A A A C
email
Todos os posts escritos por Profª Letícia Monteiro (Profª Renata Jacomo Carvalho)
Retornando 1 resultado para o autor 'Profª Letícia Monteiro (Profª Renata Jacomo Carvalho)'

Quarta-feira, 18/04/2018

“Conhecendo para Educar” - GLOBE NASA

Tags: 3acre, mosquito, nasa.

 

 

Projeto Conhecendo para Educar - GLOBE/NASA   

 

De uma parceria realizada entre a Secretaria Municipal de Educação e a Nasa, Agência Espacial Americana, através do Projeto GO MOSQUITO da GLOBE NASA, surge um projeto de sucesso. Segundo colocado na FEIRA VIRTUAL DE CIÊNCIAS GO MOSQUITO em 2017, o Projeto Conhecendo para Educar - GLOBE/NASA mobiliza alunos e professores da Escola Municipal Ceará.

 

 

 

O projeto foi coordenado pela cientista, Dra. Russanne Low, do Instituto de Estratégias Ambientais Globais da NASA. Como ponto de partida da parceria, foi realizada a apresentação dos objetivos para a SME, seguida da realização de  três workshops, esses com o objetivo de divulgar para as escolas o projeto e distribuir materiais práticos de coleta e identificação do gênero de Mosquitos.

Visando consolidar as informações obtidas nas observações, foi apresentado o aplicativo GLOBE Observer-Mapeador do Habitat do Mosquito, cuja função é identificar as larvas e os habitats dos mosquitos transmissores de doenças; bem como possibilitar a troca de informações do Projeto GO MOSQUITO – Zika Vírus.

 

A Escola Municipal Ceará imediatamente abraçou o projeto e, sob a orientação da Professora Renata Jacomo Carvalho, da disciplina de Ciências, criou a disciplina eletiva Globe Nasa que tem por objetivo principal criar o pensamento científico nos alunos da escola.

 

Segundo Renata:

"Ao iniciarmos nossa proposta de trabalho, que seria uma investigação científica, nos deparamos com uma situação de grande relevância: até onde nossos alunos da rede municipal do Rio de Janeiro estão conscientizados do grave problema que é a proliferação do Aedes aegypti e das doenças transmitidas por ele? Percebemos que há um conhecimento prévio, porém pouco trabalhado. Algumas informações são assimiladas mecanicamente, sendo reproduzidas instintivamente, entretanto, sem conhecimento teórico e práticoPartiu dos alunos, da Eletiva Globe Nasa, a ideia da conscientização coletiva, através da educação. Surgiu então o “Conhecendo para Educar”.Pensamos em formas de levar esse conhecimento de maneira criativa e educativa concretizando o aprendizado como base e transformando velhos hábitos adquiridos em atitudes positivas que um cidadão consciente deve ter."

 

 

 

 

 

 

 

Foram coletadas informações como conhecimento do ciclo de vida do mosquito, habitat do mosquito, doenças transmitidas pelo Aedes e formas de combate aos criadouros. Além disso, foi produzido um power point interativo que quando apresentado introduzia perguntas aos alunos de forma bem lúdica: “você conhece o ciclo de vida?”, “sabe onde ele prefere depositar seus ovos?”, “o que devemos fazer para evitar a proliferação dele?”. As perguntas foram utilizadas para conduzir o trabalho.

 

 

 

Segundo o depoimento da professora: "Ainda que o programa GO MOSQUITO apoie as investigações científicas que são de grande relevância, ainda precisamos muito da divulgação de informações simples, que não podem cair no esquecimento, para o extermínio dos prováveis criadouros. O aplicativo GLOBE Observer é bastante eficaz nessa tarefa, porém ainda pouco utilizado por cidadãos-cientistas pela falta de hábito e de interesse da população.

 

 

 

 

O Projeto em desenvolvimento foi então apresentado na  FEIRA VIRTUAL DE CIÊNCIAS GO MOSQUITO 2017 e obteve o segundo lugar na categoria geral. Além do prêmio, recebeu o reconheciemto da Equipe Globe Nasa.

Na Terceira CRE, direção, professores e alunos receberam o certificado de Qualidade em Foco, um diploma entregue pelo Coordenador Claudio Maia como forma de reconhecer os trabalhos de qualidade desenvolvidos por profissionais da Coordenadoria

 

 

 

 

Muito se pode esperar da professora Renata e dos alunos da eletiva GLOBE NASA que já estão trabalhando, esse ano, na continuidade do projeto que contará com a chegada de novos alunos para a disciplina.

 

 

 

 

Parabéns a toda a equipe da Escola Municipal Ceará que ensina cidadania e faz a diferença com o ensino de alta qualidade que oferece à cidade do Rio de Janeiro!

 

Curta, comente e compartilhe! E se deseja divulgar um projeto ou trabalho que acontece na sua unidade escolar entre em contato conosco.

 

Divulgar os trabalhos e iniciavas de sucesso na Rede Municipal de Educação é objetivo principal do Portal RIOEDUCA. 

 


   
           



Yammer Share