A A A C
email
Todos os posts escritos por Renata Carvalho - Representante do Rioeduca, na 2ªCRE
Retornando 23 resultados para o autor 'Renata Carvalho - Representante do Rioeduca, na 2ªCRE'

Terça-feira, 04/12/2012

Projeto Poesia na Sala de Aula Recebe Troféu Rioeduca 2012

Tags: 2ªcre, riodeleitores, troféurioeduca.

No mês de novembro, aconteceu a segunda edição do Troféu Rioeduca.  A 2ªCRE, representada pelo trabalho da professora Selma Camargo, concorreu na categoria Rio de Leitores e recebeu o troféu .

 

 

A quarta-feira, 21 de novembro, foi de muitas alegrias para os finalistas do Troféu Rioeduca. O evento realizado na casa de shows Vivo Rio, no Aterro do Flamengo, teve como objetivo a premiação de projetos e blogs escolares que de destacaram em diversas categorias, dentre elas, Rio de Leitores.

 

 

 

Momentos da festa de entrega do Troféu Rioeduca 2012

 

 

A votação foi realizada através do voto de alunos, professores e funcionários de nossa rede e os três projetos mais votados foram analisados por especialistas na área de educação.


A categoria Rio de Leitores buscou premiar projetos que tornaram evidentes o estímulo da leitura e da escrita na escola, estimulando a curiosidade, o espírito inventivo e a criatividade dos alunos e contribuindo, com isso, na formação de leitores críticos.


A 2ªCRE, representada pela Escola Municipal Francisco Alves, apresentou o projeto Poesia na Sala de Aula, desenvolvido pela professora Selma Camargo.

 

A professora Selma é pedagoga e apaixonada pela leitura, principalmente, pela poesia.  Ela  sempre desenvolve oficinas de poesias com seus alunos. O cantor e compositor Byafra costuma acompanhar a professora, colaborando na realização das Oficinas de Poesias.

 

 

 

Da esquerda para a direita: Lilian Ferreira, gerente do portal Rioeduca, Byafra, cantor e compositor e professora Selma Camargo

 

 

Neste ano, Selma realizou as Oficinas de Poesias em outras escolas de nossa rede, oportunizando a outros alunos o conhecimento, a participação e o estímulo à leitura e àescrita.

 

“Foi uma experiência gratificante poder compartilhar com profissionais e alunos de três Escolas Municipais, de diferentes Coordenadorias (2ª, 3ª e 5ª), e ter o reconhecimento do nosso trabalho. Fiquei muito emocionada ao receber o troféu Rioeduca!


Que possamos nos unir, cada vez mais, em prol de uma Educação Pública de qualidade.” – Professora Selma Camargo

 


 

 

Alunos durante o desenvolvimento do projeto Poesia na Sala de Aula

 

 

Parabéns à professora Selma Camargo e a todos os participantes do Troféu Rioeduca 2012! Que continuemos na busca de uma educação de qualidade!

 

 

Professor, o portal Rioeduca é um espaço feito por e para professores. Participe também! Entre em contato com o representante de sua CRE para divulgar o blog ou projetos desenvolvidos por sua escola.

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

Contato:
Professora Renata Carvalho – Professora da rede e representante do Rioeduca, na 2ªCRE
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 03/12/2012

Halloween, uma Festa Cultural Assombrada

Tags: 2ªcre, blogsdeescolas.

No mês de outubro, as aulas de Inglês na Escola Municipal Duque de Caxias tiveram um tema especial: o Halloween.

 

 

A festa do Halloween é comemorada no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Normalmente é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém se torna mais representativa nos Estados Unidos. No Brasil, o costume de celebrar essa data é recente, e está relacionado à influência da cultura americana. (Consulta no site Sua Pesquisa).

