
Sexta-feira, 06/07/2012
Colorindo a Rotina
A professora Andréa Malta, EDI Prof.ª Miltolina da Silva, desenvolveu com os alunos do E.I. o projeto Colorindo a Rotina, que tem por objetivo pensar nas cores como ponto de partida para trabalhar a rotina, tornando o cotidiano mais colorido e diversificaddo.
O planejamento dos professores do EDI Prof.ª Miltolina da Silva está pautado nos conteúdos extraídos das orientações curriculares da SME do RJ para educação Infantil. Estes são retirados e pensados nas habilidades dos educandos , pensado também nas particularidades e funcionalidade dos conteúdos, currículo e cotidiano da classe.
Projeto Colorindo a Rotina, do EDI Prof.ª Miltolina da Silva
JUSTIFICATIVA: As cores existem a partir de tudo que existe em nossa volta. As crianças aprendem sobre as cores experimentando-as no dia a dia através das inferências e contextualizando-as nas situações, na sala de aula, nas músicas e através da curiosidade de cada educando.
• Nomear as cores nos objetos, no ambiente e nos materiais em sala de aula;
TEMAS:
• Acolhimento, adaptação e rotina
RECURSOS:
• Revistas
AÇÕES:
• Lembrar sempre do nosso assunto em pauta mesmo na refeição inicial (desjejum), conversando com as crianças;
AVALIAÇÃO:
Observar diariamente todas as reações e ações dos educando diante das situações de aprendizagem criadas de maneira sistemática para oportunizar a aprendizagem. Avaliar suas habilidades e proporcionar situações onde suas limitações sejam vistas de forma afetiva, compreendendo a particularidade de cada criança e dando a mesma oportunidade de criar, registrar e aprender.
Sugestão de atividades para compor a rotina
MATERIAL: Lápis de cor, giz de cera grande ou pincel grosso e vários tipos de suporte, como papel espelho, cartolina, papel cartão de cores diferentes, papel enrugado, papéis com recortes inusitados (com um furo no meio, por exemplo) ou, ainda, madeira, argila etc.
CADA UM É DO SEU JEITO
MATERIAL: Papel Kraft, tesoura, canetas hidrocor e fita adesiva.
OBJETIVOS: Construir a imagem do próprio corpo e trabalhar a autoestima. Cada criança deita sobre uma folha de papel para que você possa desenhar a silhueta dela. Recorte o contorno, escreva o nome da criança e entregue a ela para completar o desenho com olhos, mãos, joelhos etc. Nesse momento, incentive a criança a observar o próprio corpo. Não espere nada figurativo. Quando todos concluírem o trabalho, cole as silhuetas lado a lado na parede e estimule a observação: “Olha! A Iara é mais alta que o Pedro”. Converse bastante sobre as particularidades de cada uma. Esse diálogo contribui para a construção da autoimagem e da autoestima, pois a criança interioriza o afeto que você e os colegas têm por ela, expresso na conversa. Sempre conversando sobre as cores usados, pergunto o porque da cor escolhida...
CANTINHO DE LEITURA
MATERIAL: Tapete ou colchão, bonecos de pano e fantoches de personagens familiares às crianças e vários livros.
OBJETIVOS: Interessar-se por histórias e explorar os livros. A experiência de manusear livros desde cedo, colabora com o aprendizado da leitura. Escutar histórias com regularidade também favorece a formação de melhores leitores e apreciadores do universo literário. Organize em sua sala um espaço de leitura que as crianças possam freqüentar e explorar, entrando em contato diariamente com livros, álbuns de imagens, fantoches e bonecos de pano. Vale lembrar que esse espaço deve ser confortável, acolhedor e atrativo. Assim, as crianças se envolvem por um tempo maior com suas atividades. Os livros e demais materiais expostos precisam ser resistentes. Se acontecer de algum ser rasgado ou amassado, conserte e ponha em uso novamente. Leia livros para o grupo. Por causa da idade, as crianças não ficarão sentadas em roda, como as mais velhas. O interesse de uma criança pequena por uma história lida pode ser percebido por reações de alegria ou tentativas de encenar a história. Observe esses sinais e incentive as crianças que os emitiram. Ao escolher as histórias para ler ou contar, opte por livros com ilustrações de qualidade. Não se preocupe com variedade, porque as crianças pequenas gostam de ouvir várias vezes a mesma história. Antes ou depois da leitura, lembre de dar um tempo para as crianças manusearem livremente os livros. (MOVIMENTO) MEU CORPO
MÚSICA DOS NOMES
OBJETIVOS: Reconhecer o próprio nome e reforçar o vínculo com o educador. Escolha uma música na qual você possa incluir o nome das crianças. Alguns exemplos: “Se Eu Fosse um Peixinho”, “A Canoa Virou”, “Ciranda, Cirandinha” e “Fui ao Itororó”. Reúna a turma em um local agradável e cante. Os bebês também podem participar, já que a intenção é fazer com que se familiarizem com os nomes. Aos que já andam, sugira uma roda, que vai se formando com aqueles que ouvem o próprio nome.
