A A A C
email
Todos os posts escritos por Renata Carvalho - Representante do Rioeduca, na 2ªCRE
Retornando 23 resultados para o autor 'Renata Carvalho - Representante do Rioeduca, na 2ªCRE'

Terça-feira, 08/01/2013

Trabalho em Equipe e Formação Continuada – Gerência de Educação da 2ª CRE

Tags: 2ªcre, educaçãoinfantil, capacitação.

A Gerência de Educação está relacionada diretamente ao trabalho pedagógico realizado pelas escolas de nossa rede. Hoje, vamos conhecer um pouco sobre as ações exercidas por profissionais que colaboram para o bom andamento das unidades escolares.

 

 

A 2ª Coordenadoria de Educação está localizada no bairro da Lagoa, sob a coordenação da professora Maria Inêz Zain Brazuna. Dentre as equipes que a compõem, está a Gerência de Educação (GED), cujo um dos objetivos é subsidiar pedagogicamente a gestão escolar em consonância com a Política Educacional da Secretaria Municipal de Educação.


Além do que foi citado acima, o trabalho realizado pelos profissionais da GED engloba outros objetivos como:

 

• Planejar, executar ações de gerência pedagógica e implementar a proposta educacional no desenvolvimento curricular, projetos, parcerias e atividades de extensão educacional;


• Executar as atividades relativas à supervisão e acompanhamento das creches conveniadas e das instituições privadas de educação infantil;


• Coordenar as ações de formação continuada dos professores e agentes auxiliares de creche;


• Articular junto às escolas os projetos culturais e pedagógicos;


• Coordenar e acompanhar a inserção de estagiários para reforço escolar, estágios curriculares e pesquisadores nas unidades escolares.


 

A Gerência de Educação da 2ª CRE está sob a responsabilidade da professora Morgana Rezende e de outros professores que fazem parte dessa equipe. Esses profissionais organizam o trabalho realizado em projetos como: Casa de Alfabetização, Educação Infantil, Primário Carioca, Ginásio Carioca, Educação Especial, Ensino Particular, Extensividade, Correção de Fluxo, Mídia Educação, Educopédia, 6º ano Experimental, Projetos Especiais da SME, Escolas do Amanhã, Voluntários e Estagiários, Entre Jovens, Proinap e o programa Saúde na Escola.

 

Em 2012, divulgamos aqui no portal Rioeduca algumas ações coordenadas e realizadas pela Gerência de Educação da 2ª CRE. Nos meses de maio e junho, publicamos sobre as Oficinas de Blogs; em agosto, a Semana de Alfabetização; em setembro, a Semana da Educação Infantil; e em outubro, Portinari- Arte e Meio Ambiente, visita que os professores participantes do curso relacionado à Educação Infantil fizeram a uma exposição na Casa da Ciência. Esse último evento está ligado ao encontro mensal entre diretores, professores articuladores e coordenadores pedagógicos das creches e escolas exclusivas de Educação Infantil, coordenado pelas professoras Ana Cristina, Regina Tavares, Gabriela Vasco e Helena.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Além dessas, outras ações foram realizadas pela equipe da GED.


 

Formação Continuada para Professores do 3º ano

 

Os encontros com os professores regentes das turmas do 3º ano do Ensino Fundamental aconteceram ao longo do ano de 2012 com o formato de centro de estudos, de oficinas e palestras sobre um tema específico por encontro. Foram ministrados e dinamizados por um profissional da E/2ª CRE/GED ou convidado.


Esse projeto de formação continuada foi coordenado pelas professoras Cristina Campos, Pâmmela Lobo e Márcia Batista, integrantes da Gerência de Educação. Os professores se reuniram com a equipe buscando conhecer os documentos normativos da Secretaria Municipal de Educação e articulá-los com a prática em sala de aula. E também refletir sobre as teorias da Educação, articulando-as com as questões que permeiam o cotidiano escolar. Durante estes encontros, houve a oportunidade de viabilizar espaços de reflexão e discussão sobre as questões e tensões com as quais o professor lida no espaço escolar.


A Formação Continuada para Professores Regentes do 3º ano teve como principal canal de comunicação, além dos encontros presenciais, um grupo de e-mail, criado para troca de informações e divulgação de atividades dos professores regentes.

 

A partir do mês de agosto, ocorreram encontros com os professores do 3º ano do projeto Nenhuma Criança a Menos, também liderado pela professora Cristina Campos.


