
Quarta-feira, 19/09/2012
20 anos da Creche Municipal Buriti Congonhas
Duas décadas se passaram e a C. M. Buriti Congonhas nos mostra sua trajetória ao longo deste tempo, comemorando seu aniversário no Dia Nacional da Educação Infantil.
No dia anterior, 24 de agosto, várias atividades aconteceram na Creche, antecipando seu aniversário e para celebração final deste evento foi escolhido o Parque de Madureira, durante a Culminância da Semana de Educação Infantil / 5ªCRE.
|


Sexta-feira, 31/08/2012
Projeto Guerreiros da Paz
A Escola Municipal Luis Carlos da Fonseca buscou num grupo de alunos desenvolver artes marciais, sagrando-se campeã no 19º Campeonato Estadual de Kung Fu em diversas categorias. É o Projeto Guerreiros da Paz!
O Projeto Guerreiros da Paz foi idealizado pelo diretor da E. M. Luis Carlos da Fonseca, Prof. Eduardo Rodrigues, durante as aulas de Educação Física, no ano de 2011, e busca trabalhar artes marciais de forma positiva à contribuição de valores de conduta aos alunos da Comunidade Escolar.
Trivialmente é feita uma associação entre as lutas e a agressividade, mas existem os códigos de conduta, com orientações, reprimindo os comportamentos violentos e desnecessários. Existe uma visão de que se o aluno que aprende a lutar irá agredir os professores e os pais ou promover mais brigas com os colegas. Esse é um preconceito da prática de artes marciais na escola, pois muitos alunos possuem acesso a uma Academia ou a um instrutor que lhe ensine, fora da escola, e isso não determina que sejam mais violentos que os outros que não a praticam.
19º Campeonato Estadual de Kung Fu
Dia 21 de julho de 2012, quatorze (14) alunos do Guerreiros da Paz participaram do 19º Campeonato Estadual de Kung Fu, no Sport Club Mackenzie, localizado no bairro do Méier, na categoria de SEMI CONTATO. Três (3) alunos foram campeões de suas categorias, quatro (4) alunos foram vice-campeões e três (3) obtiveram a 3º colocação. Neste mês de agosto, dia 17, aconteceu o Dia Olímpico da E.M. Luís Carlos da Fonseca, com a presença dos alunos do Guerreiros da Paz.
Até o final do ano, existe a possibilidade da participação da Escola em torneios de Kickboxing e Karatê, nas divisões: Infantil (Masculino e Feminino) – 1,30m / 1,40m / 1,50m / acima de 1,50m.
Juvenil (Masculino e Feminino) – 58 Kg e 50Kg, respectivamente.
A E.M. Luis Carlos da Fonseca está localizada a Rua Leopoldino de Oliveira, 51 - Madureira. Parabéns aos alunos e a equipe da E. M. Luís Carlos da Fonseca pelo brilhante Projeto Guerreiros da Paz!
Conheçam o trabalho da Escola, clicando na imagem abaixo:
Regina Bizarro _ Professora Representante do Rioeduca 5ªCRE E-mail: reginabizarro@rioeduca.net Twitter: @rebiza
|


