
Sexta-feira, 15/05/2015
Plano Municipal de Educação - PME e 5ª CRE
A 5ª CRE proporcionou cinco encontros de discussão com os segmentos que compõem a Comunidade Escolar e a Sociedade Civil para a revisão/elaboração do Plano Municipal de Educação, tendo como referência o Plano Nacional de Educação.
"O Plano Municipal de Educação (PME) deve ser do município e não apenas da rede ou do sistema municipal. Ele é de todos que moram no município, sendo assim todas as necessidades educacionais do cidadão devem estar presentes no Plano, o que vai muito além das possibilidades de oferta educacional direta da Prefeitura. Também não se trata do plano de uma administração da Prefeitura ou da Secretaria Municipal de Educação, pois atravessa mandatos de vários prefeitos e dirigentes municipais de educação". (Plano Nacional de Educação, Cadernos de Orientações)
O PME tem um papel fundamental na vida da educação municipal e determina que todos os municípios terão que adequar ou elaborar seus planos até um ano depois de sua publicação. O trabalho a ser feito envolve levantamento de dados e informações, estudos, análises, consultas públicas, decisões e acordos políticos, e nada disso acontece rapidamente.
Segundo a professora Vera Lucia Delgado, Gerente da AAI 5ª CRE, "nas reuniões foi construída uma proposta coletiva do que seria uma educação ideal para a nossa cidade, discutindo-se as metas e estratégias para aproximar a realidade que vivemos na educação hoje e a realidade que a comunidade escolar propõe como ideal".
O PME deve ser submetido a um amplo debate e incorpora a riqueza das diferentes visões e vivências que a sociedade tem sobre a realidade que deseja alterar. No Rio de Janeiro, a Conferência será realizada na Escola Municipal Orsina da Fonseca, rua São Francisco Xavier, 95, Tijuca, nos dias 22 e 23 de maio, respectivamente, das 18h às 21h e de 8h às 19h.
Compareça!
Professora Regina Bizarro
|


Sexta-feira, 19/12/2014
Ciranda de Leitura – A Bolsa Viajante e a Família
A Creche Municipal Acalanto desenvolveu o projeto “Ciranda de Leitura – A Bolsa Viajante”, que tem proporcionado, além da prática da leitura, o estreitamento de laços entre a família, a criança e a creche.
Localizada na avenida Martin Luther King Junior, s/nº, em Vicente de Carvalho, a Creche Municipal 05.14.606 Acalanto atende a comunidade do Juramento e é dirigida pelas professoras Selma Martins Farias e Maria da Conceição Silva Matias Gonçalves Glória.
Projeto "Ciranda de Leitura – A Bolsa Viajante"
|


Sexta-feira, 05/12/2014
As Famílias do Jacarezinho
A creche Tia Andreza criou o subprojeto As famílias do Jacarezinho através do seu PPA 2014 para resgatar os valores da sua comunidade e valorizar a identidade das crianças.
Segundo relatos, a creche começou a funcionar no local da antiga quadra da Escola de Samba do Jacarezinho, onde uma senhora da comunidade usava o espaço para realizar um serviço voluntário "tomando conta de crianças". Inaugurada em 1992, a creche era gerenciada pela SMDS. Em 2003, foi assumida pela SME e seu trabalho passou de assistencialista para pedagógico, no qual o cuidar e o educar complementam-se. Em 2008, começou a obra de reforma e modernização, que aconteceu até março de 2011. Nessa época, o atendimento era feito no CIEP Chanceler Willy Brandt. Hoje, no prédio original reformado, a creche realiza um trabalho pautado em projetos que objetivam a melhoria da qualidade de vida das crianças e da comunidade.
"Sendo a creche um espaço novo para a metade das famílias, é necessário desenvolver uma relação de confiança e respeito mútuos, que se dá no dia a dia, no trato afetivo, na construção de um ambiente acolhedor e harmonioso com todos. A troca de experiências e informações das famílias antigas com as novas também é uma preciosa estratégia para o acolhimento, pois vendo que o outro passou por situações parecidas e está bem, dá uma segurança maior para superar as dificuldades do começo e do percurso em si". Justificativa da professora Andrea Carla Souto Guimarães, diretora adjunta da creche, através de seu PPA 2014: “O lugar onde eu moro: Jacarezinho”.
|


Sexta-feira, 21/11/2014
Reunião Integrada de Pais nas Unidades Escolares da 4ª CRE
A família é protagonista na parceria que acontece entre seis unidades escolares da 4ª CRE na “Reunião Integrada de Pais" junto à Clínica da Família Aloísio Novis, ao CRAS João Fassarela, à Arena Carioca Dicró, ao Instituto Pereira Passos, além de outros órgãos públicos que promovem a integração entre a população da Penha e seu entorno.
Com a finalidade de estreitar laços com as famílias e abordar assuntos de interesse das comunidades da 4ª Coordenadoria Regional de Educação, foi criada a “Reunião Integrada de Pais" em seis unidades escolares: EDI Maria de Lourdes Ferreira, EDI Morro da Fé, EDI Joel, Creche Municipal Mussum o Trapalhão, Creche Municipal Tempo de Aprender e Creche Municipal Morro da Paz. A iniciativa ocorre em parceria com a Clínica da Família Aloísio Novis, o CRAS João Fassarela, a Arena Carioca Dicró, o Instituto Pereira Passos, além de outros órgãos públicos que demandam o interesse entre a população da Penha e adjacências. Além dos assuntos já mencionados, são tratados os enviados pela Gerência de Educação Infantil da SME, outros pela 4ª Coordenadoria Regional de Educação, as dúvidas mais frequentes das famílias, entre outros tão necessários e relevantes.
Agradeço a colaboração no envio das informações e imagens à professora Ana Accioly, diretora do EDI Maria de Lourdes Ferreira.
Regina Bizarro é professora da rede municipal e responsável pelo Blog Família. Contato: reginabizarro@rioeduca.net
|

