
Quarta-feira, 18/07/2012
FEMACT Rio +20
Alunos da E. M. Comandante Arnaldo Varella e do Núcleo de Arte Grande Otelo, sob a orientação da professora Luciana Guimarães, participaram da exposição da Oficina de Arte e Tecnologia - FEMACT Rio +20 - no Armazém 4, no Píer Mauá.
O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), promoveu a Feira de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia da Rio +20 (FEMACT Rio +20). O evento reuniu cerca de 120 trabalhos de jovens do Ensino Fundamental e Médio das escolas públicas e particulares do estado do RJ. A feira aconteceu nos dias 12, 13 e 14 de junho, no Armazém 4 da Zona Portuária.
Os trabalhos abordaram questões científico-tecnológicas que pudessem contribuir para a solução de questões ligadas ao meio ambiente, sustentabilidade, circulação nas grandes cidades, produção e consumo de energia, tratamento e destinação do lixo, prevenção de desastres naturais, tecnologia social e economia solidária.
O objetivo da FEMACT Rio +20 era incentivar o jovem a se colocar no papel de protagonista diante dos presentes acontecimentos na área do meio ambiente, ciência e tecnologia. Do total de trabalhos apresentados, 80 foram escolhidos mediante edital, a partir de inscrições vindas da região metropolitana da cidade e de municípios do interior do estado.
Slogan da FEMACT retirado do site oficial da Rio +20
A 6ª CRE não poderia ficar de fora deste grandioso evento e se fez representar através da exposição da Oficina de Arte e Tecnologia, cujo tema foi Arte Indígena: uma abordagem com o uso de materiais alternativos. O trabalho exposto foi orientado pela professora de Artes Visuais Luciana Guimarães Rodrigues de Lima e contou com a participação dos alunos Augusto Guimarães e Ludmila Rodrigues de Lima (Núcleo de Arte Grande Otelo) e Wittney Gabriel (E. M. Com. Arnaldo Varella).
Alunos da 6ª CRE, no FEMACT Rio +20
As fotos que veremos a seguir mostram o comitê de avaliação da feira, a participação de alunos deficientes auditivos e/ou visuais e o Ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, com os alunos da 6ª CRE. Vamos conferir?
Alunos da 6ª CRE fazem exposição de trabalhos na FEMACT Rio +20
Alunos e professores da 6ª CRE participam da FEMACT Rio +20
Alunos da 6ª CRE oferecem e recebem informações sobre os trabalhos na FEMACT Rio +20
Alunos da 6ª CRE participam de forma significativa na FEMACT Rio +20
Agora veremos o registro do Ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, com os alunos da 6ª CRE.
Ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, aprecia os trabalhos dos alunos da 6ª CRE
Aluna da 6ª CRE conversa com o Ministro da Ciência e Tecnologia
Para nossos alunos, dar uma entrevista não é um bicho de sete cabeças. Aliás, é algo bem natural. E foi assim, com naturalidade, que os aunos da 6ª CRE se comportaram ao serem entrevistados pelos jornalistas na FEMACT Rio +20. Eles deram um verdadeiro show!
Aluno da 6ª CRE é entrevistado na FEMACT Rio +20
Aluna da 6ª CRE fala para os jornalistas sobre a importância deste evento para o planeta
Parabéns à professora Luciana Guimarães e aos alunos do Núcleo de Arte Grande Otelo e da E. M. Com. Arnaldo Varella. É um orgulho ter profissionais e alunos, na 6ª CRE, comprometidos com o fururo do planeta e das futuras gerações!
Envie você também o seu projeto e/ou ação para ser publicado no Portal Rioeduca. Utilize este espaço para divulgar o excelente trabalho que você realiza na sua Unidade Escolar. Nós somos a sexta CRE!
Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca 6ª CRE Twitter: @PatriciaGed E-mail: pferreira@rioeduca.net
|


Quarta-feira, 18/07/2012
Glauber + 20: Um Show de Aprendizagem e Cidadania
O projeto Apaixonados por Leitura fez com que os alunos do Ciep Glauber Rocha mergulhassem no mundo dos livros, gerando ondas e mais ondas de conhecimento, culminando no evento Glauber +20: um Show de Aprendizagem e Cidadania.