 

A professora Glória Maria, coordenadora pedagógica da escola, entrou em contato com o portal Rioeduca e contou um pouco sobre a realização do Projeto Halloween nas aulas de Inglês. Ele foi desenvolvido pela professora de inglês Edilaine Lima, que recebeu todo o apoio da coordenação da escola.

 

 

 

Ornamentação da festa

 

 

O objetivo principal foi trabalhar a questão cultural da data também conhecida como "Dia das Bruxas". Tradicionalmente, a festa é celebrada no dia 31 de outubro nos Estados Unidos e em outros lugares onde a Língua Inglesa é falada, proporcionando momentos de lazer e socialização aos alunos. 


Durante o desenvolvimento do projeto, os alunos analisaram a letra da música Thriller, ensaiaram a dança e confeccionaram enfeites de acordo com o tema.


 

 

Alunos na apresentação da música Thriller

 

No dia da culminância, os educandos participaram de várias atividades e competições entre equipes como: a dança da vassoura da bruxa e brincadeira da múmia. 


O professor de Educação Física, Antonio Feio, contou para os alunos uma história assombrada.  A estagiária Cistianne foi a DJ do evento, colaborando com os efeitos sonoros. Cristianne também colaborou com a moderação do blog em que estão registradas diversas atividades desenvolvidas na unidade escolar.


 

 

Alunos maquiados pelas professoras Glaucia e Aniela, de Artes

 

 

 

Alunos na brincadeira da múmia

 

 

A festa contou com a participação de todos os professores que também colaboraram na confecção de enfeites, funcionários e estagiários da escola.


Segundo a coordenadora pedagógica Glória Maria: “Foi um dia diferente, alegre e divertido onde pudemos conhecer um pouco sobre a cultura inglesa”.


 

Ao final da festa, todos deveriam dizer "Trick or treat!" (doce ou travessura) para ganharem um doce.

 

Parabéns à professora Edilaine Lima e à toda equipe da Escola Municipal Duque de Caxias pela realização desta atividade cultural.

 

Quer conhecer mais sobre o trabalho desta escola? Clique aqui e visite seu blog!


 

Professores e escolas participem também do portal Rioeduca. Entrem em contato com o representante de sua CRE e compartilhem conosco os projetos desenvolvidos por suas escolas. Queremos conhecê-los!

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.


Contato:
Renata Carvalho – Professora da rede e representante da 2ªCRE, no portal Rioeduca
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 27/11/2012

Juventude e Poesia

Tags: 2ªcre, blogsdealunos.

 

Matheus e Gabriel, alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Madrid, criaram o blog “Cartas de um Jovem Poeta” para compartilhar a autoria e o gosto pela poesia.

 

 

Os blogs são uma forma de publicação da Web 2.0 que propicia a autoria.  Eles integram uma geração da web que propõe o compartilhamento das informações e a colaboração na construção do saber. Uma das características da Web 2.0 é que podemos deixar de ser simplesmente receptores de informações - como acontecia na Web 1.0, vista apenas como repositório - para sermos produtores de conhecimentos e informações  compartilhadas e discutidas no universo online.

 

A professora Renata, representante do portal Rioeduca na 2ªCRE, ao visitar o blog “Cartas de um Jovem Poeta”, entrou em contato com a professora Nívea Segreto, professora de Língua Portuguesa da Escola Municipal Madrid, que mediou o contato com os meninos poetas.  Assim, conseguimos conhecer um pouco sobre estes jovens e o interesse deles pela poesia.

 

 

 

Imagem do blog criado por Matheus e Gabriel

 

A professora Nívea nos enviou um relato contando como os alunos desenvolveram o gosto pela leitura e pela criação de textos poéticos.


No último bimestre, a turma 1.802 da Escola Municipal Madrid realizou uma pesquisa e uma apresentação sobre a história do RAP (em inglês, a sigla significa "Rhythm and Poetry", ou seja, "ritmo e poesia") através do Projeto UCA (Um Computador por Aluno) nas aulas de Língua Portuguesa.