Vamos ver as fotos selecionadas pela professora Andréa Malta das atividades realizadas no primeiro trimestre de 2012 com o EI 30.
Primeiros momentos colando, experimentando cores e vivenciando a aprendizagem!
Conhecendo a turma e a turma conhecendo os professores ... primeiro com crachás..
O carnaval é a primeira data comemorativa do ano letivo no planejamento do EDI.... atividades plásticas com diversidade de materiais.
A audição de histórias aliada às respostas e percepções das crianças já no início do dia direciona à criatividade que vai além de um planejamento engessado pela rotina, mas que dá conta das exigências de uma demanda que preza pela inovação no dia a dia!
Os conteúdos são trabalhados com experimentações mil! Aqui, “Família” é mostrada com auxilio de bonecos brancos, negros e até orientais, ora brincando com grupos onde a avó é a chefe do grupo, ora a mãe, ora apenas o pai. Retrato de uma sociedade que dá um novo significado ao conceito de família em todo tempo.
O portfólio como recurso na prática pedagógica auxilia na construção dos relatórios individuais aliado às observações diárias . O capricho na confecção, revela, não somente às crianças mas também aos responsáveis, o tamanho da responsabilidade na avaliação e o próprio desenvolvimento da criança.
Os educadores se alegram quando as crianças revelam através de riscos, desenhos sua percepção de mundo e da realidade que as cercam.
A culminância do dia das mães se revela como uma mostra de trabalhos artísticos na música, na dança e na arte do registro escrito.
Mais uma vez, a leitura como ponto de partida para aprendizagem!
Alunos experimentam a corda e brincam com ela
Alunos iniciam a escrita da letrinha do próprio nome!!! Mas aqui a escrita não é uma exigência do docente, é o resultado das ansiedades e da experiência de um mundo letrado onde todos nós estamos inseridos!
Parabéns à professora Andréa Malta e às Auxiliares de Creche, Cheron e Joselma, por desenvolverem este trabalho tão importante para o desenvolvimento dos alunos do EDI. Vocês fazem a diferença na vida dessas crianças!!!!! Temos muito orgulho em ter profissionais como vocês como colegas de trabalho!
Professor (a), envie você também o seu projeto para ser publicado no Portal Rioeduca! Este espaço é meu, é seu, é nosso! Nós somos a seXta CRE!
Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca na 6ª CRE Twitter: @PatriciaGed E-mail: pferreira@rioeduca.net
|


Sexta-feira, 29/06/2012
Contando História na Escola
A E. M. Dep. Pedro Fernandes realizou com os alunos o projeto Contando Histórias na Escola. O projeto parte do princípio que difundir o gosto pela leitura através da união escola e família, é um benefício à comunidade e aos alunos.
A E. M. Dep. Pedro Fernandes atende crianças na faixa etária de 3 anos a seis meses à 6 anos. São crianças com personalidades e características bastante diferentes e intensas. Nesta fase, é percebida a necessidade de desenvolvimento da autonomia, concentração, a construção da identidade, o desenvolvimento da imaginação e de formas adequadas para expressar ideias e sentimentos, de compartilhar conhecimento, trabalhar a linguagem oral, o respeito e a capacidade de escutar o outro e o saber esperar a vez.
Pensando numa forma prazerosa, para as crianças, de desenvolver essas necessidades, surgiu a ideia de convidar os responsáveis para contar histórias. Este projeto foi pensado quando a equipe pedagógica percebeu, na comemoração do Dia dos Avós, o interesse e alegria das vovós em contar histórias e cantar para as crianças. Era visível o prazer que as avós sentiam por estarem narrando suas histórias. E, assim, surgiu o projeto Contando Histórias na Escola!
Momentos do Projeto Contando Histórias na Escola
O projeto parte do princípio de que difundir o gosto pela leitura, através da união escola e família, é benefício à comunidade e aos alunos. A equipe da E.M. Dep. Pedro Fernandes entende que com a união e a soma de esforços de todos, num trabalho conjunto, conseguir-se-á uma sociedade mais preparada para a vida.
O ato de leitura é um ato cultural e social e ter acesso à boa literatura é dispor de uma informação cultural que alimenta a imaginação e desperta o prazer pela leitura. A importância dos livros e demais portadores de textos é incorporada pelas crianças na medida que possibilitamos momentos de leitura, onde as crianças possam manusear e ler os livros. Um outro fato que consideramos importante é deixar as crianças levarem um livro para casa, para ser lido junto com seus familiares permitindo que as crianças desde muito pequenas, possam construir uma relação prazerosa com a leitura. Compartilhar essas descobertas com seu familiares é um fator positivo nas aprendizagens das crianças, dando um sentido mais amplo para a leitura. (Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil)
Este projeto tem por objetivo geral, desenvolver a linguagem oral e escrita dos alunos através da leitura e contação de histórias, integrando família e escola.
