A A A C
email
Todos os posts escritos por Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca, 6ª CRE
Retornando 5 resultados para o autor 'Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca, 6ª CRE'

Sexta-feira, 17/08/2012

FolcloreArte

Tags: 6ªcre, artesmusicais, artesvisuais, artescênicas.

 

A E. M. Virgílio Francisco Monteiro está realizando com os alunos o projeto FolcloreArte com o objetivo de fazer com que os alunos conheçam a cultura e a tradição dos povos antigos e compreendam um pouco mais do seu modo de viver através da arte. As crenças, os mitos, as lendas, as festas, as superstições e a arte são a essência de um povo. Daí a ideia da escola de apresentar o folclore através da expressão artística.

 

Folcore significa sabedoria popular. A palavra folclore vem da expressão inglesa folk-lore, que significa saber do povo. O escritor e colecionador de antiguidades, William John Thoms, criou essa denominação, no século XIX, para identificar e interpretar os saberes do povo.

 

As manifestações folclóricas são, na verdade, a forma de pensar, de agir e de sentir de um determinado povo. Com toda a sua simplicidade, o folclore apresenta caracterísiticas de todas as regiões de uma nação. O folclore, como cultura popular, torna-se de fundamental importância, pois somos formados por meio de expressões culturais, costumes e tradições.

 

Pensando nisso, a E. M. Virgílio Francisco Monteiro estará realizando, durante  o mês de Agosto, o projeto FolcloreArte, com o objetivo de fazer com que os alunos conheçam a cultura e a tradição de povos antigos e compreendam seu modo de viver hoje.  As crenças, os mitos, as lendas, as festas, as superstições e a arte são a essência de um povo. Daí a ideia da escola de apresentar o folclore para seus alunos, através da expressão artísitica.

 

 

Alguns momentos do projeto FolcloreArte realizado pela E. M. Virgílio Francisco Monteiro

 

 

A E. M. Virgílio Francisco Monteiro reservou todo o mês de agosto para a apreciação e aprendizado do Folclore. Todos os dias, os alunos aprenderão lendas, cantigas, brincadeiras, parlendas e danças que representem o folclore das diversas regiões de nosso país.

 

No dia 26 de agosto, será realizada a culminância, onde serão expostos os diversos trabalhos realizados pelos alunos e as expressões de dança de algumas regiões. Todos estão convidados!

 

Veremos, a seguir, o trabalho que já está sendo desenvolvido com o projeto FolcloreArte na E. M. Virgílio Francisco Monteiro.

 

Alunos aprendem e desenvolvem trabalhos artísiticos sobre as personagens do folclore brasileiro

 

 

 

Alunos e professores preparam a escola para a exposição dos trabalhos sobre o folclore

 

 

 

Alunos trabalham com quebra-cabeça de cantigas de roda

 

 

Os trabalhos já desenvolvidos foram expostos na II UExpondo da 6ª CRE de 2012. A escola está toda mobilizada na produção dos cartazes, produções de textos, murais e danças. E tudo isso para comemorar a cultura brasileira em nossa sociedade.

 

A UExpondo teve como tema Acolhendo a Comunidade, Cultivando nossa Cultura e Cativando nossos Alunos. A exposição contou com grandes atrações e brincadeiras! Vamos ver as atividades preparadas pelos alunos e professores da escola?

 

 

Alunos fazem exposição dos trabalhos que realizaram sobre o folclore

 

 

 

Através da expressão artística, alunos apresentam o folcore brasileiro

 

 

Os alunos e professores da E. M. Virgílio Francisco Monteiro estão dando conta do recado! Os trabalhos não acabaram aqui não! Dá uma passadinha no blog da escola para ver o desdobramento destas atividades durante todo o mês de agosto. O endereço do blog da escola é http://emvirgiliomonteiro.blogspot.com.br/2011/08/projeto-folclorear.html.

 

Parabéns à E.M. Virgílio Francisco Monteiro por ajudar seus alunos, através do projeto FolcloreArte, a conhecerem o mundo em que vivem utilizando a sua imaginação. Através dela, o povo procura resolver os mistérios da natureza,  entender as dificuldades da vida e seus prórpios temores. Vocês estão ajudando a formar verdadeiros cidadãos.

 

Envie o seu projeto para ser publicado no Portal Rioeduca! Divulgue o seu trabalho! Nós somos a seXta CRE!