 

 

Professora Nívea Segreto

 

A pesquisa incentivou a produção de textos visuais e muitos poemas que foram apresentados e lidos publicamente, em sala de aula, pela professora Nívea Segreto. Essas atividades motivaram os alunos Gabriel Cícero Veras e Matheus Mayworm, ambos com 14 anos, na criação de um blog no qual divulgariam suas produções poéticas.

 

Cartas de um Jovem Poeta – O gosto pela poesia

 

"O gosto pela poesia começou no 6° ano, quando minha professora de Língua Portuguesa, Eliana Dittadi, nos mostrou poetas famosos como Mário Quintana, Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes e Shakespeare. Tanto Eliana Dittadi quanto Nívea Segreto me ajudaram com a gramática e, principalmente, com a pontuação.   Desde então, escrevo minhas poesias.   Criei meu blog para que o mundo as visse.", diz Gabriel Cícero, da E.M. Madrid.

 

 

 

Aluno Gabriel Cícero - Escola Municipal Madrid

 

O encontro de Gabriel Cícero com Matheus Mayworm, na turma 1.802, aproximou as afinidades e o gosto por poemas. Segundo Matheus, suas primeiras produções poéticas aconteceram ainda na infância. Este ano, ele e Gabriel tornaram-se amigos e pensaram em uma forma de divulgar suas produções através da internet. Gabriel foi quem sugeriu a criação dos blogs poéticos para, inclusive, divulgar os textos um do outro.

 

"As aulas de português me incentivaram no momento em que a professora Nívea Segreto começou a recitar poesias e ler textos conosco em sala de aula.  Isso me ajudou, assim como ajudou o Gabriel. Principalmente com a pontuação que, até o momento, não era assim tão boa... Tudo começou quando a professora leu um poema, então me veio a ideia de mostrar para ela e ver como iria reagir. É... Deu no que deu...", afirma Matheus.

 

 

 

Matheus Mayworm - Aluno da Escola Municipal Madrid

 

"Fiquei um pouco envergonhado, porém feliz ao mesmo tempo. Acho que é um pouco de medo de ser ''zoado'' pelos meus colegas, mas depois que a professora Nívea as leu em sala, perdi o medo de escrever e recitar minhas poesias, tendo assim incentivo para a criação do blog.", afirma Gabriel.  Inicialmente, Matheus compartilhou da mesma insegurança: "Fiquei com um pouco apreensivo, pois não sabia se meus amigos iriam aceitar ou não."

 

Os jovens poetas chegaram a compor dois textos juntos para o blog, mas consideraram "saudável" a separação a fim de que cada um criasse seu próprio espaço virtual para a divulgação.  Atualmente, a timidez e insegurança iniciais se converteram em um sensacional processo criativo, respeitado e admirado por todos os colegas de classe. "Isso colaborou não só em um melhor desenvolvimento das habilidades linguísticas na produção escrita, mas também no incentivo à leitura, no desenvolvimento das sensibilidades, em uma melhor relação social com os colegas e na elevação da autoestima desses meninos.", diz a professora Nívea Segreto.

 

Gabriel amplia seu acervo poético através de leituras de escritores consagrados, nos quais se inspira: "Eu me volto muito às poesias e sonetos de Shakespeare, mas também leio muito Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, principalmente os poemas de amor que eles escrevem. Isso prende minha atenção aos poetas e poemas.". Já Matheus busca suas inspirações em situações experienciadas no dia a dia: "Sempre me inspirei em um amor, nas amizades, nos meus sentimentos... E também uso a poesia para denunciar governos corruptos!".

 

Parabéns ao Gabriel e ao Matheus pela iniciativa de compartilhar os textos poéticos e estimular o gosto pela poesia. Agradecimentos à professora Nívea Segreto por nos enviar o relato deste lindo trabalho.

 

Clique e conheça o blog Cartas de um Jovem Poeta

 

Gostou desta publicação? Clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook  e deixe um comentário.

