A A A C
email
Todos os posts escritos por Renata Carvalho
Retornando 78 resultados para o autor 'Renata Carvalho'

Terça-feira, 24/07/2018

Sistema Solar em 3 D

Tags: 2ªcre, ciências.

 

Atividades práticas colaboram com aprendizagem nas aulas de Ciências dos alunos do sexto ano da Escola Municipal Francisco Manuel


Durante o primeiro bimestre do ano letivo de 2018, os alunos do sexto ano da Escola Municipal Francisco Manuel, localizada em Vila Isabel realizaram com a professora de Ciências, Deborah Senra, a confecção de um sistema solar em 3D. Tornando o sistema solar mais perto e real.

 

 

Aula prática de Ciências incentiva os alunos a pesquisarem.

 

 

O objetivo da atividade foi explorar trabalhos manuais contextualizando com conhecimentos de astrologia e corpos celestes. Além de facilitar a memorização em relação a ordem dos planetas, tamanho, distância do sol, diâmetro e outras informações importantes.

 

 

Atividade realizada em grupos.

 

 

A atividade foi complementada por pesquisas em sites da internet, onde os alunos colheram dados importantes para a pesquisa. Durante as aulas, os educandos pintaram as bolinhas de isopor, colocando os nomes dos planetas, em seguida amarraram um barbante prendendo a bolinha na cartolina preta na ordem que aparecem no sistema solar.

 

Durante a pesquisa os alunos visitaram o portal SmartKids e pesquisaram informações que agregaram conhecimento e foram muito úteis na confecção do sistema solar como: nome na mitologia, distância média até o sol, diâmetro e temperatura.

 

Os alunos gostaram da atividade, que foi realizada em grupos durante as aulas de Ciências. Principalmente a parte de pintar e amarrar os planetas na cartolina. Eles dividiram-se em grupos e cada integrante do grupo realizou uma atividade para o acabamento do cartaz como nomes, desenho das estrelas e corpos celestes no espaço.

 

 

Alunos reunidos em grupos para montar o sistema solar.




O aluno Jean Carlos da Silva comentou sobre a atividade:


Eu achei muito legal. Trabalhamos todos juntos e conseguimos fazer um trabalho bem legal! Sofremos um pouco para fazermos no tempo certo, mas conseguimos com a ajuda de todos.

 

Para o aluno Richard Bruno Rodrigues a experiência com o trabalho foi ótima e divertida. Ele aprendeu mais sobre a ordem dos planetas e a trabalhar em equipe, com seus colegas e amigos.

 

A aluna Maria Luiza Miranda escreveu:

 

Foi legal sentir a emoção de posicionar os planetas. E divertido compartilhar com os amigos essas tarefas.”

 

“Outros alunos relataram gostar de aprender mais sobre os planetas, pintar e posicioná-los nos lugares corretos”. Disse a professora Deborah Senra.

 

 

Mural com a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos.

 

Agradecemos a professora Deborah Senra por compartilhar conosco experiências de atividades práticas que incentivam a busca pelo conhecimento. Desejamos sucesso a toda equipe da Escola Municipal Francisco Manuel.

 

O contato da professora Deborah Senra é: deborah.senra@gmail.com

 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 


 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 01/05/2018

Ciências: Um Estudo Sobre as Nossas Riquezas

Tags: 2ªcre.

 

Os alunos do sexto ano da Escola Joaquim Nabuco vivenciaram, através de atividades lúdicas, a formação do Planeta Terra e suas camadas.

 

As atividades lúdicas colaboram com a aprendizagem, porque despertam no aluno o interesse pelo assunto estudado, principalmente, porque existe a oportunidade  de aprender fazendo.


Nos primeiros conteúdos das aulas de Ciências do sexto ano está a formação do Planeta Terra. E antes da atividade lúdica, os alunos fizeram um estudo teórico junto com seus professores sobre o assunto.

 

Conhecendo a formação do Planeta Terra

 


Após este estudo, todos colocaram as mãos na massa para criar suas próprias representações do Planeta Terra e suas camadas. A atividade foi feita utilizando massinha de modelar confeccionada pelos próprios alunos.


A ideia de realizar a atividade surgiu a partir dos conteúdos propostos para o bimestre. Tendo em vista que por se tratar do sexto ano, há necessidade de visualização e manuseio de materiais para construção do pensamento abstrato e encorajamento na aquisição de novos conteúdos.

 

Trabalhando os conteúdos de Ciências de forma lúdica

 

 

O projeto da unidade escolar na disciplina de Ciências tem como proposta: Ciências - Um Estudo Voltado para Riquezas que são Nossas!!! O planeta, a água e o corpo estão ao nosso alcance e é dever de todos preservá-los. 

 

Os alunos adoraram confeccionar suas massinhas,pois por conter ingredientes básicos de sua cozinha, eles puderam reproduzir com outros fins em suas casas. A atividade foi um sucesso!

 

Alunos realizando atividades lúdicas nas aulas de Ciências

 

Parabéns a unidade escolar por realizar atividades lúdicas que despertem no aluno o desejo de aprender. Desejamos sucesso sempre!

 

O contato da unidade escolar é: emnabuco@rioeduca.net

 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE!

 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net


 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 07/11/2017

Resgatando as Tradições Folclóricas Brasileiras - Do Oiapoque ao Chuí.

Tags: 2ªcre, educaçãoinfantil, folclore.

 

Os alunos do EDI Casa da Criança estão estudando as tradições brasileiras e conhecendo mais sobre a cultura do nosso país.

 

A professora Michelli Guido, regente no Espaço de Desenvolvimento Infantil Casa da Criança, enviou ao portal Rioeduca um relato sobre as atividades desenvolvidas durante o projeto anual que tem como título “Resgatando as Tradições Folclóricas Brasileiras - Do Oiapoque ao Chuí”.

 

 

Encerramento do projeto no primeiro semestre.

 


Dentre os objetivos das atividades realizadas no projeto estão: resgatar a história da formação do povo brasileiro; reconhecer a diversidade cultural existente em nosso país bem como os costumes e tradições; conhecer as regiões brasileiras, abordando aspectos econômicos, geográficos, étnicos, culturais e históricos; perceber os diferentes modos de vida; destacar a importância e a necessidade de respeitar todas as culturas e conhecer os pontos turísticos das diferentes regiões do país.


A professora Michelli nos conta que a partir deste projeto a unidade escolar pretende levar o educando a conhecer o meio em que vivemos. E mostrar que isso é condição primordial para a promoção do desenvolvimento pessoal e das relações interpessoais, favorecendo a compreensão da contribuição de cada indivíduo para o coletivo. Este projeto tem por finalidade mostrar para as crianças que a cultura popular brasileira é plural, que o povo brasileiro é resultado de uma diversidade de sons, cores e valores que, ao se misturarem, formou este Brasil, um país, acima de tudo sincrético, miscigenado, com seu tempo e sua história.

 

Apresentação dos alunos. Ao fundo os murais com as atividades realizadas durante o projeto.

 

 


O projeto foi iniciou-se levando o aluno ao reconhecimento de si enquanto indivíduo inserido num meio social (Brasil) e das diferenças entre "nós" e o "outro".


E para alcançar estes objetivos os pequeninos da Educação Infantil têm participado de várias atividades lúdicas que agregam conhecimento sobre a cultura de nosso país.


Sobre as atividades realizadas durante o projeto podemos citar as rodas de conversas, contação de histórias e lendas típicas de cada região, observação do globo terrestre localizando o Brasil, apreciação de fotos e imagens sobre diversas culturas, trabalhos com artes envolvendo pinturas, colagem, sucatas, desenhos, vídeos sobre o assunto, apreciação de pratos típicos, danças e literatura dominante de cada região, pintura corporal, oficina de turbante, entre outras atividades relacionadas ao tema.

