A A A C
email
Todos os posts escritos por Renata Carvalho - Representante Rioeduca 2ª CRE
Retornando 23 resultados para o autor 'Renata Carvalho - Representante Rioeduca 2ª CRE'

Segunda-feira, 09/04/2012

História da E.M. Christiano Hamann

Tags: 2ªcre, blogsdeescolas.

Hoje vamos conhecer o blog da E.M. Christiano Hamann onde encontramos registros da história da escola, seu  patrono e um pouco da proposta pedagógica desta unidade escolar.

 

 

A E.M. Christiano Hamann está localizada no bairro da Gávea e atende a alunos do 6º ao 9º do Ensino Fundamental e duas turmas de projeto de correção de fluxo. Esta unidade escolar foi inaugurada em 26 de dezembro de 1966, pelo Governador Negrão de Lima e pelo Professor Benjamim de Moraes, Secretário de Educação do então Estado da Guanabara. A escola funcionou provisoriamente na Praça do Lido em Copacabana antes de sua inauguração na Gávea.

 

 

 

O Patrono da Escola

 

 

Dr. Christiano Hamann

 

“Descendente de dinamarqueses, Christiano Heÿn Hamann nasceu em Minas Gerais em 06 de dezembro de 1879 e morreu no Rio de Janeiro em 26 de agosto de 1943.


Formou-se em médico e no Rio de Janeiro, casou-se com D. Eugênia Dutra. O casal tinha grande preocupação social, participava do Rotary Club e fundaram juntos, o SOS (Serviço de Obras Sociais). Além de prestar enormes benefícios às pessoas carentes, essa instituição manteve escolas que eram inteiramente gratuitas.


Conhecido por sua extrema generosidade, o Dr. Christiano acolhia crianças e ajudava suas famílias.


Foi também pai de D. Emma Negrão de Lima, Primeira Dama do Estado da Guanabara entre os anos 1965 e 1970.


Em homenagem ao seu trabalho, seu genro o Governador Negrão de Lima deu seu nome à E.M. Christiano Hemann.”


Nota: Informações retiradas do blog da escola

 

A E.M. Christiano Hamann tem o objetivo de alcançar a melhoria na qualidade da educação de seus alunos, por isso propõe que estes participem de diferentes atividades que colaborem com o desenvolvimento da aprendizagem. Dentre estas podemos citar o Lanche Literário, o Projeto Horta e as atividades realizadas no Laboratório de Informática.

 

 

Alunos participando de atividades realizadas na E.M. Christiano Hemann

 

Para conhecer mais sobre o trabalho realizado na E.M. Christiano Hamann visite seu blog http://emhamann.blogspot.com.br/

 

Professor, sua escola já tem blog? Envie o endereço para o representante Rioeduca de sua CRE. Queremos divulgar o trabalho desenvolvido em sua escola aqui no portal Rioeduca.

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário ou clique em “curtir” para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

Professora Renata Carvalho - Representante do Rioeduca na 2ªCRE

Twitter: @tatarcrj

Email: renata.carvalho@rioeduca.net

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 03/04/2012

Dia da Poesia na E. M. Leitão da Cunha

Tags: 2ªcre, eventos, riodeleitores.

Dia 14 de março é considerado o Dia da Poesia e foi comemorado em grande estilo pelos alunos, responsáveis e equipe da E.M. Leitão da Cunha.

 

O dia 14 de março foi escolhido para ser o “Dia da Poesia” por ser a data de nascimento do poeta brasileiro Castro Alves, que escreveu obras clássicas como “Navio Negreiro”.


A escola fez em seu blog uma postagem convidando alunos e responsáveis para um “Recital de Poesias”.

 

 

Convite para o "Recital de Poesias"

 

Para incentivar a participação dos alunos e responsáveis, a escola enviou às residências as “Caixas Poéticas”, nelas as crianças e seus familiares puderam colocar suas poesias de preferências. A caixa ficou por um dia na casa de cada aluno e ao final foi construído um lindo painel de poesias na escola.