O Ciep Glauber Rocha é um polo de talentos. A escola conquistou, pelo segundo ano seguido, o 1º lugar na Prova Rio, avaliação municipal que afere o aprendizado em Português e Matemática. O Ciep também conseguiu, em 2009 e 2010, a melhor classificação do estado na Prova Brasil.
Para a diretora, Ioliris Paes, a receita do sucesso está no incentivo à leitura. Basta entrar em uma das salas para perceber como o tema é levado a sério: as crianças são cercadas por livros.
Inspirados no grande evento que aconteceu em nosso município, a Rio +20, os alunos, professores e agentes auxiliares de creche elaboraram um circuito repleto de atividades interessantes, envolvendo grande variedade de assuntos: saúde bucal, combate à pediculose, higiene corporal, dengue, reciclagem, preservação do meio ambiente, alimentação saudável e sustentabilidade.
UM SHOW DE APRENDIZAGEM E CIDADANIA!
Evento realizado no Ciep Glauber Rocha
Na abertura do Glauber +20, os alunos executaram o Hino Nacional e o Hino da Escola. Alunos e professores cantaram o hino com muito orgulho!
Alunos do Ciep Glauber Rocha executam o Hino da escola
O grupo de dança Glauber Rocha, coreografado pela professora de Educação Física Taís, deu um show na apresentação da música Planeta Água.
Alunos do Ciep Glauber Rocha apresentam coreografia sobre a música Planeta Água
O Grêmio Estudantil do Ciep Glauber Rocha elaborou uma carta destinada aos dirigentes mundiais que estiveram presentes na Rio +20! Vamos conferir?
Aluno do Ciep Glauber Rocha faz a leitura da carta destinado aos dirigentes mundiais da Rio +20
Muita emoção durante o plantio de uma muda de Pau-brasil! Pequenas ações para grandes mudanças!
A diretora Ioliris Paes e os alunos realizam o plantio do Pau-brasil
A turma 1101 dá dicas importantes para uma boa saúde bucal. O trabalho, a seguir, foi realizado a partir do livro Vamos escovar os dentes, de Leslie McGuire.
Alunos da turma 1101 realizam trabalho sobre saúde bucal
A turma 1201 não se cansa de lembrar: Com a dengue não dá para brincar! Água parada em pratinhos? Nem pensar!
Alunos da turma 1201 apresentam trabalho realizado sobre a dengue
A turma 1202 entrou com força total na guerra contra o piolho e está recrutando soldados para combater este inimigo! Eles fizeram um teatro de varas a partir do texto Piolho Malazarte, da prof.ª Marlene Veiga Espósito.
Teatro de varas apresentado pelos alunos da turma 1202
A turma 1301 deu um banho na galera! A partir do livro Sai Sujeira, de Mick Manning, eles prepararam um vídeo muito criativo e instrutivo.
Alunos apresentam vídeo sobre saúde corporal
Os alunos da turma 1401 transformaram-se em nutricionistas! A partir da leitura do livro Eu nunca vou comer tomate, de Lauren Child, os alunos prepararam dicas para uma alimentação saudável.
Cartaz preparado pelos alunos com dicas de uma laimmentação saudável
Alunos realizam atividades sobre alimentação saudável no refeitório da escola
Os merendeiros não ficaram de fora! Eles reforçaram as dicas dos alunos e prepararam uma deliciosa refeição balanceada e muito nutritiva!
Alunos se deliciam com a merenda preprarada pelos merendeiros do Ciep Glauber Rocha
Foram exibidos vídeos sobre sustentabilidade. Os alunos da turma 1502 supervisionaram esta ação. Comportaram-se como verdadeiros profissionais!
Alunos assistem vídeo sobre sustentabilidade
A oficina de brinquedos de sucata fez um tremendo sucesso entre os alunos! A felicidade estava estampada no rostinho de cada um!
