A A A C
email
Todos os posts escritos por Regina Bizarro_Representante do Rioeduca/5ª CRE
Retornando 7 resultados para o autor 'Regina Bizarro_Representante do Rioeduca/5ª CRE'

Terça-feira, 10/07/2012

GEC Mario Paulo de Brito Apoiando a Sustentabilidade no Planeta

Tags: 5ªcre, gec, rio+20, meioambiente.

Chegamos à etapa final do RIO+20.  Muitos trabalhos realizados por alunos e professores, além de visitas de escolas ao Armazém 4_ Pier Mauá, agregando competências e habilidades à preservação da vida no Planeta.

 

 

Chega ao fim o maior evento  sobre sustentabilidade do planeta já registrado na história, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável _ Rio+20.

 

O objetivo da Conferência foi assegurar um comprometimento político renovado com o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso feito até o momento e as lacunas que ainda existem, com intuito de programar ações através dos resultados obtidos dos principais encontros sobre desenvolvimento sustentável, além de abordar os novos desafios emergentes.


 

Os dois temas em foco foram: (a) a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza, e (b) o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável.


 

Escolas Municipais da Cidade do Rio de Janeiro visitaram o Galpão das Artes, no Armazém 4 do Cais do Porto, e alguns alunos apresentaram suas criações artísticas, como um "rap" para os integrantes do evento e visitantes. Além disso, alunos e professores em suas escolas priorizaram o tema Sustentabilidade com o mesmo objetivo, conscientizar da preservação do Planeta.

 

Os alunos do Ginásio Experimental Carioca Mario Paulo de Brito/5ª CRE, localizado a Rua São Leonardo, bairro Vista Alegre, visitaram em dois momentos espaços que permearam a RIO+20: no dia  31 de maio o GREEN NATION FEST, Quinta da Boa Vista, e dia 19 de junho o Galpão das Artes, Armazém 4_ Cais do Porto/Rio de Janeiro.

 

Segundo a Escola, o objetivo da visita ao GREEN NATION FEST foi de destacar a importância do desenvolvimento sustentável e os impactos que as ações dos seres humanos podem provocar na natureza do nosso planeta.

 

Destaque: O desenvolvimento sustentável é concebido na interação entre três pilares: o social, o pilar econômico e o pilar ambiental.

 

“Defender e melhorar o meio ambiente para as atuais e futuras gerações se tornou uma meta fundamental para a humanidade.”

Trecho da Declaração da Conferência da ONU sobre meio ambiente.
(Estocolmo, 1972), parágrafo 6

 

 

 

 

Em seu blog  o GEC Mario Paulo relata ser "uma Escola movida pela utopia do sonho em ação", onde realiza "o projeto de transformar vidas, apoiar escolhas, criar laços afetivos, promover a busca do conhecimento e, sobretudo, transmitir valores que propiciem um futuro empreendedor e mais humano".

 

Acompanhei a visita dos alunos do 9º ano do GEC Mário Paulo de Brito,  junto à diretora, professora Silvia Amorim, a Regente de Sala de Leitura, professora Inês Rocha e a estagiária da área de Ciências, professora Luana Tabaiares, ao Galpão das Artes, Pier Praça Mauá, dia 19 de junho, e me surpreendi com o excelente interesse dos alunos em conhecer todos os setores do evento, como tudo sobre Sustentabilidade do Planeta.

 

 

Alunos curiosos e atentos

 

 

 

Alunos interessados e alegres, acompanhados pela diretora, professora Silvia Amorim, pela Regente de Sala de Leitura, professora Inês Rocha,  e pela estagiária Luana Tabaiares, no Pier Mauá.

 

 

 

 

 Vídeo criado pela representante do Rioeduca/5ªCRE, através do registro de fotos no dia da visita do GEC Mário Paulo de Brito ao Armazém 4, Cais do Porto

 

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável reuniu cerca de 46 mil particiantes de 193 nações. O "ministro Laudemar Aguiar, secretário nacional do Comitê Nacional de Organização da Rio+20, o embaixador Luiz Alberto Figueiredo, secretário-executivo da delegação do Brasil na  Rio+20, e o secretário-geral da Rio+20,  Sha Zukang, participaram da cerimônia de troca de bandeiras realizada no Riocentro dia 23 de junho. A bandeira da ONU foi hasteada no dia 05 de junho, quando o Centro de Convenções ficou sob a tutela da Organização para a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20".

 

Parabéns ao GEC Mario Paulo de Brito! Parabéns, alunos e professores! Parabéns à professora Silvia Amorim, diretora do GEC Mario Paulo de Brito, e sua equipe!

 

Veja essas e outras atividades no blog do GEC Mario Paulo de Brito, aqui.