 

 

"Caixas Poéticas" que os alunos levaram para casa

 

A participação da comunidade escolar foi notória neste recital de poesias: alunos, professores, direção, garis, merendeiras e responsáveis compartilharam este momento recitando suas poesias.

 

 

Comunidade escolar participando do "Recital de Poesias"

 

Assista ao vídeo que mostra duas lindas poesias que foram recitadas no evento em comemoração ao “Dia da Poesia” na E.M. Leitão da Cunha.

 

Parabéns à equipe da E.M. Leitão da Cunha pela linda comemoração do "Dia da Poesia".

 

Visite o blog da E.M. Leitão da Cunha clicando na imagem abaixo


 

Divulgue também os projetos ou blogs desenvolvidos por sua escola, basta entrar em contato com o representante Rioeduca de sua CRE.

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em "curtir" para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

Professora Renata Carvalho - Representante do Rioeduca na 2ªCRE

Twitter: @tatarcrj

Email: renata.carvalho@rioeduca.net

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 02/04/2012

Ativa Idade: É Bom Ser Criança - Blog da C. M. Dr. Sérgio Arouca

Tags: 2ªcre, blogsdeescolas, creches.

No mês de março a Creche Municipal Dr. Sérgio Arouca trabalhou os temas: “Quem sou eu quem somos nós" e "Alimentos que comemos na creche". Visitando o blog desta creche encontramos duas postagens muito interessantes sobre os assuntos citados.

 

 

 

 

As postagens mais recentes têm como títulos “Transformando Revistas em Maçãs” e “Boneca de Lata”. Vejamos do que trata cada uma delas.

 

“Transformando Revistas em Maçãs”

 

 

 

“As crianças da turma 31 experimentaram várias frutas na sala de aula, depois ouviram a história da Branca de Neve e fizeram uma "mágica": transformaram folhas de revistas em maçãs! Quer a receita desta mágica?

 

Amasse uma folha da revista, trabalhe muito bem com as mãos, formando uma bola, depois forre com papel crepom vermelho em cima, depois faça o cabo e está pronta a maçã! Á tarde, a educadora fez com as crianças uma grande árvore para colocar as maçãs.

 

Na próxima semana esta mesma árvore fará parte do cenário do teatrinho que os educadores da creche estão preparando para o lançamento do Projeto "Meu Primeiro Livro".

 

E vamos assim... em plena ATIVA IDADE!”

 

Nota: Retirado do blog da creche

 

“Boneca de Lata”

 

 

 

As crianças da turma EI 30 ao trabalhar com as partes do corpo fizeram uma boneca de lata. Pintaram, colaram, montaram, dançaram e se divertiram com a música de Bia Bedran! E o mais importante: aprenderam brincando as partes do corpo!

 

Nota: Retirado do blog da Creche

 

Assista ao vídeo da música “Boneca de Lata”, tema da atividade realizada pela turma EI 30.

 

Conheça mais sobre o trabalho da C.M. Dr. Sérgio Arouca visitando o blog http://cmarouca.blogspot.com.br/


O portal Rioeduca é um espaço feito por e para professores, divulgue os blogs e projetos realizados em sua escola. Basta entrar em contato com o representante Rioeduca em sua CRE.

 

Gostou desta publicação?
Deixe um comentário e clique em “curtir” para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

Professora Renata Carvalho
Twitter: @tatarcrj
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
 

 


 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 27/03/2012

Projeto Orsina Digital

Tags: 2ªcre, gec, meioambiente.

 

O Ginásio Experimental Carioca Orsina da Fonseca, faz parte do Programa Global Partners Junior. No primeiro semestre de 2012 a escola está desenvolvendo com seus alunos o projeto “Orsina Digital” que tem como tema “Consumir, mas de forma consciente: Transformar e preservar”.

 

 

A cada ano o GEC Orsina da Fonseca desenvolve um projeto relacionado à sustentabilidade e desde março de 2011, faz parte do Programa Global Partners Junior, da prefeitura de Nova York, que envolve escolas do mundo inteiro.