Terça-feira, 14/08/2012
Evangelin@ Online
A Escola Municipal Evangelina Duarte Batista, que está localizada no bairro de Marechal Hermes e tem seu lindo prédio tombado pelo patrimônio histórico, onde resguarda muitas histórias e geografias, cria seu blog para compartilhar com o mundo suas atividades educacionais.
Nasce mais um blog na 5ª CRE: Evangelin@ Online, o blog da Escola Municipal Evangelina Duarte Batista. Nele já podemos visualizar experiências do cotidiano escolar, com objetivo de divulgar o trabalho da equipe pedagógica e dos alunos.
A Escola Municipal Evangelina Duarte Batista está localizada no bairro de Marechal Hermes, a Praça 15 de Novembro, nº 28. Seu prédio foi tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional e está resguardado para que seus alunos, sua comunidade, a cidade do Rio de Janeiro, o Brasil e o mundo possam ter garantidos a história da época e do lugar.
Na Direção da Escola as professoras Terezinha Lima e Nina Rosa e a professora Marlene Dias na Coordenação Pedagógica.
A Sala de Leitura é regida pelas professoras Jovelina e Juci, "a dupla dinâmica" da SL Monteiro Lobato.
Neste primeiro semestre, a escola propiciou aos alunos alguns passeios culturais, como: Museu da Energia, no Centro Cultural Light; Museu Histórico Nacional; Museu Casa do Pontal, o RIO+20, evento que aconteceu no Pier Mauá, no mês da comemoração do dia do Meio Ambiente, além de "alternativas de reciclagem, Portinari, Imersão Amazônica, Planetário, visitas virtuais a museus e lições aprendidas"...
Alunos participando dos passeios culturais, nas fotos acima
O blog nasceu em meados de 2012 e já tem mais de 1750 visualizações. Sua dinâmica e design são grandes aliados para que seja um sucesso!
Visite, acomanhe e comente no blog http://emevangelinaduartebatista.blogspot.com.br/
Professor, quer publicar um projeto ou uma atividade da sua escola que fez a diferença na vida de seus alunos? Quer enviar um relato de experiências? Então, escreva para o Rioeduca, clicando SOBRE NÓS e contate o professor representante da sua CRE.
Regina Bizarro Professora Representante do Rioeduca 5ªCRE E-mail: reginabizarro@rioeduca.net
Twitter: @rebiza
|


Sexta-feira, 03/08/2012
Nós Amamos... Coisas de Vó!
Celebrar o Dia dos Avós significa aproveitar a convivência e a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas estar vivenciando os frutos de seu fruto, ou seja, a continuidade das gerações.
O Dia dos Avôs e das Avós é comemorado em 26 de julho. Esse dia foi escolhido para comemorá-los, porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.
Como Surgiu o Dia dos Avós?
Segundo fontes de pesquisa, a data da festa de São Joaquim era celebrada no dia 20 de março, associada à de São José e sofreu várias alterações ao longo dos tempos. Depois foi transferida para o dia 16 de agosto, associando-lhe ao triunfo da filha, na celebração da Assunção.
A Creche Municipal Vovó Maria Joana e o Chá da Vovó
A Creche Municipal Vovó Maria Joana celebrou o Dia dos Avós com muito entusiasmo, pois muitas vezes, e principalmente, as avós são as verdadeiras mães de seus netos, cuidando-os com todo zelo e carinho.
Hoje, as vovós nem sempre são aquelas que outrora conhecíamos, bem velhinhas. Muitas avós, atualmente, frequentam academia, baile da "melhor idade", andam de bicicleta, caminham, viajam. Elas são muito diferentes de anos atrás, mas não deixaram de ser as melhores avós.
A Creche alerta aos netos que eles "devem conhecer desde pequenos a importância de escutar as avós, não só por serem pessoas mais idosas, como também pelo grande valor da experiência que uma pessoa com tantos anos vividos possa ter”.
Para celebrar este dia, as vovós foram convidadas a passarem um período na Creche contando histórias, participando de várias brincadeiras, além de despertar nos alunos (seus netos) a importância de cultivar os laços afetivos entre elas e os mesmos.
Um desfile de modas também fez parte das atividades comemorativas, culminando com o “Chá da Vovó”.
O Chá da Vovó foi um sucesso!
Vejam esse e outros eventos no Blog da CM Vovó Maria Joana.
Professor, quer publicar um projeto ou uma atividade da sua escola que fez a diferença na vida de seus alunos? Quer enviar um relato de experiências? Então, escreva para o Rioeduca, clicando SOBRE NÓS e contate o professor representante da sua CRE.
Regina Bizarro_ Representante do Rioeduca 5ªCRE E-mail: reginabizarro@rioeduca.net Twitter: @rebiza
|