 

 

Apresentação dos alunos no encerramento do projeto no primeiro semestre.

 


No primeiro semestre, o encerramento do projeto foi uma grande festa cultural aberta às famílias. As crianças e as famílias demonstraram-se muito envolvidas durante o projeto, pois a cada dia aprendiam algo novo, mostravam-se ávidas para saber qual seria a novidade e a construção daquele dia. Aprender com significado é muito melhor!


Parabéns a toda comunidade escolar do EDI Casa da Criança e agradecemos por compartilhar esta rica experiência conosco.
 

O contato da unidade escolar é: cccrianca@rioeduca.net

 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 10/10/2017

A História Sobe ao Palco

Tags: 2ªcre, literatura, paz.

 

A Sala de Leitura pode ser considerada o coração da escola. É o lugar onde os alunos se encontram com a literatura e podem viajar neste mundo mágico.

 

A professora Sandra Lopes, regente da Sala de Leitura da Escola Matta Machado, contou ao portal Rioeduca sobre o projeto “A História (a música, a poesia...) Sobe ao Palco”.


"O projeto é permanente na Sala de Leitura da unidade escolar e, no primeiro semestre de 2017, a temática foi a paz. Sendo assim, o foco do projeto foi o Amor. Porque onde há amor, há paz. Além deste objetivo existem outros embutidos nas apresentações como: respeito, autoestima, reconhecimento pelo trabalho dos colegas e postura para apreciar as apresentações". Relata a professora Sandra Lopes.

 

Professora Sandra Lopes e alunos do primeiro ano.

 


As atividades envolveram os alunos do primeiro ao quinto ano e foram assim distribuídas: Amor aos Animais, Amor a Família, Amor a Natureza e Amor de Príncipe e Princesa. Os alunos participaram ativamente das atividades na Sala de Leitura da escola com leituras e preparação do material para apresentação no auditório da escola.


As várias leituras foram selecionadas de acordo com os temas citados acima, visando a sensibilização das turmas.


Vejamos abaixo como está a distribuição:


Turma 1.101 : Poema “O Rato Roque”, de Sergio Caparelli.
Turma 1.201: Poemas “O Galo Aluado”, de Sergio Caparelli e “A Aranha”, de Sandra Lopes.
Turma 1.202: Livro “De Olho no Olho”, de Sandra Lopes.
Turma 1.301: Música "Família" dos Titãs.
Turma 1401: Rap da Água.
Turma 1402: Poemas “A Árvore e a Garça”, de Sandra Lopes.
Turma 1501: Música “Linda Morena”.
Turma 1502: Música “Nosso Amor”.


Os professores regentes e os funcionários da escola auxiliaram na confecção das máscaras e cenários das apresentações.


O encerramento do projeto foi a apresentação das turmas literalmente no palco. Todos os poemas, histórias e músicas foram dramatizados para toda a escola, por todos os alunos. Os alunos demonstraram grande alegria e habilidade com a literatura infantil. Todas as turmas participaram deste momento, ora apresentando e ora como plateia apreciando o trabalho dos colegas.

 

Apresentação dos alunos do segundo ano.

 

Apresentação dos alunos do quinto ano.

 

A carreira literária da professora Sandra Lopes começou na mesma época em que ela se tornou regente da Sala de Leitura.

“Sou, antes de ser escritora, professora. Agradeço aos meus alunos pela troca e aprendizado nesta via de mão dupla.”. Relata a professora Sandra, que este ano publicou seu 15º livro, “Jardim de Bichinhos – Poemas para Bichos Carpinteiros”, no Salão do Livro para Crianças e Jovens.


Agradecemos a professora Sandra Lopes por compartilhar conosco relatos desta experiência de incentivo a leitura.

O contato da professora Sandra Lopes é: poeta.sandra@gmail.com

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net


 


   
           



Yammer Share