A A A C
email
Todos os posts escritos por Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca 6ª CRE
Retornando 31 resultados para o autor 'Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca 6ª CRE'

Quarta-feira, 08/08/2012

Receita: Poção Terrível de Bruxa

Tags: educopédia, 6ªcre.

A professora Suellen Rocha, da E. M. Thomas Jefferson, trabalhou com os alunos da turma 1.101, o gênero injuntivo através da  receita fictícia Poção Terrível de Bruxa. Esta atividade tem por objetivo mostrar aos alunos a importância da leitura e da interpretação que fazemos da informações que recebemos, assim como a estrutura desse tipo de texto.

 

Na sociedade atual, são exigidos de cada indivíduo conhecimentos e habilidades que permitam a ele interpretar e analisar, de maneira crítica, a crescente quantidade de informações, vinculadas com velocidade e em quantidade cada vez maior.

 

Nesse contexto, conhecer e usar  bem a língua materna se faz cada vez mais necessário para que o aluno participe ativamente do mundo em que vive. A leitura e a escrita são pontos incontestáveis para que haja uma inclusão do indivíduo dentro da sociedade. E, a escola, tem a responsabilidade de sistematizar esses saberes.

 

Assim, a professora Suellen Rocha, da E. M. Thomas Jefferson, trabalhou com os alunos da turma 1101 o gênero injuntivo, utilizando a receita fictícia de uma poção de bruxa. Ela quis mostrar aos alunos a importância da leitura e sua interpretação, assim como a estrutura desse tipo de texto.

 

 

Algumas imagens da atividade Receita: Poção Terrível de Bruxa

 

 

O gênero injuntivo induz o interlocutor a proceder desta ou daquela forma. Por esse motivo, sua estrutura se caracteriza por verbos no imperativo: ordenando ou sugerindo. As receitas, assim como as bulas de remédio, as instruções de jogos, entre outros textos, são exemplos deste gênero textual.

 

A receita Poção Terrível de Bruxa, usada pela prof.ª Suellen com os alunos da turma 1101 é um gênero textual que apresenta duas partes bem definidas: ingredientes e modo de fazer. Costuma-se empregar uma linguagem  direta, clara e objetiva, pois sua finalidade é levar o  leitor ou cozinheiro a obter sucesso no preparo de um prato culinário.

 

Antes de trabalhar a receita Poção Terrível de Bruxa, a prof.ª Suellen já havia trabalhado outras receitas coletivamente, suco de uva e salada de frutas. Os responsáveis trocaram experiências sobre o uso de receitas usadas em casa, o que eles preparavam, se usavam receitas, qual era a finalidade das receitas, entre outros assuntos.

 

Para trabalhar a receita da bruxa, a professora trouxe a tecnologia para a sala de aula; o que não é novidade para esta turma. Os pequeninos já estão acostumados a trabalhar com o Pé de Vento e a Educopédia.

 

 

Alunos assistem a receita Poção Terrível de Bruxa no datashow

 

 

Com o recurso do netbook e do datashow, foram apresentados aos alunos os ingredientes, o modo de preparar e de usar a receita da poção. Os alunos acompanharam a leitura do texto e, através de perguntas direcionadas pela professora, demonstraram  seus conhecimentos sobre o texto estudado.

 

Em seguida, chegou a hora de explorar a imaginação das crianças e, de uma forma descontraída, a professora Suellen trabalhou a finalidade de uma poção de bruxa, que é transformar alguém ou alguma coisa no que se deseja. Dois alunos foram ao quadro branco, onde foram projetadas as imagens e desenharam como é uma pessoa antes de tomar a poção e como ela ficaria depois de tomar a poção.

 

 

Alunos assistem à apresentação da receita e registram no quadro branco as suas interpretações

 

 

 

Alunos registram no quadro branco  como ficam as pessoas antes e depois de tomar a poção da bruxa

 

 

A próxima etapa foi a criação de outros ingredientes, por parte dos alunos, para substituirem a receita original da bruxa. As produções escritas foram anexadas no portfólio da turma, que a professora Suellen está, particularmente, adorando montar.

