A A A C
email
Todos os posts escritos por Renata Carvalho ( Texto enviado pela unidade escolar )
Retornando 13 resultados para o autor 'Renata Carvalho ( Texto enviado pela unidade escolar )'

Terça-feira, 04/06/2019

Escola Municipal Presidente José Linhares - 2ª CRE

Tags: 2ªcre, alfabetizacao, literatura, cultura.

Faz parte do Projeto Anual da Escola Municipal Presidente José Linhares conhecer a identidade do povo brasileiro. E este projeto tão rico e diverso tem como título “Cidadão Brasileiro, que Reescreve a sua História."

 

 

A professora Michelli Guido, regente na Escola Municipal Presidente José Linhares, enviou ao portal Rioeduca um relato das atividades que estão sendo desenvolvidas no projeto anual da Unidade, que incentiva o conhecimento da cultura brasileira.

 

Crianças realizando atividades em sala sobre o projeto.

 


Construir a identidade implica em conhecer os próprios gostos e preferências e dominar habilidades, sempre levando em conta a cultura, a sociedade, o ambiente e as pessoas com quem se convive.


Este projeto tem por finalidade mostrar as crianças que a cultura popular brasileira é plural, que o povo brasileiro é resultado de uma diversidade de sons, cores e valores que, ao se misturarem, nos deram este Brasil. Um país, acima de tudo, sincrético, miscigenado, com seu tempo e sua história.


O projeto foi introduzido a partir do reconhecimento de si enquanto indivíduo inserido em um meio social (Brasil) e das diferenças entre "nós" e o "outro".

 

 

Rodas de conversa e contação de histórias.

 


Objetivos do projeto:


Apreciar a sua história de vida, assim como da sua escola, do seu bairro, da sua cidade e do seu país;


Resgatar a história da formação do povo brasileiro;


Perceber os diferentes modos de vida do cidadão brasileiro;


Destacar a importância e a necessidade de respeitar todas as culturas;


Conhecer os pontos turísticos das diferentes regiões do país, principalmente do Rio de Janeiro;


Valorizar o cidadão brasileiro, morador do Cantagalo;


Respeitar os diferentes costumes das famílias, grupos e povos.

 


As atividades que estão sendo desenvolvidas são:


Rodas de conversas;

Contação de histórias;

Trabalho com canções;

Execução do hino do seu país e da sua escola;

Pesquisa sobre a história da sua escola, do seu bairro e do seu país;

Localização do Brasil e do Rio de Janeiro no globo terrestre;

Apreciação de fotos e de imagens antigas sobre sua escola, seu bairro e seu país;

Trabalho com artes: pinturas, colagem, sucatas, desenhos etc;

Exibição de vídeos e clipes do Brasil e do Rio de Janeiro;

Apresentação de pratos típicos, danças e literatura dominante de cada região do Brasil, em especial do cidadão do Cantagalo.

 

Para iniciar este projeto os professores trabalharam com o autoconhecimento. Essa competência socioemocional é muito importante para desenvolver diversas habilidades nos educandos.

As crianças ouviram algumas histórias sobre identidade, puderam observar a comunidade onde moram deitadas no pátio, fizeram o autorretrato com pintura, descobriram e comunicaram suas preferências através de desenho, realizaram a técnica do Midfulness (prestar atenção no momento presente, sem julgamentos e distrações),além disso, exploraram e manusearam seu próprio corpo.

 

Observação da comunidade onde a escola está localizada.

 

 

As aprendizagens significativas não pararam por aí, pois a escola comemorou mais um ano de vida e por esse motivo aconteceram algumas comemorações com a presença das famílias e a realização de muitas atividades para conhecer melhor a escola.


Agradecemos a professora Michelli Guido por compartilhar conosco este projeto tão rico culturalmente e desejamos sucesso a toda comunidade escolar!

 

 

Quer saber mais? Entre em contato com a unidade escolar:

Escola Municipal Presidente José Linhares

Email:  emlinhares@rioeduca.net

Telefones: 2267-2649 / 2267-1062

 

 

 

 

 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

 

 


 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 17/04/2019

Escola Municipal General Humberto de Souza Mello – 2ªCRE

Tags: 2ªcre, riodejaneiro, solidariedade.

