
Sexta-feira, 17/08/2012
FolcloreArte
A E. M. Virgílio Francisco Monteiro está realizando com os alunos o projeto FolcloreArte com o objetivo de fazer com que os alunos conheçam a cultura e a tradição dos povos antigos e compreendam um pouco mais do seu modo de viver através da arte. As crenças, os mitos, as lendas, as festas, as superstições e a arte são a essência de um povo. Daí a ideia da escola de apresentar o folclore através da expressão artística.
Folcore significa sabedoria popular. A palavra folclore vem da expressão inglesa folk-lore, que significa saber do povo. O escritor e colecionador de antiguidades, William John Thoms, criou essa denominação, no século XIX, para identificar e interpretar os saberes do povo.
As manifestações folclóricas são, na verdade, a forma de pensar, de agir e de sentir de um determinado povo. Com toda a sua simplicidade, o folclore apresenta caracterísiticas de todas as regiões de uma nação. O folclore, como cultura popular, torna-se de fundamental importância, pois somos formados por meio de expressões culturais, costumes e tradições.
Pensando nisso, a E. M. Virgílio Francisco Monteiro estará realizando, durante o mês de Agosto, o projeto FolcloreArte, com o objetivo de fazer com que os alunos conheçam a cultura e a tradição de povos antigos e compreendam seu modo de viver hoje. As crenças, os mitos, as lendas, as festas, as superstições e a arte são a essência de um povo. Daí a ideia da escola de apresentar o folclore para seus alunos, através da expressão artísitica.
Alguns momentos do projeto FolcloreArte realizado pela E. M. Virgílio Francisco Monteiro
A E. M. Virgílio Francisco Monteiro reservou todo o mês de agosto para a apreciação e aprendizado do Folclore. Todos os dias, os alunos aprenderão lendas, cantigas, brincadeiras, parlendas e danças que representem o folclore das diversas regiões de nosso país.
No dia 26 de agosto, será realizada a culminância, onde serão expostos os diversos trabalhos realizados pelos alunos e as expressões de dança de algumas regiões. Todos estão convidados!
Veremos, a seguir, o trabalho que já está sendo desenvolvido com o projeto FolcloreArte na E. M. Virgílio Francisco Monteiro.
Alunos aprendem e desenvolvem trabalhos artísiticos sobre as personagens do folclore brasileiro
Alunos e professores preparam a escola para a exposição dos trabalhos sobre o folclore
Alunos trabalham com quebra-cabeça de cantigas de roda
Os trabalhos já desenvolvidos foram expostos na II UExpondo da 6ª CRE de 2012. A escola está toda mobilizada na produção dos cartazes, produções de textos, murais e danças. E tudo isso para comemorar a cultura brasileira em nossa sociedade.
A UExpondo teve como tema Acolhendo a Comunidade, Cultivando nossa Cultura e Cativando nossos Alunos. A exposição contou com grandes atrações e brincadeiras! Vamos ver as atividades preparadas pelos alunos e professores da escola?
Alunos fazem exposição dos trabalhos que realizaram sobre o folclore
Através da expressão artística, alunos apresentam o folcore brasileiro
Os alunos e professores da E. M. Virgílio Francisco Monteiro estão dando conta do recado! Os trabalhos não acabaram aqui não! Dá uma passadinha no blog da escola para ver o desdobramento destas atividades durante todo o mês de agosto. O endereço do blog da escola é http://emvirgiliomonteiro.blogspot.com.br/2011/08/projeto-folclorear.html.
Parabéns à E.M. Virgílio Francisco Monteiro por ajudar seus alunos, através do projeto FolcloreArte, a conhecerem o mundo em que vivem utilizando a sua imaginação. Através dela, o povo procura resolver os mistérios da natureza, entender as dificuldades da vida e seus prórpios temores. Vocês estão ajudando a formar verdadeiros cidadãos.
Envie o seu projeto para ser publicado no Portal Rioeduca! Divulgue o seu trabalho! Nós somos a seXta CRE!
Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca na 6ª CRE Twitter: @PatriciaGed E-mail: pferreira@rioeduca.net
|


Quarta-feira, 15/08/2012
E. M. Paraíba: Terceiro Lugar na Copa Toon!
A E. M. Paraíba, com o apoio do prof.º Anderson, do Mais Educação, foi a única escola pública a participar do Copa Toon, uma competição anual entre escolas do Rio de Janeiro e São Paulo organizada pelo canal infantil Cartoon Network. Este campeonato tem por objetivo incentivar o convívio familiar, pois valoriza a participação dos familiares nos jogos de futebol.
Para chamar o público infantil para a brincadeira, o canal Cartoon Network promoveu uma nova edição do Copa Toon, que une o esporte mais popular no Brasil, o futebol, e os jogos de cards colecionáveis.
Logomarca da competição Copa Toon retirado do site oficial do evento
Desta vez, a disputa online gira em torno do troféu roubado por alguns personagens do prórpio canal. Os próprios telespectadores tentaram desvendar o mistério e recuperar o troféu. As dicas para revelar o culpado foram inseridas na programação do canal entre os dias 18 e 30 de junho. Informações adicionais puderam ser conseguidas no site do canal cada vez que os usuários participassem dos jogos online do Copa Toon.
A identidade do ladrão foi revelada no dia 1º de julho. Os usuários que acertaram o persoanagem que roubou o troféu receberam como prêmio um traje especial para seus Toonix online.
Página do site www.copatoon.com.br
Além da disputa online, o Copa Toon realiza anualmente uma competição entre escolas no Rio de Janeiro e São Paulo organizadas pelo canal infantil Cartoon Network, com o objetivo de incentivar o convívio familiar. Esta competição valoriza a participação dos familiares nos jogos de futebol.
A competição permitiu que tanto os pequenos quanto suas famílias jogassem uma partida de futebol com a presença dos personagens mais famosos do canal. A disputa teve o apoio da empresa de telefonia Claro e do Movimento Cartoon.
Logomarca da competição Copa Toon de futebol
A edição no Rio de Janeiro foi no Centro de Futebol do Zico, no Recreio dos Bandeirantes. O evento já teve os nomes de Copa Kids, Copa Disney, Copa Jetix e Copa Fox Kids. As disputas cariocas, este ano, foram nos dias 16 e 17 de junho, e contou com a participação de 48 escolas com crianças de 4 e 11 anos.
Nas edicões anteriores somente escolas particulares participaram do evento. Contudo, este ano, com o apoio do prof.º Anderson do Mais Educação, a E. M. Paraíba foi a única escola pública a participar deste campeonato, garantindo o terceiro lugar. Parabéns a todos!
Alunos da E. M. Paraíba participam do Copa Toon
Alunos da E. M. Paraíba se preparam para entrar na competição
Personagens do Cartoon Network animam a competição entre as escolas
Alunos da E. M Paraíba realizam aquecimento antes de entrar na competição
Alunos da E. M. Paraíba participam de competição de futebol no Copa Toon
Através desta ação, a E. M. Paraíba está ensinando seus alunos a que aprender com o outro é mais rápido e mais afetivo porque é mais prazeroso. Uma das coisas que o jogo assegura é esse espaço de prazer e aprendizagem. O jogo ativa e desenvolve os esquemas de conhecimento, aqueles que vão poder colaborar na aprendizagem de qualquer novo conhecimento.
Este tipo de trabalho não é novidade para a equipe da E. M. Paraíba, pois a escola conta com profissionais e parceiros extremamente preocupados em desenvolver todas as habilidades necessárias ao pleno desenvolvimento de seus alunos. É uma equipe 10!
Alunos, professores, gestores e parceiros merecem aplausos pelo belo trabalho que realizam! Um agradecimento especial deve ser dado ao cuidadoso e profissional prof.º Anderson, técnico da equipe, e aos familiares que acompanharam, torceram e apoiaram todas as ações da escola neste evento de muitas conquistas.
Parabéns à equipe da E. M. Paraíba, por proporcionar aos seus alunos momentos de aprendizagem prazerosa e significativa através do jogo. Jogar é uma função indispensável à criança, pois favorece o desenvolvimento motor, cognitivo e sócioeducativo. É um orgulho ter profissionais dedicados e responsáveis como vocês na 6ª CRE!
