A A A C
email
Todos os posts escritos por Neilda Silva - Representante do Rioeduca da 8ª Cre
Retornando 6 resultados para o autor 'Neilda Silva - Representante do Rioeduca da 8ª Cre'

Sexta-feira, 17/02/2012

Acolher na Educação Infantil é Fundamental!

Tags: 8ªcre, educaçãoinfantil.

 

 

O Acolhimento é um momento de muitas expectativas para todos os envolvidos no processo de adaptação dos pequeninos ao ambiente escolar.

Alunos, pais e professores precisam vencer a ansiedade de enfrentar o novo.

Todas as escolas do Rio de Janeiro que atendem a Educação Infantil prepararam atividades pensando em tornar esse momento alegre, diferente, especial... Acolhedor!

 

 

 

 

" Acolher, mais do que apenas adaptar, é um movimento afetivo de aceitação que equivale a um abraço bem forte, abraço completo, quentinho. "
 

 

No Ciep Amilcar Cabral o acolhimento foi um momento planejado com carinho e cuidado.

O primeiro contato com a escola, os novos amiguinhos e todas as novidades do ambiente escolar precisam ser experimentados de forma prazerosa para todos!

Os pais já haviam passado por entrevista e reconhecimento do espaço, agora era o momento de transmitir segurança e apoio aos novos alunos do Ciep.

 

 

 

 

"O Acolhimento é feito com muita seriedade, comprometimento e qualidade, mas também é momento de carinho e muitas brincadeiras!"

 

 

 

 

O período de acolhimento acontece em horário reduzido, mas aos poucos o horário vai se normalizando para que as crianças logo se acostumem com toda a rotina da escola.

O Ciep Amilcar Cabral é uma escola de horário único, e na Educação Infantil atende à 11 turmas divididas entre Maternal I, Maternal II e Pré-Escolar.

 

 

 

 

"Fazer novos amiguinhos é bom demais!"

 

 

 

 

" Quando somos acolhidos, bem recebidos, em qualquer lugar, em geral nossa reação é de simpatia e abertura, esperando o melhor daquele ambiente e daquelas pessoas. "

 

 

 

 

Os primeiros dias dos alunos da Educação Infantil foram registrados no Blog do Ciep Amilcar Cabral.

As próximas atividades que serão registradas no Blog prometem ser bem coloridas e alegres! Isto porque está sendo preparado o Bailinho de Carnaval da Educação Infantil!

Se quiser conhecer mais sobre esta escola tão acolhedora e feliz, clique na foto abaixo e conheça o Blog do Ciep Amilcar Cabral.

 

 

 

 

O Rioeduca quer registrar e divulgar o Blog da sua escola!

Entre em contato conosco!

neildasilva@rioeduca.net

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 20/01/2012

2012 Representa Um Novo Tempo para a E.M. Professor Joaquim da Costa Ribeiro

Tags: 8ªcre, blogsdeescolas.

 

De acordo com os Maias  2012 pode ser o fim de tudo, mas para a Escola Municipal Professor Joaquim da Costa Ribeiro será apenas o início de grandes conquistas no mundo dos saberes e das interações

 

Um dos mais antigos povos da América Central, os Maias destacam-se até hoje por sua organizada estrutura de ciência, história, arte e religião.

 

Das várias profecias feitas por esse povo, há mais de 5 mil anos, a que mais chama a atenção de cientistas e filósofos de todo o mundo é a exatidão e o mistério contidos no calendário maia, que cita o ano 2012 como um ano-chave para mudanças em nosso planeta e o fim de um ciclo.

 

Se este "fim de um ciclo" representa o fim do mundo ou coisa parecida, para a escola municipal Professor Joaquim da Costa Ribeiro, 2012 será sem dúvida o marco de um novo tempo!

 

 

Nasce o Blog da E.M. Professor Joaquim da Costa Ribeiro

 

 

Na volta às aulas o Blog da escola será administrado por alunos e professores.

 

Essa interação é muito produtiva, pois professores e alunos poderão refletir juntos sobre a ética nas Redes Sociais, além de muitos outros conceitos relevantes na seleção de fotos, textos e assuntos que devem estar presentes ou não no Blog Escolar.

 

A equipe pedagógica da escola Professor Joaquim da Costa Ribeiro espera que este Blog seja mais uma forma de integrar professores e alunos, além de estimular os estudos e divulgar o desenvolvimento dos projetos.

 

Para a escola, um ano novo combina com atitudes novas! Por isso no dia 11 de janeiro foi dado somente o primeiro passo para a construção deste espaço virtual, que com a colaboração da comunidade escolar irá se tornar parte integrante das ferramentas presentes no processo de ensino-aprendizagem.

 

 

 

 

Sigam o Blog da E.M. Professor Joaquim da Costa Ribeiro!

Clique aqui!

 

Sua escola já tem um Blog?

Para mantê-lo atualizado e com caráter pedagógico, veja estas dicas:

 

http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=1808

 

O Rioeduca parabeniza a equipe da E.M. Professor Joaquim da Costa Ribeiro pela criação do Blog!

 

                                                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 11/11/2011

Ayrton Senna da Silva, Formando Campeões

Tags: 8ªcre.