Alunos particiam da Oficina de Brinquedos realizada pelos professores do Ciep Glauber Rocha
Com base no livro Se criança governasse o mundo, as crianças confeccionaram bilhetes com seus desejos para o planeta.
Alunos confeccionam bilhetes com seus desejos para o futuro do planeta
Lindos móbiles foram feitos pelos alunos da Educação Infantil para enfeitar o ambiente escolar. Eles são verdadeiros artistas!
Móbiles preparados pelos alunos do EI para enfeitar a escola
Em todos os cantinhos, os trabalhos dos alunos exibiam importantes informações e o talento dos pequenos artistas do Ciep Glauber Rocha.
Professora conta história para os alunos e trabalhos são expostos na escola
Trabalhos são expostos no pátio do Ciep Glauber Rocha
Os responsáveis tiveram uma importante atuação no Glauber +20! A presença deles valorizou de forma imensurável o empenho dos alunos. Parabéns a todos os responsáveis!
Responsáveis do Ciep Glauber Rocha participam de forma significativa na educação de seus filhos
Com estas ações, a escola desenvolve em seus alunos a consciência do trabalho que deve ser feito em relação à sustentabilidade. E, principalmente, a responsabilidade sobre as novas gerações que estão por chegar, entregando a eles um planeta melhor do que eles receberam. Parabéns aos alunos, professores e equipe gestora e pedagógica do Ciep Glauber Rocha! Vocês dão SHOW em tudo o que realizam!
Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca 6ª CRE Twitter: @PatriciaGed E-mail: pferreira@rioeduca.net
|


Sexta-feira, 13/07/2012
Rose +20 - Sustentabilidade e Qualidade de Vida
A equipe pedagógica da E. M. Rose Klabin realizou, com os alunos, o projeto Rose +20 - Sustentabilidade e Qualidade de Vida, procurando conscientizar a comunidade escolar e fazendo com que todos percebam que é possível viver com sustentabilidade, respeitando a natureza, evitando o desperdício e com qualidade de vida.
Justificativa:
Funcionária da Comlurb e alunos recolhem o lixo
Desenvolvimento: A partir de nossa reflexão inicial, procuramos nos ater às datas estabelecidas pela Secretaria Municipal de Educação para que façamos a UExpondo. Dividimos as disciplinas e todos os profissionais da U. E. por estas datas para que se façam as culminâncias.
Alunos assistem filmes
Exposição de trabalhos nos corredores da escola
Exposição de trabalhos pela escola
Cuidar da saúde do meio ambiente e da segurança é cuidar da sustentabilidade da vida, é zelar pela qualidade de vida do cidadão.
Parabéns aos alunos e professores da E. M. Rose Klabin por estimular na comunidade escolar a consciência de que somos responsáveis pelo equilíbrio da natureza e que a qualidade de nossas ações contribui de forma direta para a saúde do planeta.
Envie o seu projeto para ser publicado no Portal Rioeduca! Este espaço só existe porque você o alimenta com seus criativos projetos e ações. Aproveite-o! Nós somos a seXta CRE!
Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca 6ª CRE Twitter: @PatriciaGed E-mail: pferreira@rioeduca.net
|


Terça-feira, 10/07/2012
Cyro Monteiro +20 e a Sustentabilidade
A professora Tereza Canalli e seus alunos da E. M. Cyro Monteiro, preocupados em como cidadãos comuns podem ajudar o nosso planeta, resolveram construir um equipamento usado para produção de biogás, o biodigestor. A professora e os alunos tinham o objetivo de reutilizar o resto de comida que iria para o lixo para produzir energia.
Este ano aconteceu no Rio de Janeiro um evento de âmbito internacional sobre sustentabilidade, conhecido como Rio +20. Este nome é em alusão aos 20 anos da Rio Eco 92. O objetivo deste encontro foi avaliar quais mudanças ocorreram após a Rio Eco 92. A professora Tereza Canalli e seus alunos se perguntaram:
Questionamento feito pelos alunos da E. M. Cyro Monteiro
Alunos colocam suas dúvidas para a professora Tereza Canalli
Professora e alunos começam a pensar nas possibilidades de ação
Então, a professora Tereza decidiu propor aos alunos a construção de um biodigestor, uma nova técnica que garante a sustentabilidade ambiental. Os alunos aceitaram na hora! Eles adoram desafios! Para tomar esta decisão, eles levaram em conta a atual situação do mundo, que vem sofrendo com as atividades domésticas, industriais e da construção civil, que produzem muitos resíduos, sendo o lixo o principal deles.