 

Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca na 6ª CRE

Twitter: @PatriciaGed

E-mail: pferreira@rioeduca.net

                                

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 15/08/2012

E. M. Paraíba: Terceiro Lugar na Copa Toon!

Tags: 6ªcre, educaçãofísica, jogos, competições.

 

A E. M. Paraíba, com o apoio do prof.º Anderson, do Mais Educação, foi a única escola pública a participar do Copa Toon, uma competição anual entre escolas do Rio de Janeiro e São Paulo organizada pelo canal infantil Cartoon Network. Este campeonato tem por objetivo incentivar o convívio familiar, pois valoriza a participação dos familiares  nos jogos de futebol.

 

Para chamar o público infantil para a brincadeira, o canal Cartoon Network promoveu uma nova edição do Copa Toon, que une o esporte mais popular no Brasil, o futebol, e os jogos de cards colecionáveis.

 

 

Logomarca da competição Copa Toon retirado do site oficial do evento

 

 

Desta vez, a disputa online gira em torno do troféu roubado por alguns personagens do prórpio canal. Os próprios telespectadores tentaram desvendar o mistério e recuperar o troféu. As dicas para revelar o culpado foram inseridas na programação do canal entre os dias 18 e 30 de junho. Informações adicionais puderam ser conseguidas no site do canal cada vez que os usuários participassem dos jogos online do Copa Toon.

 

A identidade do ladrão foi revelada no dia 1º de julho. Os usuários que acertaram o persoanagem que roubou o troféu receberam como prêmio um traje especial para seus Toonix online.

 

 

Página do site www.copatoon.com.br

 

 

Além da disputa online, o Copa Toon realiza anualmente uma competição entre escolas no Rio de Janeiro e São Paulo organizadas pelo canal infantil Cartoon Network, com o objetivo de incentivar o convívio familiar. Esta competição valoriza a participação dos familiares nos jogos de futebol.

 

A competição permitiu que tanto os pequenos quanto suas famílias  jogassem uma partida de futebol com a presença dos personagens mais famosos do canal. A disputa teve o apoio da empresa de telefonia Claro e do Movimento Cartoon.

 

 

Logomarca da competição Copa Toon de futebol

 

 

A edição no Rio de Janeiro foi no Centro de Futebol do Zico, no Recreio dos Bandeirantes. O evento já teve os nomes de Copa Kids, Copa Disney, Copa Jetix e Copa Fox Kids. As disputas cariocas, este ano, foram nos dias 16 e 17 de junho, e contou com a participação de 48 escolas com crianças de 4 e 11 anos.

 

Nas edicões anteriores somente escolas particulares participaram do evento. Contudo, este ano, com o apoio do prof.º Anderson do Mais Educação, a E. M. Paraíba foi a única escola pública a participar deste campeonato, garantindo o terceiro lugar. Parabéns a todos!

 

 

Alunos da E. M. Paraíba participam do Copa Toon

 

 

 

Alunos da E. M. Paraíba se preparam  para entrar na competição

 

 

 

Personagens do Cartoon Network animam a competição entre as escolas

 

 

 

Alunos da E. M Paraíba realizam aquecimento antes de entrar na competição

 

 

 

Alunos da E. M. Paraíba participam de competição de futebol no Copa Toon

 

 

Através desta ação, a E. M. Paraíba está ensinando seus alunos a que aprender com o outro é mais rápido e mais afetivo porque é mais prazeroso. Uma das coisas que o jogo assegura é esse espaço de prazer e aprendizagem. O jogo ativa e desenvolve os esquemas de conhecimento, aqueles que vão poder colaborar na aprendizagem de qualquer novo conhecimento.

 

Este tipo de trabalho não é novidade para a equipe da E. M. Paraíba, pois a escola conta com profissionais e parceiros extremamente preocupados em desenvolver todas as habilidades necessárias ao pleno desenvolvimento de seus alunos. É uma equipe 10!

 

Alunos, professores, gestores e parceiros merecem aplausos pelo belo trabalho que realizam! Um agradecimento especial deve ser dado ao cuidadoso e profissional prof.º Anderson, técnico da equipe, e aos familiares que acompanharam, torceram e apoiaram todas as ações da escola neste evento de muitas conquistas.

 

Parabéns à equipe da E. M. Paraíba, por proporcionar aos seus alunos momentos de aprendizagem prazerosa e significativa através do jogo. Jogar é uma função indispensável à criança, pois favorece o desenvolvimento motor, cognitivo e sócioeducativo. É um orgulho ter profissionais dedicados e responsáveis como vocês na 6ª CRE!

