
Quarta-feira, 12/12/2018
Educação Financeira na turma:1403
A educação financeira é a conscientização, seguida da mudança de atitude/comportamento no controle e uso do seu dinheiro de modo equilibrado e com acompanhamento constante. Partindo do estudo desse conceito, a professora Raquel Oliveira da E.M. Helio Smidt elaborou um projeto que tem por objetivo criar um novo hábito no modo da comunidade escolar lidar com o dinheiro.
O projeto inicia com a discussão sobre o tema: Conhecimento sobre Educação Financeira
Os alunos assistiram uma apresentação, feita pela professora regente, sobre o que é a Educação Financeira, e vem trabalhando o tema ao longo do ano. Esse “trabalho” vem acontecendo de várias formas.
A conscientização
Os alunos foram realizando “situações-problema” através de exercícios, nas quais precisavam analisar a ideia de poupar e/ou empreender, uma das possibilidades da educação financeira. Nesse tipo de exercício era preciso calcular quantas vezes deveriam “poupar” dinheiro, ou seja, quantos meses seriam suficientes para juntar dinheiro e chegar à quantia necessária para adquirir algo.
Os alunos assistiram ao filme: “Os delírios de consumo de Becky Bloom” (Confessions of a Shopaholic), no qual a personagem Rebeca – Becky é jornalista e louca por moda. Até aí, tudo bem! Porém, ela compra por impulso e emoção. Possui mais de dez cartões de crédito. Está endividada e não sabe como sair dessa situação.
Após assistirem o filme, os alunos tiveram como tarefas:
- A reflexão sobre o modo de agir, sem planejamento, e com planejamento em relação ao dinheiro;
- Escrever uma carta para alguém sobre as informações que consideraram interessantes no filme.
O cofre foi confeccionado com a ideia realmente de praticarem o ato de poupar. Assim, os alunos reutilizaram latas de leite vazias para confeccionar os cofres, e ainda ajudaram ao meio-ambiente.na medida em que as latas deixaram de ser lixo.
O sistema monetário – Símbolo R$
No Brasil, nossa moeda é o real. Eles também fizeram atividades nos quais tinham que identificar o valor dentro dos envelopes de modo intuitivo. Como se estivessem depositando e/ou recebendo uma quantia, que era diferente para cada um.
A Educação financeira, busca nos (re)educar quanto ao consumo desenfreado, o “gastar demais”, visando uma conscientização quanto ao que é supérfluo (desnecessário). É preciso se perguntar: “Eu preciso disso?”. E compreender o que é necessário (urgente, tem que ser feito ou realizado).
O orçamento
As crianças tiveram também que montar um orçamento para uma festa de encerramento fictícia, comparando preços e optando pelo serviço ou produto que tivesse o melhor custo x benefício, ou seja, menor preço com qualidade.
E como integrantes de uma família e moradores de uma casa, aprenderam que são importantes, contribuindo assim, com a diminuição das despesas da casa, ajudando a economizar luz e água.
Assim, a Escola Municipal Helio Smidt educa cidadãos, incentiva a utilização inteligente dos recursos financeiros e ambientais num trabalho que merece ser conhecido, divulgado e estimulado. Para que possamos ter uma cidade mais sustentável.
Quer saber mais sobre?
Unidade Escolar: Escola Municipal Hélio Smidt
E-mail: emhsmidt@rioeduca.net
Telefone: 3273-5086 / 3273-5131
Contato para publicações:

