A A A C
email
Todos os posts escritos por Renata Carvalho - Representante Rioeduca 2ªCRE
Retornando 5 resultados para o autor 'Renata Carvalho - Representante Rioeduca 2ªCRE'

Segunda-feira, 16/04/2012

Somos Todos Diferentes, mas não Desiguais

Tags: 2ªcre, blogsdeescolas.

Recentemente o blog da E. M. Dr. Cícero Penna foi atualizado falando sobre um tema muito discutido no mês de abril: o autismo. A escola realizou uma atividade sobre este assunto e envolveu alunos e equipe. Vamos conhecer o blog desta unidade escolar e seu trabalho sobre o autismo.

 

 

 

“Dia 2 de abril foi o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Nossa escola, que acredita que 'SOMOS TODOS DIFERENTES, MAS NÃO DESIGUAIS', entrou nesta onda conversando e conscientizando os alunos, professores, estagiários, merendeiras, porteiras, agentes educadores, funcionários da COMLURB e todos que colaboram conosco.


Sabemos que a inclusão deve ser feita por todos e para todos, que para incluir é necessário conhecer. Porque INCLUIR é respeitar o outro, é um eterno transformar, é o respeito ao modo e tempo de aprendizagem do aluno. Este é um dos caminhos para uma educação de qualidade para TODOS.”  (Retirado do blog da escola)

 

Os alunos assistiram vídeos, leram textos e ouviram professores contarem suas experiências sobre o trabalho com alunos autistas.

 

 

Alunos assistindo ao vídeo da Turma da Mônica sobre o autismo

 

 

 

Assista ao vídeo “Turma da Mônica: Um Amigo Diferente”.

 

 

 

Conheça mais sobre o trabalho da E.M. Dr. Cícero Penna visitando seu blog http://emcpenna.blogspot.com.br/

 

Professor, você também pode divulgar os blogs ou projetos desenvolvidos por sua escola. Entre em contato com o representante de sua CRE!

 

Gostou desta publicação? Clique em “curtir” para compartilhá-la com seus amigos no Facebook e deixe, também, um comentário.

 

Professora Renata Carvalho – Representante do Rioeduca na 2ªCRE
Twitter: @tatarcrj
Email: renata.carvalho@rioeduca.net

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 10/04/2012

Exposição Os Pequenos Modernistas

Tags: 2ªcre, eventos.

A E. M. Azevedo Sodré comemorou os 90 anos da “Semana de Arte Moderna” com a exposição “Os Pequenos Modernistas”, que aconteceu no final do mês de março. 

 

A “Semana de Arte Moderna” aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo no ano 1922 com a participação de artistas do Rio de Janeiro e São Paulo. Este evento faz parte da história brasileira, pois contribuiu para a consolidação do movimento Modernista em nosso país. 

 

 

 

Mural com atividades realizadas pelos alunos

 

A Semana de Arte Moderna

 

“Em um período repleto de agitações, os intelectuais brasileiros se viram em um momento em que precisavam abandonar os valores estéticos antigos, ainda muito apreciados em nosso país, para dar lugar a um novo estilo completamente contrário, e do qual, não se sabia ao certo o rumo a ser seguido.


A Semana, realizada entre 11 e 18 de fevereiro de 1922, foi a explosão de ideias inovadoras que aboliam por completo a perfeição estética tão apreciada no século XIX. Os artistas brasileiros buscavam uma identidade própria e a liberdade de expressão; com este propósito, experimentavam diferentes caminhos sem definir nenhum padrão.


Embora tenha sido alvo de muitas críticas, a Semana de Arte Moderna só foi adquirir sua real importância ao inserir suas ideias ao longo do tempo. O movimento modernista continuou a expandir-se por divulgações através da Revista Antropofágica e da Revista Klaxon, e também pelos seguintes movimentos: Movimento Pau-Brasil, Grupo da Anta, Verde-Amarelismo e pelo Movimento Antropofágico.


