A A A C
email
Todos os posts escritos por Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca 6ª CRE
Retornando 31 resultados para o autor 'Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca 6ª CRE'

Quarta-feira, 27/06/2012

Frota +20

Tags: 6ªcre, meioambiente, eventos.

 

A equipe pedagógica da  E. M. Frota Pessoa realizou com os alunos o Frota +20 com o objetivo de possibilitar a construção de uma cultura de respeito à natureza e de sua preservação para as gerações futuras.

 

A educação está atrelada às atitudes sociais, sendo que a escola é tida como base para formação de indivíduos conscientes e responsáveis. Portanto, um aprendizado focado na educação sustentável pode gerar cidadãos preocupados com os problemas ambientais e com suas devidas soluções. Mas, para isso, é preciso difundir a importância da sustentabilidade na escola e como ela interfere na formação dos alunos.

 

Não há dúvidas de que a principal saída para equacionar o impasse entre desenvolvimento e preservação ambiental é a educação. Reduzir, reutilizar, reciclar e repensar são ações que devem ser incentivadas desde a infância.

 

 

Trabalhos sobre sustentabilidade, realizado pelos alunos da E. M. Frota Pessoa

 

O objetivo dos professores e equipe gestora da E. M. Frota Pessoa ao realizar a ação Frota +20 é possibilitar a construção de uma cultura de respeito à natureza e de sua preservação para as gerações futuras, assim como fazer com que as crianças se percebam como integrantes, dependentes e agentes transformadores do meio em que vivem.

 

Vamos ver o que os alunos e professores produziram para o Frota +20!

 

 

Alunos e professores apresentam os trabalhos realizados no Frota +20

 

 

 

Trabalhos expostos no Frota +20

 

 

 

Trabalhos sobre sustentabilidade na 1ª infância

 

 

Parabéns à equipe da E. M. Frota Pessoa por realizar uma ação que ajudará a transformar seus alunos em adultos preocupados com a preservação ambiental e se sentindo parte integrante da natureza que os cerca.

 

 

Participe também deste espaço que é nosso, das escolas, dos professores, dos alunos e demais funcionários que fazem parte da educação Carioca!

Nós somos a seXta CRE!

 

Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca na 6ª CRE

Twitter: @PatriciaGed

E-mail: pferreira@rioeduca.net

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 27/06/2012

Peixinhos Criativos

Tags: 6ªcre, educaçãoinfantil, artesvisuais.

 

A professora Mônica Queiroz realizou com os alunos do EI,  a atividade Peixinhos Criativos, que foi inspirada em um livro de Sylvia Orthof. Com esta ação, a professora demonstrou sua preocupação em introduzir a linguagem da Arte na Educação Infantil.

 

A professora Mônica Queiroz é Pedagoga e especialista em Educação com Aplicação da Informática pela UERJ. É tutora dos cursos de Graduação à Distância do CEDERJ/UAB. Além disso, temos a sorte de tê-la como professora do EI do município do Rio de Janeiro, no EDI Ciep Augusto César Sandino.

 

 

Professora Mônica Queiroz do Ciep Augusto César Sandino

 

Segundo Sylvia Orthof, se a sereia fosse mãe, seria mãe dos peixinhos. Inspirados nesta parte do livro, os alunos da Educação Infantil confeccionaram peixinhos bem criativos que servem tanto para brincar quanto para decorar a sala de aula.

 

Esta atividade, desenvolvida pela prof.ª Mônica Queiroz, demonstra que ela acredita que a linguagem  da arte deve se fazer presente na Educação Infantil através do  lúdico, do jogo, do criar, do brincar, do imaginar e do perceber; possibilitando que a criança construa não só o conhecimento cognitivo, mas principalmente, o sensível. 

 

Na turma EI 22, os peixinhos foram feitos usando cartelas de ovos, tinta guache e EVA. Depois, foram espetados palitos de churrasco em uma garrafa pet para pendurar os peixinhos.

 

 

Alunos do EI 22 confeccionam peixinhos

 

 

 

Alunos do EI 22 penduram os peixinhos na garrafa PET

 

 

Na turma EI 31, foram usados pratinhos de papelão, tinta guache e recortes de papel colorido. Um lindo cartaz foi montado com o tema Fundo do Mar, e os peixinhos foram colados nele.

