A A A C
email
Todos os posts escritos por Renata Carvalho
Retornando 78 resultados para o autor 'Renata Carvalho'

Quarta-feira, 31/08/2016

Foi um Rio que Passou em Minha Vida

Tags: 2ªcre.

 

 

 

Os alunos da Escola Municipal Senador Corrêa conheceram nossa cidade e sua história através de visitas culturais, o que proporcionou aos jovens fazerem uma nova leitura da cidade do Rio de Janeiro.

 

A professora Rosângela Araújo é regente da turma do sexto ano experimental e considera que as visitas culturais colaboram com o conhecimento de mundo do aluno, além de proporcionar uma interdisciplinaridade com as matérias estudadas em sala de aula. Por isso, a professora nos enviou um relato compartilhando esta experiência pedagógica bem-sucedida pelo segundo ano.


A proposta surgiu ano passado em virtude dos 450 anos do Rio de Janeiro, de apresentar aos alunos do 6º ano experimental da Escola Senador Corrêa, localizada no bairro de Laranjeiras, a cidade maravilhosa com um olhar diferenciado ou perspectiva de olhar diferente da qual os educandos estão acostumados. Mostrar que o Rio não é só feito de Pão de Açúcar, Cristo Redentor e praias, mas dentro de seu espaço geográfico possui um universo de conhecimento cultural e artístico que somado as suas belezas naturais torna ele verdadeiramente uma cidade maravilhosa. O projeto continua em 2016, pois a professora acredita e considera importante visitas a museus, centros culturais e quaisquer projetos complementares fora da escola, sempre fazendo um “link” com as disciplinas.

 

 

Projeto Bike - Educa na Lagoa Rodrigo de Freitas

 

A professora Rosângela cita o pensamento da professora Nádia de Souza que diz: “Fazer com que a escola saia da escola e transponha os muros para descobrir que conhecimento não se constrói unicamente no ambiente escolar.”

 

Centro Cultural da Caixa Exposição Frida Khalo

 

E, partindo deste pensamento, surgiram os objetivos do projeto que são despertar no aluno o interesse pela produção cultural e artística que existem nos museus e centros culturais e desenvolver no discente um olhar crítico a partir das obras e trabalhos observados e levar o aluno a fazer uma nova leitura da cidade do Rio – uma cidade cultural.

 

Exposição Legados da Grécia

 

O público atendido pelo projeto "Foi um Rio que Passou em Minha Vida" é composto por alunos do sexto ano experimental e o período de duração é de fevereiro a novembro. Os educandos sempre participam de maneira positiva e intensa, pois para alguns é a primeira oportunidade para visitar estes espaços culturais.

 

OI Futuro - Museu das Telecomunicações.

 

As visitações são mensais ou bimestrais a espaços culturais e museus.


A professora Rosangela compartilhou conosco os lugares propostos para visitação em 2016:

• Projeto Bike – Educa – Lagoa Rodrigo de Freitas ;

• Centro Cultural da Caixa (Centro) Exposição Frida Khalo ;


• Centro Cultural Banco do Brasil (Centro) Exposição CoMciência e Exposição Permanente de Moedas;

• Oi Futuro Flamengo Exposição – Museu das Telecomunicações ;


• Visita ao cinema São Luiz no Largo do Machado fazendo interdisciplinaridade com os conteúdos de História.

Após as visitas o projeto é registrado através de um bate papo informal, produção textual de alunos como atividade voluntária e fotos das visitas.

Agradecemos a professora Rosângela Araújo por compartilhar conosco esta experiência pedagógica e desejamos sucesso a toda equipe da unidade escolar.

 

O contato da professora Rosângela Araújo é:  rpajas@hotmail.com

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 20/07/2016

Conscientizar para Combater o Aedes aegypti

Tags: 2ªcre, dengue.

 

 

 

Os alunos do sétimo ano da Escola Municipal Francisco Manuel aprenderam, durante as aulas de Ciências, ações que podem prevenir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti e as doenças causadas por ele.

 


As turmas 1.702 e 1.703 da E. M. Francisco Manuel estão empenhadas no combate ao mosquito Aedes aegypti. A professora Vera Nácia, regente das turmas na disciplina Ciências, nos enviou um relato contando como o projeto foi desenvolvido.

 

 

Além de conhecer o perfil das três doenças transmitidas por esse mosquito, os alunos aprenderam que podem conscientizar os colegas, vizinhos e parentes de como é simples acabar com os criadouros evitando a dengue, a chikungunya e a zica, doenças que podem trazer complicações sérias a saúde.


Além de cartazes e debates em sala de aula, eles apresentaram um seminário sobre o assunto, ressaltando que um mosquito não pode vencer uma nação consciente e cidadã.

 

Cartazes produzidos durante o projeto.

 


O Projeto Político Pedagógico da unidade escolar prevê ações de cidadania e desenvolvimento da autonomia, escrita e leitura. E, para complementar, a professora Vera auxiliou os alunos na construção de slides sobre diferentes assuntos abordados. Além de estudar, os educandos conseguiram construir os conhecimentos de forma mais sólida utilizando as novas tecnologias.


Os alunos se reuniram em grupos para montar o trabalho mediado pela professora Vera. E apresentaram, através de seminários, os conhecimentos adquiridos em sala de aula e por meio das pesquisas em grupos.

 

Apresentação de seminários.

 


De acordo com a professora Vera, no momento das apresentações dos seminários, cada grupo apresentou seu tema e ela e os demais colegas fizeram perguntas sobre o assunto.


Agradecemos a professora Vera Nácia por compartilhar conosco esta experiência de aquisição do conhecimento através de pesquisas em grupos. Desejamos sucesso a toda unidade escolar.