 

 Escolas e professores, querem publicar um projeto ou uma atividade que fez a diferença na vida de seus alunos? Então, escreva para o Rioeduca, clicando SOBRE NÓS e contate o professor representante da sua CRE.

 

 

Regina Bizarro_ Representante do Rioeduca 5ªCRE

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

Twitter: @rebiza

 

                                


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 06/07/2012

Transcarioca e Escolas da 5ª CRE no Programa Gestão Ambiental

Tags: 5ªcre, meioambiente.

Aconteceu na 5ª CRE o Seminário Corredor Viário TRANSCARIOCA,
Etapa 1: Impacto, Gestão e Mitigação, estando presentes as
Escolas Municipais Astolfo Resende e Ministro Edgard Romero.


 

 
No mês de maio, aconteceu na 5º CRE o Seminário Corredor Viário Transcarioca, Etapa 1: Impacto, Gestão e  Mitigação, com o objetivo de apresentar as ações do Programa Gestão Ambiental. 

Escolas da 5ªCRE  estiveram presentes: Ministro Edgard Romero e Astolfo Resende, com suas respectivas diretoras, professoras Nilce Allevato e Monica Braz, além outros professores.


O Programa Gestão Ambiental da Transcarioca é composto pelos seguintes programas:


•Programa Ambiental de Construção
•Programa de Monitoramento de Ruídos
•Programa de Resgate de Fauna durante a Fase de Instalação
•Programa de Monitoramento da Fauna _ Lontra longicaudis
•Programa de Comunicação e Responsabilidade Social
•Programa de Educação Ambiental
•Programa de Prospecção e Monitoramento Arqueológico

 

O Seminário faz parte das ações do desenvolvimento dos Programas de Educação Ambiental e de Prospecção e Monitoramento Arqueológico.


A Escola Municipal Ministro Edgard Romero e Escola Municipal Astolfo Rezende foram as escolas presentes na apresentação do Programa de Gestão Ambiental e estão envolvidas nesse processo pelos impactos ocasionados pela obra.  

 

 

Impactos Ambientais

 

 
Hoje, vemos falar de impactos ambientais e nada melhor que a obra gigantesca da Transcarioca para refletirmos neste momento, relacionando qualidade de vida, meio ambiente e espaços geográficos que serão afetados. De alguma forma as obras irão impactar, negativamente e positivamente as escolas presentes. Como sugestão, professores multiplicadores nas suas respectivas escolas trabalharam as disciplinas de História, Geografia e Ciências e os impactos produzidos. Pode-se afirmar que um trabalho interdiscipliar poderá ocorrer com grande repercussão, principalmente naquelas escolas diretamente ligadas a obra e sua conclusão.

 

A Transcarioca passará por vias como a Avenida Ayrton Senna, na Barra da Tijuca, Nelson Cardoso e Cândido Benício, em Jacarepaguá, e a Avenida Ministro Edgar Romero, em Madureira, avenida que as escolas presentes ficam localizadas. Terá integrações com a Trans Oeste, estações de trem (uma delas Madureira), linhas de ônibus convencionais, Linha 2 do Metrô (Irajá) e TransBrasil.

 

O Mergulhão Clara Nunes, obra já finalizada e entregue à população,  está localizado no bairro de Campinho, adjacente ao de Madureira e foi inaugurado dia 25 de maio passado, com quase 800m de extensão e oito faixas ao todo (sendo duas exclusivas para o ônibus biocombustível).

 

 
Trabalho Interdisciplinar nas Escolas

 


Os professores poderão trabalhar interdisciplinarmente com suas turmas alguns dos impactos ambientais positivos e negativos que foram levantados no Seminário. São eles: tempo de deslocamento entre os bairros e adjacências; redução dos veículos nas ruas por conta do BRT (ônibus articulado de alta capacidade de transporte e biocombustível) levando a melhoria da qualidade do ar; possível redução da poluição sonora; melhoria da qualidade de vida; reurbanização com a modernização da paisagem nos bairros afetados pelas obras; desafogamento do trânsito na área, entre outros. Negativamente, receio das adaptações realizadas como a não utilização do sistema de sinais de trânsito existentes e/ou sincronia; possível aumento do valor do bihete único; quantidade de pessoas no interior do BRT; como será a manutenção da CEG e CEDAE nestes locais devido a faixa seletiva, enfim, serão muitas as reflexões em relação a esta obra gigantesca que, de uma certa forma, beneficiará os bairros por onde ela passar.