Veremos abaixo a turma da professora Hildene. Nesta turma, a contação de histórias foi feita pela mãe do aluno Daniel, a senhora Maria Estela. A mãe do Daniel contou a história Bibi, vai pra cama para os pequeninos. Ele ficou muito feliz com a presença da mamãe na escola!
Mamãe Maria Estela conta histórias para os alunos do EI
No dia 1º de junho de 2012, a senhora Valdiva, avó do aluno Ryann Lucas, visitou a turma EI 10 para contar a história O Baile, de Mary França.
A vovó Valdiva conta histórias para os alunos do EI 10
A turma ficou super empolgada! Eles queriam ver as imagens e fazer muitas perguntas sobre os animais do livro. Os alunos ficaram felizes com a presença de alguém fora da rotina para animá-los com uma bonita história.
Alunos do EI 10 ficam encantados com a história
O netinho da senhora Valdiva ficou muito orgulhoso com a vovó dele! Parabéns à vovó Valdiva!
Vovó Valdiva e seu netinho Ryann Lucas
Abaixo, a mamãe Lucilene conta a história O Mundinho, no auditório da escola. Os alunos da professora Susana prestaram atenção em tudo. Não perderam nenhum detalhe!
Mamãe Lucilene conta para os alunos a história O Mundinho
Na turma EI 17, da prof.ª Cristiane, quem contou história foi a Flávia, mãe da aluna Hellen.
Mamãe Flávia conta histórias para os amiguinhos de sua filha Hellen
Na turma da professora Patrícia, a vovó Marlene contou a história Os Dez Amigos. Seu netinho Victor e as outras crianças da turma ficaram encantadas!
Vovó Marlene encanta os alunos com a história Os Dez Amigos
No EI 10, Luciflávia, mãe do aluno Hugo Henrique contou a história Magnólia. Foi um sucesso! Seu filho Hugo ficou orgulhoso da mamãe!
Mamãe Luciflávia conta a história Magnólia para os alunos do EI
No dia 19 de junho a turma do EI recebeu a visita de Angélica, mãe da aluna Emanuelle. A mamãe escolheu um clássico da literatura, A Bela e a Fera, que é uma das histórias de princesa que a filha adora.
Também participou da contação de histórias o primo da Emanuelle, o Raul, que é de nacionalidade espanhola e veio passar as férias com a prima.
Mamãe Angélica conta a história A Bela e a Fera para os alunos do EI
Parabéns à equipe da E.M. Dep. Pedro Fernandes por possibilitar momentos de leitura prazerosa aos alunos e à comunidade escolar.
Envie você também o seu projeto para ser publicado no Portal Rioeduca! Este espaço é meu, é seu, é nosso! Aproveite para divulgar o maravilhoso trabalho que você realiza em sua escola! Nós somos a seXta CRE!
Patrícia Fernandes - Representante do Rieoduca na 6ª CRE Twitter: PatriciaGed E-mail: pferreira@rioeduca.net
|


Quarta-feira, 30/05/2012
1ª Dia Temático do Projeto Amigos da Escola
O CIEP Rubens Gomes comemorou o 1º Dia Temático do projeto Amigos da Escola, no dia 18 de maio. Este evento teve como temática o valor da leitura, que busca desenvolver nos alunos o prazer pela leitura e a alfabetização dos mesmos no primeiro ano do Ensino Fundamental.
Alunos escutam atentos à leitura feita pela professora
Alunos auxiliam na exposição da Rua da Leitura
Parabéns a todos os professores e alunos do CIEP Rubens Gomes pelo trabalho de excelência que realizam. Temos muito orgulho em ter vocês na nossa rede.
Professor, envie você também o seu projeto!
Patricia Fernandes - Representante do Rioeduca na 6ª CRE Twitter: @PatriciaGed E-mail: pferreira@rioeduca.net
|


Quarta-feira, 30/05/2012
Um Novo Olhar sobre a Fazenda
A E. M. Pedro Fernandes realiza com seus alunos e com a comunidade escolar o Projeto Um Novo Olhar Sobre a Fazenda, com o objetivo de resgatar a história da Fazenda Botafogo e o respeito por parte dos moradores, pelas suas origens.
Alunos fazem a representação do Conjunto Habitacional onde moram
A história oral é considerada como fonte identitária de um povo, capaz de retratar realidades, vivências e os modos de vida de uma comunidade em cada tempo e nas mais variadas sociabilidades.
Parabéns aos professores, alunos e equipe gestora da E. M. Pedro Fernandes por proporcionar à comunidade escolar uma oportunidade de expressar tudo o que viveu, sentiu ou pensou e procurar corrigir, no presente, para melhorar no futuro.
Gostou desta matéria? Deixe um recado para a equipe da E. M. Pedro Fernandes!
|

