A A A C
email
Todos os posts escritos por Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca 6ª CRE
Retornando 31 resultados para o autor 'Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca 6ª CRE'

Quarta-feira, 18/07/2012

FEMACT Rio +20

Tags: 6ªcre, visitas, meioambiente, protagonismojuvenil.

 

Alunos da E. M. Comandante Arnaldo Varella e do Núcleo de Arte Grande Otelo, sob a orientação da professora Luciana Guimarães, participaram da exposição da Oficina de Arte e Tecnologia - FEMACT Rio +20 -  no Armazém 4, no Píer Mauá.

 

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), promoveu a Feira de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia da Rio +20 (FEMACT Rio +20). O evento reuniu cerca de 120 trabalhos de jovens do Ensino Fundamental e Médio das escolas públicas e particulares do estado do RJ. A feira aconteceu nos dias  12, 13 e 14 de junho, no Armazém 4 da Zona Portuária.

 

Os trabalhos abordaram questões científico-tecnológicas que pudessem contribuir para a solução de questões ligadas  ao meio ambiente, sustentabilidade, circulação nas grandes cidades, produção e consumo de energia, tratamento e destinação do lixo, prevenção de desastres naturais, tecnologia social e economia solidária.

 

O objetivo da FEMACT Rio +20 era incentivar o jovem a se colocar no papel de protagonista diante dos presentes acontecimentos na área do meio ambiente, ciência e tecnologia. Do total de trabalhos apresentados, 80 foram escolhidos mediante edital, a partir de inscrições vindas da região metropolitana da cidade e de municípios do interior do estado.

 

 

Slogan da FEMACT retirado do site oficial da Rio +20

 

A 6ª CRE não poderia ficar de fora deste grandioso evento e se fez representar através da exposição da Oficina de Arte e Tecnologia, cujo tema foi Arte Indígena: uma abordagem com o uso de  materiais alternativos. O trabalho exposto foi orientado pela professora de Artes Visuais Luciana Guimarães Rodrigues de Lima  e contou com a participação dos alunos Augusto Guimarães e Ludmila Rodrigues de Lima (Núcleo de Arte Grande Otelo) e Wittney Gabriel (E. M. Com. Arnaldo Varella).

 

 

Alunos da 6ª CRE, no FEMACT Rio +20

 

As fotos que veremos a seguir mostram o comitê de avaliação da feira, a participação de alunos deficientes auditivos e/ou visuais e o Ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, com os alunos da 6ª CRE. Vamos conferir?

 

 

Alunos da 6ª CRE fazem exposição de trabalhos na FEMACT Rio +20

 

 

 

Alunos e professores da 6ª CRE participam da FEMACT Rio +20

 

 

 

Alunos da 6ª CRE oferecem e recebem informações sobre os trabalhos na FEMACT Rio +20

 

 

 

Alunos da 6ª CRE participam de forma significativa na FEMACT Rio +20

 

 

Agora veremos o registro do Ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, com os alunos da 6ª CRE.

 

 

Ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, aprecia os trabalhos dos alunos da 6ª CRE

 

 

 

Aluna da 6ª CRE conversa com o Ministro da Ciência e Tecnologia

 

 

Para nossos alunos, dar uma entrevista não é um bicho de sete cabeças. Aliás, é algo bem natural. E foi assim, com naturalidade, que os aunos da 6ª CRE se comportaram ao serem entrevistados pelos jornalistas na FEMACT Rio +20. Eles deram um verdadeiro show!

 

 

Aluno da 6ª CRE é entrevistado na FEMACT Rio +20

 

 

 

Aluna da 6ª CRE fala para os jornalistas sobre a importância deste evento para o planeta

 

 

Parabéns à professora Luciana Guimarães e aos alunos do Núcleo de Arte Grande Otelo e da E. M. Com. Arnaldo Varella. É um orgulho ter profissionais e alunos, na 6ª CRE, comprometidos com o fururo do planeta e das futuras gerações!

 

Envie você também o seu projeto e/ou ação para ser publicado no Portal Rioeduca. Utilize este espaço para divulgar o excelente trabalho que você realiza na sua Unidade Escolar. Nós somos a sexta CRE!

