A A A C
email
Todos os posts escritos por ReginaBizarro_Representante do Rioeduca/5ªCRE
Retornando 3 resultados para o autor 'ReginaBizarro_Representante do Rioeduca/5ªCRE'

Sexta-feira, 11/05/2012

Projeto Outono na Creche Municipal Amália Fernandez Conde

Tags: 5ªcre, projetos.

Outono é a estação do ano que é conhecida como a estação das frutas. Por este motivo, a Creche Municipal Amalia Fernandes Conde desenvolveu o Projeto Outono, que fez muito sucesso entre seus alunos.

 

 

 

O clima começa a ficar mais fresquinho com a chegada do outono, além de termos as frutas mais tenras. Para comemorar essa estação do ano, a equipe da Creche Municipal Amalia Fernandes Conde desenvolveu  entre os dias 23 a 30 de março o  Projeto Outono.

 

Durante uma semana, as crianças se entreteram e aprenderam tudo sobre o outono, que envolveu contação de histórias, confecção de máscaras com "cara" de frutas, produções coletivas de textos, além de valorizarem a saúde, explorando as formas, as cores e sabores das frutas, culminando com um delicioso Pic Nic na própria Creche. 

 

 


Apresentando, observando a forma e cores, e saboreando as frutas

 

 

PROJETO OUTONO

 

 

 

Justificativa: 

O outono é conhecido como a estação das frutas, pois é nele que a maioria das frutas fica madura. Aproveitamos a chegada do outono, dia 21 de março, para mostrar aos nossos alunos a importância das frutas numa alimentação saudável.


Objetivo Geral: 

Estimular e valorizar a importância da ingestão de frutas para o bom funcionamento do corpo humano.


Objetivos Específicos: 

-  conhecer as características da estação outono;

-  explorar as formas e as cores das frutas;

-  explorar os aromas e sabores das frutas.
 


Conteúdos englobados:

-  Linguagem:  textos sobre as frutas;

-  Matemáticas:  exploração de tamanhos, formas e cores;

-  Ciência:  desenvolvimento de percepção gustativa e tátil;

-  Artes:  histórias, pinturas e colagens de desenhos de frutas e árvores.

 

Desenvolvimento:

-  conversa com as crianças sobre o outono;

-  contação de histórias;

-  produção coletiva de textos;

-  montagem de cartaz com as partes de uma árvore;

-  pintura de máscaras de frutas.

 

Culminância:

Fazer um Pic Nic de frutas.

 

 Pic Nic na Creche

 

 

E então, não é delicioso aprender brincando?

Conheçam mais sobre a CM Amália Fernandez Conde, suas atividades e projetos, acessando http://www.crechemunicipalamaliafernandezconde.blogspot.com.br/


 Professor, sua escola já tem blog ou desenvolve algum projeto interessante? Entre em contato conosco para divulgá-los! O Portal Rioeduca é um espaço feito por e para professores.

Participe também!

 

Profª Regina Bizarro _ Representante do Rioeduca/5ªCRE

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

Twitter: @rebiza

Facebook: https://www.facebook.com/#!/rebiza/

 

 

                                

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 08/05/2012

Escola Municipal Raja Gabaglia, do Patrono a sua Equipe

Tags: 5ªcre, blogsdeescolas, patronos, projetos.

 

A Escola Municipal Raja Gabaglia nasce para o mundo virtual
e apresenta-nos seu patrono, que dedicou sua vida com entusiasmo,
fé e esperança ao futuro de nosso povo.

 

 

 

A E. M. Raja Gabaglia nasceu para o mundo virtual em 15 de março de 2012, através do seu Blog. Embora recente, é merecedor de destaque,  pois engaja-se aos demais que fazem parte do Portal Rioeduca.

 

Ele tem a finalidade de mostrar ao Mundo, o trabalho que a escola desenvolve através da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e PEJA, além de envolver sua equipe que procura trabalhar em parceria com a comunidade.

