A A A C
email
Todos os posts escritos por Patrícia Fernandes (Texto da professora Imaculada Conceição)
Retornando 1 resultado para o autor 'Patrícia Fernandes (Texto da professora Imaculada Conceição)'

Segunda-feira, 15/12/2014

Oficina Animação Trash

Tags: 6ªcre.

 

A professora Imaculada Conceição realiza no Núcleo de Arte Grande Otelo a oficina de vídeo Animação Experimental Animação Trash, com alunos de 6 a 14 anos da rede municipal de ensino. Vamos conhecer este maravilhoso trabalho?

 

A professora Imaculada Conceição é arte educadora do ensino público municipal do Rio de Janeiro e leciona na rede há 30 anos no ensino regular e, atualmente, no Núcleo de Arte Sebastião Bernardes de Souza Prata - Grande Otelo - 6ªCRE-RJ/SME-PCRJ.

 

Em 2009, ela criou um curso de vídeo animação, que batizou de "Animação Trash". O tema da oficina mostra a valorização da capacidade criativa, o saber valer-se dos improvisos e acasos numa busca por soluções criativas, do saber apropriar-se da tecnologia disponível (no espaço escolar), tal como os realizadores do cinema denominado "trash" fazem seus filmes com os recursos disponíveis. 

 

E se os filmes trashs são considerados, por um lado, "mal feitos", devido à escassez de recursos, por outro, é um desafio à capacidade criativa e de superação das dificuldades. O "trash", nessa oficina, não traduz o "mal feito", mas o desafio de trabalhar com as possibilidades!

 

Alunas em uma aula de edição de vídeo.

 

A oficina de vídeo animação experimental do Núcleo de Arte Grande Otelo "Animação Trash", coordenada pela professora Imaculada Conceição, tem por objetivos: experimentar, conhecer, trabalhar, refletir a linguagem audiovisual, em especial, a linguagem do cinema de animação, oportunizando a vivência de experiências artísticas e culturais no campo dessa arte. 

 

Na oficina, os alunos conheceram um pouco da arte da animação, assistindo a vídeos e trabalhando técnicas elementares de animação, nos quais o artesanal e o tecnológico interagem. 

 

Os alunos trabalharam técnicas de animação pré-cinema (tamatrópio, folioscópio, flip-book), técnicas "artesanais" de animação (stop motion, captura fotográfica quadro a quadro, com massinha de modelar, com recortes, com bonecos, com objetos etc.), animação com desenhos, animação na técnica pixilation, elementos básicos da edição de vídeo etc.

 

 Revendo "Viagem à Lua", de George Mélies, e construindo os personagens de massinha para realizar a técnica stop motion.

 

Na oficina, foram apresentadas e experimentadas técnicas elementares do cinema de animação, ampliando o repertório artístico-cultural dos alunos, a capacidade de análise crítica e desenvolvendo a capacidade de apreciação da estética cinematográfica e a capacidade de criação/produção de audiovisuais.

 

Os trabalhos de seus alunos participaram, e ainda participam, de vários cine festivais e mostras audiovisuais, como, por exemplo: Anim!Art (2009); I Festival Audiovisual da SME-RJ (2011); 4º Cineducando (2012); FEMACT Rio+20 (2012); Green Nation Fest (2012 e 2013); Festival de Animação de São Gonçalo - AnimaSão (2013, 2014); Recortes da Escola/Mostra Geração, 2012; Mostra Recortes da Escola 2013; Mostra Geração/Festival do Rio 2014; Festiva Anima Mundi (2012, 2013, 2014), entre outros. 

 

 Premiação AnimaRio 2014

 

E ainda dos eventos: Dia da Internet Segura (2013), Tirando a Droga de Cena (2013), Festival do Minuto/Minuteen (2013, 2014), AnimaRio (2014) - etc., onde os alunos foram premiados com os trabalhos realizados na Oficina de Animação Experimental, "Animação Trash", do Núcleo de Arte Grande Otelo/6ªCRE-RJ. 

 

A professora Imaculada coordenou a oficina de vídeo-animação no Núcleo de Arte da 6ª CRE de março de 2009 até o início do segundo semestre de 2010, retornando com a oficina em março de 2013 até o presente momento. 

 

As oficinas do Núcleo de Arte são oferecidas tanto no Núcleo de Arte Grande Otelo, quanto pode ser levada a outras escolas (oficina itinerante) da rede, em especial, as da região da 6ª CRE-RJ.

 

Alunos realizam exercícios de edição de imagem.

 

Na oficina "Animação Trash", podem se inscrever alunos de 6 a 14 anos, de todas as séries do ensino público fundamental do município do Rio.

 

A linguagem audiovisual é uma ótima forma de estimular a criatividade das crianças. Ela contribui muito para o desenvolvimento intelectual, lidando diretamente com a criatividade.

 

Que tal levar essa ideia para a sua escola?

Será uma ótima maneira de aumentar as atividades dos alunos de uma forma muito mais prazerosa: BRINCANDO!

Assim, pais, alunos, diretores, coordenadores e todas as pessoas ligadas à escola poderão admirar as criações dos pequenos e até se surpreender, pois muita coisa inesperada surgirá das férteis mentes infantis.

 

Professora orientando a edição de vídeo.

 

Parabéns, professora Imaculada Conceição, pelo trabalho de excelência que realiza com os alunos da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. É um orgulho tê-la na 6ª CRE!

 

Você quer ver o seu trabalho publicado no Portal Rioeduca? Entre em contato com o professor representante da sua CRE! Até a próxima semana!

 

Prof.ª Patrícia Fernandes – Representante do Rioeduca na 6ª Cre
Facebook: patrícia_pff@yahoo.com.br
E-mail: pferreira@rioeduca.net


 

                               

         

 

 

 


   
           



Yammer Share