A A A C
email
Todos os posts escritos por ReginaBizarro_ Representante do Rioeduca/5ªCRE
Retornando 1 resultado para o autor 'ReginaBizarro_ Representante do Rioeduca/5ªCRE'

Sexta-feira, 23/11/2012

Interdisciplinaridade no Centenário do Rei do Baião

Tags: 5ªcre, blogdeescolas, projetos.

 

No ano em que Luiz Gonzaga completaria cem anos, professores da Escola Muncipal Cecília Meireles trabalharam interdisciplinarmente, valorizando a diversidade cultural em homenagem ao Rei do Baião.
 


   

Na Escola Municipal 05.14.002 Cecília Meireles, as professoras Eliete Vasconcelos e Djenane Rachel, respectivamente regentes de turma na disciplina de Educação Musical e  Educação Física, queriam que os alunos soubessem um pouco mais sobre a história, a música e a dança da região nordeste. Assim, homenagear Luiz Gonzaga seria um ótimo caminho para seus objetivos.

Este ano, a SME/RJ teve como proposta inicial o projeto '"Cem Anos do Rei do Baião" e, com ele, o trabalho das professoras seria maravilhoso. A escola abraçou esse projeto e resolveu abrir os eventos começando pelo Sarau de Primavera, recebendoCentro Cultural São Martinho, que ofereceu a Oficina de Musicalidades, com canto e dança para alunos e professores.

 

 

 

O Centro Cultural São Martinho é uma entidade filantrópica que atua há mais de 27 anos (desde 1984) na área da infância e juventude com projetos socioculturais, contribuindo para a transformação da realidade de crianças e jovens da cidade do Rio de Janeiro. Vinculada à Província Carmelitana de Santo Elias, a instituição atende crianças e jovens entre 6 e 18 anos de idade, em diversos níveis de vulnerabilidade social. Dentre os níveis de vulnerabilidade estão as crianças/jovens em situação de rua e oriundas de comunidades, atendidas com atividades culturais e educativas realizadas no contraturno escolar, preparação e inserção do jovem no mercado formal de trabalho (Lei do Aprendiz) e defesa jurídico-social. Todas essas ações contribuem para a garantia de seus direitos e formação como cidadãos, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

 

Interdisciplinaridade

 

 

As professoras Felicidade Magalhães e Patrícia dos Santos, regentes da Sala de Leitura, usaram literatura e vídeos baseando-se nas obras de Ariano Suassuna para trabalhar com os alunos produção de textos a partir do filme sobre sua biografia. Daí, foi fácil para as equipes selecionar músicas para uma futura mostragem.

 

 




 

As professoras Eliete e Djane desenvolveram com alunos atividades artísticas com material reciclado, que envolveram maquetes, instrumentos musicais, como: zabumba, sanfona e triângulo. Muita dança e música da cultura nordestina fizeram parte desse processo.

 

 

 

 

 

 

As professoras de Língua Portuguesa Newma, Val, Célia Faria, Aparecida e Édila, bem como as professoras Tânia (Realfa), Andréa Karl e Graça (Acelera) orientaram os alunos na produção de um livro que foi lançado no Sarau Literário.

 

Nesse envolvimento cultural, o tema passou a ser interdisciplinar, em que professores das áreas de História, Carolina, Patricia e Renata, e Geografia, Célia, Marcos e Tânia, se aprofundaram no trabalho com seus alunos.

 

Segundo a professora Eliete, uma mudança vem acontecendo na escola em relação à opção musical, pois os alunos andam pelos corredores da escola cantando músicas de Luiz Gonzaga e não somente funk.

 

Parabéns à direção e equipe pedagógica da E.M. Cecília Meireles que, com esforço, dinamismo e muita garra, vêm, ao longo do ano, fazendo um trabalho interdisciplinar, possibilitando seus alunos uma interessante visão de mundo.
 

Parabéns especial às professoras da Sala de Leitura, Felicidade e Patrícia, pela troca de informações tornando esta publicação, também, especial.
 

A Sala de Leitura Maurício de Sousa criou seu blog há algum tempo e promove a leitura de suas atividades através do endereço eletrônico http://saladeleituramaurciodesousa.blogspot.com.br/

 

 Escolas e professores participem das publicações do portal Rioeduca enviando para o representante da sua CRE projetos desenvolvidos e/ou atividades que impactaram a aprendizagem de seus alunos.

Clique aqui para saber o e-mail do seu representante.

 

Acompanhem e comentem nos blogs das Escolas da Rede Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro.

Representante do Rioeduca na 5ªCRE _ Professora  Regina Bizarro

Twitter: @rebiza / Facebook: rebiza

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

 

                                


   
           



Yammer Share