A A A C
email
Todos os posts escritos por Regina Bizarro_ Representante do Rioeduca / 5ªCRE
Retornando 7 resultados para o autor 'Regina Bizarro_ Representante do Rioeduca / 5ªCRE'

Sexta-feira, 27/04/2012

E. M. Conde Afonso Celso e o Projeto Mosquiteira

Tags: 5ªcre, blogdeescolas.

Você já escutou falar em MOSQUITEIRA? Quer conhecer?
Então, saiba o que é e como a Escola Municipal Conde Afonso Celso, através da professora Cláudia, trabalhou com os alunos da turma 1501.


 


Apresentação

A professora Cláudia, da Escola Municipal Conde Afonso Celso, apresenta-nos um trabalho feito pela turma 1501, no dia 7 de março. Chama-se mosquiteira e consiste numa armadilha muito interessante para pegar mosquito.

 

 

A preparação 

A Mosquiteira foi confeccionada com uma garrafa PET cortada ao meio, um copo, uma lixa de madeira nº 180, fita isolante, um pedaço de tule bem fininho (5x5 cm) e quatro grãos de alpiste (ou um grão de ração felina).

 

  

O Desenvolvimento

Os alunos cobriram a boca da garrafa com o tule e prenderam-no com o anel do lacre da garrafa. Acrescentaram água no copo até a metade do bico (depois de encaixado), colocaram o alpiste dentro d’água, encaixaram a tampa dentro do copo com o bico para baixo e vedaram com a fita isolante.

Dessa forma, o mosquito será atraído para a armadilha, a fêmea depositará os ovos que irão virar larvas muito pequenas que passam pelo tule. Ao passarem para a parte interna da armadilha atrás do alimento, elas crescerão neste ambiente e depois não conseguirão sair, pois estarão muito grandes. É uma solução simples, econômica e ecológica.

 

 

 

 

Nas fotos alunos cortando as garrafs pet, cobrindo a entrada com tule e prendendo com o anel do lacre da garrafa. A profª Claúdia direcionando a confecção da mosquiteira, fazendo os ajuste finais. Últimas fotos: materiais utilizados para fazer a mosquiteira e mosquiteira pronta.

 

 

Devido ao grau de importância do tema DENGUE e do combate por parte de todos nós, resolvi pesquisar o assunto, envolvida pela estratégia "mosquiteira" da E. M. Conde Afonso Celso e conclui pelo site de Gualber Calado (Admistrador de empresas, Especialista em Marketing Estratégico e Franchising, Consultor de Negócios/Vendas, Consultor de vendas de Ind. de Espumas e Cronista Esportivo), que esta ferramenta de fato é simples e pode combater com medidas práticas este mosquito tão prejudicial nos dias de hoje.

 

 

Gualber faz uma exposição em seu site usando a mosquiteira como recurso no combate à Dengue, através do trabalho desenvolvido pela FIOCRUZ, tendo o professor pesquisador da UFRJ Maulori Cabral e biólogos, como incentivadores.

 

 

Para ler na íntegra o desenvolvimento desta pesquisa, clique em MOSQUITEIRA.

 

 

A Escola Municipal Conde Afonso Celso está localizada na Rua Ivinheima, nº 15, em Bento Ribeiro e tem seu blog ativado desde dezembro de 2011. Portanto, vamos visitá-lo e participar da vida desta escola através do Blog EM Conde Afonso Celso, neste endereço http://emcondeafonsocelso.blogspot.com.br/

 

 


Professor, sua escola já tem blog ou desenvolve algum projeto interessante?

Entre em contato conosco  AQUI para divulgá-los!

O Portal Rioeduca é um espaço feito por e para professores.


 

 

Profª Regina Bizarro _ Representante do Rioeduca/5ªCRE

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

Twitter: @rebiza

Facebook: https://www.facebook.com/#!/rebiza/

 

                                


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 24/04/2012

Celebrando a PÁSCOA em Unidades Escolares da 5ª CRE

Tags: 5ªcre, blogsdeescolas, blogsdeeducadores.

 

A Páscoa é uma importante festa cristã. Foi comemorada pelas unidades escolares da 5ª CRE, com muito chocolate, máscaras de coelhinhos, além de farta produção de textos redigidos pelos aluno.


 

 

Páscoa: Por que Coelho, ovos e chocolates?

 

 

A origem do símbolo coelho está associada à grande capacidade de reprodução deste animal. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos para simbolizar a fertilidade!

 

O hábito de dar ovos de galinha, de gansa ou codorna vem da tradição pagã, que para celebrar a Páscoa eram pintados com cores brilhantes representando a luz solar.