Visitas feitas pela equipe da E/SUBE/2ª CRE/GED ajudaram a mapear trabalhos exitosos e, também, professores que precisaram de alguma ajuda específica.


 

Formação Continuada para Coordenadores Pedagógicos

 

Os encontros de Formação Continuada para os Coordenadores Pedagógicos da 2ª CRE acontecem desde o ano de 2010. E, em 2012, esses encontros, realizados nos meses de março a dezembro, tiveram como objetivos:


• Possibilitar uma reflexão sobre as teorias da Educação, articulando-as com as questões que permeiam o cotidiano escolar;


• Ampliar os espaços e possibilidades de discussão sobre as questões e tensões vivenciadas por estes profissionais no ambiente escolar.


Os Coordenadores Pedagógicos, envolvidos na formação continuada, participaram de encontros quinzenais, que tiveram o formato de centro de estudos coordenados, planejados e acompanhados também pelas professoras Cristina Campos, Andrea Fernandes e Márcia Batista da E/2ª CRE/GED, sempre buscando cumprir um cronograma com assuntos pertinentes à formação desses profissionais.

 

 

Agradecimentos às professoras Morgana Rezende e Cristina Campos por colaborarem com esta publicação. Desejamos sucesso e muitas realizações em 2013!


 

 

Contato:

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca, na 2ªCRE

Email: renata.carvalho@rioeduca.net

Twitter: @tatarcrj

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 26/12/2012

Boas Festas e Feliz 2013!

Tags: 2ªcre.

A publicação de hoje destina-se a relembrar alguns momentos importantes da história da 2ª CRE no portal Rioeduca em 2012.

 

 

Além de relembrar momentos marcantes, queremos agradecer àqueles que contribuíram com o sucesso de nossa CRE. Muito obrigada à Coordenação da 2ª CRE, à Gerência de Educação e aos professores. Agradecemos também aos amigos sempre presentes, comentando, curtindo e compartilhando cada postagem.


Iniciamos o ano de 2012 publicando textos que falavam sobre o sucesso de nossos alunos que foram aprovados em concursos para colégios federais e estaduais para o 6ª ano do Ensino Fundamental e o 1º ano do Ensino Médio.

 

 

 

Alunos aprovados em concursos para escolas do 6º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio

 

 

Compartilhar é uma palavra importante no momento em que vivemos. Com a chegada da internet e das redes sociais, estamos sempre conectados, compartilhando informações e conhecimento. E foi com esse intuito que as professoras Regina Bizarro, representante do portal Rioeduca, na 5ª CRE, e a professora Renata Carvalho, representante do portal Rioeduca, na 2ª CRE, realizaram Oficinas de Blogs nos meses de maio e junho. Essas oficinas contaram com o apoio da Coordenação e da Gerência de Educação da 2ª CRE e tiveram a participação dos professores, que também puderam compartilhar e aprimorar seus conhecimentos sobre blogs educativos.

 

 

 

Professores nas Oficinas de Blogs realizadas no auditório da 2ª CRE

 

 

Ainda no mês de junho, falamos sobre a Rio + 20 e a importância do desenvolvimento sustentável. As festas juninas e julinas lembraram o centenário de Luiz Gonzaga, nossas escolas celebraram a data com muita música e cultura.

 

No segundo semestre de 2012, foi divulgado o resultado do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e comemoramos os bons índices alcançados entrevistando alguns gestores das escolas da 2ª CRE.

 

Além disto, participamos do Troféu Rioeduca 2012, representados pelo projeto Poesia na Sala de Aula da professora Selma Camargo. Concorremos na categoria Rio de Leitores e recebemos o troféu.

 

 

 

Equipes de algumas escolas que se destacaram na avaliação do IDEB.

 

 

 

Momentos da cerimônia do Troféu Rioeduca 2012.

 

 

A você, querido leitor, agradecemos a companhia durante este ano. Convidamos a continuar conosco em 2013, divulgando as ações de sucesso de nossas escolas que contribuem com o avanço da educação em nossa rede.


E para encerrar a última publicação de 2012, apresentamos o vídeo abaixo com as imagens dos blogs da 2ª CRE. Neles estão registrados os projetos e a caminhada das unidades escolares durante este ano.

 

 

 

 

Feliz Ano Novo! Continue conosco em 2013, compartilhando conhecimento e nos ajudando a construir uma educação de qualidade!

