A A A C
email
Todos os posts escritos por Renata Carvalho ( Texto professora Vera Nácia Franco)
Retornando 3 resultados para o autor 'Renata Carvalho ( Texto professora Vera Nácia Franco)'

Terça-feira, 13/11/2018

Aprender a Ler de A a Z: O Aniversário do Senhor Alfabeto

Tags: 2ªcre, alfabetizacao, literatura.

 

Os alunos do terceiro ano da Escola General Humberto de Souza Mello participaram, ao longo do ano, de um projeto de incentivo à leitura que culminou com uma grande festa de aniversário.

 

O projeto “Aprender a Ler de A a Z” envolveu a comunidade escolar e despertou nos alunos o gosto pela leitura. A professora Vera Nácia iniciou o projeto com a turma no início do ano com o objetivo de motivar os alunos a lerem e a escreverem e, secundariamente, mas não menos importante, desenvolver algumas competências socioemocionais como responsabilidade, cuidado, empatia e amabilidade. Em reportagem anterior a esta, é possível conhecer mais sobre o projeto, basta clicar aqui.

 

Comemoração do aniversário do senhor Alfabeto.

 


No mês de setembro, aconteceu a culminância do projeto: uma festa de aniversário para o senhor Alfabeto. Os alunos demonstraram-se entusiasmados e envolvidos com a organização da festa, que gerou muita leitura e escrita durante as aulas.


Etapas da segunda fase do projeto:

 

 

  • Confecção da lista de presente;
  • Preparação de presente e cartões de aniversário;
  • Confecção do convite;
  • Preparação da festa: lista das comidas e bebidas, arrumação do painel e da mesa;
  • Oficina de cupcake com o tema letras;
  • Comemoração do aniversário do senhor Alfabeto e das crianças que fizeram aniversário no mês de setembro.

 

Cupcakes preparados na oficina.

 

 

Atualmente, a professora Vera Nácia está regente da Sala de Leitura da escola e a professora Flávia Rossi deu continuidade ao projeto com a turma, iniciativa que também foi abraçada pela direção da Unidade Escolar.

 

 

Alunos animados comemorando o aniversário do senhor Alfabeto.

 


Abaixo seguem alguns relatos dos alunos sobre a participação no projeto:

 

“Cara, tipo ... eu tô muito ansiosa pra festa dele, ai meu Deus!!!” - Aluna Ketlen falando com as amigas da turma sobre o aniversário do senhor Alfabeto.


“Tia, posso levar o Senhor Alfabeto para casa? - Aluna Ana Luisa

 

“Essa foi a melhor festa de aniversário que fui.” - Aluno Daniel

 

“É tão gostoso fazer cupcake, que delícia!” – Aluna Samyra

 

Agradecemos a professora Vera Nácia por compartilhar conosco registros esta atividade de incentivo a leitura e a escrita, mostrando como as atividades lúdicas são importantes no cotidiano dos educandos. Desejamos sucesso a toda comunidade escolar!

 

Quer saber mais?

O contato da Escola General Humberto de Souza Mello  é: emglmello@rioeduca.net

Telefones: 2284-1569 / 2284-1254

 

 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

 


 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 18/09/2018

Lego e Massinha: Aprender Pode Ser Muito Divertido

Tags: 2ªcre, ciências, lúdico.

 

Atividades lúdicas tornam a aprendizagem mais significativa e despertam nos alunos o desejo de aprender. Esta foi a proposta para revisão de conteúdos da disciplina Ciências, ministrada pela professora Vera Nácia, na Escola Francisco Manuel.

 

Para fazer a revisão de conteúdos na disciplina de Ciências da Escola Francisco Manuel, a Professora Vera Nácia utilizou recursos que, além de ajudarem a compreender os conceitos trabalhados, exigiu planejamento, trabalho em equipe, organização e criatividade. Foi possível observar a organização do pensamento e as possibilidades de apresentação dos conteúdos, através da criatividade dos alunos.

 

Alunos participando de atividades lúdicas nas aulas de Ciências.

 


“Brincar com a criança não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados, tolhidos e enfileirados em uma sala de aula sem ar, com atividades mecanizadas, exercícios estéreis, sem valor para formação dos homens críticos e transformadores de uma sociedade.” 

(Carlos Drummond de Andrade)

 

"No segundo segmento do Ensino Fundamental, as crianças que antes trabalhavam de forma interdisciplinar, começam a pensar nas disciplinas estanques e compartimentadas. Acredito que isso atrapalha a aprendizagem significativa, quando não torna as aulas cansativas e estéreis." Relata a professora Vera Nácia.


Encontrar um significado em suas ações, fazendo uma ligação entre a prática e a teoria que a fundamenta, é uma tentativa de despertar a curiosidade e o interesse do aluno. 