 

 

Alunos do EI 31 pintam os peixinhos de prato de papelão

 

 

 

Alunos do EI 31 montam o mural Fundo do Mar com os peixinhos confeccionados

 

 

É difícil dizer qual deles ficou mais bonito!

 

Parabéns à professora Mônica Queiroz por realizar atividades que propiciam o desenvolvimento do pensamento artístico. Por meio dele, o aluno amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação.

 

Você gostou desta postagem? Dê uma passadinha no blog da professora Mônica e confira os trabalhos que ela realiza com os alunos da Educação Infantil. Você vai ficar encantado (a)! Envie você também o seu projeto / ação para  ser publicado no Portal Rioeduca.

 

 

Fonte: http://moniqueiroz.blogspot.com.br

 

Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca na 6ª CRE

Twitter: @PatriciaGed

E-mail: pferreira@rieoduca.net

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 22/06/2012

Memória Local na Escola

Tags: 6ªcre, projetos.

 

A professora Telma Janise, do Ciep Oswald de Andrade, realiza com os alunos da turma 1401 o projeto Memória Local na Escola, que é uma parceria com o Museu da Pessoa (SP). Este projeto tem por objetivo resgatar as histórias de vida como experiências importantes para a sociedade e para a aprendizagem.

 

O Museu da Pessoa, criado em 1991, é um museu virtual de histórias de vida aberto à participação gratuita de toda pessoa que queira compartilhar sua história a fim de democratizar e ampliar a participação dos indivíduos na construção da memória local. Ao longo dos seus 20 anos, o Museu da Pessoa registrou 15 mil histórias de vida.

 

Logomarca do Museu da Pessoa reitrada do site oficial do museu

 

 

Segundo a prof.ª Telma Janise, várias atividades foram desenvolvidas a partir do livro Guilherme Augusto Araújo Fernandes, que fala da relação de amizade entre um menino e uma idosa que perdeu a memória.

 

 

 

Imagem do livro trabalhado no projeto Memória Local na Escola

 

 

O primeiro passo da prof.ª Telma foi apresentar o projeto à turma, que acolheu  a ideia com muito carinho.

 

 

Prof.ª Telma apresenta o projeto à turma 1401

 

 

O segundo passo foi apresentar o livro Guilherme Augusto Araújo Fernandes para a turma. Em seguida, foram levantadas hipóteses sobre algumas situações relatadas no livro.

 

 

Alunos leem o livro apresentado e fazem reflexões sobre o assunto lido

 

 

Em seguida, a professora fez um trabalho de reflexão com os alunos sobre o conceito de memória. Ela se surpreendeu com a maturidade das respostas dadas pelos alunos.

 

 

Professora e alunos refletem sobre o conceito de memória

 

 

Todas as hipóteses foram registradas pela prof.ª Telma. A leitura do livro continuou com os alunos cada vez mais interessados. Este livro prendeu a atenção da turma, todos estavam ansiosos para saber o que aconteceria.

 

 

Alunos registram suas reflexões e fazem a leitura do livro 

 

 

Ao final da leitura, foi realizado um paralelo entre as respostas que os alunos deram sobre o que é memória e a das personagens do livro. Este momento foi muito rico, pois os alunos aumentaram seus conhecimentos sobre o tema trabalhado no livro.

 

 

Alunos terminam a leitura do livro e partem para novas reflexões

 

 

Vamos ver algumas das respostas que os alunos da turma 1401 deram à pergunta "O que é memória?".

 

 

Alunos revelam suas ideias sobre o tema memória

 

 

Com este projeto, as histórias de vida são celebradas como conhecimento e como uma das formas mais poderosas para a promoção do diálogo e da compreensão entre pessoas e diferentes grupos sociais.

 

Parabéns à professora Telma Janise, por desenvolver um projeto que resgata as Histórias de Vida como experiências importante para a sociedade. Aos poucos, as histórias serão entrelaçadas e construirão uma nova narrativa para o mundo.

