
Quarta-feira, 08/05/2019
Escola Municipal Nossa Senhora de Pompéia - 3ªCRE
Samba não é só Carnaval! É antes de tudo uma manifestação cultural representativa da Cidade do Rio de Janeiro. Diante disso, a Escola Municipal Nossa Senhora de Pompéia, através do projeto desenvolvido pela professora Elaine Morgado, de Educação Física, , buscou demonstrar o samba como tradição histórica para sua comunidade escolar.
O projeto "Samba no Pé" tem a intenção de estimular o desenvolvimento e a criatividade da criança através da leitura, da música, da dança e do desenho. Além disso, aborda temas como: a cidadania e cultura popular; o respeito ao próximo; a conscientização ambiental e a reciclagem; a expressividade através da cultura corporal de movimento (dança e o ritmo); e o canto através da musicalização e do estudo da linguagem musical.
A proposta pedagógica do projeto apresenta como objetivo principal contar a história do samba, despertando o interesse da criançada pela cultura popular afro-brasileira. Nesse contexto, o "Samba no Pé" busca explorar o samba em sua multiplicidade, discutindo temas como: o samba e sua origem; as modalidades; e os principais artistas representantes do gênero.
O projeto visa, também, promover a aprendizagem e o gosto dos alunos pelos passos do samba, pela harmonizaçao no toque dos instrumentos e pelas manifestações artísticas que auxiliam a narrativa da história do samba.
Segundo a narrativa da professora, foram realizadas as seguintes atividades:
- Contação de história do livro “Samba Menino”; do músico, publicitário, escritor e produtor cultural Raphael Moreira;
- Trabalho com o samba “ Coisinha do pai” de Jorge Aragão;
- Realização de uma roda ao som de “Ê baiana” de Dorival Caymmi;
- Realização de uma roda ao som de “Samba da minha Terra” de Dorival Caymmi;
- Produção instrumentos musicais feito de potes de Yogurte e garrafas de refrigerantes;
- Apresentação do samba “Samba Menino” de autoria da compositora e cantora Lu Fogaça;
- Escolha e montagem do personagem do Samba Menino que chama um (a) amigo(a) para sambar.
- Produção artística com o tema: Samba Menino.
Dessa forma, a escola procurou mostrar aos alunos a importância do Samba, mostrando seus aspectos históricos, sua influencia na construção cultural do Rio de Janeiro, sua riqueza cultural e sua diversidade.
Quer saber mais sobre esse trabalho?
Entre em contato com a Unidade Escolar.
E/CRE (03.13.031) Escola Municipal Nossa Senhora de Pompéia
Diretora: KATIA ELIZABETH DOS SANTOS QUIRINO
E-mail: ccpompeia@rioeduca.net
Telefone: 3315-2185


Quarta-feira, 31/10/2018
Na Tagore, Inclusão é todo dia!
A Escola Municipal Tagore vem, há anos, realizando um excelente trabalho de inclusão de alunos com deficiência. Liderados pela diretora Adriana, toda a equipe da escola trabalha com emoção e competência para transformar as diferenças em oportunidades de aprendizagem para todos, sem distinção.
Vamos conhecer um pouco desse incrível trabalho?
No Dia I, dia da Inclusão, a Escola Municipal Tagore propôs um grande movimento de conscientização, sensibilização e divulgação do caminhar da escola no processo de inclusão educacional e social.
A Unidade Escolar preparou diferentes atividades em cada sala como : musicoterapia, com a professora de música; jogo quebra-cabeça da inclusão, em que os alunos confeccionavam e depois montavam; artes sensoriais com olhos vendados, onde os alunos realizaram diferentes técnicas de artes sem poder se utilizar da visão.
Outra atividade que vale destacar foi a produção de texto a partir da exibição do vídeo "Cordas", assim como a produção de poesias, após a apresentação do vídeo "A diferença é que nos une".
A oficina de libras com a instrutora e professora da Classe especial foi um sucesso!
Houve também uma visita à Sala de Recursos para manuseio de material adaptado e exposição dos trabalhos pelo pátio, com fotos antigas, trabalhos sobre inclusão, etc.
Os alunos e responsáveis, ao longo do dia, vivenciaram cada proposta.
O evento foi aberto à visitação, sendo assim, houve a visita de professores do EDI Anísio Teixeira, de professores do IHA, da CRE e até a visita de Secretária de Educação Professora Talma Suane, do Secretário da Casa Civil Paulo Messina e do Sr. Prefeito Marcelo Crivella. Os visitantes também puderam participar das oficinas e interagir com os alunos.
A Exposição alusiva ao Dia I da Inclusão foi um sucesso e demonstra o excelente trabalho, nessa área, realizado pela Diretora Adriana e por toda a compromissada equipe da Escola Municpal Tagore.
Quer saber mais sobre?
Unidade Escolar: Escola Municipal Tagore
E-mail: emtagore@rioeduca.net
Telefone: 3274-5507 / 3274-5607
Contato para publicações:

