A A A C
email
Todos os posts escritos por Renata Carvalho
Retornando 78 resultados para o autor 'Renata Carvalho'

Quarta-feira, 30/03/2016

Cidadania em Ação

Tags: 2ªcre.

 

 

 

Um dos papeis da escola é desenvolver ações que levem o educando a prática da cidadania. E isso tem sido constante na rotina da Escola Municipal Menezes Vieira.

 

No último dia 08 de março foi comemorado o Dia Internacional da Mulher. E, em lembrança a esse dia, os alunos da Escola Municipal Menezes Vieira realizaram várias atividades sobre o assunto ressaltando a história e os diferentes papeis da mulher na sociedade.

A professora Sandra, regente da turma 1.301, havia trabalhado um acróstico com seus alunos explorando a palavra carioca que estava no caderno pedagógico. No dia 08 de março, usou o mesmo tipo de produção textual com a palavra mulher em uma flor utilizando as pétalas para as possíveis palavras e o trabalho dos alunos foi exposto no mural. Para casa, os educandos levaram as flores com o nome das mães ou mulheres importantes em suas vidas.

 

Produções dos alunos sobre o tema mulher.

 

A professora Adriana, regente da turma 1.401, contou aos alunos um breve histórico sobre o acontecido com as operárias em 8 de Março de 1857. Fez também um acróstico com a palavra mulher e pediu para que as crianças trouxessem no dia seguinte a foto de uma mulher. A atividade desenvolvida despertou o interesse dos alunos, pois colaram a foto em um pedaço de papel e escreveram o nome e profissão da mulher representada pela imagem.


A professora Miriam, de Educação Física, pediu para os alunos do 1º, 2º e 3º anos levarem fotos de mulheres esportistas já que a escola está trabalhando o tema Olimpíadas. Conversou com eles em sala sobre as diferenças físicas entre as mulheres e os homens, sobre as conquistas da mulher no esporte, bem como os diversos esportes ao longo do tempo que ultrapassaram barreiras em relação ao sexismo e o papel da mulher na nova sociedade. Alunos da turma do primeiro ano também fizeram desenhos de alguns esportes femininos.

 

Murais com as atividades realizadas em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

 


As atividades que incentivam o exercício da cidadania e o respeito pelo outro também foram realizadas no ano letivo de 2015, quando os alunos do 4º e 5º anos visitaram o asilo Floriano de Lemos. Nesse local os alunos apresentaram duas peças teatrais para os moradores.


A primeira foi “Emergência”, baseada no texto de Luiz Fernando Veríssimo, turma 1.501, e a segunda “O Rei Tirano”, turma 1.401.


Nessa época a equipe pedagógica estava trabalhando com os alunos a importância da palavra gentileza e foram construídos cartazes e faixas para serem colocados no ambiente escolar. Aliadas ao tema gentileza os alunos também trabalharam o significado das palavras paz, amor e alegria. E foi com o objetivo de levar alegria, gentileza e amor ao próximo que surgiu a ideia de apresentar as peças teatrais no asilo. Em contrapartida, os educandos receberam o carinho e aplausos dos moradores do asilo e da equipe administrativa.

 

 

Apresentação das peças teatrais no asilo Floriano de Lemos

 


Parabéns a toda equipe da Escola Menezes Vieira por desenvolver com os educandos ações que incentivem a prática da cidadania! Agradecimentos a professora Miriam Cohen, que nos enviou os relatos das atividades.

 

O contato da unidade escolar é: emvieira@rioeduca.net

 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 09/12/2015

Sarau Comemora os 450 Anos do Rio de Janeiro

Tags: 2ªcre, literatura.

 

 

 

Os alunos da Escola Bombeiro Geraldo Dias participaram de um sarau em comemoração aos 450 anos do Rio de Janeiro.

 

Durante o ano de 2015, quando o Rio de Janeiro completou 450 anos, ocorreram várias homenagens à cidade, e o tema rendeu ricos projetos pedagógicos nas escolas de nossa rede.

Aproveitando o tema, a equipe pedagógica da Escola Bombeiro Geraldo Dias realizou um sarau de poesias, contribuindo para o desenvolvimento cultural de toda a comunidade escolar.

 

Leitura de poesias.

 

A ideia de realizar o sarau surgiu a partir de um projeto feito pela professora Maria Teresa Szymanski, regente da Sala de Leitura, espaço onde já se trabalhava as diversas formas de texto. Os alunos adoraram as poesias e, então, decidiu-se fazer um sarau para que eles pudessem expô-las.


O objetivo do projeto foi conhecer poesias e seus diversos autores e, com isso, incentivar a leitura e a criação dos educandos. Durante o desenvolvimento das atividades, os alunos puderam ouvir a leitura de várias poesias feitas pela professora, escutar músicas, realizar a leitura oral dos textos, e usar a imaginação para criar outras poesias.

 

Apresentação dos alunos.


As turmas tiveram a liberdade de escolher como fariam a exposição de seus trabalhos no dia do encerramento do projeto, e puderam optar pela apresentação de jograis, músicas, leitura de poesias e dramatização.

A atuação da comunidade escolar é contínua, na interação com os alunos nos momentos da leitura, lendo para eles, ouvindo suas histórias e incentivando-os a ler em conversas informais.

O encerramento do projeto ocorreu em forma de apresentação para a comunidade escolar. Todas as turmas mostraram os trabalhos produzidos durante os últimos meses. A escola também contou com a parceria da Unidade de Polícia Pacificadora (Cabo Cunha) no acompanhamento das apresentações com um violão.

 

Apresentação musical com a participação do músico da Unidade de Polícia Pacificadora.