 


O primeiro projeto desenvolvido foi o “Yakissobariorsina” realizado em 2011. No ano de 2012 a escola está trabalhando com o tema “Orsina Digital” e quem nos conta sobre este projeto é Maria Cristina Zamith, professora o Núcleo de Exatas do GEC Orsina da Fonseca.

 

 

 

Banner do Projeto Orsina Digital

 

 

RIOEDUCA: O que é o projeto Orsina Digital?


MARIA CRISTINA: Nesse projeto, continuando nossa participação dentro do Programa Global Partners Junior, o foco são questões atuais e multidisciplinares como consumo e sustentabilidade, trabalhando o que acontece em nosso dia a dia em relação a essas questões, extremamente pertinentes, em um mundo globalizado: O que consumir? Aonde consumir? Para que consumir? O que os outros adolescentes, mundo afora, consomem? Como os bens de consumo chegam às lojas? Que tipo de comércio encontramos na vizinhança da nossa escola – GEC Orsina da Fonseca? Existe uma preocupação com o meio ambiente, enquanto consumimos?

 


RIOEDUCA: Como é realizado o trabalho interdisciplinar dentro deste projeto?


MARIA CRISTINA: A partir dessa visão, e dentro do escopo do projeto, os alunos trabalham, sempre em equipe, criando e fortificando os laços entre eles, utilizando múltiplas ferramentas: pesquisa na Internet, processadores de texto para redação, elaboração e postagens de vídeos, construção do website/blog –http://orsinadigital.blogspot.com - deste projeto, aquisição de novos conhecimentos em várias áreas: em Língua Inglesa, já que este é o idioma usado no portal do Programa – os alunos estão, continuamente, aprimorando suas habilidades para falar, compreender, ler e escrever em Inglês; em Língua Portuguesa, através do aprimoramento da leitura e da escrita; em Matemática, pois o consumo está diretamente relacionado à economia local e ao dinheiro – quantificamos o que consumimos; em Geografia e História, exploram o espaço do bairro, além de pesquisarem sobre o que acontece nas outras cidades que fazem parte do nosso grupo, no Programa Global Partners Junior, que são: Ho Chi Min (Vietnã), Toronto (Canadá), Vancouver (Canadá), Glasgow (Escócia), Nova York (USA), Estocolmo (Suécia).

 

 

 

Postagem realizada pelos alunos no blog do projeto

 

 

RIOEDUCA: Como ocorre a participação dos alunos?


MARIA CRISTINA: “Cada aluno possui seu login e senha para entrarem no portal do Programa – www.gpjunior.tiged.org - e postarem seus trabalhos, vídeos, fotos, etc., relacionados ao Projeto que estamos desenvolvendo e que são vistos pelos outros alunos das cidades citadas acima; trocam informações e comentam suas postagens, em um ambiente virtual elaborado e construído para isto. Esse projeto será concluído em julho/2012, e, inserimos a agenda da Rio+20, já que estamos discutindo a Carta de Princípios Escolares para um Mundo Sustentável com a comunidade escolar.

 

Nota: As informações foram retiradas do texto enviado pela professora Maria Cristina Zamith

 

 

 

Aluno Lucas Mello, turma 1901, monitor sênior do projeto, auxiliando seus colegas.

 

 

Outro ponto bastante interessante é que os alunos, mesmo durante o período de férias, podem continuar o intercâmbio através do site do Programa. Com essa vivência, os alunos passaram a perceber, na prática, que a Internet é muito mais, e pode ser usada para o crescimento pessoal.” Professora Maria Cristina Zamith

 

Conheça mais sobre o projeto Orsina Digital visitando o blog http://orsinadigital.blogspot.com.br/

 

O portal Rioeduca é um espaço feito por e para professores, divulgue os blogs e projetos realizados em sua escola. Basta entrar em contato com o representante Rioeduca em sua CRE.

 

Gostou desta publicação?
Deixe um comentário e clique em “curtir” para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

Professora Renata Carvalho 
Twitter: @tatarcrj 
Email: renata.carvalho@rioeduca.net


 

 


 


 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share