 A literatura comprova cientificamente a importância da ludicidade para os processos de ensino e aprendizagem, sendo, dessa maneira, fundamental para a constituição psicológica do sujeito.  

Nesse contexto, o objetivo da atividade foi revisar os conteúdos e tirar dúvidas a respeito dos conceitos apresentados. Com as turmas de 7º e 8º ano foram utilizados materiais lúdicos como massinha de modelar e Lego. Com esses materiais, os alunos construiram células, tecidos, reprodução sexuada e assexuada, mitose e meiose e sistema reprodutor masculino e feminino, por exemplo.

 

Atividade em grupos utilizando o Lego.

 


Já o 6º ano utilizou, além da massinha, materiais para confecção de maquetes do Sistema Solar, experimentos e exercícios utilizando rochas e minerais.


Seguem abaixo as ações realizadas durante as atividade de revisão de conteúdos.

 

 

  • Leitura do roteiro com os conceitos trabalhados;
     
  • Apresentação dos materias;
     
  • Escolha do material pelos alunos;
     
  • Confecção dos modelos com LEGO ou massinha;
     
  • Mediação da professora;
     
  • Apresentação dos modelos pela classe e discussão dos conceitos;
     
  • Mediação da professora para tirar as dúvidas;
     
  • Exercício de fixação.

 

Trabalho realizado com massinha.

 

 

Trabalho realizado utilizando Lego.

 

A aluna incluída, Ninna, do 7º ano, surpreendeu quando disse que gostaria de fazer a atividade na sala do 8º ano, pois havia faltado no dia em que a mesma foi realizada em sua turma.
Ela disse: “Eu gostei muito, aprendi mais dessa forma, podemos fazer de novo?

 

Cauã Lucas, do 8º ano, nem foi para o recreio, e disse: “Só vou quando eu terminar. Vou fazer o tecido conjuntivo em 3D, nunca mais vou esquecer.

 

Algumas crianças do 6º ano já iniciaram sua própria coleção de rochas e minerais. E afirmam que agora observam mais o que está a sua volta.

 

Os alunos demonstraram muito interesse e gostaram muito das atividades. A professora Vera conta que pretende continuar utilizando esses materiais, tanto para revisar conteúdos, quanto para introduzir novos conceitos, pois a experiência foi muito positiva.


Agradecemos a professora Vera Nácia por compartilhar conosco estas atividades mostrando a importância do lúdico na aprendizagem dos alunos!

 

Quer saber mais sobre?

Unidade Escolar: Escola Municipal Francisco Manuel

E-mail: emfmanuel@rioeduca.net

 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 


 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 10/07/2018

Aprender a Ler de A a Z

Tags: 2ªcre, alfabetizacao, literatura.

 

Os alunos do terceiro ano da E.M. General Humberto de Souza Mello estão participando de um projeto de incentivo à leitura.

 

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, a Professora Vera Nácia iniciou um projeto de incentivo à leitura com a turma 1.301 da E.M. General Humberto de Souza Mello, baseado na obra de Ademir Piedade “O Aniversário do Seu Alfabeto”.

 

 

Senhor Alfabeto

 


Tendo como objetivo principal despertar o letramento de forma lúdica,cada dia uma criança leva a mascote, Senhor Alfabeto, para passar um dia em sua casa e um livro para ser lido com a família.

Além disso, as crianças também levam um caderno para registrar como foi o seu dia em companhia do Senhor Alfabeto e desenhar ou colar fotografias de momentos vividos junto com a mascote. 

Para finalizar, antes de entregar o material para o próximo colega, a criança faz a leitura de seus registros para a classe.

 

 

Cada dia um aluno leva a mascote para casa.

 

Ao término do projeto está previsto o aniversário da mascote, por isso as crianças já fizeram uma lista de presentes, um com cada letra do alfabeto, uma lista de convidados, lista de comidas, bebidas e tudo que será necessário para montar a festa.

 

Lista de presentes do Senhor Alfabeto.

 


Para festa, a turma vai confeccionar os convites e no dia do aniversário, cada aluno deverá levar um presentinho com a letra que será sorteada. A Marianny, por exemplo, disse que levará um quadro com um desenho feito por ela. Os alunos estão muito envolvidos e empolgados, além de estarem aprendendo se divertindo!

 

 

Alunos envolvidos nas atividades do projeto.

 


Em classe, já foram feiras várias atividades de leitura, escrita e interpretação, assim como problemas envolvendo situações relacionadas ao livro.


Segundo a professora, a participação das famílias está sendo muito importante para a continuidade e o sucesso do projeto. As crianças estão tendo a responsabilidade de realizar as atividades e cuidar do material para que todos possam participar.


Agradecemos a professora Vera Nácia por compartilhar conosco este projeto de alfabetização e incentivo à leitura. Desejamos sucesso!

 

O contato da professora Vera Nácia é: veranacia@hotmail.com

 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 


 


   
           



Yammer Share