A A A C
email
Todos os posts escritos por Regina Bizarro - Representante do rioeduca/5ª CRE
Retornando 5 resultados para o autor 'Regina Bizarro - Representante do rioeduca/5ª CRE'

Quarta-feira, 19/09/2012

20 anos da Creche Municipal Buriti Congonhas

Tags: 5ªcre.

Duas décadas se passaram e a C. M. Buriti Congonhas nos mostra sua trajetória ao longo deste tempo, comemorando seu aniversário no Dia Nacional da Educação Infantil.

 


Em 25 de agosto de 2012, a Creche Municipal Buriti Congonhas completou 20 anos de existência. Não há ocasião mais oportuna para comemorar essa data do que o Dia Nacional da Educação Infantil.

No dia anterior, 24 de agosto, várias atividades aconteceram na Creche, antecipando seu aniversário e para celebração final deste evento foi escolhido o Parque de Madureira, durante a Culminância da Semana de Educação Infantil / 5ªCRE.

 


História da Creche Municipal Buriti Congonhas

 

 

Uma longa trajetória de lutas marca a vida da Creche Municipal Buriti Congonhas, resultando no espaço que é hoje, um espaço criado essencialmente para conscientizar os sujeitos envolvidos com a realidade local e transformá-la.

 

Sua diretora, a professora Luciana Feidman Prietos, não se cansa de promover nas mídias sociais os trabalhos de toda a sua preciosa equipe. De fato, o trabalho em equipe resulta em melhor qualidade para todos os envolvidos. 

 

 

Creche Municipal Buriti Congonhas

 

 

 Creche Municipal Buriti Congonhas

 

 

Equipe Creche Municipal Buriti Congonhas

 

 

Creche Municipal Buriti Congonhas

 

 

 Creche Municipal Buriti Congonhas

 

Primeira foto AACs e alunos, segunda foto diretora da Creche Municipal Buriti Congonhas, profª Luciana Feidman Prietos. Terceira foto prof.ª Fátima Mendes, diretora da EM José Alpoim;  ao meio, prof.ª Célia Napole, Gerente de Educação da 5ª CRE e a prof.ª Luciana Feidman. Última foto os pequenos da Buriti.

 

 

"A Creche Municipal Buriti Congonhas foi inaugurada em 25 de agosto de 1992, pelo então prefeito da Cidade do Rio de Janeiro  Marcelo Alencar e era administrada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, inicialmente chamada CEMAC Buriti Congonhas.

 

As crianças ficavam no CEMAC Buriti Congonhas até os 6 anos de idade, quando então iam para a escola e até hoje, os moradores antigos lembram com saudades e dizem que as crianças deveriam sair da creche nessa idade.

 

A instituição foi concebida através do esforço da comunidade e da Associação de Moradores, com o apoio da Escola de Serviço Social da UFRJ, pois a comunidade fazia e faz parte de projeto de extensão da Universidade e sendo assim, há vasto material na Faculdade de Serviço Social, como produções acadêmicas, inclusive fitas de vídeos onde o grupo responsável pela construção da creche apresenta o terreno e os objetivos propostos. No ano de 2003, a creche foi transferida da Secretaria Municipal de Assistência Social para a Secretaria Municipal de Educação, nesse momento, a Professora Maria Vírgínia foi indicada para dirigir a unidade e tendo como companheira nessa tarefa a professora Simone Teixeira Oliveira como professora articuladora e hoje diretora adjunta da instituição. No início, as instalações eram precárias, faltavam lâmpadas, cadeiras, o computador era antigo, não havia impressora para os trabalhos administrativos. Em agosto de 2006, assumiu a direção, a professora Luciana Feidman Prietos, em sua primeira experiência fora de turma.

 

Os profissionais eram todos terceirizados, no início, a Associação de Moradores era a empregadora desses funcionários, passando posteriormente para as OSC (organizações da sociedade civil) e as únicas funcionárias da SME eram a diretora e a professora articuladora.

 

A Creche Buriti Congonhas continuou o trabalho com a UFRJ, através da parceria formalizada pela 5ª Coordenadoria Regional de Educação da Secretaria Municipal de Educação – Rio de Janeiro, que previa o planejamento e realização em conjunto de atividades destinadas às crianças, especialmente as referentes a questões de saúde e de educação. Infelizmente, por motivos de falta de segurança e apoio da Associação de Moradores, o projeto foi temporariamente suspenso, a biblioteca que havia na comunidade, foi desfeita, e a única instituição ativa no local, hoje, é a creche.", relata a direção, através do Blog da Creche.

 

O Rioeduca tem o enorme prazer de compartilhar este momento lindo com os leitores do Blog A Revolução Acontece / SME e deseja à Creche Buriti sucesso nesta caminhada brilhante, desejando também paz e união de todos, além de grandes parcerias com a comunidade, pois certamente resultarão, em todos os momentos, um ganho para seus alunos.

O carinho, a dedicação, o compromisso com seus alunos, junto ao talento de toda equipe foram, são e serão fundamentais para galgarem o sucesso!