 

 

Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca 6ª CRE

Twitter: @PatriciaGed

E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 18/07/2012

Glauber + 20: Um Show de Aprendizagem e Cidadania

Tags: 6ªcre, meioambiente, eventos.

 

O projeto Apaixonados por Leitura fez com que os alunos do Ciep Glauber Rocha mergulhassem no mundo dos livros, gerando ondas e mais ondas de conhecimento, culminando no evento Glauber +20: um Show de Aprendizagem e Cidadania.

 

O Ciep Glauber Rocha é um polo de talentos. A escola conquistou, pelo segundo ano seguido, o 1º lugar na Prova Rio, avaliação municipal que afere o aprendizado em Português e Matemática. O Ciep também conseguiu, em 2009 e 2010, a melhor classificação do estado na Prova Brasil.

 

Para a diretora, Ioliris Paes, a receita do sucesso está no incentivo à leitura. Basta entrar em uma das salas para perceber como o tema é levado a sério: as crianças são cercadas por livros.

 

Inspirados no grande evento que aconteceu em nosso município, a Rio +20, os alunos, professores  e agentes auxiliares de creche elaboraram um circuito repleto de atividades interessantes, envolvendo grande variedade de assuntos: saúde bucal, combate à pediculose, higiene corporal, dengue, reciclagem, preservação do meio ambiente, alimentação saudável e sustentabilidade.

 

UM SHOW DE APRENDIZAGEM E CIDADANIA!

 

 

Evento realizado no Ciep Glauber Rocha

 

 

Na abertura do Glauber +20, os alunos executaram o Hino Nacional e o Hino da Escola. Alunos e professores cantaram o hino com muito orgulho!

 

 

Alunos do Ciep Glauber Rocha executam o Hino da escola

 

 

O grupo de dança Glauber Rocha, coreografado pela professora de Educação Física  Taís, deu um show na apresentação da música Planeta Água.

 

 

Alunos do Ciep Glauber Rocha apresentam coreografia sobre a música Planeta Água

 

 

 

O Grêmio Estudantil do Ciep Glauber Rocha elaborou uma carta destinada aos dirigentes mundiais que estiveram presentes na Rio +20! Vamos conferir?

 

 

Aluno do Ciep Glauber Rocha faz a leitura da carta destinado aos dirigentes mundiais da Rio +20

 

 

Muita emoção durante o plantio de uma muda de Pau-brasil! Pequenas ações para grandes mudanças!

 

 

A diretora Ioliris Paes e os alunos realizam o plantio do Pau-brasil

 

 

A turma 1101 dá dicas importantes para uma boa saúde bucal. O trabalho, a seguir, foi realizado a partir do livro Vamos escovar os dentes, de Leslie McGuire.

 

    

 

Alunos da turma 1101 realizam trabalho sobre saúde bucal

 

 

A turma 1201 não se cansa de lembrar: Com a dengue não dá para brincar! Água parada em pratinhos? Nem pensar!

 

       

 

Alunos da turma 1201 apresentam trabalho realizado sobre a dengue

 

 

A turma 1202 entrou com força total na guerra contra o piolho e está recrutando soldados para combater este inimigo! Eles fizeram um teatro de varas a partir do texto Piolho Malazarte, da prof.ª Marlene Veiga Espósito.

 

       

 

Teatro de varas apresentado pelos alunos da turma 1202

 

 

A turma 1301 deu um banho na galera! A partir do livro Sai Sujeira, de Mick Manning, eles prepararam um vídeo muito criativo e instrutivo.

 

 

Alunos apresentam vídeo sobre saúde corporal

 

 

Os alunos da turma 1401 transformaram-se em nutricionistas! A partir da leitura do livro Eu nunca vou comer tomate, de Lauren Child, os alunos prepararam dicas para uma alimentação saudável.

 

 

Cartaz preparado pelos alunos com dicas de uma laimmentação saudável

 

 

   

 

Alunos realizam atividades sobre alimentação saudável no refeitório da escola

 

 

Os merendeiros não ficaram de fora! Eles reforçaram as dicas dos alunos e prepararam uma deliciosa refeição  balanceada e muito nutritiva!

