A A A C
email
Todos os posts escritos por Renata Carvalho
Retornando 78 resultados para o autor 'Renata Carvalho'

Quarta-feira, 23/11/2016

Rio, em 2016, Vinícius e Tom têm a sua vez

Tags: 2ªcre, alimentação, saudavel.

 

Os alunos da Escola Municipal Noel Rosa trabalharam o tema Olimpíada e conheceram a obra de dois grandes artistas brasileiros: Vinícius de Moraes e Tom Jobim.

 

Ao longo do ano de 2016, a Escola Municipal Noel Rosa desenvolveu o Projeto “Rio, em 2016 Vinícius e Tom têm a sua vez”. O projeto foi elaborado com base no tema Olimpíadas. Todas as turmas tiveram acesso a informações sobre a origem dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, cidades sede, mascotes, modalidades esportivas, inclusão, diversidade, vida e obra de Vinícius de Moraes e Tom Jobim e, claro, sobre a nossa Cidade Maravilhosa. Os temas foram trabalhados de acordo com as especificidades de cada turma e desmembrados em outros assuntos de forma interdisciplinar, incluindo as disciplinas Artes Plásticas, Educação Física e Língua Inglesa.

 

Apresentação dos alunos da Educação Infantil

 

Em meados do mês de outubro, a escola realizou o encerramento do projeto, com a participação de toda a comunidade escolar. A fim de promover uma diversidade maior na festa de encerramento do projeto, cada turma apresentou um tema.

 

Apresentação dos alunos do segundo ano.


Educação Infantil e primeiro ano apresentaram a Obra de Vinícius de Moraes e Tom Jobim; os alunos do segundo ano apresentaram o tema inclusão; os alunos do terceiro ano fizeram uma bela apresentação sobre as danças folclóricas dos países participantes nos Jogos Olímpicos; já os alunos do quarto ano estudaram as modalidades esportivas; as turmas de quinto ano fizeram uma degustação de alimentos saudáveis no dia do encerramento do projeto; e os alunos do sexto ano estudaram sobre a cidade de Roma, aproveitando o conteúdo do bimestre.

 

Professora  alunos do sexto ano.


A disciplina de Artes desenvolveu com os alunos atividades sobre a Cultura Grega e Romana. Nas aulas de Inglês o assunto foi trabalhado tendo como premissa a Língua Inglesa nas obras de Vinícius de Moraes e Tom Jobim. Durante as aulas de Educação Física os alunos conheceram as modalidades esportivas.

Foi um ano de muito trabalho, mas também de muito empenho, dedicação e aprendizagem!Com o Projeto “Rio, em 2016, Vinícius e Tom têm a sua vez”, os alunos do quinto ano, da Escola Municipal Noel Rosa, desenvolveram um trabalho sobre os diversos aspectos dos Jogos Olímpicos e como tema da culminância, trabalharam a relação dos atletas com a alimentação saudável.

Este trabalho foi integrado com o Caderno Pedagógico de Ciências (1º semestre), que abordou a diversidade da alimentação nas diferentes regiões do mundo e a importância da alimentação saudável. A professora Denise e suas turmas aproveitaram para pesquisar e conhecer a importância da alimentação saudável na vida dos atletas.

As turmas foram divididas em grupos, que realizaram pesquisas sobre algumas modalidades esportivas e o tipo de alimentação mais adequada.

A partir desta pesquisa, os alunos começaram a perceber os alimentos com a devida importância e a saborear mais as frutas, legumes e verduras, tanto na merenda escolar quanto em casa.

No segundo semestre, foi desenvolvida a degustação dos alimentos e a escolha do cardápio a ser apresentado no dia do encerramento do projeto. E os convidados que compareceram ao encerramento do projeto puderam encontrar no cardápio alimentos como: sucos naturais, água aromatizada com limão e laranja, frutas variadas, feijão preto, arroz branco, farofa com talhos de agrião, carne ensopada e salada com verduras e tomates.

 

Degustação de alimentos oferecida pelos alunos do quinto ano.

 

O preparo foi realizado pela Equipe Noel Rosa, sempre pronta a colaborar. O encerramento do projeto foi um sucesso! Os alunos serviram e explicaram os benefícios da alimentação saudável para toda a comunidade escolar.

Agradecemos a unidade escolar por compartilhar conosco esta experiência pedagógica e desejamos sucesso a toda equipe!

O contato da unidade escolar é: emnoelrosa@rioeduca.net

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net

 

 

 


 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 26/10/2016

Professor Inspirador

Tags: 2ªcre, professor inspirador.