Todo novo movimento artístico é uma ruptura com os padrões utilizados pelo anterior, isto vale para todas as formas de expressões, sejam elas através da pintura, literatura, escultura, poesia, etc. Ocorre que nem sempre o novo é bem aceito, isto foi bastante evidente no caso do Modernismo, que, a principio, chocou por fugir completamente da estética europeia tradicional que influenciava os artistas brasileiros.”


Informações retiradas de http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/semana22 acesso em 07/04/2012

 

 

 

Quadro "Abaporu" pintado por Tarsila do Amaral

 

A exposição “Os Pequenos Modernistas” aconteceu no final do mês de março e movimentou alunos e professores da E. M. Azevedo Sodré. Para que esta exposição fosse um sucesso, os alunos participaram de atividades interdisciplinares desenvolvidas nas aulas de Artes Visuais, Sala de Leitura e salas de aula.


“Mergulhamos nas comemorações dos 90 anos da Semana de Arte Moderna e fizemos uma viagem pelo movimento que mudou o olhar estético, cultural e intelectual do Brasil.” Retirado do blog da escola.


A pintora Tarsila do Amaral fez um grande sucesso entre os alunos da E. M. Azevedo Sodré. Sua principal obra, o quadro “Abaporu”, chamou a atenção da garotada que a representou de forma muito interessante. Os alunos foram parar dentro de uma obra de arte!

 

 

 

 

Alunos participando da atividade realizada na exposição "Os Pequenos Modernistas"

 

Além das obras de Tarsila do Amaral, os alunos puderam conhecer outros pintores e escritores que influenciaram o movimento Modernista brasileiro. O vídeo abaixo nos mostra mais um pouco sobre o trabalho de nossos alunos e colegas professores durante o projeto “Os Pequenos Modernistas.”

 


 

“Nossos ´Pequenos Modernistas´ fizeram lindos trabalhos; perceberam a essência dos artistas retratados e expressaram-se de forma criativa e bela. Nossos alunos pintaram o 7!”  (Retirado do blog da escola)

 

Conheça o blog da E.M. Azevedo Sodré clicando na imagem abaixo

 

 

Parabéns à equipe da E. M. Azevedo Sodré e aos alunos pelo lindo trabalho na exposição “Os Pequenos Modernistas.”

 

Professor, você também pode divulgar os blogs ou projetos desenvolvidos por sua escola. Entre em contato com o representante de sua CRE!

 

Gostou desta publicação? Clique em “curtir” para compartilhá-la com seus amigos no Facebook e deixe, também, um comentário.

 

Professora Renata Carvalho – Representante do Rioeduca na 2ªCRE
Twitter: @tatarcrj
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
 


 


 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 17/01/2012

Estímulo à Leitura e à Integração com a Família desde a Creche

Tags: 2ªcre, creches.

 

A Creche Municipal Jacó Inácio Gomes incentiva a leitura de seus alunos através do projeto “Leitorezinhos do Rio” e busca a integração com a família.

 

Alunos e professores da Creche Municipal Jacó Inácio Gomes

 

O projeto Leitorezinhos do Rio surgiu como uma vertente do projeto “Rio, uma Cidade de Leitores”, da Secretaria Municipal de Educação. Foi uma iniciativa dos educadores da Creche Municipal Jacó Inácio Gomes, com a finalidade de desenvolver o hábito de leitura desde a primeira infância e estreitar os laços com a família.


Durante o projeto o aluno levava para casa um livro acompanhado de uma ficha de leitura para ler junto com a família durante o final de semana.


Os títulos foram cuidadosamente escolhidos, a fim de que através da leitura se converse sobre valores sociais e morais nas regras de convivência; sobre hábitos e atitudes pessoais e sociais; e cuidados consigo, com o conjunto de pessoas que cercam o aluno, com o meio ambiente da comunidade que vivem e com o planeta.