 

 

Alunos da turma 1101 produzem um texto com novos ingredientes para a receita da bruxa

 

 

 

Produção feita por dois alunos da turma 1.101

 

 

Foi um dia inesquecível para os alunos da turma 1101. Muitos conhecimentos foram construídos através de atividades que valorizaram as competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos através do lúdico e das novas tecnologias.

 

 

Alunos da turma 1101 demonstram alegria e autonomia na produção das receitas

 

 

A professora Suellen Rocha deixa transparecer no seu trabalho as características ligadas à sua personalidade. Cria um ambiente agradável para o aprendizado, é organizada, gosta de trabalhar com os alunos, atua de maneira constante na sala de aula, é dedicada, responsável e, acima de tudo, versátil e criativa na maneira de ensinar. Enfim, uma professora que toda escola gostaria de ter!

 

Parabéns à professora Suellen Rocha por utlizar as novas tecnologias como uma ferramenta no desenvolvimento da leitura e da escrita dos seus alunos. Esta ação ajuda a desenvolver as habilidades necessárias ao pleno desenvolvimento do aluno e a enriquecer suas aulas.

 

Gostou desta postagem? Dá uma passadinha no blog da E. M. Thomas Jefferson para conhecer os projetos e ações que a ecola realiza. Você vai se surpreender! Nós somos a seXta CRE!

Blog da E. M. Thomas Jefferson: http://emthomasjefferson.blogspot.com.br/

 

Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca 6ª CRE

Twitter: @PatriciaGed

E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 27/07/2012

Proerd: Diga Não às Drogas!

Tags: 6ªcre, saúde.

 

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro realizou na E. M. Maurice Materlinck, com os alunos do 5º ano, o projeto Proerd, Programa Educacional de Resistência às Drogas com o objetivo de prevenir o abuso de drogas e a prática de atos de violência entre estudantes.

 

O Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD -  consiste num esforço cooperativo da Polícia Militar, Escola e Família; visando, através de atividades educacionais em sala de aula, prevenir o abuso de drogas e a prática de atos de violência entre estudantes do Ensino Fundamental no país.

 

 

Mascote do Proerd, Programa Educacional de Resistência às Drogas

 

 

O projeto PROERD possibilita à escola complementar o seu PPP, segundo o que prescreve a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) em seu artigo 2º: A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

 

 

 Slogan do Proerd veiculado no site oficial do projeto

 

 

Com o conteúdo baseado no modelo da educação afetiva, o cerne da filosofia do Proerd está na previsão do aprendizado cumulativo, ou seja, através de um Plano de Estudos sequencial e que promova o conhecimento acumulado, utilizando-se de aulas interativas e expositivas, dinâmicas de grupo, grupos cooperativos, demonstração por dramatização e resolução de exercícios.

 

 

Vídeo explicativo sobre o Proerd produzido pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro

 

 

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro ofereceu o Programa Educacional de Resistência às Drogas às turmas do 5º ano da E.M. Maurice Maeterlinck. Foram 17 lições ministradas pelo instrutor CB PM Ricardo Lima.

 

A formatura dos alunos do PROERD contou com vários momentos de muita emoção: homenagem aos alunos aniversariantes de junho, entrega de certificado, homenagem ao instrutor, homenagem à escola, leitura da redação destaque, entrega de medalhas aos alunos destaques de cada turma e apresentação da música do PROERD.

 

 

Vídeo com coreografia da música do Proerd que os alunos do 5º ano dançam na formatura

 

 

Segundo a Direção da E. M. Maurice Maeterlinck, a apresentação da música do PROERD foi surpreendente e emocionante! Com coreografia própria, a música envolveu inclusive os responsáveis que estavam na arquibancada. Os policiais à frente ensinavam os passos para a mesa de autoridades.

 

Vamos ver um pouco do trabalho que a Polícia Militar do Rio de Janeiro realizou com os alunos do 5º Ano da E. M. Maurice Maeterlinck. Vale a pena conferir!

 

 

Alguns momentos da formatura dos alunos do 5º ano no Proerd

 

 

 

Alunos recebem certificado e realizam a coreografia da música do Proerd

 

 

A E. M. Maurice Maeterlinck agradece à PMERJ a parceria e ao excelente projeto realizado em prol de uma sociedade mais humanda e digna. A equipe pedagógica da escola espera que outros momentos como este se repitam e que o CB PM Ricardo e a CB PM Fátima voltem a visitar os alunos e professores.

 

Você gostou desta postagem? O que você está esperando para enviar o seu projeto? Utilize o espaço do Rioeduca para divulgar o seu trabalho e os projetos que sua escola realiza com os alunos em prol de uma educação mais humana e cidadã. Nós somos a seXta CRE!

 

Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca 6ª CRE

Twitter: @PatriciaGed

E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 25/07/2012

PSE em Ação!

Tags: 6ªcre, saúde.

 

A professora Gwendolyn Sonia, do CIEP Adão Pereira Nunes, e a enfermeira Geiza colocaram em ação o PSE, Programa  Saúde na Escola, com os alunos da turma 1.303. Elas utilizaram  o livro/CD A Família Sujo, que conta a história de uma família que não se esmera na limpeza. Esta ação tem por objetivo ensinar às crianças, desde cedo, hábitos de higiene; a fim de desenvolver sua conscientização quanto a este tema e para que sejam capazes de cuidar do próprio corpo.

 

O PSE (Programa Saúde na Escola) foi lançado em setembro de 2008. Este programa é resultado de uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação, que tem por objetivo reforçar a prevenção à saúde dos alunos brasileiros e construir uma cultura de paz nas escolas.

 

O programa está estruturado em quatro blocos: O primeiro consiste na avaliação das condições de saúde do estudante; o segundo trata da promoção da saúde e da prevenção; o terceiro bloco do programa é voltado à educação permanente e capacitação de profissionais e jovens. O último prevê o monitoramento e a  avaliação da saúde dos estudantes por intermédio de duas pesquisas: PENSE (Pesquisa Nacional de Saúde da Escola) e Encarte Saúde no Censo Escolar (Censo de Educação Básica).

 

 

Símbolo do Programa Saúde na Escola

 

 

A equipe do PSE entrou em ação na turma 1.303, da professora Gwendolyn Sonia, do Ciep Adão Pereira Nunes, com a enfermeira Geiza. A professora da turma passou para os alunos o DVD A Família Sujo, com o grupo Cuidado que Mancha. Ela recomenda a todos este DVD, que além de divertido é extremamente educativo.

 

 

Capa do CD com a história A Família Sujo, apresentado  aos alunos pela prof.ª Gwendolyn Sonia

 

 

O grupo Cuidado que Mancha tem seu núcleo formado por dois gaúchos: Gustavo Finkler e Jackson Zambelli. Musicalmente, a proposta do grupo é buscar a modernidade do timbre do acordeon, do clarinete, da tuba, do bandolim. As letras do grupo contam histórias absurdas de personagens que têm seu cotidiano invadido pelo realismo fantástico.

 

O Cuidado que Mancha lançou, em  1995, o seu primeiro CD. O grupo é formado por Gustavo Finkler (violão e voz), Marcelo Delacroix (baixo e voz), Adriana Marques (voz), Sérgio Olivé (piano), Jorge Cardoso (acordeon), Jorge Matte (bateria) e Jackson Zambelli (percussão).

 

 

Integrantes do grupo Cuidado que Mancha

 

 

Depois de assistirem ao DVD, a enfermeira Geiza contou a história A Família Sujo para os alunos da turma 1.303. As crianças ficaram encantadas!

 

A Família Sujo é um livro / CD que conta, de maneira divertida, a história de uma família que não se preocupa com a limpeza. Sérgio Sujo, o pai e Sula Sujo, a mãe, vivem momentos de atrapalhação quando a filha do casal, Silvia Sujo, desaparece em meio à sujeira. Este livro foi escrito por Gustavo Finkler e publicado pela Editora Projeto.

 

Vamos conferir o trabalho realizado com os alunos da turma 1.303 pela professora Gwendolyn Sonia e pela enfermeira Geiza

 

 

Alunos da turma 1.303 assistem ao filme e escutam a leitura do livro A Família Sujo

 

 

Os hábitos de higine pessoal devem ser ensinados às crianças desde cedo, a fim de desenvolver sua conscientização e para que sejam capazes de cuidar do próprio corpo de forma a promover  sua saúde e autoestima.