 


As atividades realizadas durante este e outros projetos também estão registradas no blog da Escola Bombeiro Geral Dias. Vale a pena conferir!


Agradecemos a professora Gildeleide, coordenadora pedagógica da unidade escolar, por compartilhar conosco essa experiência pedagógica.

Desejamos sucesso a todos da comunidade escolar nesta caminhada de incentivo à leitura.

 

O contato da unidade escolar é: embdias@rioeduca.net.

 



  Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 25/11/2015

Maratona Literária

Tags: 2ªcre, literatura.

 

 

 

Os alunos dos sextos, sétimos e oitavos anos do Ensino Fundamental da Escola General Humberto de Souza Mello participaram de uma maratona literária a fim de ampliar seus conhecimentos e gosto pela leitura.

 

 

O projeto Maratona Literária foi desenvolvido através de uma parceria entre o professor André Alves, de Língua Portuguesa, e o professor Cristiano Cardoso, da Sala de Leitura. A professora Flávia Rossi, coordenadora pedagógica da unidade escolar, nos enviou um rico material contando sobre esse projeto e os benefícios que ele trouxe para a comunidade escolar.


A ideia de realizar a Maratona Literária surgiu a partir de uma conversa entre os professores. Nela, percebeu-se a necessidade de ampliar a vivência literária dos alunos por meio da leitura de livros infanto juvenis, e estabelecer uma rotina de leitura coletiva, debate e reflexão. Para tal atividade, o primeiro livro escolhido foi “A invenção de Hugo Cabret”, de Brian Selznick.

 

 

Alunos participantes da Maratona Literária.

 


Todo o livro foi lido coletivamente pelas as turmas 1.601, 1.603, 1.701, 1.702, 1.703 e 1.802 no auditório da escola, em círculo, com a participação do professor da Sala de Leitura e alunos. Após a leitura, os alunos fizeram um resumo coletivo da história do livro e viram o filme, tendo a oportunidade de observar as diferenças entre a narrativa literária e a cinematográfica.


As turmas foram divididas em grupo para a realização de debates. Os grupos elaboraram perguntas e possíveis respostas sobre o livro ou filme e, depois, houve troca das perguntas entre os grupos. Posteriormente, os alunos utilizaram o livro na prova de produção escrita da prefeitura, tendo um resultado substancial no quesito coerência, pois eles escreveram bastante com base no que experimentaram.

 

 

Professor Andre Alves e alunos.

 


O encerramento do projeto foi uma exposição da Maratona Literária na Feira de Cultura e Ciências, na qual apresentaram as etapas da maratona, os resultados, a metodologia, um jogo de trilha feito pelos alunos e jogos eletrônicos encontrados pelos alunos sobre “A invenção de Hugo Cabret”.

 

Alunos no encerramento do projeto, apresentando o jogo de trilhas.

 


Cabe ressaltar que algumas alunas da 1.701 fizeram um vídeo comentando a experiência realizada, no qual comentam o que acharam do livro. Para assistir ao vídeo feito pelas alunas, basta clicar aqui.


O professor André Alves agradece às direções das Escolas Municipais Roraima e Orsina da Fonseca que emprestaram os livros em grande quantidade; à parceria com a Sala de Leitura na pessoa do professor Cristiano Cardoso da Silva; e aos colegas que ajudaram na atividade executada: Flávia, coordenadora pedagógica, e Mara, diretora da unidade escolar, sem os quais o projeto não teria chegado ao fim.


Parabenizamos a equipe da Escola General Humberto de Souza Mello pela realização desse trabalho de incentivo à leitura. Sucesso nessa caminhada!
 

 

O contato da escola é: emghmello@rioeduca.net.

 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 28/10/2015

Ler É Bom Demais!

Tags: 2ªcre, literatura.

 

 

 

Os alunos da Escola Diogo Feijó participaram de uma Semana Literária, e descobriram como a leitura pode ser divertida e prazerosa.

 

A Escola Municipal Diogo Feijó está localizada no bairro do Alto da Boa Vista, e atende alunos da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental.

Sabendo da importância do incentivo à leitura ainda nos primeiros anos escolares, a unidade escolar realiza atividades que despertam nos alunos o gosto pela Literatura Infantil.

 

Semana Literária na E. M. Diogo Feijó.

 

Na Semana Literária, os educandos puderam se aproximar, ainda mais, do mundo da leitura participando de várias atividades no espaço escolar. O objetivo foi ampliar o contato das crianças com as diversas formas de literatura e, assim, transformar o olhar deles para que os livros possam se tornar objetos de envolvimento e prazer.

 

Momento de contação de histórias realizado pelos alunos.

 

Durante o período da Semana Literária, os alunos participaram de diferentes atividades que incluíram: contação de histórias, peças de teatro, confecção de livros e leitura de poesias. Todas realizadas por diferentes segmentos da comunidade escolar.

 

Peça teatral baseada no livro: "O Duende da Ponte".

 

Momento de trocas de livros incentivando o hábito da leitura.

 

O encerramento do projeto foi no sábado, 8 de agosto, e reuniu os responsáveis para conhecer a produção de seus filhos durante a Semana Literária. Além disso, tiveram o prazer de participar de uma manhã de autógrafos, e entrar em contato com a produção literária de suas crianças. Foi uma manhã muito prazerosa de encontro entre família e escola.

Agradecemos a equipe da Escola Municipal Diogo Feijó por compartilhar conosco esta experiência da Semana Literária. Desejamos sucesso nessa caminhada de incentivo à leitura!

O contato da escola é: emfeijo@rioeduca.net

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net


 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share