A A A C
email
Todos os posts escritos por Profª Leticia Monteiro (Representante Rioeduca da 3ªCRE)
Retornando 2 resultados para o autor 'Profª Leticia Monteiro (Representante Rioeduca da 3ªCRE)'

Quarta-feira, 08/05/2019

Escola Municipal Nossa Senhora de Pompéia - 3ªCRE

Tags: cre03, samba, música.

 

Samba não é só Carnaval! É antes de tudo uma manifestação cultural representativa da Cidade do Rio de Janeiro. Diante disso, a Escola Municipal Nossa Senhora de Pompéia, através do projeto desenvolvido pela  professora  Elaine Morgado, de  Educação Física, , buscou  demonstrar o samba como  tradição histórica para sua comunidade escolar.

 

O projeto "Samba no Pé" tem a intenção de estimular o desenvolvimento e a criatividade da criança através da leitura, da música, da dança e do desenho. Além disso, aborda temas como: a cidadania e cultura popular; o respeito ao próximo; a conscientização ambiental e a reciclagem; a expressividade através da cultura corporal de movimento (dança e o ritmo);  e o canto através da musicalização e do estudo da linguagem musical.

 

 

A proposta pedagógica do projeto apresenta como objetivo principal contar a história do samba, despertando o interesse da criançada pela cultura popular afro-brasileira. Nesse contexto, o "Samba no Pé" busca explorar o samba em sua multiplicidade, discutindo temas como: o samba e sua origem; as modalidades; e os principais artistas representantes do gênero.

O projeto  visa, também,  promover a aprendizagem e o gosto dos alunos pelos passos do samba, pela harmonizaçao no toque dos instrumentos e pelas manifestações artísticas que auxiliam a narrativa da história do samba.

 


 

Segundo a narrativa da professora, foram  realizadas as seguintes atividades:

  • Contação de história do livro “Samba Menino”; do músico, publicitário, escritor e produtor cultural Raphael Moreira;
  • Trabalho com o samba “ Coisinha do pai” de Jorge Aragão;
  • Realização de uma roda ao som de “Ê baiana” de Dorival Caymmi;
  • Realização de uma roda ao som de  “Samba da minha Terra” de Dorival Caymmi;
  • Produção instrumentos musicais feito de potes de Yogurte e garrafas de refrigerantes;
  • Apresentação do samba  “Samba Menino” de autoria da compositora e cantora Lu Fogaça;
  • Escolha e montagem do personagem do Samba Menino que chama um (a) amigo(a) para sambar.
  • Produção artística com o tema: Samba Menino. 

 

 

Dessa forma, a escola procurou mostrar aos alunos a importância  do Samba, mostrando  seus aspectos históricos, sua influencia na construção cultural do Rio de Janeiro, sua riqueza cultural e sua diversidade.

 

 

Quer saber mais sobre esse trabalho?
Entre em contato com a Unidade Escolar.
E/CRE (03.13.031) Escola Municipal Nossa Senhora de Pompéia

Diretora: KATIA ELIZABETH DOS SANTOS QUIRINO
E-mail: ccpompeia@rioeduca.net

Telefone: 3315-2185

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 31/10/2018

Na Tagore, Inclusão é todo dia!

Tags: 3ªcre, inclusão.

 

   A Escola Municipal Tagore vem, há anos, realizando um excelente trabalho de inclusão de alunos com deficiência. Liderados pela diretora Adriana, toda a equipe da escola trabalha com emoção e competência para transformar as diferenças em oportunidades de aprendizagem para todos, sem distinção.

Vamos conhecer um pouco desse incrível trabalho?

 

 

No Dia I, dia da Inclusão, a Escola Municipal Tagore propôs um grande movimento de conscientização, sensibilização e divulgação do caminhar da escola no processo de inclusão educacional e social.

 

 

A Unidade Escolar preparou diferentes atividades em cada sala como : musicoterapia, com a professora de música; jogo quebra-cabeça da inclusão, em que os alunos confeccionavam e depois montavam; artes sensoriais com olhos vendados, onde os alunos realizaram diferentes técnicas de artes sem poder se utilizar da visão.

 

 

Outra atividade que vale destacar foi a produção de texto a partir da exibição do  vídeo  "Cordas", assim como a produção de poesias, após a apresentação do vídeo "A diferença é que nos une".

A oficina de libras com a instrutora e professora da Classe especial foi um sucesso!

 

 

Houve também uma visita à Sala de Recursos para manuseio de material adaptado e exposição dos trabalhos pelo pátio, com fotos antigas, trabalhos sobre inclusão, etc.

Os alunos e responsáveis, ao longo do dia, vivenciaram cada proposta. 

 

O evento foi aberto à visitação, sendo assim, houve a visita de professores do EDI Anísio Teixeira, de professores do IHA, da CRE e até a visita de Secretária de Educação Professora Talma Suane, do Secretário da Casa Civil Paulo Messina  e do Sr. Prefeito Marcelo Crivella. Os visitantes também puderam participar das oficinas e interagir com os alunos.

 

 

A Exposição alusiva ao Dia I da Inclusão foi um sucesso e demonstra o excelente trabalho, nessa área, realizado pela Diretora Adriana e por toda a compromissada equipe da Escola Municpal Tagore.

 

Quer saber mais sobre?

Unidade Escolar: Escola Municipal Tagore

E-mail: emtagore@rioeduca.net

Telefone: 3274-5507 / 3274-5607

 

Contato para publicações:


   
           



Yammer Share