 

Parabéns à professora Gwendolyn Sonia e à enfermeira Geiza por oportunizar aos alunos momentos em que eles puderam conhecer e/ou consolidar bons hábitos de higiene através da cultura e da leitura de bons livros.

 

Envie o seu projeto / ação para ser publicado no Portal Rioeduca! Este espaço é seu! Aproveite para divulgar para toda a rede municipal de ensino o trabalho de excelência que você realiza na sua Unidade Escolar. Nós somos a seXta CRE!

 

Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca 6ª CRE

Twitter: @PatriciaGed

E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 20/07/2012

Laços de Amizade

Tags: 6ªcre, educaçãoinfantil.

 

A professora Eliane, da E. M. Thomas Jefferson, e seus alunos da Educação Infantil, desenvolveram nas aulas do mês de julho, o mês da amizade, um projeto que teve como foco a importância das emoções e da amizade entre as pessoas.

 

O que seria de uma pessoa sem ter amigos? Estar junto de pessoas que te fazem bem, te orientam e são capazes de te reconfortar nos momentos difíceis é sempre muito bom. Ter um amigo de verdade é muito difícil!

 

Para a criança, os amigos da rua, do colégio ou do bairro são tão fundamentais na  formação do caráter quanto a família. Eles funcionam como um ponto de referência importante quando se está formulando uma maneira própria de ver o mundo ou de enfrentar situações novas.

 

Com o projeto Laços de Amizade, a professora Eliane, da E. M. Thomas Jefferson, quer levar o aluno  a refletir sobre sua própria conduta e a dos outros. Valores estes que precisam ser estimulados, diálogo, justiça, respeito mútuo, amizade, solidariedade, tolerância; e que os fará agir em prol do outro e em prol do bem comum.

 

 

 

Projeto desenvolvido na E. M. Thomas Jefferson

 

 

Neste projeto, buscam-se desenvolver competências nas crianças, mostrando-lhes como é possível serem verdadeiros amigos, como aceitar e respeitar as diferenças do outro e como lidar com as adversidades de sentimento. A preocupação da prof.ª Eliane, ao desenvolver este projeto, é apresentar a escola como um ambiente de aprendizagem constante para o educando, visando suas necessidades e seu total desenvolvimento.

 

Vamos conferir as atividades que os alunos realizaram no projeto Laços de Emoções e Amizade.

 

 

Alunos assistem a vídeo sobre amizade

 

 

 

Aluna realiza atividades sobre amizade na internet

 

 

 

Aluno realiza jogos sobre emoções na internet

 

 

Educar para a cidadania é uma tarefa árdua e requer empenho e muita luta, a fim de se alcançar os objetivos almejados. Parabéns, prof.ª Eliane! Seu projeto é de grande importância para o desenvolvimento completo do ser humano. Os valores funcionam em nosa vida nos momentos em que decidimos e agimos. Eles são a base de nossas ações!

 

Ao educar baseando-se em valores, a prof.ª Eliane está levando seus alunos a refletirem sobre sua conduta e a dos outros. Portanto, a educadora está ajudando a formar seres humanos munidos de valores essenciais, que os fará agir em prol do outro  e em prol do bem comum.

 

 

História em Quadrinhos e jogo trabalhado com os alunos da Educação Infantil

 

 

 

Trabalhos realizados pelos alunos da Educação Infantil sobre amizade

 

 

Professora Eliane, é um orgulho tê-la na 6ª CRE e, principalmente, na E. M. Thomas Jefferson; onde os alunos necessitam, mais do que nunca, desta formação, em virtude da área violenta em que residem. Continue fazendo a diferença na vida destas crianças!

 

Você gostou desta postagem? Envie o seu projeto para ser divulgado também no Portal Rieduca! Este espaço é seu! Ele só existe com a sua contribuição! Nós somos a seXta CRE!

 

Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca 6ª CRE

Twitter: @PatriciaGed

E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

 

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share