A A A C
email
Todos os posts escritos por Regina Bizarro _ Representante do Rioeduca/5ªCRE
Retornando 12 resultados para o autor 'Regina Bizarro _ Representante do Rioeduca/5ªCRE'

Quinta-feira, 25/08/2011

Paternidade e família na 5ª CRE

Tags: 5ªcre, blogsdeescolas, blogsderioeducadores.

 

Para homenagear os papais, a Creche Municipal Tio Sebastião Xavier, localizada em Vila Kosmos,  trabalhou o projeto Paternidade durante uma semana, além dos fatos biológicos.

 

 

Valorizar a afetividade e a convivência na figura masculina querida pela criança, foram objetivos do projeto.


"Aproveitamos este momento para possibilitar as crianças a produzirem a lembrança para esta pessoa especial na vida delas".

 

Os profissionais da creche organizaram uma aula de culinária. 

 

Então, aconteceu o momento das criancinhas colocarem a mão na massa.


 

 

Blog da CM Tio Sebastião Xavier: http://crechetiosebastiaoxavier2010.blogspot.com/

 

 

 

No bairro de Madureira, a Creche Municipal Buriti Congonhas ofereceu uma mensagem aos pais e através de vídeo nos garantiu momentos de reflexão sobre as novas formações familiares que se estabelecem nos dias de hoje.


Desafio para os educadores.


No universo da sala de aula, podemos encontrar diversas formações familiares: a família nuclear e paternal, família extensa, família homoafetiva, família reconstruída, família ainda destruída, família unipessoal, anaparental, família construída através da união estável, família do concubinato, família construída de um casamento ou de um divórcio.
Família unida pelo amor, ou família unida na dor.
Seja qual for o tipo de família, a escola deve estar preparada para estabelecer vínculo e romper preconceitos.
Assim, desejamos um feliz dia dos pais, para todos: para a mãe que é também pai, para o pai que é um pouco filho do filho, para o pai que é pai, avô e avó que também são pais, para as tias, amigos, companheiros, padrastos, muitas vezes mais presentes do que os pais...

Feliz dia dos pais

 

 

 

 Blog da CM Buriti Congonhas: http://cmburiticongonhas.blogspot.com/

 

 

 


Creche Municipal Vovó Maria Joana, localizada em Madureira, premiada com o Troféu Rioeduca, categoria RIO ESCOLA DA FAMÍLIA_ projeto Em Ritmo de Férias com a Vovó, trabalhou o projeto "Paternidade responsável... e maternidade idem".

 

 

 

O projeto busca dinamizar o conceito de família a partir da valorização dos Pais, oferecendo situações que possibilitem exercitar a relação entre pais e filhos na instituição de ensino, despertando a importância da conscientização da figura paterna nas atividades escolares.


"A imagem do pai é imprescindível para o desenvolvimento psicológico equilibrado dos filhos.
Os pais devem sentir-se sócios das mães num empreendimento conjunto".

 

 

A Creche realizou a Gincana dos Pais com muitas brincadeiras, promovendo um verdadeiro encontro entre pais e filhos.


O sentimento é de alegria e otimismo ao ver as imagens que a Creche Vovó Maria Joana nos proporciona, quando da linda homenagem oferecida por toda equipe aos papais de seus alunos.
 

 

 

 

Blog da CM Vovó Maria Joana: http://vovomariajoana.blogspot.com/

 

 

 

Já a professora Luciana Monteiro e suas turmas, 1201 e 1202, da EM Cardeal Arcoverde, capricharam na arte de confeccionar porta-retratos bem coloridos.


 

Essa foi a forma que eles encontraram de homenagear os pais, pois, segundo a professora, o objetivo é de buscar o vínculo da paternidade, aproximando o pai do filho.

 

O porta-retratos foi uma maneira que encontramos de perpetuar a imagem do filho e do pai, como um ato de amor. 

 

 

 

 

 

A profª Luciana Monteiro tem um blog onde posta todas as atividades trabalhadas com as crianças.


Vamos ver? http://professoralucianamonteiro.blogspot.com/

 

"Paternidade não significa apenas dar um sobrenome ao filho, mas sim, assumi-lo com afeto e responsabilidade. Isto significa um compromisso com o filho, com a sociedade e consigo próprio, o pai da criança. O exercício da paternidade deve ser um desejo, um ato de amor que reflete um direito: o de ser filho. Jamais deverá tornar-se mera imposição".

Paternidade Responsável.org
 

 

Parabéns aos envolvidos e a todas as escolas que, de uma forma ou de outra, trabalharam Paternidade Responsável.

 

Agradeço as Creches e a professora Luciana por me possibilitarem fazer esta postagem, enviando via e-mail, telefone  ou blog seus projetos.