 

Os alunos do segundo segmento da Escola Municipal General Humberto de Souza Mello prestaram solidariedade às vítimas das chuvas, que aconteceram em abril no Rio de janeiro.

 

A atividade realizada pelos alunos das turmas 1.601, 1.701 e 1.801 tem como título “Rio Solidário” e foi orientada pelos professores Lilyana Mara, regente de Língua Portuguesa, Bruno de Oliveira, regente de Geografia e por  Jardel Sandy, Coordenador Pedagógico.


Consternados pelas fortes chuvas que abateram a cidade no mês de abril, a equipe pedagógica  e os alunos se reuniram para realizar esta atividade. A ação tinha como objetivos principais: incentivar os cariocas a buscarem locais seguros em caso de catástrofes naturais e manifestar a solidariedade de todo o grupo da Escola General Humberto de Souza Mello aos atingidos pelas chuvas e suas famílias.

 

 

 

 


Os alunos, com o auxílio de seus professores, confeccionaram mensagens de apoio às famílias atingidas pela catástrofe, além de ilustrações e textos informativos sobre como se manter seguro em episódios como esse.

 

A partir das vivências, das informações que ouviram nos meios de comunicação e de conceitos aprendidos em aulas de diferentes disciplinas, os estudantes confeccionaram folhetos informativos, desenhos e mensagens de apoio ao Rio de Janeiro como um todo, principalmente aos que foram mais atingidos pela catástrofe natural.

 

 

 

 

 


“Neste momento, mais do que nunca é hora de mostrar a união e a solidariedade do povo carioca. Essa situação, embora difícil, permite que vários assuntos sejam discutidos em sala de aula, como por exemplo: o descarte correto do lixo, como funciona o sistema de drenagem de uma cidade e as estratégias para se manter em segurança no caso de catástrofes naturais. Temas muito importantes para formação dos nossos estudantes enquanto cidadãos. Coordenador pedagógico - Jardel Sandy

 

 

 


Parabenizamos a toda equipe da Escola Municipal General Humberto de Souza Mello por esta bela atitude de incentivo a solidariedade com o próximo!

Obrigada por compartilhar conosco! Desejamos sucesso!

 

 

Quer saber mais? Entre em contato com a unidade escolar:

Escola Municipal General Humberto de Souza Mello 

Email: emghmello@rioeduca.net

Telefones: 2284-1569 / 2284-1254 / 2284-1562

 

 

 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

 


 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 15/01/2019

Vale a Pena Ler de Novo: Representante de Turma - Desenvolvendo a Cidadania

Tags: 2ªcre, educaçãoinfantil.

 

Os alunos do EDI Igor Moraes da Silva participaram de um projeto que incentivou a cidadania e o pensamento democrático.

 

A partir do momento de eleições que vivemos no segundo semestre de 2018, a professora Tamires Coutinho, regente do Maternal, no EDI Igor Moraes da Silva, aproveitou para desenvolver um projeto cujo os objetivos foram a participação cidadã dos alunos e o incentivo ao pensamento democrático, que contou ainda com a colaboração das auxiliares Viviane Belo e Maria do Carmo.

 

 


O projeto destacou a importância de introduzir a responsabilidade social desde a Educação Infantil. Com a eleição do representante de turma, as crianças do maternal II puderam desenvolver aos poucos as primeiras noções de cidadania, participação política, entendimento do sistema eleitoral (voto individual e secreto, urna, cabine, primeiro turno e segundo turno - quando acontece empate), possibilitando assim a formação inicial de uma consciência política.

 

 

 

 


“Quem você acha que será um bom representante?” – Pergunta feita pela professora Tamires, antes dos alunos escolherem o voto.


A ideia promoveu nos alunos atitudes de cooperação, participação, responsabilidade, tolerância, sensibilidade e espírito de liderança. “Quem ganha a votação se compromete a ajudar a todos no que for preciso e a ser um bom exemplo para seus amigos.” Explica a professora.