Esses resíduos quando jogados na natureza, se transformam em materiais prejudiciais ao planeta. Na corrida contra os impactos ambientais, uma nova técnica vem se desenvolvendo para garantir a sustentabilidade ambiental, os chamados biodigestores.
Biodigestor feito pelos alunos da E. M. Cyro Monteiro sob orientação da prof.ª Tereza Canalli
Slide explicativo sobre o biodigestor
Slide explicativo sobre o biodigestor
Uma dúvida surgiu: será que funciona de verdade, ou é coisa de televisão? Para conferir, decidiram construir um biodigestor com materiais de sucata para ser usado no refeitório da Unidade Escolar na hora do recreio.
Biodigestor construído pelos alunos da E. M. Cyro Monteiro
Todos os alunos, professores e funcionários ficaram curiosos para saber o que era aquele aparelho. Várias explicações foram dadas sobre o que era, como se usava e qual era a importância de um biodigestor.
Biodigestor sendo usado no refeitório da E. M. Cyro Monteiro
Alunos e professores têm acesso ao biodigestor no refeitório da escola
Depois das explicações, todos começaram a colocar em prática o que haviam aprendido. A escola inteira começou a praticar a sustentabilidade.
Alunos usam o biodigestor na hora da merenda
Alunos ficam entusiasmados ao usar o biodigestor
Biodigestor é usado por todos na escola
Quando o biodigestor já estava cheio com os restos de comida, ele foi fechado e guardado por 30 dias.
Biodigestor sendo preparado para ser guardado
Os alunos ficaram aguardando os 30 dias com muita ansiedade. Uma pergunta não deixava de povoar a cabeça deles:
Questionamento feito pelos alunos da E. M. Cyro Monteiro
O objetivo era gerar Biogás para acender uma pequena chama. O biogás é um gás incolor e insolúvel em água. Ele é gerado pela decomposição anaeróbica da matéria orgânica por ação de bactérias.
Produção de energia através do biogás
Os alunos não ficaram satisfeitos, queriam saber cada vez mais. Suas principais dúvidas eram: E o que não virar gás, onde poderemos jogar fora sem deixar cheiro ruim? Já que é comida estragada, será que tem bactéria? A professora Tereza Canalli não deixou nenhum aluno com dúvida e explicou:
Slide explicativo sobre a questão levantada pelos alunos
Você deve estar se perguntando: E as bactérias? Acredite se quiser, segundo a professora Tereza, elas morrem! Observe a tabela abaixo e veja o quanto estamos ajudando a natureza através do biodigestor.
Tabela demonstra o potencial de redução de contaminação através do uso do biodigestor
Com esta ação, toda a comunidade escolar pode contribuir para remediar o aquecimento global, ajudar familias carentes, melhorar a qualidade de nossas águas, conservar o solo e disseminar a cultura orgânica. É um desafio monumental, mas se cada um fizer a sua parte, como os alunos da E. M. Cyro Monteiro, será possível realizá-lo.
Parabéns à professora Tereza Canalli por desenvolver com seus alunos uma ação tão importante para a sustentabilidade do nosso planeta. O mundo necessita de seres humanos preocupados com o futuro da natureza e a professora Tereza está contribuindo para formar este cidadão.
Gostou desta postagem? Envie também o seu projeto para ser publicado no Portal Rioeduca. Aproveite para divulgar o maravilhoso trabalho que você realiza! Este espaço é meu, é seu, é nosso! Nós somos a seXta CRE!
Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca 6ª CRE Twitter: @PatriciaGed E-mail: pferreira@rioeduca.net
|