 

   

 

Alunos se deliciam com a merenda preprarada pelos merendeiros do Ciep Glauber Rocha

 

 

Foram exibidos vídeos sobre sustentabilidade. Os alunos da turma 1502 supervisionaram esta ação. Comportaram-se como verdadeiros profissionais!

 

   

 

Alunos assistem vídeo sobre sustentabilidade

 

 

A oficina de brinquedos de sucata  fez um tremendo sucesso entre os alunos! A felicidade estava estampada no rostinho de cada um!

 

   

 

Alunos particiam da Oficina de Brinquedos realizada pelos professores do Ciep Glauber Rocha

 

 

Com base no livro Se criança governasse o mundo, as crianças confeccionaram bilhetes  com seus desejos para o planeta.

 

   

 

Alunos confeccionam bilhetes  com seus desejos para o futuro do planeta

 

 

Lindos  móbiles foram feitos pelos alunos da Educação Infantil para enfeitar o ambiente escolar. Eles são verdadeiros artistas!

 

   

 

Móbiles preparados pelos alunos do EI para enfeitar a escola   

 

 

Em todos os cantinhos, os trabalhos dos alunos exibiam importantes informações e o talento dos  pequenos artistas do Ciep Glauber Rocha.

 

  

 

Professora conta história para os alunos e trabalhos são expostos na escola

 

 

  

 

Trabalhos são expostos no pátio do Ciep Glauber Rocha

 

 

Os responsáveis tiveram uma importante atuação no Glauber +20! A presença deles valorizou de forma imensurável o empenho dos alunos. Parabéns a todos os responsáveis!

 

 

Responsáveis do Ciep Glauber Rocha participam de forma significativa na educação de seus filhos

 

Com estas ações, a escola desenvolve em seus alunos a consciência do trabalho que deve ser feito em relação à sustentabilidade. E, principalmente, a responsabilidade sobre as novas gerações que estão por chegar, entregando a eles um planeta melhor do que eles receberam. Parabéns aos alunos, professores e equipe gestora e pedagógica do Ciep Glauber Rocha! Vocês dão SHOW em tudo o que realizam!

 

Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca 6ª CRE

Twitter: @PatriciaGed

E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

 

       

 

 

 

 

   

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 13/07/2012

Rose +20 - Sustentabilidade e Qualidade de Vida

Tags: 6ªcre, projetos, meioambiente.

A equipe pedagógica da E. M. Rose Klabin  realizou, com os alunos, o projeto Rose +20 - Sustentabilidade e Qualidade de Vida, procurando conscientizar a comunidade escolar e fazendo com que todos percebam que é possível viver com sustentabilidade, respeitando a natureza, evitando o desperdício e com qualidade de vida.

 

Justificativa:


Considerando que a educação é atrelada às atitudes sociais e que a escola é a base para formação de indivíduos conscientes e responsáveis, nossa escola está desenvolvendo um projeto focado nas questões do desenvolvimento sustentável para poder gerar cidadãos preocupados com a sustentabilidade do planeta.


Objetivo:


Nosso objetivo é conscientizar a comunidade escolar, fazendo com que todos percebam que é possível viver com sustentabilidade, respeitando a natureza e evitando o desperdício.

 

 

Funcionária da Comlurb e alunos recolhem o lixo

 

 

Desenvolvimento:

A partir de nossa reflexão inicial, procuramos nos ater às datas estabelecidas pela Secretaria Municipal de Educação para que façamos a UExpondo. Dividimos as disciplinas e todos os profissionais da U. E. por estas datas para que se façam as culminâncias.


Na primeira data, 16 de maio, estarão reunidas as equipes de Língua Portuguesa, Matemática e Comlurb desenvolvendo a ação 20Conservar, onde os professores começarão fazendo um trabalho de conscientização junto aos alunos, enquanto os profissionais da Comlurb estarão pesando os resíduos encontrados na escola.

