A A A C
email
Todos os posts escritos por Professora Ana Accioly
Retornando 2 resultados para o autor 'Professora Ana Accioly'

Quinta-feira, 28/11/2013

Uma Ode a Vinicius de Moraes

Tags: 4ªcre, projetos.

Vinicius de Moraes foi um nome muito importante no meio cultural brasileiro. Diplomata de carreira, destacou-se como poeta modernista e letrista popular. Esse ano ele é lembrado pelos cem anos do seu aniversário. E a Escola Municipal Miguel Ângelo preparou uma grande homenagem para o "Poetinha". 

 

"Porque a vida só se dá pra quem se deu, 

pra quem amou, pra quem chorou, pra quem sofreu."

Vinicius de Moraes

 

Apresentação do 6º ano tocando "O Pato", "A Casa", "Eu Sei que Vou te Amar" e "Garota de Ipanema". (Professor Claudio)

 

O ensino da Língua Portuguesa, quando baseado nos diferentes gêneros, permite que se desenvolva uma contextualização de atividades de leitura, compreensão e interpretação de textos, de produção e de análise linguística.

 

Com isso, trabalhar com os diferentes gêneros textuais permite ainda a articulação das atividades entre as áreas de conhecimento, contribuindo diretamente para o aprendizado significativo de prática de leitura, produção e compreensão.

 

Conhecendo Vinicius de Moraes pela Janela da E. M. Miguel Ângelo 
  

"O gato" - turma 1603.

 

Em novembro, realizamos a culminância do projeto "Poetinhas do Rio". Ele aconteceu de forma integrada e movimentou toda a escola em uma grande produção artística, pois o 1º e o 2º segmento do Ensino Fundamental trabalharam o mesmo tema nesse último bimestre.

 

Esse trabalho ocorreu de forma interdisciplinar, proporcionando aos alunos a expressão e a construção do conhecimento nas suas mais diferentes áreas. Assim, cognitivo, sentimentos e valores foram construídos ao longo desse processo.

 

Professora Ruth e suas alunas da 1702.

 

O evento contou com o Sarau de Poesias, a Exposição de trabalhos e a apresentação do Coral e da Orquestra de Flauta doce dos alunos da Unidade Escolar. Foi muito gratificante poder ver Vinicius sob a lente artística de nossos alunos.

 

Texto da Professora Ruth Rejala, Professora de Língua Portuguesa.

 

“Cabe a escola viabilizar o acesso do aluno ao universo dos textos que circulam socialmente, ensinar a produzi-los e a interpretá-los. Isso inclui os textos das diferentes disciplinas com os quais o aluno se defronta sistematicamente no cotidiano escolar e, mesmo assim, não consegue manejar, pois não há um trabalho planejado com essa finalidade”. (PCN, 1997, p.30)
 

 

Parabenizamos a todos da Escola Municipal Miguel Ângelo por explorar não apenas o texto escrito, mas enriquecer o seu trabalho com a músicas e a arte que compõem a obra do artista.

 

 

  Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós!

Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe.

 


Professora Ana Accioly

Representante Rioeduca.net da 4ª Coordenadoria Regional de Educação
anaaccioly@rioeduca.net

Twitter: @Ana_Acioly

 

COMPARTILHE E COMENTE!

 

 

                              

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 21/11/2013

É Informação, é Ação, é o PEJA da Gregório!

Tags: 4ªcre.

 

O espaço escolar do PEJA deve ter o compromisso de criar formas que permitam emancipação e superação das condições que oprimem e submetem as pessoas a condições injustas, indignas e discriminadoras em suas vidas. Promovendo, assim, a consolidação histórica desses espaços de produção e de construção de suas políticas.

"Um galo sozinho não tece uma manhã
ele precisa sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele lançou
e o lance a outro"

João Cabral de Melo Neto
  

Assim, “Estudar não é um ato de consumir ideias, mas de criá-las e recriá-las”. Para Freire, a Educação é ato coletivo, solidário e não individualista, em que se trabalha com, jamais sobre os indivíduos a quem considera sujeitos e não objetos de sua ação. Trata-se de um fazer solidário e coletivo, visando a transformação.

 

O Fazer do PEJA no CIEP Gregório Bezerra

 

 

"A EJA, na luta pelo direito a um ambiente e uma vida saudáveis, educa para as diversidades contra as desigualdades. Nós brasileiros somos um povo sofrido, porém devemos lutar por um ambiente de vida saudável, com mais médicos nos hospitais com um atendimento digno, mais empregos, mais segurança".

Fragmento de um texto construído a partir das reflexões orientadas pela professora Sandra Jardim com sua turma sobre o tema do Encontro de Alunos.

 

Reconhecer a diversidade, seja social, cultural, étnica, de gênero ou religiosa, é fundamental quando se pensa em ações direcionadas ao ato de Educar. Dessa forma, a escola e seus profissionais necessitam refletir sobre quem o jovem por ela atendido, quais são os seus anseios, como ele se constitui, enquanto jovem na realidade específica onde vive, para que, juntos, consigam pôr em prática um currículo que atenda às particularidades do PEJA.

 

 

"O livro Inventário de Segredos foi adquirido recentemente pelo CIEP e, durante toda a semana, a turma 192 está ouvindo os segredos contidos nele. A turma está verdadeiramente empolgada e curiosa com tantos segredos!" 

 

 

 

"Produção de anúncios pela turma 192 como atividade que relembrou alguns gêneros textuais."

 

Por assim dizer, a proposta de Paulo Freire partia do pressuposto de que os educandos são sujeitos ativos no processo educativo, uma vez que são seres históricos com amplas possibilidades de criar e recriar a sua própria cultura; aliás, é possível afirmar que a aplicação do método se iniciava exatamente com uma discussão, visando a conscientização do analfabeto através do conceito de cultura.


 

Parabéns à toda a equipe do PEJA do CIEP Gregório Bezerra por  garantir a apropriação, a socialização e a produção de novos conhecimentos, no intuito de contribuir efetivamente para a superação sociocultural de seus educandos.
 

  Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós!

Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe.

 


Professora Ana Accioly

Representante Rioeduca.net da 4ª Coordenadoria Regional de Educação
anaaccioly@rioeduca.net

Twitter: @Ana_Acioly

 

COMPARTILHE E COMENTE!

 

 

                              

 

 

 


   
           



Yammer Share