 

 

Contato:

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca, na 2ªCRE

Twitter: @tatarcrj

Email: renata.carvalho@rioeduca.net


 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 11/12/2012

Protagonismo Juvenil em Ação

Tags: 2ªcre, protagonismojuvenil.

 

No mês de novembro, os alunos do projeto Autonomia Carioca da Escola Municipal Marília de Dirceu visitaram a Unidade do CEFET Maracanã para conhecerem diferentes caminhos a serem seguidos no Ensino Médio.

 

 

A Escola Municipal Marília de Dirceu, localizada no bairro de Ipanema, atende turmas do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e também alunos que fazem parte do Projeto Autonomia Carioca. O projeto foi criado em parceria com a Fundação Roberto Marinho e tem como objetivo corrigir a defasagem idade-série de alunos do 7º e 8º anos da rede. As professoras Tatiana Rezende e Magnólia Lustosa são regentes das turmas Acelera 2 e Acelera 3.

 

Contando com a parceria do Bairro Educador, a escola levou os alunos destas duas turmas para conhecerem uma das melhores escolas públicas de Ensino Médio do Rio de Janeiro, o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET / RJ.

 

Durante a aula-passeio os educandos puderam aprimorar seus conhecimentos de mundo, conhecendo possibilidades e caminhos a serem seguidos no Ensino Médio. Também perceberam a importância deste espaço educacional no que diz respeito a continuidade da permanência na escola e a capcitação profissional.

 

Os alunos do Projeto Autonomia Carioca envolveram-se ativamente na visita ao CEFET, conhecendo os espaços deste ambiente escolar e participando de palestras.

 

 

 

O articulador da visita ao CEFET, o Assistente Social Adilson Gomes Pinto Junior, deu as diretrizes do que seria a visita à escola técnica.

 

 

 

Alunos do Acelera conhecendo as dependências do CEFET.

 

 

 

Professor Péricles apresentando aos alunos os setores do Curso Técnico de Eletrônica.

 

 

 

Alunos assistindo à palestra sobre Meteorologia acompanhados dos estagiário de Turismo Ryan.

 

 

Após visitarem o CEFET e adquirirem novos conhecimentos, os alunos deixaram seus depoimentos sobre a atividade:

 

"Eu achei muito legal, porque no CEFET tem algo muito bom para se aprender e arrumar um emprego com uma condição muito boa.


Os cursos como Engenharia, Construção Civil, Técnicos de Informática, Turismo, entre outros, podem oferecer um Futuro melhor para nós."  Aluno Renan Silvestre - Turma 8.901


 

"O passeio ao CEFET foi muito bom e divertido.  Tiramos muitas dúvidas sobre os cursos oferecidos, como: previsão do tempo (Meteorologia), como se conserta um objeto eletrônico (Eletrônica), etc...


Esse passeio foi fundamental para a gente saber como é o Ensino Médio e também para saber como é bom a gente valorizar nossos estudos e nossos professores.


No final do passeio nosso guia fez um sorteio. Ganhei uma bolsa com brindes: uma régua, caneta, bloco e uma camisa."  Aluna Anny Eduarda Pereira Freitas - Turma 8.801


 

"Chamei esse passeio de “Aprendendo com o Futuro”.  Descobrimos como uma placa de um computador é feita e de que material ela é feita. O CEFET não é para qualquer um, é para quem realmente quer ser alguém no futuro. No CEFET não poder haver brincadeira, porque existem materiais corrosivos.


Não existe professor pra dizer a hora que você tem que entrar na sala de aula, é por sua conta.


Ouvimos uma palestra sobre o clima tempo, e descobrimos que podemos saber se vai chover. Um ótimo aprendizado para todos." Aluno Jonatan Barros Gama -  Turma 8.801


 

"Gostei muito de ter visitado o CEFET. Achei muito interessante o modo de aprendizagem, fomos bem recebidos, nos trataram muito bem, os professores são simpáticos, educados, etc... Também gostei do Curso de Meteorologia que indica a posição do vento e o tempo."  Aluno Mateus Feliciano da Silva

 

 

Conheça mais sobre o trabalho da Escola Municipal Marília de Dirceu. Visite seu blog!

http://mariliadedirceu.com/

 

 

Professores e escolas participem também do portal Rioeduca. Entrem em contato com o representante de sua CRE para divulgar o trabalho de vocês. Cliquem aqui para conhecê-lo!

 

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 


Contato:
Renata Carvalho – Professora da rede e representante da 2ªCRE, no portal Rioeduca
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 10/12/2012

Cidadania Também se Aprende na Escola

Tags: 2ªcre, educaçãoinfantil.

 

O mês de outubro foi marcado pelas eleições municipais, em que foram eleitos prefeitos e vereadores em todo Brasil.   Esse tema serviu para mostrar que cidadania também se aprende na escola.

 

 

A professora Kamilla Broedel, diretora da Escola Municipal Chácara do Céu, entrou em contato com o portal Rioeduca e contou sobre o projeto desenvolvido através das assembleias no mês de outubro.


As assembleias são reuniões realizadas, semanalmente, com os alunos da escola e buscam ouvir os educandos sobre questões que envolvem o ambiente escolar. Também são discutidos assuntos que prejudiquem diretamente a vida escolar da criança ou do adolescente. Já foram realizadas assembleias como os seguintes temas: bullying, racismo, as diferenças, o respeito, entre outros.

 

A Escola Municipal Chácara do Céu atende alunos da Educação Infantil e este projeto nos mostra que é possível trabalhar questões de cidadania com os pequeninos.


A diretora Kamilla iniciou uma das assembleias do mês de outubro, contado aos alunos que no primeiro e no último domingos daquele mês iriam acontecer eleições municipais em todo o Brasil. Conversou sobre o papel do prefeito de uma cidade, explicando que o ele é escolhido através do voto de todos para melhorar a cidade e, pra isso, precisamos escutar as propostas de cada candidato.

 


 

 

Alunos participando das assembleias realizadas pela diretora Kamilla

 

 

“Não pude deixar de falar que o voto é a coisa mais importante que temos.  Com ele escolhemos as pessoas que vão melhorar a cidade para nós e, por isso, não vale a pena trocar o voto por brindes ou outros benefícios” – Diretora Kamilla


Após discutir o tema e esclarecer as dúvidas, as crianças assistiram a um esquete de sobre o debate entre duas candidatas mediadas pela professora Maniza. As candidatas, professora Isabelle e a diretora Kamilla, estavam concorrendo ao cargo de "Prefeita da Chácara do Céu".

Cada uma apresentou suas propostas ao grupo de alunos que no final elegeu aquela que mais agradou. Abaixo seguem as propostas das candidatas a “Prefeita da Chácara do Céu”.

 

Candidata Isabelle, representada pelo número 01:


Construção de uma piscina para toda a comunidade;

Construção de quadras de esportes;

Construção de praças e parques;

Mudança do uniforme das meninas para vestidos longos e saltos altos.

 

 

Candidata Kamilla, representada pelo número 07.


Ampliação da rede de atendimento para além da Educação Infantil;

Criação de Hospital ou posto de saúde;

Asfaltamento de todas as estradas da Comunidade;

Criação de linha de transporte público para atender à Comunidade;

Solução para o problema de água que a comunidade enfrenta.

 


 

 

Alunos participando da eleição na escola

 

 

A escola montou uma urna eletrônica representada por uma máquina de calcular que as crianças usam nas suas brincadeiras. Os alunos tinham os botões dos números e o botão verde para confirmar.  Foi explicado aos pequeninos como a votação funciona e também que o voto é secreto. A vencedora foi a candidata Kamilla.


“Explicamos, então, a importância de votar, de opinar e de participar do que está sendo feito para melhorar a vida de todos na cidade.  Lembramos ainda que todas as promessas devem ser cumpridas e que nós que votamos, devemos fazer essa cobrança.


Obtive um retorno muito importante quando os responsáveis colocaram que, no domingo, dia das eleições de fato, as crianças diziam a eles em quem  tinham que votar baseados em nossa "peça".


Esse é o melhor resultado, o retorno, o saber que a criança se apropriou de fato daquele conteúdo  exposto e soube trabalhar com ele, aplicá-lo. Portanto, tenho muito orgulho do trabalho que é desenvolvido aqui através das assembleias com os pequenos.” Diretora Kamilla

 

 

Parabéns a diretora Kamilla e a toda equipe da Escola Municipal Chácara do Céu por trabalhar com os pequeninos projetos que ajudem no desenvolvimento da cidadania.
 

 

 

 Professor, o portal Rioeduca é um espaço feito por e para professores. Participe também! Entre em contato com o representante de sua CRE para divulgar o blog ou projetos desenvolvidos por sua escola.

 

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

 

Contato:
Professora Renata Carvalho – Professora da rede e representante do Rioeduca, na 2ªCRE
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj


 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share