Gostou desta postagem? Envie você também o seu projeto e/ou ação para ser publicada no Portal Rioeduca! Divulgue o belo trabalho que você realiza em sua escola! Não esqueça de dar uma passadinha no blog da E. M Paraíba para conhecer as outras açõe e projetos da escola. Nós somos a sexta CRE!
Blog da E. M. Paraíba: http://escolaparaibario.blogspot.com.br
Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca 6ª CRE Twitter: @PatriciaGed E-mail: pferreira@rioeduca.net
|


Sexta-feira, 03/08/2012
Anfitriões do Futuro
Através do projeto Anfitriões do Futuro, as turmas 1.501 e 1.502, da E. M. Cláudio Ganns, realizaram uma visita cultural à Ilha Fiscal. Com este projeto, procura-se conscientizar os alunos que eles fazem parte da cidade do Rio de Janeiro e devem fazer dela a sua casa.
A Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Riotur, lançou o projeto Anfitriões do Futuro. Este projeto conta com dois ônibus exclusivos e uma equipe de 50 guias e monitores amplamente treinados para apresentar a cidade, seus encantos e sua história. Somente em 2012, serão beneficiados cerca de 13 mil alunos da rede pública municipal de ensino (entre 9 e 11 anos).
O Rio de Janeiro vai sediar eventos importantes como a Copa do Mundo, a Jornada Mundial da Juventude, a Copa das Confederações e os Jogos Olímpicos. É importante fazer com que a criança tenha orgulho de ser carioca hoje, para que amanhã possa ser uma anfitriã feliz em mostrar o que nós temos de melhor.
Para se tornar um Anfitrião do Futuro, cada criança deve se sentir parte da cidade e fazer dela a sua casa, disse o Secretário Especial de Turismo e Presidente da Riotur Antônio Pedro Figueira de Mello, ressaltando que atividades com este perfil melhoram a autoestima e refletem positivamente no desempenho escolar.
Alunos e professoras da E. M. Cláudio Ganns que participaram do projeto Anfitriões do Futuro
O objetivo deste projeto é conscientizar os alunos de que a cidade é patrimônio de todos. Durante os passeios, são realizadas ações educativas que mostram a importância do turismo e da preservação do patrimônio e do meio ambiente, com a intenção de criar nas crianças o senso de pertencimento em relação à cidade e ensinar as principais caracterísiticas de um bom anfitrião.
Os passeios acontecem de março a junho e de agosto a novembro de 2012. Dois ônibus turísiticos, com capacidade para 42 crianças cada um, levam os alunos para roteiros turísticos do Rio de Janeiro. Os passeios acontecem de 2ª a 6ª feira.
Ônibus do projeto Anfitriões do Futuro usado pelos alunos da E.M. Cláudio Ganns
Os alunos do 5º Ano da E. M. Cláudio Ganns participaram do projeto Anfitriões do Futuro e realizaram um passeio para a Ilha Fiscal. Os alunos contaram com a parceria e orientação de suas professoras Maria da Glória, da turma 1.501 e Elga, da turma 1.502.
Passeio realizado pelos alunos da E. M. Cláudio Ganns à Ilha Fiscal
A llha Fiscal é um paraíso cultural bem perto de você; localiza-se na Baía de Guanabara e foi primitivamente denominada Ilha dos Ratos. O seu atual nome provém do fato de ali ter funcionado o posto da Guarda Fiscal, que atendia o porto da então capital, no século XIX.
A Ilha celebrizou-se por ter abrigado o famoso baile da Ilha Fiscal, a última Grande Festa do Império antes da Proclamação da República. Atualmente, abriga um museu histórico-cultural, mantido pela Marinha do Brasil.
Representação do baile da Ilha Fiscal
Vamos ver abaixo alguns momentos importantes da visita dos alunos da E. M. Cláudio Ganns à Ilha Fiscal.