  

 Se você desenvolve projetos na sua escola ou tem um blog e deseja vê-lo divulgado aqui, procure o representante RIOEDUCA na sua CRE pelo link http://www.rioeduca.net/sobrenos.php e entre em contato por e-mail.


5ª CRE / reginabizarro@rioeduca.net

                                            

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 18/08/2011

Dia dos avós, uma homenagem da EM Mato Grosso_5ªCRE

Tags: 5ªcre, blogsdeescolas.

Ana Elisa Couto, natural de Penafiel, em Portugal, começou em 1986 a defender a ideia de criação de um Dia Nacional dos Avós, tendo escrito várias cartas a responsáveis políticos, incluindo os presidentes da República Mário Soares e Jorge Sampaio e os primeiros-ministros Cavaco Silva e António Guterres.

 

 

Os argumentos de Ana Elisa Couto foram reconhecidos em 2003 pela Assembleia da República, a qual aprovou uma resolução que criou o dia Nacional dos Avós, assinalado a 26 de julho.

 

Ela usava de Jonh Collins uma frase que lhe era muito querida quando se expressava perante jovens "aproveitar um bom conselho requer mais sabedoria do que dá-lo".

 

Ana Elisa sabia que através da sabedoria, dos costumes, das lendas e tradições, das referências de enorme valor, com a realidade sempre presente, devemos realçar os tempos duros passados onde, apesar de tudo, na cooperação social havia o maravilhoso sentimento do amor, neles incluso o sentimento dos avós.

 

Ana Elisa Couto, avó de seis netos, morreu em 2007, com 81 anos.

 

O papel dos avós na família vai muito além dos mimos dados aos netos, e muitas vezes eles são o suporte afetivo e financeiro de pais e filhos. Por isso, se diz que os avós são pais duas vezes.

 

As avós são também chamadas de "segunda mãe", e os avôs, de "segundo pai", e muitas vezes estão ao lado e mesmo à frente da educação de seus netos, com sua sabedoria, experiência e com certeza um sentimento maravilhoso de estar vivenciando os frutos de seu fruto, ou seja, a continuidade das gerações.


Festejá-lo significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza.


A referência das avós vai além do seu papel, pois muitas delas criam seus netos, como se fossem seus verdadeiros filhos. Por isso, as homenagens aconteceram em muitas de nossas escolas. Mas, na EM Mato Grosso um projeto se fundamentou baseado na pessoa da avó.

 

Durante uma semana inteira de atividades diversificadas, alunos e professores teriam que cumprir tarefas, pois havia um objetivo maior: a valorização da familia, através da interação entre avós e netos.

Ao final da semana, as crianças e equipe pedagógica promoveram uma culmunância: o Dia do Encontro.

Nesse dia, avós e netos encontraram-se para realizar brincadeiras orientadas, muita dança, atividades de leitura, além de uma oficina de fuxico, finalizando com o Chá da Vovó.

 

 

 

 

 

 

OFICINA DE FUXICO, realização de lindas produções.
 

 

 

 

CHÁ DAS VOVÓS

 

 

 

Foi um trabalho integrado, prazeroso e orientado por toda equipe da escola.


Texto baseado nas informações do Portal da Família e  do blog da escola http://www.escolamatogrossorj.blogspot.com/

Portal da Família:  http://www.portaldafamilia.org/datas/avos/origemdiadosavos.shtml

 

Se você desenvolve projetos na sua escola divulgue aqui, no Portal do Rioeduca.

Procure o representante RIOEDUCA na sua CRE pelo link http://www.rioeduca.net/sobrenos.php

e entre em contato por e-mail.

 

Regina Bizarro_Representante na 5ª CRE

reginabizarro@rioeduca.net

Twitter: @rebiza

                                            


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 22/07/2011

Apresentando o blog da Creche Tio Sebastião Xavier_5ªCRE

Tags: 5ªcre, creches.

 

FELIZES NA CRECHE TIO SEBASTIÃO XAVIER
 

 

"Situada à Rua Soldado Servino Mengarda, 300, Conjunto Habitacional IPASE de Vila Kosmos, Cidade do Rio de Janeiro, a Creche Municipal Tio Sebastião Xavier tem nos seus alunos e na equipe de profissionais um grupo unido pela construção de novos saberes, respeitando sempre a alegria que as brincadeiras promovem, sem esquecer que estamos formando o cidadão do futuro" - assim diz o primeiro post da Creche Tio Sebastião.
 

A Creche faz o atendimento de crianças de 02 a 04 anos de idade, em caráter integral, das 07:00 às 17:00h.


Na direção, as professoras Leiliane e Christiane assessoradas por sua equipe.
 

 

Atividades Culturais da Creche.
 

 

 

 

Mãos que construirão o futuro do nosso país.