 

Neste mês de outubro queremos parabenizar a todos os professores pelo seu dia. E hoje vamos conhecer a trajetória profissional e o trabalho da professora Vera Nácia.

 

 

A professora Vera Nácia é regente em nossa Rede de ensino e tem ao longo deste ano compartilhado conosco experiências enriquecedoras do cotidiano escolar. A professora nos enviou um relato contando sobre sua formação e trajetória na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro.

“Cursei Licenciatura em Ciência Físicas e Biológicas pela Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB), Biologia pela Universidade Veiga de Almeida, Pós-graduação em Educação Ambiental e em Mídias na Educação pela UFRJ e Mestrado em Ensino de Educação Básica pelo PPGEB-UERJ.

Em 1993 ingressei na Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Sempre aproveitei todas as oportunidades oferecidas por essa rede, que foram muitas, para aprender e melhorar o processo de ensino e aprendizado dos meus alunos.

Atuei como professora regente de Sala de Leitura por dois anos e nesse período, além de me aprofundar no estudo da literatura infantil e trabalhar por projetos, conheci e tive a oportunidade de trabalhar com o Cineclube na escola e conhecer a linguagem de animação. Essa experiência foi, certamente, um marco na minha vida profissional.

Mesmo depois de sair da Sala de Leitura continuei investindo nas diversas mídias e recursos audiovisuais em minhas aulas, mas agora com uma visão mais crítica e vendo a necessidade de oportunizar ao aluno exercer a sua autoria.

Em 2012 e 2013 produzimos duas animações com meus alunos que receberam o Prêmio Curioso da Revista Ciência Hoje das Crianças e participamos da Mostra Geração e da Mostra de Vídeo e Animação da 2ª CRE. Mas só em 2014 tivemos a oportunidade de fazer um curso no Anima Mundi e participar das oficinas de produção autônoma do Anima Escola.

Em 2015, a animação produzida por minha turma foi selecionada para o Anima Mundi, um Festival Internacional de Animação e em 2016 outra animação foi selecionada para o Vídeo Fórum do Festival do Rio.

Em minha trajetória profissional tive a oportunidade de, em vários momentos, continuar fazendo parte da vida de meus alunos e ter a alegria de dizer que ensinei, mas também aprendi.”

 


Professora Vera Nácia

 

A professora Vera costuma ensinar Ciências de uma maneira prática e lúdica. E compartilhou conosco uma atividade que realizou com os alunos do quarto ano da Escola General Humberto de Souza Mello.

Os alunos da turma 1.401, estão iniciando um processo de Alfabetização científica. Com o objetivo de contextualizar o ensino de Ciências, tornando as aulas mais lúdicas, interdisciplinares e significativas, a professora Vera Nácia propôs a construção de uma mini composteira e de um terrário.

 

Alunos fazendo a composteira


Através da construção desses sistemas foi possível fazer observações de fenômenos e compreender as interações que ocorrem na natureza, despertando ainda mais o interesse e a curiosidade das crianças, motivando-as a investigar, levantar hipóteses e apropriar-se de conhecimentos científicos.

Foram realizadas várias atividades de relato após as observações e a construção de textos coletivos sobre o assunto.

 

Montagem dos terrários

 

Professora Vera e alunos.


Os alunos acompanharam com muita atenção e alegria a decomposição da matéria orgânica na composteira e o crescimento das plantas, o ciclo da água, o solo, a importância do ar e da luz solar no terrário, e assim, construíram os conhecimentos científicos sobre os assuntos abordados.

Agradecemos a professora Vera Nácia por compartilhar conosco estas experiências pedagógicas.

 

O contato da professora Vera Nácia é: veranacia@hotmail.com

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 12/10/2016

Semana de Alfabetização na 2ªCRE

Tags: 2ªcre, semana de alfabetização.

 

 

A Semanam de Alfabetização aconteceu no início do mês de setembro e reuniu professores para discutir e trocar experiências sobre o assunto.

 

 

No início do mês de setembro os professores da 2ª CRE se reuniram para realizar os encontros da Semana da Educação e compartilhar práticas pedagógicas.


A Gerente da Gerência de Educação 2ª CRE, professora Denise Barcellos, deu abertura à Semana de Alfabetização, no Colégio Logosófico, dia 06 de setembro no turno da manhã. À tarde a Assistente, professora Adriana Monteiro, deu prosseguimento ao encontro com os professores regentes do 3º ano.