 

Fonte: http://www.museudapessoa.net

 

Quer fazer parte deste projeto? Acesse o site do Museu da Pessoa e compartilhe momentos inesquecíveis com sua família, amigos e muitos internautas!

 

Sua escola pode ser a próxima a ter uma postagem neste Portal. Entre em contato com a representante do Rieoduca da sua CRE! Não fique de fora dessa!

 

Nós somos a seXta CRE!

 

Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca 6ª CRE

Twitter: @PatriciaGed

E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 20/06/2012

Vinhetas Rio +20

Tags: 6ªcre, artesvisuais.

 

Alunos da turma 1802, da E. M. Mário Piragibe, sob a orientação da professora Imaculada Conceição, produzem vinhetas sobre a Conferência Rio +20. Esta é uma atividade do curso Aulas Animadas, cujo desafio é a realização de uma dica cultural utilizando o vídeo como veículo de comunicação.

 

A E. M. Mário Piragibe integra o grupo das 250 Unidades Escolares do Projeto Cineclube nas Escolas. Os alunos da turma 1802, sob a orientação da prof.ª Imaculada Conceição, produziram vinhetas divulgando a Conferência Rio +20.

 

 

 

 

A vinheta foi utilizada como veículo de divulgação da Rio +20 por ser simples, de curta duração e dinâmica. A vinheta apresentada pelos alunos da turma 1802, da E. M. Mário Piragibe foi criada em vídeo, mas nada impede que seja utilizado outro veículo de comunicação.

 

Os alunos criaram duas vinhetas: Rio +20 - O Futuro que Queremos (I) e Rio +20 - O Futuro que Queremos (II). Elas tiveram como animadores os seguintes alunos:

* Christian Lima

* Dayane C. da Costa

* Carolina Fagundes

* Fernanda Monteiro

* Gabrielle Bonfin

* Igor A. Vieira

* Lilian Cristina

* Melissa Falcão

* Mikaelle Oliveira

* Patrick de Castro

* Raquel Cipriano

* Raquel Viegas

* Thainá Souza

 

A segunda vinheta, Rio +20 - O Futuro que Queremos (II), teve a participação especial da aluna Laísa de Oliveira, da turma 1702, que contribuiu com seus belíssimos desenhos.

 

As vinhetas foram produzidas com tanto profissionalismo e dedicação que foram escolhidas para fazer parte do site oficial da Conferência Rio +20. Vamos ver o trabalho que os alunos produziram? Trabalho digno de um profissional!

 

As vinhetas que veremos a seguir são vídeos em animação anunciando a Conferência Rio +20 na técnica stop-motin, captura fotográfica de imagens feitas com materiais diversos, quadro a quadro, dando a ilusão de movimento.

 

 

 

Vinheta produzida pelos alunos da E.M. Mário Piragibe e pela prof.ª Imaculada Conceição

 

 

 

 

Vinheta produzida pelos alunos da E. M. Mário Piragibe e pela prof.ª Imaculada Conceição

 

 

A produção destas vinhetas é uma atividade do curso Aulas Animadas, cujo desafio era a realização de uma dica cultural utilizando o vídeo como veículo de comunicação produzida por alunos. Este trabalho está em total  sintonia com as propostas das aulas de Artes Visuais da prof.ª  Imaculada Conceição para este ano, que envolve reflexões e criações sobre a importância da Conferência Rio +20, sustentabilidade e o futuro que nós queremos.

 

Parabéns aos alunos da E. M. Mário Piragibe e à professora Imaculada Conceição! É um orgulho tê-los em nossa CRE! Vocês contribuíram de forma significativa na divulgação deste evento tão importante para o planeta.

 

Você gostou do trabalho dos alunos da E. M. Mário Piragibe? Dá uma passadinha no blog da escola para ver outros trabalhos interessantes e criativos!

 

http://artemariopiragibe.blogspot.com.br/

 

 

Envie você também o seu  trabalho para ser divulgado no Portal Rioeduca! Este espaço só existe porque temos profissionais maravilhosos como você!

 

Nós somos a seXta CRE!

 

Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca na 6ª CRE

Twitter: @PatriciaGed

E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share