 

 

Alunos assistem filmes

 


Haverá também uma palestra oferecida pela Comlurb sobre Sustentabilidade para os alunos. Exibiremos também os filmes: Bolinha de Papel e Ilha das Flores; por fim a produção das turmas estará dividida em 4 grupos de trabalho:


- Elaboração de apresentação em power-ponit;
- Elaboração de produção textual;
- Implementação de fiscais;
- Implementação de apresentadores;


Nesse dia, os alunos apresentarão  os seus trabalhos para o restante dos alunos da U. E.. Na próxima data, 05 de junho, estarão envolvidos os professores de Ciências, por ser o dia do Meio Ambiente, as Merendeiras, o PEJA e os professores de Língua Portuguesa.


Para a culminância de 1º de agosto, as matérias envolvidas serão: Artes e História, juntamente com os profissionais da Secretaria, onde o   professor de Música fará com os alunos instrumentos musicais com materiais de recicláveis e realizarão uma apresentação musical, fazendo uso dos instrumentos confeccionados.

 

 

Exposição de trabalhos nos corredores da escola

 


Os professores de Artes organizarão uma exposição com diversas manifestações artísticas, como fotografias antigas e atuais e, através de trabalho em parceria com os professores de História, mostrarão como as coisas mudaram ao longo do tempo, ou até mesmo se deterioraram, ou seja, a ação do homem no meio ambiente.


No dia 17 de outubro, os envolvidos serão os profissionais de Educação Física, Geografia e Aceleração 2A  e Acelera 3 com os Agentes Educadores e Agentes de Portaria.

 

 

Exposição de trabalhos pela escola

 


Os professores de Geografia estarão desenvolvendo o subprojeto Cidadania e Sustentabilidade e passarão os vídeos História das Coisas e Estamira.


Esperamos que com essa discussão por todo o ano letivo, algumas atitudes sejam modificadas para um planeta sustentável onde a “vida” e o “ser” sejam mais valorizados do que o “ter”.


Com  este projeto, a escola está  proporcionando aos alunos uma consciência positiva em relação ao ambiente e fazendo com que alunos e responsáveis percebam que o homem atua sobre o meio ambiente e este responde atuando sobre o homem.

 

Cuidar da saúde do meio ambiente e da segurança é cuidar da sustentabilidade da vida, é zelar pela qualidade de vida do cidadão.

 

Parabéns aos alunos e professores da E. M. Rose  Klabin por estimular na comunidade escolar a consciência de que somos responsáveis pelo equilíbrio da natureza e que a qualidade de nossas ações contribui de forma direta para a saúde do planeta.

 

Envie o seu projeto para ser publicado no Portal Rioeduca! Este espaço só existe porque você o alimenta com seus criativos projetos e ações. Aproveite-o! Nós somos a seXta CRE!

 

Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca 6ª CRE

Twitter: @PatriciaGed

E-mail: pferreira@rioeduca.net

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 10/07/2012

Cyro Monteiro +20 e a Sustentabilidade

Tags: 6ªcre, meioambiente.

 

A professora Tereza Canalli e seus alunos da E. M. Cyro Monteiro, preocupados em como cidadãos comuns podem ajudar o nosso planeta, resolveram construir um equipamento usado para produção de biogás, o biodigestor. A professora e os alunos tinham o objetivo de reutilizar o resto de comida que iria para o lixo para produzir energia.

 

 

Este ano aconteceu no Rio de Janeiro um evento de âmbito internacional sobre sustentabilidade, conhecido como Rio +20. Este nome é em alusão aos 20 anos da Rio Eco 92. O objetivo deste encontro foi avaliar quais mudanças ocorreram após a Rio Eco 92. A professora Tereza Canalli e seus alunos se perguntaram:

 

 

 

Questionamento feito pelos alunos da E. M. Cyro Monteiro

 

 

 

Alunos colocam suas dúvidas para a professora Tereza Canalli

 

 

 

Professora e alunos começam a pensar nas possibilidades de ação

 

 

Então, a professora Tereza decidiu propor aos alunos a construção de um biodigestor, uma nova técnica que garante a sustentabilidade ambiental. Os alunos aceitaram na hora! Eles adoram desafios! Para tomar esta decisão, eles levaram em conta  a atual situação do mundo, que vem sofrendo com as atividades domésticas, industriais e da construção civil, que produzem muitos resíduos, sendo o lixo o principal deles.