 

E os ovos de chocolate, onde surgiram? O hábito de trocar ovos de chocolate surgiu na França e foram necessários mais 800 anos para que no século XVIII confeiteiros franceses tivessem a idéia de fazer os ovos com chocolate (iguaria que aparecera apenas dois séculos antes na Europa, vinda da então recém-descoberta América).

 

O chocolate surgiu por volta de 1500 a.C., na região do golfo do México e era considerado sagrado pelas civilizações Maia e Asteca.
 

 

Páscoa na 5ª CRE

 

A Creche Municipal Joseph Barbera comemorou a Páscoa no dia 4 de abril. Seus alunos "botaram a mão na massa" e com a ajuda das tias, prepararam deliciosos bolos de cenoura com cobertura de chocolate. A Tia Mariah, PEI da Creche, foi a coelhinha, esbanjando alegria e distribuindo bolo de cenoura entre a criançada. Da direção aos responsáveis, todos alegraram-se nesta grande Festa da Páscoa!

 

 

 

 

Acesse http://cmjbarbera.blogspot.com.br/

 

 

Na Creche Municipal José Raimundo de Souza Alvesas crianças ficaram muito felizes com o presente da Cacau Show e da Eletro Jair, da Mendes Gomes. Essa parceria foi um grande presente para os pequenos. Todos foram agraciados com chocolate e a alegria fez parte todos os momentos da confraternização.

 

 

 

 

 Acesse http://cmjrsalves.blogspot.com.br/

 

 

"Ovo de Páscoa - a existência da vida está intimamente ligada ao ovo, que simboliza o nascimento". É assim que a Creche Municipal Amália Fernandez Conde registrou em seu blog.

 

Usando a imaginação, trabalhando com pintura e colagem, e contando histórias, a C. M. Amália Fernandez Conde brindou as crianças com deliciosos quitutes e muitas brincadeiras.


 

 

 

Acesse  http://crechemunicipalamaliafernandezconde.blogspot.com.br/

 


A comemoração pela páscoa foi muito alegre na Escola Municipal República Dominicana. Os alunos apresentaram mensagens pascais, músicas e poesias. Aqueles que compõem o Grêmio apresentaram os significados dos símbolos pascais. As turmas do 1º e 2º anos, músicas sobre a páscoa. Já os alunos da turma 1301 leram cada estrofe do poema "A Páscoa é...". Os alunos do 4º ano cantaram uma linda canção que foi acompanhada por todos alunos. Segundo a escola, foram momentos de muito encantamento! 

 

 

 

Acesse http://escolamdominicana.blogspot.com.br/

 

 

No dia 4 de abril, a Classe Especial da Prof.ª Fernanda Oliveira, E. M. Figueiredo Pimentel, realizou a confraternização da Páscoa. A experiência foi incrível! Brincadeiras de coelhinho na toca, bambolê, contação de histórias e dramatização de coelhos foram algumas das alegres atividades de que seus alunos participaram.

 

 

 

 Acesse: http://despertardaclasseespecial.blogspot.com.br/

 

 Se  você ou sua escola desenvolve ou desenvolveu algum trabalho que tenha causado impacto na aprendizagem escreva para nós ,através  dos e-mails da representante do Rioeduca na sua CRE.

Para saber o endereço do representante da sua CRE, clique AQUI.

 

 

Regina Bizarro_ Professora Representante do Rioeduca / 5ªCRE

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

Twitter: @rebiza

Facebook: https://www.facebook.com/#!/rebiza

 

                                


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 20/04/2012

Buscando a Saúde na Essência do Ser

Tags: 5ªcre, blogsdeescolas, projetos.

A Creche Municipal Estrelinha Dourada fica localizada no bairro de Irajá e pertence ao grupo de Creches da 5ªCRE. É gerenciada pela professora Elizabeth que, junto a sua equipe, estão fazendo um trabalho diferenciado onde as crianças iniciam a aprendizagem de forma prazerosa e saudável.

 

 

 
Pautado no PPP  “Estrelinha Dourada é agora e já, promovendo Saúde em Irajá", a creche está desenvolvendo, desde 6 de fevereiro, com término em 19 de maio, o  primeiro subprojeto “Buscando a SAÚDE na essência do SER...”, tendo como objetivo principal a saúde das relações na vida em sociedade.

 


"Nossas crianças estão conhecendo o “mundo” e fazem isso através das relações, das interações com outras pessoas e objetos, com o meio em que estão inseridas.

 

Partindo deste pressuposto, buscaremos abordar os seguintes temas: diversidade, identidade da turma, relacionamentos, conceito de grupo, regras de convivência, valores, afetividade, família e lazer. Sempre com foco na qualidade das  “relações saudáveis”..."