A ação aconteceu através de uma parceria entre a equipe de formação da Gerência de Educação 2ª CRE e a equipe da Escola de Formação do Professor Carioca Paulo Freire, que planejaram o encontro com os regentes dos anos iniciais, visando a discutir as questões referente às escritas das crianças, a partir das experiências culturais dos alunos, buscando refletir sobre a diversidade de leituras e textos e a vinculação entre práticas de leitura, de escrita e os gêneros discursivos trazidas pelo professor Luiz Antônio Senna (UERJ), a partir do programa Interações Pedagógicas do 1ª ao 3ª ano da MultiRio.

 

 

Equipes GED 2ªCRE e Escola Paulo Freire

 


Com o objetivo de ampliar as reflexões e diálogos sobre a leitura e a escrita, organizaram-se espaços para o encontro com os regentes de 1º e 2º ano, contemplando a participação de todos os interessados nos debates e nas oficinas promovidas por professores das equipes Gerência de Educação 2ª CRE e Escola de Formação do Professor Carioca Paulo Freire.


Ainda na terça feira, no Colégio Logosófico, os professores regentes do 3º ano assistiram ao programa interativo e a apresentação de práticas de leitura e escrita da regente Ana Lúcia, da E. M. Presidente João Goulart com o projeto desenvolvido com a turma, a partir do livro “A Verdadeira História da Chapeuzinho Vermelho”, num relato emocionante.

 

 

Professores participando de oficinas na Semana de Alfabetização

 


A professora Beatriz Custódio, da E. M. Djalma Maranhão, relatou o desenvolvimento de várias atividades diversificadas em sala de aula.


Ambas destacaram a importância do afeto com as crianças. Nessa apresentação, o encontro contou com a participação das professoras Bonnie Axer (UERJ) e Maria Clara Camões (UERJ), que possibilitaram reflexões e enriqueceram o conhecimento dos participantes através dos seus discursos nas mediações feitas em mesa redonda.


Na quinta-feira, os professores do 4º e 5º ano compareceram ao Colégio Logosófico para refletirem sobre “Escrita e Leitura na Escola: Propostas Inter e Transdisciplinares” com apresentação de experiências bem sucedidas das professoras Aldenira Mota (E. M. México), Teresa Cristina (E. M. Almirante Barroso) e Sylvia Amélia ( E. M. Diogo Feijó).

 

Professora Beatriz Custódio, E.M. Djalma Maranhão, compartilhando práticas pedagógicas.

 

Nesse mesmo dia, no Museu do Amanhã, professores da E/2ª CRE participaram de evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação com a participação das professoras Maria Teresa Tedesco e Thereza Penna Firme que possibilitaram reflexões significativas sobre leitura, escrita e avaliação, no Dia Internacional da Alfabetização.

Nas unidades escolares, ocorreram paralelamente ações na Semana de Alfabetização com a participação de toda a comunidade escolar. Abaixo conheceremos as atividades realizadas na Escola Menezes Vieira.

A turma 1.101, junto à professora regente Carolina Ferraz, fez um trabalho muito produtivo e prazeroso na Semana da Alfabetização. A princípio a professora contou a história do livro “O Chapéu” do autor Paul Hoppe e quando acabou a contação, as crianças usaram a imaginação e conversaram sobre no que podemos transformar um chapéu. Criar diferentes funções para ele e a partir disto montar frases primeiramente em grupo e depois individualmente.

 

 

Alunos participando das atividades da Semana de Alfabetização.

 

No segundo dia a partir da música ”O meu chapéu tem três pontas”, organizaram palavras para formar frases e tiveram a oportunidade de criar seu próprio chapéu. Já no terceiro dia destacaram as palavras com “ch” na história e em diferentes tipos de texto e músicas. Fizeram caça-palavras com o “ch” e jogos para relacionar figura à palavra. No dia seguinte ao final do turno tiveram a visita de seus familiares para mostrar suas produções.

 

Produções dos alunos.

 

A turma 1.301, da professora Sandra, já havia explorado o livro “A família de Marcelo”, da Autora Ruth Rocha, trabalhando o convívio social, tipos de família, quem faz parte dela e cada um fez a sua árvore genealógica. Falaram também sobre a amizade, carinho e a solidariedade e fatos importantes de cada família que representasse esses valores. Fizeram até a flor da amizade. Este mês estão trabalhando os tipos de moradia e os materiais utilizados na sua construção, sobre como é a sua moradia e a convivência na vizinhança. Produziram também uma autobiografia para colocar no mural e mostrar a seus familiares em visita à escola.