 

 

 

  Denise Alcântara (diretora) e Marlene Cunha (diretora adjunta), ao centro. Coordenadora pedagógica_Maria Cecília Alves, professoras, merendeiras e apoio nas extremidades da foto.


 

A Escola está localizada na Rua Sousa Caldas, Nº 45,  Oswaldo Cruz, e atende as turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ao 9º anos) ...

 

 

 

 

 

 

... E PEJA (diurno e noturno).

 

 

 

 

 

O Patrono Raja Gabaglia

 

 

Eugenio de Barros Raja Gabaglia nasceu em 14 de setembro de 1862 e faleceu em 25 de março de 1919.



De origem niteroiense, Eugenio de Barros Raja Gabaglia, filho do capitão-tenente Giacomo Raja Gabaglia e de Maria de Natividade Bandeira de Mello Barros, foi morar, aos dez anos de idade, em Sobral, no Ceará, na companhia da mãe, após a perda do pai. Lá, iniciou os seus estudos sob a direção de Andrade Pessoa.

 

Voltou ao Rio de Janeiro aos 17 anos, quando ingressou no Colégio São Francisco de Paula, sob a direção do Cônego Belmonte, onde foi colega do poeta Olavo Bilac.

 

Em 1880, matriculou-se na Escola Politécnica do Rio de Janeiro (atual Faculdade de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro), graduando-se em todos os cursos ali lecionados na época: Engenheiro Geógrafo, Engenheiro Civil, Engenheiro de Minas e Bacharel em Ciências Físicas e Matemáticas. Além disso, era versado em Francês, Inglês, Italiano, Espanhol, Latim e Alemão. Ainda estudante, estreou no magistério lecionando Matemática no curso regular na própria Escola Politécnica.

 

Em 1896, ainda na Escola Politécnica, assumiu as cátedras de Direito, Economia Política e Portos de Mar.

 

Foi professor substituto de Matemática e de História no Colégio Pedro II, onde dirigiu o externato e o internato no período de Novembro de 1912 a 1914.

 

Ao longo de sua carreira, foi professor catedrático das cadeiras de Matemática Elementar, História Natural, Economia Política, Geografia, Mecânica e Astronomia em várias instituições de renome na então capital brasileira, como por exemplo, o Instituto Bernardo de Vasconcellos, o Externato Aquino, a Escola Normal da Corte, o Colégio Militar do Rio de Janeiro, a Escola Naval. Nesta última ocupou as cadeiras de Cálculo Infinitesimal e de Geometria Analítica.

 

Integrou várias comissões de Engenharia, com destaque para a de construção de Belo Horizonte (1894), a qual o homenageou com o nome de uma das principais vias da cidade.

 

Exerceu o cargo de Diretor da Repartição de Obras Hidráulicas e Construções Civis do Ministério da Marinha. Foi diretor do Montepio dos Servidores do Estado, membro do conselho diretor do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro, membro da Academia Brasileira de Ciências e membro fundador da "Comissão Internacional de Instrução Matemática", em 1908.

 

Raja Gabaglia dedicou sua vida, com entusiasmo, cheio de fé e esperança no futuro de nosso povo.

 

Visite o novo blog da EM Raja Gabaglia  http://www.emrajagabaglia.blogspot.com.br/

 

 

 

Professor, sua escola já tem blog ou desenvolve algum projeto interessante? Entre em contato conosco para divulgá-los! O Portal Rioeduca é um espaço feito por e para professores.

Participe também!

 

 

Profª Regina Bizarro _ Representante do Rioeduca/5ªCRE

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

Twitter: @rebiza

Facebook: https://www.facebook.com/#!/rebiza/

 

 

 

                                   


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 04/05/2012

Projeto de Alfabetização Digital Pé de Vento na 5ª CRE

Tags: 5ªcre, educopédia, pédevento, rioeduca, projetos.

No mês de abril, a E/SUBE/5ª CRE abriu uma série de palestras, apresentando o "Projeto Pé de Vento" aos professores presentes, através do Tr@nsform@ 5@, projeto desenvolvido por toda equipe da Informática e liderado pelo Professor Luiz Pedro Covas.