 

Turma da Amizade e a Turma do Abraço

 

As professoras da creche relatam que nomearam as turmas de acordo com o tema proposto, enfatizando a construção de valores e a identificação da criança e seu grupo, após observarem o comportamento e as características de cada turma. Assim surgiram a Turma da Amizade (EI 40 – Maternal I) e a Turma do Abraço (EI 30 – Maternal II).

 

 

As professoras Suzana e Letícia, respectivamente, Turma da Amizade e do Abraço, apresentaram o trabalho e contaram um pouco sobre como chegaram ao nome de cada uma, explanando o trabalho desenvolvido.


“Iniciamos o tema contando para as crianças a história TODO MUNDO PRECISA DE UM AMIGO, para que pudessem perceber a importância de ter uma pessoa em quem possam confiar.

 

A história narra como nossa vida é diferente quando temos um amiguinho por perto. No decorrer da leitura as crianças identificaram e reproduziram as “caretas” dos personagens fazendo associações com os sentimentos em destaque (alegria ou tristeza).

 

Em seguida, fomos para a área externa da creche para que pudéssemos captar com fotografias os momentos nos quais eles estavam felizes, ajudavam uns aos outros e brincavam juntos.

 

Decidimos, após a reflexão sobre a coletânea de fotos tiradas  e pela participação das crianças, chamá-la de TURMA DA AMIZADE, porque toda a creche tem inspirado esse sentimento. Com isso, produzimos um “reconto” sobre o livro citado, no qual nossas crianças ilustram as páginas do livrinho, demonstrando o relacionamento e o entrosamento ente a turma e educadoras.” 

 

 

 

(Profª Suzana – Turma da Amizade – EI 40)

 

 

“Desde o início do ano, pudemos perceber o quanto esta turma gosta de fazer carinho e abraçar uns aos outros. As educadoras sempre incentivaram esta prática, até mesmo para fazer parte da socialização.

 

Em um momento da “rodinha”, contei a história “TODO MUNDO PRECISA DE UM ABRAÇO”, e todos ficaram muito entusiasmados. A partir desta história, produzimos um reconto com as falas das crianças, explicando para que damos abraços.  Foi muito interessante. Eles puderam perceber que atitudes de carinho são vivenciadas a todo o momento.

 

Fizemos uma dramatização e registramos com fotos, partindo das falas reproduzidas na rodinha.  Confeccionamos então o livrinho da turma, nomeada por eles como a TURMA DO ABRAÇO. Desde esse dia, nossa “Turma do Abraço” não esqueceu que esse simples ato de abraçar pode dizer muita coisa, envolvendo toda a creche nesse sentimento.” 

 

 

 

 (Profª Letícia – Turma do Abraço – EI 30)

 

 

 

Estreitando laços de amizade entre as crianças, professoras e responsáveis, a C. M. Estrelinha Dourada visitou a Lona Cutural João Bosco, no bairro de Vista Alegre, levando o maternal II (3 anos) a participar da I Mostra Cine Carioquinha, dia 06/03/12.

 

As crianças se divertiram muito no trajeto de ônibus  entre a Creche e a Lona, além de assistirem com muita alegria o filme Desmond e a Armadilha do Monstro do Brejo, de Magnus Carisson (Suécia).


 

 

 

 

 

Dar carinho é só o começo. O educador mostra que se importa com seus alunos quando observa o que eles sentem e valoriza as capacidades e os gostos de cada um. Trabalhar com sentimentos envolve delicadeza e percepção aguçada.

 

Quer conhecer mais sobre a C. M. Estrelinha Dourada?

Então clique em http://cmestrelinhadourada.blogspot.com.br/

 

 Se  você ou sua escola desenvolve ou desenvolveu algum trabalho que tenha causado impacto na aprendizagem escreva para nós ,através  dos e-mails da representante do Rioeduca na sua CRE.

 

Para saber o endereço do representante da sua CRE, clique AQUI.
 


Profª Regina Bizarro_ Representante do Rioeduca na 5ªCRE

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

Twitter: @rebiza
  

 

                               

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 10/04/2012

Educriando com a Professora Patrícia Tavares

Tags: 5ªcre, blogsdeprofessores.

 

Para que serve um blog?
Essa é uma questão de entendimento fácil e resposta rápida,
pois qualquer uma pessoa pode ter um, basta seguir algumas regrinhas básicas para isso e a professora Patrícia Tavares entendeu rapidamente, colocando em prática seu objetivo.