 

 Ayrton Senna da Silva, formando campeões!

 

 

 Ayrton Senna da Silva nasceu em 21 de março de 1960, em São Paulo e é considerado um dos melhores pilotos de todos os tempos!

 

Senna viveu uma vida inteira dedicada às competições automobilísticas. Conquistou suporte de pessoas importantes do esporte e foi um dos pilotos mais respeitados pelos especialistas na Fórmula-1.

 

O charme e sorriso jovial fizeram com que Ayrton se tornasse um verdadeiro herói moderno!

 

Ayrton Senna conquistou 41 vitórias, 65 pole positions e 19 melhores voltas de corrida durante sua passagem pela Fórmula-1.

 

 

Mas simples estatísticas não constroem um ídolo. O relacionamento entre ele e as pessoas ia além de um simples Grande Prêmio. O brasileiro tinha talento ilimitado dentro das pistas e fora delas, Ayrton era gentil e atencioso com os inúmeros fãs, amado por seus familiares e tinha uma grande preocupação com a educação das crianças brasileiras!

 

 Em 1994 é criado o Instituto Ayrton Senna, que é a concretização do sonho do tricampeão de oferecer às novas gerações de brasileiros as oportunidades necessárias para que desenvolvam seus potenciais e sejam campeões na escola e na vida.

 

A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro em parceria com o Instituto, oferece aos alunos da rede os projetos de Realfabetização e Aceleração da Aprendizagem. 

 

 

 

Através destes projetos nasce a esperança de mais um campeão brasileiro, pois a aquisição da leitura e da escrita amplia as perspectivas de futuro e esse era o maior sonho de nosso campeão Ayrton Senna!

 

"Sua trágica morte não paralisou seus sonhos!"

 

Seguindo o exemplo deste inesquecível herói brasileiro, a Escola Municipal Ayrton Senna da Silva também acredita que através da Educação formam-se verdadeiros campeões!

 

A diretora Vilma Maria, a adjunta Viviany Cecy e a coordenadora Noemi Gonçalves formam juntamente com os professores uma equipe vencedora de desafios da aprendizagem!

 

O Blog da escola é um espaço onde se compartilha um pouco do sucesso de nossos brasileirinhos da 8ª CRE. 

 

"Canto de Paz!" Coral realizado ao final do ano letivo

 

Conheça o Blog do Senninha!

Clique na imagem abaixo:

 

 

Se você  é da 8ª CRE e deseja montar o Blog da sua escola, entre em contato com:

neildasilva@rioeduca.net

Twitter: @Prof_Neilda

Terei imenso prazer em ajudar!

 

 

                                                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 28/10/2011

Anna Amélia Queiróz Carneiro de Mendonça - Uma defensora da Educação!

Tags: 8ªcre.

 

 

Anna Amélia Queiróz Carneiro de Mendonça.

 

                                                                   

 


Poetisa, tradutora e feminista carioca, teve poemas e crônicas publicados pelos mais importantes jornais do país.


Não tem limites a vastidão de qualidades e, portanto, de adjetivos, que se precisaria empregar para descrever uma personalidade como a de Anna Amélia Queiróz Carneiro de Mendonça.


A multiplicidade de facetas de que se valeu para conviver com seu tempo chama atenção logo de início: pioneira, foi a primeira mulher membro de um tribunal eleitoral do país; defensora da educação e dos estudantes, foi presidente da Casa do Estudante do Brasil durante mais de 40 anos e ajudou a fundar a Associação Brasileira de Estudantes.

 

 

 


A carioca Anna Amélia de Queiróz Carneiro de Mendonça, passou a infância no interior de Minas Gerais, em Itabirito, na Usina Esperança, primeira siderúrgica comercial a funcionar regularmente no Brasil, um pioneirismo de seu pai, José Joaquim de Queiroz Júnior.


Anna Amélia não estudou em escola, foi educada por preceptoras brasileiras, inglesas e alemãs.Aprendeu inglês, francês e alemão.

A rimar, parece que Anna Amélia nunca teve que aprender; toda a família se lembrava da menina de pouco mais de três anos a exclamar, de olho no tempo, ainda sem dominar todos os erres:

 

 

 

 

Anos mais tarde era confirmado seu talento como escritora!

Os poetas sabem falar sobre o amor de forma sensível e profunda!
Anna Amélia não foi diferente. Vejam o belíssimo poema escrito por ela sobre o tema:

 

 

 

Na rua Biarritz, em Bangu, existe uma escola da Rede Municipal que recebeu este nome, para homenagear esta grande mulher!

Inspirados por seu amor e dedicação  aos estudantes do Brasil, a equipe de educadores da Escola Municipal Anna Amélia de Queiróz Carneiro de Mendonça, investe em projetos e ações que visam formar jovens atuantes na busca de uma sociedade melhor, respeitando as diferenças e acreditando na igualdade de direitos de todo cidadão!

 

O Rioeduca parabeniza a 8ª CRE e toda  a Comunidade escolar !

 

Procure o representante de sua CRE e divulgue as ações de sua escola!

 

Fonte: http://www.antoniomiranda.com.br/iberoamerica/brasil/ana_amelia.html

http://poesiasselecionadas.spaceblog.com.br

 

                                                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share