 

Esses resíduos quando jogados na natureza, se transformam em  materiais prejudiciais ao planeta. Na corrida contra os impactos ambientais, uma nova técnica vem se desenvolvendo para garantir a sustentabilidade ambiental, os chamados biodigestores.

 

 

 

Biodigestor feito pelos alunos da E. M. Cyro Monteiro sob orientação da prof.ª Tereza Canalli

 

 

 

Slide explicativo sobre o biodigestor

 

 

 

Slide explicativo sobre o biodigestor

 

Uma dúvida surgiu: será que funciona de verdade, ou é coisa de televisão? Para conferir, decidiram construir um biodigestor com materiais de sucata para ser usado no refeitório da Unidade Escolar na hora do recreio.

 

 

Biodigestor construído pelos alunos da E. M. Cyro Monteiro

 

 

Todos os alunos, professores e funcionários ficaram curiosos para saber o que era aquele aparelho. Várias explicações foram dadas sobre o que era, como se usava e qual era a importância de um biodigestor.

 

 

 

Biodigestor sendo usado no refeitório da E. M. Cyro Monteiro

 

 

 

 

Alunos e professores têm acesso ao biodigestor no refeitório da escola

 

 

Depois das explicações, todos começaram a colocar em prática o que haviam aprendido. A escola inteira começou a praticar a sustentabilidade.

 

 

 

Alunos usam o biodigestor na hora da merenda

 

 

 

Alunos ficam entusiasmados  ao usar o biodigestor

 

 

 

Biodigestor é usado por todos na escola

 

 

Quando o biodigestor já estava cheio com os restos de comida, ele foi fechado e guardado por 30 dias.

 

 

Biodigestor sendo preparado para  ser guardado

 

 

Os alunos ficaram aguardando os 30 dias com muita ansiedade. Uma pergunta não deixava de povoar a cabeça deles:

 

 

 

Questionamento feito pelos alunos da E. M. Cyro Monteiro

 

 

O objetivo era gerar Biogás para acender uma pequena chama. O biogás é um gás incolor e insolúvel em água. Ele é gerado pela decomposição anaeróbica da matéria orgânica por ação de bactérias.

 

 

 

Produção de energia através do biogás

 

Os alunos não ficaram satisfeitos, queriam saber cada vez mais. Suas principais dúvidas eram: E o que não virar gás, onde poderemos jogar fora sem deixar cheiro ruim? Já que é comida estragada, será que tem bactéria? A professora Tereza Canalli não deixou nenhum aluno com dúvida e explicou:

 

 

 

Slide explicativo sobre a questão levantada pelos alunos

 

 

Você deve estar se perguntando: E as bactérias? Acredite se quiser, segundo a professora Tereza, elas morrem! Observe a tabela abaixo e veja o quanto estamos ajudando a natureza através do biodigestor.

 

 

Tabela demonstra o potencial de redução de contaminação através do uso do biodigestor

 

Com esta ação, toda a comunidade escolar pode contribuir para remediar o aquecimento global, ajudar familias carentes, melhorar a qualidade de nossas águas, conservar o solo e disseminar a cultura orgânica. É um desafio monumental, mas se cada um fizer a sua parte, como os alunos da E. M. Cyro Monteiro, será possível realizá-lo.

 

Parabéns à professora Tereza Canalli por desenvolver com seus alunos uma ação tão importante para a sustentabilidade do nosso planeta. O mundo necessita de seres humanos preocupados com o futuro da natureza e a professora Tereza está contribuindo para  formar este cidadão.

 

 

 

Gostou desta postagem? Envie também o seu projeto para ser publicado no Portal Rioeduca. Aproveite para divulgar o maravilhoso trabalho que você realiza! Este espaço é meu, é seu, é nosso! Nós somos a seXta CRE!

 

 

Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca 6ª CRE

Twitter: @PatriciaGed

E-mail: pferreira@rioeduca.net

  

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share