 

 

No fim do ano passado, estive visitando a FLIM, Feira do Livro da EM Mozart. Lá, conheci a professora Patrícia Tavares, a professora Paty como é conhecida. Conversamos muito sobre o trabalho desenvolvido e sobre sua atuação na Educação Infantil. Na ocasião, ela desempenhava as funções de Diretora Adjunta e Regente de Turma. 

 


Entre outras atividades, a professora Paty tinha um blog desde 2010. Durante algum tempo ficou sem postar pela dedicação ao, então, blog da E. M. Mozart Lago, além das várias atribuições da direção de escola. Com a finalização do blog da Mozart, em fins do ano passado, a professora resolveu retomar o seu blog, estando nesse momento registradas várias postagens sobre seu trabalho com dicas de atividades educacionais. 

 

 

 


"Quando criei o blog, se chamava PATY CRIATIVA e tinha como principal objetivo, divulgar meus trabalhos de artes, que também são minha fonte de renda, porque faço para minhas amigas professoras (que são muitas). Fiz muitos aventais de histórias, luvas, dedoches, painéis, alfabetos, flores, jogos, enfim, tudo o que eu utilizava nas minhas aulas e compartilhava com elas através do blog. Elas encomendavam e divulgavam para outras colegas. Com o passar do tempo, fui tomando gosto pelo trabalho e neste ano resolvi mudar o nome para PATY EDUCRIANDO, transformando o design do espaço, acrescentando alguns recursos e me aprofundando no assunto. Nele, tenho outros objetivos, além de divulgar a arte do artesanato. No dia 9 de março, me inscrevi na Oficina de blog que aconteceu na E. M. Albert Sabin, com a finalidade de me aprofundar nesta tarefa. Quero utilizar o blog como uma ferramenta pedagógica para usar com meus alunos do 3º ano, já que não tive oportunidade anteriormente. Quero postar trabalhos da turma, vídeos, criar enquetes e mostrar que é possível utilizar a tecnologia a favor da educação... Através da arte pode-se desenvolver muitas habilidades que serão úteis por toda a vida. Amo artesanato e amo a minha profissão. Atualmente, também estou apostando no uso das novas tecnologias na sala de aula, que facilitam muito a aprendizagem. Tento ao máximo dar aos meus alunos um ensino de qualidade com tudo que há de melhor e de uma maneira mais divertida", relata a professora Paty.

 

Nesse mesmo período ela desenvolveu o Projeto Mala Viajante, projeto existente há algum tempo, sendo elaborado por outras professoras, com inúmeras variações.

 

 


 

"Iniciei em 2011, com minha turminha de Educação Infantil e foi um grande sucesso porque eles adoravam levar livrinhos da escola para casa. Trabalhei com este tema para incluir meus "PEQUENOS LEITORES" no projeto da Sala de Leitura "JOVENS LEITORES", que atende a todo o ensino fundamental", diz a profª Paty.

 

 

 


E continua: "O objetivo do Projeto era integrar FAMÍLIA/ESCOLA, uma vez que a criança levava o livro na "MALA VIAJANTE" para ser lido por um adulto na sua casa... Depois fazia o registro da história no CADERNO DE REGISTRO que acompanhava o livro dentro da mala. Cada criança levava a "MALA" na sexta-feira e trazia na segunda-feira. O registro era mostrado aos colegas e a história eu lia para a turma, porque eles sempre pediam e depois todos faziam o registro da história. O fundamental era incentivar o hábito da leitura principalmente no ambiente familiar, onde o contato com a leitura é muito menor. A culminância do Projeto se deu durante a FLIM (Feira Literária da Mozart), onde aconteceu a exposição dos livros que as crianças levaram para casa e do caderno de registro com as ilustrações feitas. Aproveitando o gancho fizemos a releitura do livro "Um amor de Família" - de Ziraldo, para a exposição, além de mural com as fotos tiradas durante toda a execução do Projeto", finaliza a professora, que em 2012 está dando continuidade ao Projeto com uma turma de 3º ano. 

 


Vamos conhecer um pouco do Blog Paty Educriando? Então, acesse aqui.
 

 

                            Você, professor, e sua escola estão se preparando para concorrer ao Troféu Rioeduca 2012?

Então, escreva para nós relatando algum projeto que tenha impactado na aprendizagem dos alunos e se inscreva aqui respondendo algumas questões.

Clique em SOBRE NÓS  que o publicaremos no Portal Rioeduca.

 

Sua opinião é muito importante para nós!

Comente!


 

Professora Regina Bizarro _ Representante do Rioeduca / 5ªCRE

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

Twitter: @rebiza
 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share