Parabéns!

 

Visite o Blog da CM Buriti Congonhas, clicando no link http://cmburiticongonhas.blogspot.com.br/
 

 

 

 Professor, mostre seu trabalho ao Mundo através do Portal Rioeduca,

mas para isso entre em contato com o representante de sua CRE, clicando em SOBRE NÓS.

 

Regina Bizarro

Professora Representante do Rioeduca 5ªCRE

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

Twitter: @rebiza 

                                


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 31/08/2012

Projeto Guerreiros da Paz

Tags: 5ªcre, projetos.

 

A Escola Municipal Luis Carlos da Fonseca buscou num grupo de alunos desenvolver artes marciais, sagrando-se campeã no 19º Campeonato Estadual de Kung Fu em diversas categorias. É o Projeto Guerreiros da Paz! 

 

 

O Projeto Guerreiros da Paz foi idealizado pelo diretor da E. M. Luis Carlos da Fonseca, Prof. Eduardo Rodrigues, durante as aulas de Educação Física, no ano de 2011, e busca trabalhar artes marciais de forma positiva à contribuição de valores de conduta aos alunos da Comunidade Escolar.

 

Trivialmente é feita uma associação entre as lutas e a agressividade, mas existem os códigos de conduta, com orientações, reprimindo os comportamentos violentos e desnecessários. Existe uma visão de que se o aluno que aprende a lutar irá agredir os professores e os pais ou promover mais brigas com os colegas. Esse é um preconceito da prática de artes marciais na escola, pois muitos alunos possuem acesso a uma Academia ou a um instrutor que lhe ensine, fora da escola, e isso não determina que sejam mais violentos que os outros que não a praticam.
 

 
Objetivos:


- Vivenciar os benefícios sócioesportivos das artes marciais com os alunos da U. E.;


- Refletir o aspecto afetivo em relação às saudações nas artes marciais realizadas pelos professores e, entre os alunos;


- Colaborar no desenvolvimento do pensamento pró-colega, valorizando o aluno, inibindo manifestações de agressividade.


É importante que se observem os seguintes comportamentos nos alunos:

  • respeito ao próximo;
  • humildade;
  • sinceridade;
  • auxílio aos iniciantes e paciência com os mais novos;
  • atitudes com o relacionamento com os alunos mais tímidos;
  • participação das atividades respeitando as regras;
  • assumir os seus atos e não acusar os colegas, a não ser em casos de extrema importância;
  • eficiência nos estudos.
     

 

19º Campeonato Estadual de Kung Fu

 

Dia 21 de julho de 2012,  quatorze (14) alunos do Guerreiros da Paz participaram do 19º Campeonato Estadual de Kung Fu, no Sport Club Mackenzie, localizado no bairro do Méier, na categoria de SEMI CONTATO

Três (3) alunos foram campeões de suas categorias, quatro (4) alunos foram vice-campeões e três (3) obtiveram a 3º colocação.

Neste mês de agosto, dia 17, aconteceu o Dia Olímpico da E.M. Luís Carlos da Fonseca, com a presença dos alunos do Guerreiros da Paz.

 

 

 

 

 


 

 

Até o final do ano, existe a possibilidade da participação da Escola em torneios de Kickboxing e Karatê, nas divisões:

Infantil (Masculino e Feminino) – 1,30m / 1,40m / 1,50m / acima de 1,50m.

Juvenil (Masculino e Feminino) – 58 Kg e 50Kg, respectivamente.
 

 

A E.M. Luis Carlos da Fonseca está localizada a Rua Leopoldino de Oliveira, 51 - Madureira.

Parabéns aos alunos e a equipe da E. M. Luís Carlos da Fonseca pelo brilhante Projeto Guerreiros da Paz!

 

Conheçam o trabalho da Escola, clicando na imagem abaixo:

 


 

 


Professor, quer publicar um projeto ou uma atividade da sua escola que fez a diferença na vida de seus alunos? Quer enviar um relato de experiências? Então, escreva para o Rioeduca, clicando SOBRE NÓS e contate o professor representante da sua CRE.

 

Regina Bizarro _  Professora Representante do Rioeduca 5ªCRE

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

Twitter: @rebiza

 

                                


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 14/08/2012

Evangelin@ Online

Tags: 5ªcre, blogs.

A Escola Municipal Evangelina Duarte Batista, que está localizada no bairro de Marechal Hermes e tem seu lindo prédio tombado pelo patrimônio histórico, onde resguarda muitas histórias e geografias, cria seu blog para compartilhar com o mundo suas atividades educacionais.

 

 

Nasce mais um blog na 5ª CRE: Evangelin@ Online, o blog da Escola Municipal Evangelina Duarte Batista. Nele já podemos visualizar  experiências do cotidiano escolar, com objetivo de divulgar o trabalho da equipe pedagógica e dos alunos.