 

 

 


As crianças adoraram e ficaram entusiasmadas com o projeto. As famílias e a comunidade escolar apoiaram a ideia.


Em um primeiro momento, foi perguntado aos alunos quem gostaria de se eleger representante. Apenas as fotos das crianças interessadas foram disponibilizadas dentro da cabine para votação. Como ainda são muito pequenos, o sistema de organizar por fotos é importante para que eles possam escolher visualizando. Cada um escolheu um amigo para votação e escreveu o nome do candidato eleito em um papel legível e grande (trabalhando o letramento e o reconhecimento das letras). 


Após todos votarem, os alunos sentaram na roda junto com a professora e contaram juntos os votos. Se houvesse empate, haveria segundo turno.


A criança com mais votos seria o representante durante toda semana, colocaria um crachá de representante e se comprometeria a ajudar todos os amigos e a dar bons exemplos.


“Acho muito bom eles poderem exercer a cidadania. Gostei muito do projeto”. Relatou a mãe de uma aluna da turma. Ela disse, ainda, que a filha chegou em casa contando que votou e que o amigo tinha sido eleito.


Agradecemos a professora Tamires Coutinho por compartilhar conosco esta atividade que incentivou a cidadania e o pensamento democrático na Educação Infantil.

 

Quer saber mais?

O contato do EDI Igor Moraes da Silva é: edisete@rioeduca.net

Telefone: 2484-7809

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

 

 



 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 21/12/2018

Colocando as Mãos na Massa!

Tags: 2ªcre, ciências.

 

Os alunos do sexto ano da Escola Municipal Rodrigo Mello Franco de Andrade participaram de um projeto de Ciências que envolveu experimentos e aquisição de novos saberes.

 

A professora Rosemar de Almeida, Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Rodrigo Mello Franco de Andrade, escreveu ao portal Rioeduca contando sobre o projeto de Ciências realizado pelos alunos do sexto ano, que tem como regente a professora Rosani Damázio.

 

 

 


O projeto foi realizado nas turmas do 6º ano, porém no decorrer da realização dos experimentos, os alunos demonstraram desejo em compartilhar os saberes e vivências com todos os alunos e pais. Dessa forma, foi sugerida a realização de uma culminância para que todos pudessem ter acesso ao trabalho realizado pela turma.


O objetivo principal do projeto foi despertar o espírito investigativo, no qual a disciplina Ciências propõe, através de pesquisas, debates e consolidação dos dados, resultados e conhecimentos coletados 

 

 

 

 


Os alunos iniciaram o projeto utilizando o Caderno Pedagógico, livros e internet. A professora Rosani trabalhou o conteúdo através de pesquisas e trocas de informações; debates entre os alunos, induzindo-os a dúvidas e uma parte prática, a partir da realização de experimentos sugeridos no Caderno Pedagógico de Ciências do 3º bimestre.

 

 

 

 

No dia da culminância, os alunos se mobilizaram e prepararam todo o ambiente no qual realizaram os experimentos feitos em sala de aula. O local escolhido foi o pátio de entrada onde foram colocados mesas e cartazes. O local foi estratégico, pois era entrada e saída dos alunos e responsáveis. Os horários também foram divididos para que os dois turnos tivessem acesso a exposição. 

 

 

 


“Acho muito importante para os alunos este momento onde mostram o trabalho deles para os menores. Eles se sentem importantes e valorizados e nossos filhos aprendem e se entusiasmam para também fazer trabalhos assim”. - Pai de aluno do 2º ano do Ensino Fundamental.

 

Agradecemos a equipe pedagógica da Escola Municipal Rodrigo Mello Franco por compartilhar conosco relatos de um projeto que associou teoria e prática.

 

Desejamos sucesso a toda comunidade escolar!

 

Quer saber mais?

O contato da  Escola Municipal Rodrigo Mello Franco de Andrade é: emrfandrade@rioeduca.net

Telefone: 2288-1267

 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 


 


   
           



Yammer Share