 

Comentário da direrora Leiliane: "... o trabalho realizado na Creche Municipal Tio Sebastião Xavier para mim é muito prazeroso assim como trabalhar lá. Passar 10 horas do dia nesta creche é ter a possibilidade de repensar a educação, perceber o quão gratificante é ser educador e aprender a cada dia com a diversidade existente. É ter a possibilidade de retornar à minha infância maravilhosa através das brincadeiras vividas, dos personagens que lá existem(João e Maria) e me sentir novamente uma menina levada que fui e sempre serei".

O blog, através de sua idealizadora, a creche propõe educação de qualidade para todos e um dos objetivos é a utilização de um espaço onde serão discutidos a educação para pessoas com necessidades educacionais especiais numa perspectiva inclusiva.
 

RECONHECIMENTO ATRAVÉS DA REVISTA APPAI-EDUCAÇÃO

A Creche Tio Sebastião Xavier foi reportagem da Revista APPAI, edição do mês de junho, com o projeto Divulgando a nossa cultura, que tem o objetivo de explicar o porquê das datas comemorativas.
 

 

 

 

 

ESPAÇOS DA CRECHE
 


Ficou curioso (a), quer saber mais sobre os Projetos da Creche Tio Sebastião Xavier?
 

Então acesse http://crechetiosebastiaoxavier2010.blogspot.com/

Este portal é nosso!
Aproprie-se dele!
Se todos trabalharmos juntos, faremos a diferença!
Afinal, somos a maior rede de Educação Municipal da América Latina.
Rioeduca.net


Escolas e professores, enviem para nós o endereço de seus blogs

que publicaremos no Portal Rioeduca.net


Representante do Rioeduca na 5ª CRE
Profª Regina Bizarro

reginabizarro@rioeduca.net


 

                                          

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 19/07/2011

Apresentando o blog da EM Rodolfo Garcia_5ªCRE

Tags: 5ªcre, blogsdeescolas, visitas.

 

 

O Rioeduca/SME, através da sua representante na 5ª CRE, profª Regina Bizarro, visitou mais uma escola da Rede, a EM 05.14.017 Rodolfo Garcia, situada à Rua Calumbi, 245 no bairro do Irajá.

A escola, que fará aniversário no mês de agosto, foi entregue à Comunidade no dia 23 do mesmo mês, em 1962.

 

A esquerda, profª Selma, diretora da escola e à sua direita profª Regina Bizarro, representante do Rioeduca/5ªCRE

 

Conhecer as escolas da Rede de perto faz ter a certeza da qualidade em excelência dos trabalhos realizados por cada uma delas, que desenvolve seus projetos da forma mais adequada à sua comunidade.

 

"Nossos projetos estão ligados à leitura e à escrita, além da preservação da cultura. São eles: Projeto Escritores Mirins, Gincanas de Português e Matemática e ainda, a Festa da Cultura que acontece todo ano no mês de julho" - esclarece a Diretora, professora Selma Fonseca  junto à Diretora Adjunta, professora Raquel Amorim.

 

Fazendo parte da equipe estão a profª Keila Cristina, Coordenadora Pedagógica, oito professores regendo as turmas, além de um quadro de funcionários de apoio competentes.

 


 

O espaço físico é grande. No pátio ficam distribuídos brinquedos para a Educação Infantil e para os alunos dos outros anos de escolaridade.


"As salas de aula receberão em breve aparelhos de ar-condicionado, tudo para um melhor acolhimento dos nossos alunos", diz a professora Selma.


Ela confessa ter um grande sonhouma Sala de Leitura espaçosa, hoje improvisada numa pequena sala.

"Mesmo sem ter um grande acervo por falta de espaço, procuramos manter um projeto importantíssimo, que viabiliza a leitura e a escrita, chamado Escritores Mirins. Nele, os próprios alunos produzem seus livros", afirma a Diretora.

 

Vejam, por exemplo, como aconteceu a Festa da Cultura de 2010 da Rodolfo Garcia!

 

EI e o 1° Ano _ Dança Portuguesa_ Professora Mara e estagiária Ana Paula Varella.
 

2º Ano_ Continente Asiático_ Professora Andrea Abrate

 

3° Ano _ Samba Brasil _ Professora Maria Alice

 

4° Ano_ Continente Americano_ Professora Maria Aparecida Xavier.

 

5° Ano_ Continente Africano_ Professora Jessica Barbosa
 

Vamos aguardar a próxima Festa da Cultura que acontecerá no mês de julho.
 


 

Assim é a EM Rodolfo Garcia, uma escola movimentada por seus projetos.

 

Conheça mais um pouquinho da EM Rodolfo Garcia, acessando http://emrodolfogarcia.blogspot.com/

 

Escolas e professores, enviem para nós o endereço de seu blog ou projeto que esteja sendo desenvolvido, que publicaremos no Portal Rioeduca.


Profª Regina Bizarro _ representante do Rioeduca na 5ªCRE.
reginabizarro@rioeduca.net

 

                                          

 

 

 


   
           



Yammer Share