 

A Escola Municipal Evangelina Duarte Batista está localizada no bairro de Marechal Hermes, a Praça 15 de Novembro, nº 28. Seu prédio foi tombado pelo Patrimônio Histórico  Nacional e está resguardado para que seus alunos, sua comunidade, a cidade do Rio de Janeiro, o Brasil e o mundo possam ter garantidos a história da época e do lugar.

 

 

 

Na Direção da Escola as professoras Terezinha Lima e Nina Rosa e a professora Marlene Dias na Coordenação Pedagógica.

 

Sala de Leitura é regida pelas professoras Jovelina e Juci, "a dupla dinâmica" da SL Monteiro Lobato.

 

 

 

Neste primeiro semestre, a escola propiciou aos alunos alguns passeios culturais, como: Museu da Energia, no Centro Cultural Light; Museu Histórico Nacional; Museu Casa do Pontal, o RIO+20, evento que aconteceu no Pier Mauá, no mês da comemoração do dia do Meio Ambiente, além de "alternativas de reciclagem, Portinari, Imersão Amazônica, Planetário, visitas virtuais a museus e lições aprendidas"...

 

 

 

 

 

 

 

 Alunos participando dos passeios culturais, nas fotos acima

 

O blog nasceu em meados de 2012 e já tem mais de 1750 visualizações. Sua dinâmica e design são grandes aliados para que seja um sucesso!

 

Visite, acomanhe e comente no blog http://emevangelinaduartebatista.blogspot.com.br/
 

 

Professor, quer publicar um projeto ou uma atividade da sua escola que fez a diferença na vida de seus alunos? Quer enviar um relato de experiências? Então, escreva para o Rioeduca, clicando SOBRE NÓS e contate o professor representante da sua CRE.

 

 

Regina Bizarro

Professora Representante do Rioeduca 5ªCRE

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

Twitter: @rebiza
 

 

                                


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 03/08/2012

Nós Amamos... Coisas de Vó!

Tags: 5ªcre, diadosavós.

 

Celebrar o Dia dos Avós significa aproveitar a convivência e a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas estar vivenciando os frutos de seu fruto, ou seja, a continuidade das gerações.

 

 

O Dia dos Avôs e das Avós é comemorado em 26 de julho. Esse dia foi escolhido para comemorá-los, porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.


 

 

 

Como Surgiu o Dia dos Avós?


 

 

Segundo fontes de pesquisa, a data da festa de São Joaquim era celebrada no dia 20 de março, associada à de São José e sofreu várias alterações ao longo dos tempos. Depois foi transferida para o dia 16 de agosto, associando-lhe ao triunfo da filha, na celebração da Assunção.


Em 1879, o Papa Leão XIII, cujo nome de batismo era Gioacchino (versão italiana de Joaquim), estendeu essa festa a toda Igreja. Finalmente, o Papa Paulo VI associou num único dia, 26 de julho, à celebração dos pais de Maria Santíssima.


Conta a história que, no século I a.C., Ana e seu marido Joaquim viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo do Senhor apareceu e comunicou que Ana estava grávida e eles tiveram a graça de ter uma menina abençoada a quem batizaram de Maria.


Devido à sua história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos. Ana morreu quando Maria tinha apenas 3 anos. Maria cresceu conhecendo e amando a Deus e foi por ele a escolhida para ser Mãe de Seu Filho Jesus.


São Joaquim e Santa Ana são os padroeiros dos avôs e avós.

 

 

A Creche Municipal Vovó Maria Joana e o Chá da Vovó

 

 

 

A Creche Municipal Vovó Maria Joana celebrou o Dia dos Avós com muito entusiasmo, pois muitas vezes, e principalmente, as avós são as verdadeiras mães de seus netos, cuidando-os com todo zelo e carinho.

 

Hoje, as vovós nem sempre são aquelas que outrora conhecíamos, bem velhinhas. Muitas avós, atualmente, frequentam academia, baile da "melhor idade", andam de bicicleta, caminham, viajam. Elas são muito diferentes de anos atrás, mas não deixaram de ser as melhores avós.

 

A Creche alerta aos netos que eles "devem conhecer desde pequenos a importância de escutar as avós, não só por serem pessoas mais idosas, como também pelo grande valor da experiência que uma pessoa com tantos anos vividos possa ter”.

 

 

 

 

Para celebrar este dia, as vovós foram convidadas a passarem um período na Creche contando histórias, participando de várias brincadeiras, além de despertar nos alunos (seus netos) a importância de cultivar os laços afetivos entre elas e os mesmos.

 

Um desfile de modas também fez parte das atividades comemorativas, culminando com o “Chá da Vovó”.


 

 

 

 

 

 O Chá da Vovó foi um sucesso!

 

Vejam esse e outros eventos no Blog da CM Vovó Maria Joana.

 

 

 Professor, quer publicar um projeto ou uma atividade da sua escola que fez a diferença na vida de seus alunos? Quer enviar um relato de experiências? Então, escreva para o Rioeduca, clicando SOBRE NÓS e contate o professor representante da sua CRE.

 

Regina Bizarro_ Representante do Rioeduca 5ªCRE

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

Twitter: @rebiza

 

 

                                


   
           



Yammer Share