Agradecemos a professora Magda Guedes de Medeiros e Albuquerque, da Gerência de Educação da 2ªCRE, por nos enviar o relato sobre as ações da Semana de Educação. E também a equipe da Escola Menezes Vieira por compartilhar conosco as vivências deste período.

O contato da GED 2ªCRE é gedcre2@rioeduca.net e da Escola Menezes Vieira é emvieira@rioeduca.net

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 28/09/2016

Olimpíada 2016 – A Gente Encontra na 2ªCRE

Tags: 2ªcre, olimpiada.

 

 

 

Alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental conheceram os valores olímpicos através dos projetos pedagógicos realizados em nossas unidades escolares.

 

O ano de 2016 ficou conhecido como ano olímpico na cidade do Rio de Janeiro e muitas de nossas unidades escolares aproveitaram a oportunidade para elaborar seus projetos pedagógicos sobre os Jogos Olímpicos. E nesta publicação temos a oportunidade de conhecer o trabalho que a Escola Municipal General Humberto de Souza Mello e a Creche Municipal Winnie Mandela realizaram sobre o tema.


A professora Vera Nácia, regente da turma, nos conta que a proposta de um trabalho interdisciplinar na turma 1401 da E. M. General Humberto de Souza Mello envolveu as disciplinas Matemática, Língua Portuguesa e Ciências da natureza.

Os alunos observaram que as formas geométricas estão presentes na natureza e em construções que são produtos da ação humana.

Relacionando os conhecimentos adquiridos, é possível compreender que a Matemática está vinculada a outras áreas do conhecimento.

 

Produções dos alunos durante o projeto.

 

A professora Vera cita em seu trabalho os Parâmetros Curriculares do Ensino Fundamental (1997), “os conceitos geométricos constituem parte importante do currículo de Matemática no ensino fundamental, porque, por meio deles, o aluno desenvolve um tipo especial de pensamento que permite compreender, descrever e representar, de forma organizada, o mundo em que vive. O trabalho com noções geométricas constitui para a aprendizagem de números e medidas, pois estimula a criança a observar, perceber semelhanças e diferenças, identificar regularidades e vice-versa”.

Isso permite que a criança estabeleça pontos de referência que lhe permitam situar-se no espaço. Identificar e representar as formas dimensionais são habilidades essenciais.

As pesquisas sobre os pontos turísticos do Rio de Janeiro deram espaço a uma atividade lúdico/criativa, a construção de maquetes utilizando os sólidos geométricos.

A turma fez uma exposição das maquetes e das pesquisas na reunião de pais. Até o pessoal de apoio deu uma parada para ler as advinhas relacionadas ao assunto.

 

Maquete produzida pelos alunos.

 

Dando continuidade ao projeto, os alunos fizeram maquetes e produções textuais sobre as modalidades olímpicas. Os alunos também estão utilizando as maquetes para trabalhar perímetro observando as devidas proporções.

Através deste trabalho podemos conhecer atividades onde os alunos podem aplicar os conceitos matemáticos a prática do dia a dia.

Os Jogos Olímpicos fazem parte do projeto anual da Creche Winnie Mandela, que tem como título "Ser carioca é tudo - saudável, sustentável e anfitrião". O objetivo principal é mostrar que o Rio de Janeiro é uma Cidade Maravilhosa, pois neste ano de 2016, sediou os Jogos Olímpicos. E a importância de continuar valorizando os espaços, as atrações e os encantamentos da nossa cidade, como também, preservando, cuidando e amando. O projeto da unidade escolar fala sobre nos apropriaremos de nossa "carioquice" para mostrar que através de uma boa alimentação, podemos ser saudáveis e futuros atletas de nosso país.

 

Leitura do livro "Clara e a Olimpíada de 2016"

 

O subprojeto falando dobre o tema olimpíada surgiu, através do livro “Clara e a Olimpíada de 2016”, de Ilan Brenman. Por meio de dramatizações, a equipe pedagógica despertou nos alunos o gosto pelos esportes, ou seja, eles puderam vivenciar de maneira prazerosa a olimpíada. A unidade escolar considera importante trabalhar os valores da olimpíada com as crianças, para que elas percebam que não é só uma competição para se ganhar medalha, mas sim a união entre os povos, o respeito e a confraternização.

 

Alunos realizando ativdades do projeto.

 

Parabéns às unidades escolares envolvidas por trabalharem com os alunos atividades que apresentem o significado do espírito olímpico. Obrigada por compartilhar conosco estas experiências pedagógicas.

O contato da professora Vera Nácia e da Creche Winnie Mandela, respectivamente, são:  veranacia@hotmail.com e cmwinnie@rioeduca.net

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share