 

As escolas poderão lançar mão de alguns outros aspectos para este trabalho interdisciplinar, já que a história da região está toda interligada, como: a valorização dos bairros em que a Transcarioca abranger; os 400 anos da Igreja Nossa Senhora da Apresentação, no bairro de Irajá; o criação Instituto Histórico e Geográfico da Baixada de Irajá, no antigo cinema Vaz Lobo;  a história dos 38 bairros, antes sesmarias e fazendas, com origem e histórias em comum. Muitos outros aspectos poderão ser trabalhados e a equipe do IHGBI, na pessoa do Sr Ronaldo Martins, historiador autodidata,  com certeza estará prestes a esclarecer esse Movimento. Faz parte da equipe do IHGBI a professora Maria Celeste, da disciplina de História, lotada na EM 05.14.02,  Num Alvares Pereira.

 

 

Acima a Srª Maria Cristina Femine, as profªs Maria Celeste, Nilce Allevato, Monica Braz e o Sr. Ronaldo Martins


Estiveram presentes ao Seminário a Equipe de Gestão Ambiental: Professor Carlos Eduardo Costa (UFFRJ) e os representantes da Terra Nova Escritório de Projetos Sociais e Ambientais, Srª Maria Cristina FemineCamila Souza e Rafaela Bolsinhas, além da presença do Sr. Ronaldo Martins, representando o IHGBI (Instituto Geográfico Histórico da Baixada de Irajá) e da professora de História da Rede Municipal de Educação, Maria Celeste, entre outros. A representante do Rioeduca, na 5ªCRE, esteve presente resgistrando todo Seminário e conversando com os envolvidos, especialmente com as professoras Nilce Allevato e Monica Braz, diretoras das Escolas Municipais Ministro Edgard Romero e Astolfo Resende, respectivamente, sobre as melhorias que  já estão acontecendo nesses bairros.

 

 

 

Na foto acima alguns professores de escolas da 5ªCRE e representantes da Equipe de Gestão Ambiental e IBGHI


Parabéns à professora Celia Napole, Coordenadora da 5ª CRE, pela cessão deste espaço, à professora Vera Delgado e Maria Margarida Carvalho, Gerente e Secretária da AAI/5ªCRE, Áequipe do IHGBI e à Equipe de Gestão Ambiental.

 

 

 

 

 
]

Créditos da TV Mercadão de Madureira - http://www.youtube.com/mercadaodemadureira

 


 Escolas e professores, Vocês querem publicar um projeto ou uma atividade que fez a diferença na vida de seus alunos? Então, escreva para o Rioeduca, clicando SOBRE NÓS e contate o professor representante da sua CRE.

 

Regina Bizarro_ Representante do Rioeduca 5ªCRE

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

Twitter: @rebiza
 

                                


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 19/06/2012

RIO+20 e Sustentabilidade na E. M. Maestro Pixinguinha

Tags: 5ªcre, rio+20, sustentabilidade, meioambiente.

 

 A Escola Municipal Maestro Pixinguinha, participando da RIO+20,  foi a escola escolhida para sediar, na 5ª CRE, o lançamento da entrega da "Cartilha de Sustentabilidade: gente pequena também pensa no planeta", produzida pela SME.
 

 

 Escola Municipal Maestro Pixinguinha na Feira de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia

 

 

Dia 13 de junho passado, a Escola Municipal Maestro Pixinguinha apresentou, na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, num stand montado no armazém 4 do Cais do Porto, na FEMATEC – Feira de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, um video explicativo do Projeto Lixo e Reciclagem, além das maquetes feitas com sucatas e outros brinquedos produzidos pelos alunos a partir da reutilização de materiais descartados.

Além do stand, alunos apresentaram um rap com o objetivo de alertar as pessoas sobre o descaso com a natureza. "Muito sucesso fizeram os MCs Santos e Araújo, nossos alunos que apresentaram o rap “Mude o seu olhar e ajude a mãe natureza”, que virou uma espécie de “rit da Fematec”, relata o diretor, professor José Roberto, à Representante do Rioeduca na 5ª CRE, Profª Regina Bizarro.

 

Vejam o video aqui , Portal do MCTI - Ministério da Ciência, tecnologia e Inovação, a entrevista com os alunos Lucas Araújo e Misael Santos e o Rap da Sustentabilidade, que fala da defesa da natureza. A música foi incentivada pela professora de Língua Portuguesa e Inglesa, Tânia Almeida.  

 

  

Escola Municipal Maestro Pixinguinha na Entrega da Cartilha de Sustentabilidade: gente pequena também pensa no planeta

 


Dia 14 de junho, a E. M.  Maestro Pixinguinha foi a escola escolhida para sediar na 5ª CRE o lançamento da entrega da cartilha da Rio+20 produzida pela SME, quando a Coordenadora, professora Célia Napole, fez a entrega de forma simbólica aos alunos  do 1º ao 5º ano da Cartilha de Sustentabilidade: gente pequena também pensa no planeta, como parte das ações da SME em relação à sustentabilidade do nosso Planeta. 