 

Contato:
Professora Renata Carvalho – Professora da rede e representante do Rioeduca, na 2ªCRE
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 26/11/2012

Brincadeiras de Animação

Tags: 2ªcre, blogsdeescolas, artesvisuais.

Os alunos da Escola Municipal Bombeiro Geraldo Dias, localizada no bairro da Tijuca, participaram do Festival do Rio 2012.

 

 

O Festival do Rio 2012 aconteceu nos meses de setembro e outubro.  Durante esse período, o Rio de Janeiro foi conhecido como capital mundial do cinema. Além da participação de produtores profissionais, o espaço também foi aberto às escolas de nossa rede.

 

O cinema é uma forma de arte que contribui com nosso conhecimento; nos leva a uma percepção crítica e poética diante dos fatos que nos cercam diariamente.  A Mostra Geração é um espaço, dentro deste grande evento que propicia a participação de crianças e jovens iniciantes apresentando suas obras. Eles têm a oportunidade de estar em contato com obras de grandes mestres do cinema e também de conhecer o trabalho dos inciantes na área. “É o cinema de diferentes formas, todas elas mágicas, envolventes e muito prazerosas.” ( Informações consultadas no portal Festival do Rio 2012)

 

A Escola Municipal Bombeiro Geraldo Dias, além de outras duas unidades escolares da Tijuca, participou da Mostra Geração, realizada no dia 04 de outubro de 2012, na Estação SESC Rio, com o filme "Brincadeiras de Animação", criado pelos alunos do 1º ao 3º anos do Ensino Fundamental, sob a supervisão da professora Gisele Felix.

 

 

 

 

A professora Renata Carvalho, representante do portal Rioeduca, na 2ªCRE, após visitar o blog da escola entrou em contato com a unidade escolar. A professora Gisele Félix, responsável pela produção do trabalho, enviou um relato contando como foi participar da Mostra Geração no Festival do Rio 2012.

 

O objetivo do trabalho foi a compreensão do processo de realização da "animação", já que os alunos assistiam a diversas animações e não conheciam seu modo de produção. Esta seria, assim, mais uma possibilidade de comunicação e de expressão conquistada por eles.

 

Partimos, então, da realização de desenhos livres com a proposta de dar-lhes movimento. Também demos "vida" a bonecos de massinha, objetos e brinquedos, além de realizar movimentos "impossíveis" com nossos corpos, como deslizar ou voar (pixilation).

 

O trabalho foi realizado nas aulas de Artes nas turmas do 1º, 2º e 3º anos, com alguns pequenos exercícios no EI-10, e foram reunidos em um vídeo.


Gostamos do resultado final e resolvemos inscrevê-lo para seleção no Programa Vídeo Fórum - Festival do Rio.


"Foi muito gratificante para as crianças a experiência de ver seus trabalhos valorizados e expostos em uma enorme tela de cinema, com tantos espectadores.  Foi muito enriquecedor que elas vissem as produções de outras crianças e trocassem suas experiências. Esse incentivo fez com que eles ficassem mais envolvidos ainda com a realização de outros trabalhos." - Professora Gisele Félix

 


 

 

Alunos durante o desenvolvimento da atividade

 

 

Clique e assista ao vídeo criado pelos alunos da Escola Municipal Bombeiro Geraldo Dias, que foi exibido na Mostra Geração do Festival do Rio, dia 04 de outubro, no cine Estação SESC Rio.

 

 

 

Quer conhecer mais sobre o trabalho desta escola? Visite seu blog!

http://embombeirogdias.blogspot.com.br/

 

Professor, o portal Rioeduca é um espaço feito por e para professores. Participe também! Entre em contato com o representante de sua CRE para divulgar o blog ou projetos desenvolvidos por sua escola.

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

Contato:
Professora Renata Carvalho – Professora da rede e representante do Rioeduca, na 2ªCRE
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share