 

Gostou desta postagem? Envie você também o seu projeto e/ou ação para ser publicada no Portal Rioeduca! Divulgue o belo trabalho que você realiza em sua escola!  Não esqueça de dar uma passadinha no blog da E. M Paraíba para conhecer as outras açõe e projetos da escola. Nós somos a sexta CRE!

 

Blog da E. M. Paraíba: http://escolaparaibario.blogspot.com.br

 

Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca 6ª CRE

Twitter: @PatriciaGed

E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 03/08/2012

Anfitriões do Futuro

Tags: 6ªcre, visitas, meioambiente, protagonismojuvenil.

 

Através do projeto Anfitriões do Futuro, as turmas 1.501 e 1.502, da E. M. Cláudio Ganns, realizaram uma visita cultural à Ilha Fiscal. Com este projeto, procura-se conscientizar os alunos que eles fazem parte da cidade do Rio de Janeiro e devem fazer dela a sua casa.

 

A Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Riotur, lançou o projeto Anfitriões do Futuro. Este projeto conta com dois ônibus exclusivos e uma equipe de 50 guias e monitores amplamente treinados para apresentar a cidade, seus encantos e sua história. Somente em 2012, serão beneficiados cerca de 13 mil alunos da rede pública municipal de ensino (entre 9 e 11 anos).

 

O Rio de Janeiro vai sediar eventos importantes como a Copa do Mundo, a Jornada  Mundial da Juventude, a Copa das Confederações e os Jogos Olímpicos. É importante fazer com que a criança tenha orgulho de ser carioca hoje, para que amanhã possa ser uma anfitriã feliz em mostrar o que nós temos de melhor.

 

Para se tornar um Anfitrião do Futuro, cada criança deve se sentir parte da cidade e fazer dela a sua casa, disse o Secretário Especial de Turismo e Presidente da Riotur Antônio Pedro Figueira de Mello, ressaltando que  atividades com este perfil melhoram a autoestima e refletem positivamente no desempenho escolar.

 

 

Alunos e professoras da E. M. Cláudio Ganns que participaram do projeto Anfitriões do Futuro

 

 

O objetivo deste projeto é conscientizar os alunos de que a cidade é patrimônio de todos. Durante os passeios, são realizadas ações educativas que mostram a importância do turismo e da preservação do patrimônio e do meio ambiente, com a intenção de  criar nas crianças o senso de pertencimento em relação à cidade e ensinar as principais caracterísiticas de um bom anfitrião.

 

Os passeios acontecem de março a junho e de agosto a novembro de 2012. Dois ônibus turísiticos, com capacidade para 42 crianças cada um, levam os alunos para roteiros turísticos do Rio de Janeiro. Os passeios acontecem de 2ª a 6ª feira.

 

 

Ônibus do projeto Anfitriões do Futuro usado pelos alunos da E.M. Cláudio Ganns

 

Os alunos do 5º Ano da E. M. Cláudio Ganns participaram do projeto Anfitriões do Futuro e realizaram um passeio para a Ilha Fiscal. Os alunos contaram com a parceria e orientação de suas professoras Maria da Glória, da turma 1.501 e Elga, da turma 1.502. 

 

 

Passeio realizado pelos alunos da E. M. Cláudio Ganns à Ilha Fiscal

 

 

A llha Fiscal é um paraíso cultural bem perto de  você; localiza-se na Baía de Guanabara e foi primitivamente denominada Ilha dos Ratos. O seu atual nome provém do fato de ali ter funcionado o posto da Guarda Fiscal, que atendia o porto da então capital, no século XIX.

 

A Ilha celebrizou-se por ter abrigado o famoso baile da Ilha Fiscal, a última Grande Festa do Império antes da Proclamação da República. Atualmente, abriga um museu histórico-cultural, mantido pela Marinha do Brasil.

 

 

Representação do baile da Ilha Fiscal

 

 

Vamos ver abaixo alguns momentos importantes da visita dos alunos da E. M. Cláudio Ganns à Ilha Fiscal.

