para refletir sobre Inclusão. Para isso, aproveitou o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril.
A turma 1201 possui um aluno incluído que apresenta Síndrome de Asperger, que é uma síndrome do espectro Autista.
Luan Mercês acompanha a turma desde o ano passado. A professora Isabelle pesquisou algumas informações sobre o Autismo. Ela precisou adaptar alguns termos para a compreensão da faixa etária dos seus alunos.
Para a surpresa da professora, ao falar com a turma sobre as características próprias dos autistas, os próprios alunos identificaram o colega, fizeram muitas colocações e entre elas a mais importante: é possível conviver com as diferenças, pois Luan é uma amiguinho querido por todos!
Luan Mercês - Aluno da turma 1201
No dia 02 de abril, a professora Isabelle propôs uma atividade em que cada aluno ganhou quatro bonecos recortados em papel branco, para que criassem personagens diferentes. Estando os bonecos lado a lado, o objetivo era representar o conceito de que todos somos diferentes e únicos, mas conviver com as diferenças é possível!
Os alunos adoraram desenhar e colorir os bonecos! Surgiram bonecos com camisa de time, diferentes expressões, bonecos que representavam adultos, crianças e muito mais!
Ao final da atividade, foi montado um cartaz com a pesquisa realizada pela professora e com os bonecos criados pelos alunos, todos de mãos dadas, representando a união da sociedade pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
As famílias precisam conhecer as características do autismo, para identificarem os possíveis casos com maior rapidez, e com o diagnóstico, iniciar imediatamente o tratamento que pode trazer ao autista a chance de levar uma vida com mais qualidade em sociedade.
A Inclusão Escolar é um assunto sério e sempre precisa ser inserido nas ações das escolas.
A Escola Municipal Presidente Roosevelt vestiu-se de azul e abraçou a ideia!
Partindo da esquerda: Diretora Márcia Cristina, o aluno Luan Mercês, a professora Isabelle Rocha, a Coordenadora Pedagógica Zaide Maria e a Diretora Adjunta Andréa Moraes
O mistério em torno do Autismo inspira emoção, curiosidade e poesia...
"Encerrado no teu mundo
Crias rotinas de vida
... a mim tu não te revelas,
Clique na imagem abaixo e veja mais sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo:
O Rioeduca parabeniza a E.M. Presidente Roosevelt pelo exemplo de ação que favorece a Inclusão.
Sua escola também realiza projetos e atividades que beneficiam a Inclusão? Nossa Rede precisa conhecer você!
Entre em contato com o Rioeduca.
|