 

Alunos se preparando para levarem a sacola com o livro para casa

 

Integração com a Família

Ao conversar com a Diretora Maria Célia e visitar um evento realizado na Creche Jacó Inácio Gomes, percebi que a presença dos responsáveis era frequente nos eventos.
Nas fotos abaixo temos alguns eventos que mostram o sucesso da integração entre escola e família na Creche Jacó Inácio Gomes.


 

 

A festa do Dia dos Pais teve como tema “Nó do Afeto”, uma forma de tentar enfatizar a importância da comunicação entre pais e filhos.
“Um gesto simples que demonstre a comunicação e o carinho faz com que a criança sinta a presença do pai”. Diretora Maria Célia


Assista ao vídeo para ler o texto que deu origem ao tema da comemoração do Dia dos Pais.


 

Outro momento de emoção que envolveu escola e família foi a formatura dos pequeninos no final do mês de dezembro.

 

 

Parabéns a toda equipe pela realização destes projetos!

 

Divulgue os eventos realizados em sua escola, para isso, entre em contato com o representante de sua CRE.


Gostou da publicação? Deixe um comentário!

 

Professora Renata Carvalho – Representante Rioeduca- 2ª CRE
Twitter: @tatarcrj
Email: renata.carvalho@rioeduca.net

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 09/01/2012

Relatos de Sucesso no GEC Orsina da Fonseca

Tags: 2ªcre, gec, entrevistas.

 

Os alunos Brendo Amiucci e Bárbara Schoen, cursaram o 9º ano do Ensino Fundamental no GEC Orsina da Fonseca e foram aprovados em concursos para escolas Federais e Estaduais. Eles e seus responsáveis participaram desta entrevista para contar um pouco sobre estas histórias de sucesso.

 

Da esquerda para direita: senhor Alexandre (pai da aluna Bárbara), Bárbara, Brendo e senhora Maria Helena (avó do aluno Brendo)

 

O aluno Brendo Amicucci Areias Varejão frequentou o GEC Orsina da Fonseca desde 2010. Ele foi aprovado para o IFRJ (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) para o curso técnico em Biotecnologia.


Brendo participou desta entrevista junto com sua avó, a senhora Maria Helena Areias, que contou um pouco sobre a escolha da escola onde Brendo cursou o Ensino Fundamental e como o incentivou na preparação para os concursos das escolas de Ensino Médio.


De acordo com a senhora Maria Helena, a família escolheu o GEC Orsina da Fonseca para Brendo estudar por ser próximo a sua residência e pelas boas referências da escola. Além disso, ela avalia como muito bom o ensino ministrado nesta unidade escolar.


Considera que o fato da escola ser em horário integral foi fundamental para o desenvolvimento escolar seu neto. A avó de Brendo também considera muito importante a participação nas reuniões de responsáveis, pois assim é possível ter acesso a vida escolar do aluno e incentivar no que for necessário.


Para os responsáveis que desejam matricular seus filhos no GEC Orsina da Fonseca, a senhora Maria Helena aconselha que participem sempre das atividades realizadas na escola, inclusive, as reuniões de responsáveis.


Brendo participou da entrevista respondendo a algumas perguntas.

 

Rioeduca- Como você se sente ao saber que foi aprovado para o IFRJ e cursará no Ensino Médio o curso de Biotecnologia?

Brendo - Estou me sentido aliviado e feliz por ter alcançado meu objetivo. Espero ter uma boa qualificação no curso a qual escolhi.

 

Rioeduca - Quem lhe apresentou a ideia de prestar concurso para os colégios do Ensino Médio?

Brendo - Desde pequeno recebo incentivo e apoio de minha família, que participa bastante de minha vida escolar.

 

Rioeduca -  Qual foi sua rotina de estudos em 2011?

Brendo – As aulas em tempo integral colaboraram com minha rotina de estudos e os alunos se organizaram para estudar em grupo. A participação na disciplina eletiva “De pé no Ensino Médio”, realizada pelos professores Sieverton e Maria Cristina, foi importante porque tivemos o apoio dos professores ao estudar provas de concursos anteriores.