 

 

 Diretor da E. M. Maestro Pixinguinha, professor José  Roberto, no dia da entrega das cartilhas aos alunos do 1º ao 5º ano.

 

Estiveram presentes também ao lançamento  a professora Heloisa Helena, da SME, e Renata Teodoro, da GED 5ª CRE, além do Rioeduca, através da sua representante na 5ª CRE, professora Regina Bizarro, além dos  professores da escola, alunos do 1º ao 5º ano e aqueles que diretamente produziram os materiais para a exposição na escola e na FEMATEC.

 

A Escola preparou esse momento com muita alegria e encantamento para que os alunos pudessem receber a cartilha  como parte dos trabalhos que a E. M. Maestro Pixinguinha vem desenvolvendo ao longo do ano. Foi montada uma exposição de trabalhos e apresentações pelos alunos do primeiro ao quinto ano, evocando a preservação ambiental e a sustentabilidade, conforme vemos a seguir através do vídeo.

 

 

 

 

 

A aluna Beatriz, da turma 1802,  leu um convite em Inglês, traduzido pela professora Tânia Almeida, de Lingua Portuguesa e Inglesa, convocando  todos salvarem o nosso Planeta.

 

 

 

 

Em clima de RIO+20, a escola que participou no dia 13 de junho da Abertura do evento mostrou que trabalhar interdisciplinarmente é um ótimo meio de agregar informações de todas as disciplinas num único tema:  Meio Ambiente.
 

Parabéns à E. M. Maestro Pixinguinha pelo trabalho que vem desenvolvendo com seus alunos.

 

 Escolas e professores, querem publicar um projeto ou uma atividade que fez a diferença na vida de seus alunos? Então, escreva para o Rioeduca, clicando SOBRE NÓS e contate o professor representante da sua CRE.

 

Regina Bizarro_ Representante do Rioeduca 5ªCRE

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

Twitter: @rebiza
 

                                


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 04/08/2011

Conhecendo o Mundo Animal_Blog da CM Amália Fernandez Conde_5ªCRE

Tags: 5ªcre, creches.

 

Creche Municipal Amália Fernandez Conde

 Srª Amália Fernandez Conde e seu filho, ainda menino,

Luiz Paulo Conde, ex-prefeito da Cidade do Rio de Janeiro. 

 

A Creche Municipal Amália Fernandez Conde criou seu blog, com o intuito de mostrar o trabalho desenvolvido com as criancinhas de 2 até 4 anos.

 

Vista da Creche_Shopping Via Brasil/Irajá


No blog, o mini-projeto "Conhecendo o mundo Animal", inserido no Projeto Político Pedagógico.


De 16 de maio à 03 de junho, todos da Creche Amália se envolveram para que os objetivos propostos dessem resultado.
E não é que deu rapidamente?


As crianças participaram com bastante entusiasmo, além dos pais que contribuiram enviando à Creche animais domésticos de pequeno porte.

Gato, coelho, tartaruga foram alguns dos animais que fizeram as crianças da Creche conhecerem o mundo animal. 

 

 

 

As  crianças aprenderam ou reconheceram o nome de cada animalzinho, além de reconhecerem suas características; aprenderam a cuidar dos animais e ampliaram o vocabulário.


Conversa informal; registro em blocão; imitação de animais; pesquisa e seleção de gravuras de animais domésticos e selvagens; musicalidade envolvendo o animal gato; pintura com guache, recorte e colagem; trabalhando com modelagem em massinha, foram algumas das atividades desenvolvidas ao longo do projeto.

 Após as atividades os trabalhos ficaram em exposição.

Ao final do projeto foi feita uma avaliação sobre o impacto causado nas criancinhas.
Algumas tinham medo no ínício do projeto  e ao final desenvolveram coragem ao pegar alguns animais, como por exemplo o coelhinho (para algumas delas uma coisa inédita, pois nunca tinham visto de perto); desenvolveram um carinho especial por algum animal; algumas se mostraram menos tímida; a grande participação coletiva; desenvolveram um trabalho em harmonia.

 

Esse projeto e outras atividades vocês encontrarão no Blog da Creche Amália Fernandez Conde. http://www.crechemunicipalamaliafernandezconde.blogspot.com/

 

Se você desenvolve projetos na sua escola, tem um blog e deseja vê-lo divulgado aqui, procure o representante RIOEDUCA na sua CRE pelo link http://www.rioeduca.net/sobrenos.php e entre em contato por e-mail.

5ª CRE / reginabizarro@rioeduca.net
 

                                            


   
           



Yammer Share