Professora Maria da Glória e alunos da 1.501 se preparam para ir à Ilha Fiscal
Alunos da 1.502 e professora Elga a caminho da Ilha Fiscal
Alunos acessam à Ilha Fiscal em uma escuna
O guia do passeio, Sr.º Jorge, orienta os alunos do 5º ano
Alunos e pofessores ficam encantados com os vitrais coloridos observados durate o passeio
O luxo e a beleza da sala de jantar exposta na Ilha Fiscal
Alunos do 5º ano dão uma pausa no passeio para lanchar
Parabéns à SME por proporcionar aos nossos alunos a oportunidade de conhecer o Rio de Janeiro, ampliando seus horizontes e se apoderando dos espaços da cidade.
Parabéns às professoras Elga e Maria da Glória por embarcarem nesta viagem emocionante ajudando, desta forma, a desenvolver a consciência da preservação do meio ambiente e do patrimônio físico e cultural da cidade; fatores básicos para uma vida cidadã responsável e de qualidade.
Parabéns, especialmente, aos nossos Anfitriões do Futuro do 5º Ano da E. M. Cláudio Ganns. A cidade é patrimônio de todos! Divulguem esta ideia!
Gostou desta postagem? Faça uma visita no blog da E. M. Cláudio Ganns e conheça outros projetos e atividades realizados pela escola http://escolaclaudioganns.arteblog.com.br. Nós somos a seXta CRE!
Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca 6ª CRE Twitter: @PatriciaGed E-mail: pferreira@rioeduca.net
|


Quarta-feira, 01/08/2012
Troféu Green Nation Fest
A professora Márcia Cristina Neves Reis, da Sala de Leitura no CIEP Zumbi dos Palmares e PI de Língua Portuguesa na E. M. Monte Castelo, foi uma das ganhadoras do troféu Green Nation Fest, na categoria melhor roteiro de ficção no júri popular.
O Green Nation Fest é um festival interativo e sensorial que estimula o público visitante a agir por um mundo mais sustentável. O evento trata de questões ambientais de maneira descontraída, usando cinema, educação, esporte e moda para abordar o assunto.
Logomarca do Green Nation Fest
Este evento reúne uma amostra competitiva de filmes, roteiros de ficção, projetos arquitetônicos, blogs, microblogs, álbuns de fotos e cartoons com a temática da sustentabilidade ambiental e qualidade de vida.
A professora Márcia Cristina Neves Reis foi uma das ganhadoras do troféu Green Nation Fest, na categoria melhor roteiro de ficção no júri popular. Ela é professora de Língua Portuguesa, desenvolve projetos pedagógicos e escreve poesias, contos, artigos e literatura infantil. Tem curso de roteirista e ama literatura e cinema.
A prof.ª Márcia Cristina recebe o troféu Green Nation Fest
A professora Márcia Cristina concorreu com o roteiro de ficção A Menina que não poupava água. Este texto conta a história de Thalita, uma menina que tem o costume de gastar água e não acredita que um dia esse recurso poderá deixar de existir no planeta. Uma noite Thalita tem um estranho sonho que a faz pensar mais seriamente no assunto.
Com este roteiro de ficção, a professora Márcia estará ajudando a todos a se conscientizarem que economizar é a melhor forma de valorizar esse líquido tão precioso e para que isso se fundamente, as atitudes diárias são capazes de fazer a diferença.
Professora Márcia é chamada ao palco para receber o troféu
Professora Márcia recebe o troféu Green Nation Fest
Professora Márcia, orgulhosa, apresenta o seu troféu
Ganhadores do troféu Green Nation Fest tiram foto com artistas da Globo
Paciência e perseverança são qualidades de que um roteirista necessita e muito. Este profissional tem que ter um grande amor pela arte. Essas são caracterísitcas que descrevem a professora Márcia Cristina Neves. Caracterísiticas estas que deixam aflorar a sua criativiade, dinamismo, firmeza, flexibilidade, ousadia e, acima de tudo, sensibilidade artística.
Parabéns, prof.ª Márcia Cristina! Ganhar o troféu Green Nation Fest demonstrou todo o seu talento e grande conhecimento literário. É um orgulho tê-la como professora da nossa rede!
Envie o seu projeto para ser publicado no Portal Rioeduca! Utilize este espaço para divulgar o trabalho que você realiza na sua Unidade Escolar! Nós somos a seXta CRE!
Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca 6ª, CRE Twitter: @PatriciaGed E-mail: pferreira@rioeduca.net
|