 

 

“A tarefa de construir um ambiente virtual adequado a cada realidade escolar é um processo complexo e dinâmico que exige a atuação de múltiplos profissionais em tempos diferentes, com um só objetivo: o aluno”. Assim inicia-se o projeto Tr@nsform@ 5@, que tem a proposta de manter um canal aberto para troca de experiências, aproveitando o potencial do grupo de professores da E/SUBE/5ª CRE e construir uma proposta de inclusão digital, usando o Blog como ferramenta de apoio.

 

Dia 11 de abril, aconteceu o primeiro encontro de Coordenadores Pedagógicos da 5ª CRE para conhecerem esta proposta inovadora da Educopédia, chamada Pé de Vento. A partir daí surgiram Oficinas para professores, denominadas “Experimentando o Pé de Vento na Escola” e dinamizadas por professoras alfabetizadoras que utilizam o Pé de Vento em suas salas de aula.

 

A Prof.ª Célia Napole, Coordenadora da 5ª Coordenadoria Regional de Educação, agradeceu a presença da professora Claudia Moraes responsável por apresentar o Projeto Pé de Vento.

 

Prof.ª Célia Napole, Coordenadora da 5ª CRE

 

 

A Prof.ª Claudia Moraes é educopedista e elemento da GED/Informática/10ªCRE, além de ser responsável pelo Blog Pé de Vento, e esteve nos agraciando com uma excelente palestra. Ela não mediu esforços para nos visitar. Sempre simpática, mostrou o Pé de Vento em toda as  suas vertentes, envolvendo todos os presentes. 

 

 

  Prof.ª Claudia Moraes, palestrante e responsável do Projeto Pé de Vento

 

 

 

Projeto de Alfabetização Digital Pé de Vento foi “desenvolvido para colaborar com o professor no planejamento de uma aula onde o aluno possa interagir, sobretudo com o mundo que o cerca”. Para que alunos do 1º ano possam estar incluídos no mundo digital, desenvolvendo habilidades necessárias para viver nesse novo milênio, o projeto “tem como proposta oferecer ao professor ferramentas tecnológicas que colaborem para uma aprendizagem divertida, motivada pelo prazer da descoberta”.

 

 

 

 

 

 

O encontro possibilitou aos professores uma oportunidade de diversificação de atividades, através de jogos, brincadeiras, muita leitura oral e visual, facilitando aos alunos a fixação de conteúdos. A profª Claudia, mais conhecida como Cakau, deu como sugestão a utilização do Pé de Vento, pelo menos, um dia na semana.

 

Foram mostrados muitos objetos de aprendizagem e um elemento importante no planejamento do professor, o plano de aula que está disponível na plataforma. Todas as atividades foram cuidadosamente criadas, pautadas nas Orientações Curriculares da SME, podendo ser fixadas com os cadernos pedagógicos.

 

Um momento de descontração aconteceu quando os professores presentes ouviram o Funk do Alfabeto, parte das aulas digitais do Pé de Vento, que tem o objetivo de conciliar o mundo real com o digital e vice versa.

 

Confiram o vídeo abaixo:

 

 


 

O professor Luiz Pedro Covas, responsável pela pelas palestras do Tr@nsform@ 5@, agradeceu a professora Cakau pela presença e a professora Regina Bizarro, representante do Rioeduca na 5ªCRE, por mediar este encontro. Ele reafirmou que o Tr@nsform@ 5@ buscará atender as necessidades das escolas de forma prática e objetiva, promovendo a efetiva implantação da política de informatização das escolas.

 

 

 

 

 

 

Professor, sua escola já tem blog ou desenvolve algum projeto interessante?Entre em contato conosco AQUI para divulgá-los! O Portal Rioeduca é um espaço feito por e para profess ores.

Participe também!

 

Profª Regina Bizarro _ Representante do Rioeduca/5ªCRE

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

Twitter: @rebiza

Facebook: https://www.facebook.com/#!/rebiza/

 

 

                               

 


   
           



Yammer Share