 

 

Professora Maria da Glória e alunos da 1.501 se preparam para ir à Ilha Fiscal

 

 

 

Alunos da 1.502 e professora Elga a caminho da Ilha Fiscal

 

 

 

Alunos acessam à Ilha Fiscal em uma escuna

 

 

 

O guia do passeio, Sr.º Jorge, orienta os alunos do 5º ano

 

 

 

Alunos e pofessores ficam encantados com os vitrais coloridos observados durate o passeio

 

 

 

O luxo e a beleza da sala de jantar exposta na Ilha Fiscal

 

 

 

Alunos do 5º ano dão uma pausa no passeio para lanchar

 

 

Parabéns à SME por proporcionar aos nossos alunos a oportunidade de conhecer o Rio de Janeiro, ampliando seus horizontes e se apoderando dos espaços da cidade.

 

Parabéns às professoras Elga e Maria da Glória por embarcarem nesta viagem emocionante ajudando, desta forma, a desenvolver a consciência da preservação do meio ambiente e do patrimônio físico e cultural da cidade; fatores básicos para uma vida cidadã responsável e de qualidade.

 

Parabéns, especialmente, aos nossos Anfitriões do Futuro do 5º Ano da E. M. Cláudio Ganns. A cidade é patrimônio de todos! Divulguem esta ideia!

 

Gostou desta postagem? Faça uma visita no blog da E. M. Cláudio Ganns e conheça outros projetos e atividades realizados pela escola http://escolaclaudioganns.arteblog.com.br. Nós somos a seXta CRE!

 

Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca 6ª CRE

Twitter: @PatriciaGed

E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 01/08/2012

Troféu Green Nation Fest

Tags: 6ªcre, meioambiente, eventos, concursos, riodeleitores.

A professora Márcia Cristina Neves Reis, da Sala de Leitura no CIEP Zumbi dos Palmares  e PI de Língua Portuguesa na E. M. Monte Castelo, foi uma das ganhadoras do troféu Green Nation Fest, na categoria melhor roteiro de ficção no júri popular.

 

O Green Nation Fest é um festival interativo e sensorial que estimula o público visitante a agir por um mundo mais sustentável. O evento trata de questões ambientais de maneira descontraída, usando cinema, educação, esporte e moda para abordar o assunto.

 

 

Logomarca do Green Nation Fest

 

 

Este evento reúne uma amostra competitiva de filmes, roteiros de ficção, projetos arquitetônicos, blogs, microblogs, álbuns de fotos e cartoons com a temática da sustentabilidade ambiental e qualidade de vida.

 

A professora Márcia Cristina Neves Reis foi uma das ganhadoras do troféu Green Nation Fest, na categoria melhor roteiro de ficção no júri popular. Ela é professora de Língua Portuguesa, desenvolve projetos pedagógicos e escreve poesias, contos, artigos e literatura infantil. Tem curso de roteirista e ama literatura e cinema.

 

 

A prof.ª Márcia  Cristina recebe o troféu Green Nation Fest

 

 

A  professora Márcia Cristina concorreu com o roteiro de ficção A Menina que não poupava água. Este texto conta a história de Thalita, uma menina que tem o costume de gastar água e não acredita que um dia esse recurso poderá deixar de existir no planeta. Uma noite Thalita tem um estranho sonho que a faz pensar mais seriamente no assunto.

 

Com este roteiro de ficção, a professora Márcia estará ajudando a todos a se conscientizarem que economizar é a melhor forma de valorizar esse líquido tão precioso e para que isso se fundamente, as atitudes diárias são capazes de fazer a diferença.

 

 

Professora Márcia é chamada ao palco para receber o troféu

 

 

 

Professora Márcia recebe o troféu Green Nation Fest

 

 

 

Professora Márcia, orgulhosa, apresenta o seu troféu

 

 

 

Ganhadores do troféu Green Nation Fest  tiram foto com artistas da Globo

 

 

Paciência e perseverança são qualidades de que um roteirista necessita e muito. Este profissional tem que ter um grande amor pela arte. Essas são caracterísitcas que descrevem a professora Márcia Cristina Neves. Caracterísiticas estas que deixam aflorar a sua criativiade, dinamismo, firmeza, flexibilidade, ousadia e, acima de tudo, sensibilidade artística.

 

Parabéns, prof.ª Márcia Cristina! Ganhar  o troféu Green Nation Fest  demonstrou todo o seu talento e grande conhecimento literário. É um orgulho tê-la como professora da nossa rede!

 

Envie o seu projeto para ser publicado no Portal Rioeduca! Utilize este espaço para divulgar o trabalho que você realiza na sua Unidade Escolar! Nós somos a seXta CRE!

 

Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca 6ª, CRE

Twitter: @PatriciaGed

E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share