O uso da Educopédia ajudou bastante também, pois despertou o interesse dos alunos e pudemos pesquisar melhor os assuntos tratados em aula. Ficou mais fácil de entender a matéria por causa dos vídeos, músicas e jogos.

 

Brendo deseja que o GEC Orsina da Fonseca continue crescendo e proporcionando atividades que despertem o interesse dos alunos.


Brendo e sua avó Maria Helena

 

A aluna Bárbara Schoen foi aprovada em 13º lugar no concurso para cursar o Ensino Médio no NAVE (Núcleo Avançado em Educação). Ela participou desta entrevista junto com seu pai, o senhor Alexandre Marques da Silva, que contou o porquê de ter escolhido o GEC Orsina da Fonseca para sua filha estudar o 9ºano do Ensino Fundamental e um pouco da rotina de estudos dela em 2011.

 

Bárbara e seu pai Alexandre

 

Segundo o senhor Alexandre, a Bárbara estudou no GEC Orsina da Fonseca em 2011 porque sua família gostou e acreditou na proposta do Ginásio Experimental Carioca. Ele acredita que o fato da escola ser em tempo integral contribui para o comprometimento do aluno.


Para colaborar com a rotina de estudos da Bárbara, o pai contou que conversou com sua filha sobre qual profissão ela deseja seguir, assim a família pôde incentivá-la a prestar concurso para os colégios de Ensino Médio.


O pai de Bárbara costuma participar das reuniões de responsáveis e acredita que estas sejam importantes para acompanhar o desenvolvimento escolar de sua filha. E para os pais que desejam matricular seus filhos no GEC Orsina da Fonseca, o senhor Alexandre aconselha que acreditem na proposta do Ginásio Experimental Carioca porque é muito importante para o futuro do jovem.


Bárbara respondeu algumas perguntas ao participar da entrevista.

 

Rioeduca-  Como você se sente ao saber que foi aprovada para o NAVE e cursará no Ensino Médio o curso de Geração de Multimídias?

Bárbara -  Fiquei feliz e orgulhosa por ter alcançado meu objetivo. Espero aprender mais e me especializar no curso de Geração de Multimídias.

 

Rioeduca - Quem lhe apresentou a ideia de prestar concurso para os colégios do Ensino Médio?

Bárbara - Fui incentivada por minha família e por meus amigos do 9ºano do Ensino Fundamental.

 

Rioeduca - Qual foi sua rotina de estudos em 2011?

Bárbara - O fato de a escola ser em tempo integral colaborou com minha rotina de estudos. Também participei de atividades como o estudo dirigido e a eletiva “De pé no Ensino Médio” que ajudou bastante, pois tivemos a oportunidade de resolver as provas dos anos anteriores contando com a explicação dos professores.
A Educopédia fez parte das aulas e foi uma atividade diferente que me incentivou a estudar.


Rioeduca - Uma mensagem para o GEC Orsina da Fonseca.

Bárbara - Agradeço por ter participado do GEC e desejo que continuem realizando atividades que despertem o interesse dos alunos. Em 2011 as disciplinas eletivas e os clubes juvenis foram atividades que me interessaram muito.

 

Da esquerda para direita: Glória ( Diretora-adjunta do GEC Orsina da Fonseca), senhor Alexandre, Bárbara, Brendo e senhora Maria Helena

 

Parabéns aos alunos Brendo e Bárbara pela conquista!
Muito sucesso para vocês!

 

O Rioeduca é um espaço feito por e para professores. Participe deste espaço enviando o endereço do blog ou projetos desenvolvidos por sua escola, basta entrar em contato com o representante de sua CRE.


Gostou desta matéria? Deixe um comentário!


 

Professora Renata Carvalho – Representante Rioeduca – 2ªCRE
Twitter: @tatarcrj
Email: renata.carvalho@rioeduca.net

 

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share