 

O contato da professora Vera Nácia é: veranacia@hotmail.com

 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net
 

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 22/06/2016

Todos Contra o Aedes aegypti

Tags: 2ªcre, dengue.

 

 

 

As ações que combatem ao mosquito Aedes Aegypti precisam ser praticadas por todos os cidadãos. E nossas escolas estão trabalhando para formar cidadãos conscientes e responsáveis pelo ambiente coletivo.

 

A Creche Municipal Winnie Mandela e a Escola Municipal Matta Machado, desenvolveram projetos cujos objetivos eram fazer com que os educandos compreendessem a importância da participação de todos no combate ao mosquito Aedes Aegypti. Assim, os alunos também poderão multiplicar as informações recebidas na escola, auxiliando na melhora da vida em sociedade.

 

 


A Creche Municipal Winnie Mandela desenvolveu o projeto na Semana de Mobilização da Família e da Comunidade Escolar, visando informar ações que combatam do Aedes Aegypti e ao Zica. Houve a participação das famílias e os estudantes foram os protagonistas desse momento.


Através de conversa informal as crianças foram conscientizadas sobre a importância de combater esse mosquito. A equipe pedagógica realizou atividades para que as crianças internalizassem esse conhecimento por meio de uma aprendizagem cheia de significados. Dentre as atividades realizadas estão: a construção do mosquito vilão com materiais reciclados e uma passeata dentro da creche.

 

Atividades sobre o projeto.

 

Além disso, a equipe pedagógica levou os alunos para observar o Rio Joana, que fica ao lado da creche. Após a visita, foram confeccionados cartazes, maquetes do rio poluído e latas de lixo.

Para enriquecer as atividades do projeto, os alunos, junto com os professores, dramatizaram tudo que esse mosquito é capaz de fazer e brincaram de pique mosquito.

E para encerrar esta semana as famílias foram convidadas para participar de uma passeata dentro da comunidade.

 

Aprendendo lições de cidadania.

 

A Escola Municipal Matta Machado desenvolveu o projeto “Xô Aedes”, propondo ações compatíveis com as diferentes faixas etárias as quais atende. E também a dinamização de estratégias capazes de despertar a consciência da comunidade escolar em seus diferentes segmentos.


As turmas de primeiro e segundo anos desenvolveram atividades sobre os sintomas causados pelo Zika Vírus e pesquisas sobre a forma de combater o mosquito e apresentaram a paródia “Era uma Casa”. Já as turmas do terceiro e quarto anos pesquisaram e desenvolveram atividades abordando o tema prevenção.

 

Murais com atividades sobre o projeto.

 

Alunos participando das atividades do projeto.

 

Os alunos do quarto, quinto e sexto anos pesquisaram e desenvolveram atividades sobre as causas da dengue, contágio, ciclo de transmissão do vírus, diagnóstico das doenças, tratamento, prevenção e a relação Zika Vírus com a microcefalia.

 

Apresentação de trabalhos realizados ao longo do projeto.

 

No encerramento do projeto, a escola recebeu os responsáveis para conhecerem os trabalhos realizados pelos alunos.

Parabéns às unidades escolares por desenvolverem ações que promovam a cidadania e o cuidado com o ambiente coletivo. Agradecemos as equipes pedagógicas que compartilharam conosco esta rica experiência.

 

Contatos das unidades escolares:

Creche Municipal Winnie Mandela cmwinnie@rioeduca.net

E. M. Matta Machado ccmatta@rioeduca.net

 

 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net


 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 08/06/2016

Fazendo Arte na Sala de Aula: Pintura Rupestre

Tags: 2ªcre.

 

 

Os alunos do projeto Aceleração 6 da Escola Municipal General Humberto de Souza Mello estudaram a Pré-História dando atenção especial às pinturas rupestres.

 

A Escola Municipal General Humberto de Souza Mello, localizada no bairro de Vila Isabel, atende majoritariamente a comunidade da Mangueira. Tem nesse ano de 2016 o desafio de promover a aprendizagem dos alunos no projeto estratégico Aceleração 6.


A escola convidou o professor Maxwel Narciso, que prontamente aceitou o desafio e tem inovado e estimulado a aprendizagem de seus alunos, sempre buscando variar a forma de conduzir suas aulas.


No dia 18 de Março de 2016, a turma 6.001, Aceleração 6, se deliciou com uma aula sobre a Pré-História onde foram apresentadas as principais características dos períodos Paleolíticos, Neolítico e Idade dos Metais, despertando atenção da turma para a importância das pinturas rupestres. Com a finalidade de estimular a aprendizagem dos educandos, foi proposta uma atividade de expressão artística dos alunos.

 

Alunos realizando atividades sobre as pinturas rupestres.

 

A turma, então, se debruçou na elaboração de pinturas rupestres em folhas A3. Foram utilizadas as tintas produzidas pelos alunos, preparadas com cascas de cebolas roxas e amarelas, urucum e condimento curry. Para a confecção das mesmas basta misturar esses ingredientes com álcool e cola branca e deixar a criatividade fluir.


As fotos demonstraram o entusiasmo dos alunos na ação, o que favoreceu a compreensão e valorização da arte como objeto de cultura e a identificação dos primeiros registros de pintura do ser humano na pré-história. A atividade favoreceu a integração do grupo e o fortalecimento da autoestima de cada um.

 

Professor Maxwel e os alunos do projeto Aceleração 6.

 

Parabéns ao professor Maxwel dos Santos Narciso por desenvolver com estes jovens atividades que proporcionem a aprendizagem e o conhecimento da Arte e da História. Agradecemos a professora Flávia Rossi, Coordenadora Pedagógica da unidade escolar, por entrar em contato conosco compartilhando esta experiência.
  

O contato da Escola para mais informações é: emghmello@rioeduca.net.

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share