A A A C
email
Todos os posts escritos por Renata Carvalho - Representante do Rioeduca, na 2ªCRE
Retornando 23 resultados para o autor 'Renata Carvalho - Representante do Rioeduca, na 2ªCRE'

Terça-feira, 06/11/2012

Tropicalismo na Educação Infantil

Tags: 2ªcre, blogsdeescolas, educaçãoinfantil.

Neste ano de 2012, os alunos da Escola Municipal Bárbara Ottoni, estão fazendo um passeio pela história em comemoração aos 90 anos da unidade escolar.

 

 

 

Na publicação “E.M. Bárbara Ottoni: 90 Anos Brincando com a História”, conhecemos o início da proposta pedagógica  da escola para o ano de 2012. 


Ao longo do ano letivo, os alunos estão fazendo um passeio pela história e foi a vez de conhecer os anos 60 e 70, através do Tropicalismo. Movimento cultural brasileiro que surgiu sob a influência das correntes artísticas de vanguarda e da cultura pop nacional e estrangeira, misturou manifestações tradicionais da cultura brasileira a inovações estéticas radicais. Uma de suas principais características foram as mudanças de comportamento.

 


 

 

 

A coordenadora pedagógica da escola, professora Laura, reuniu materiais sobre o assunto e propôs aos professores que trabalhassem o tema, com os pequeninos, com muita alegria e sem esquecer as diretrizes da Educação Infantil. Os educadores receberam um material específico falando sobre a evolução da moda através dos tempos e sobre o movimento hippie e a filosofia de paz e amor. O resultado foi muito interessante. Visitando o blog da escola encontramos registros sobre este projeto.

 

O tema foi lançado através de um belo mural sobre o assunto e a turma 11 trabalhou a música Tropicália, um dos símbolos do movimento tropicalista. Os alunos montaram um painel sobre o tema, que fez muito sucesso na reunião de responsáveis.

 

A turma 23 fez um trabalho direcionado à moda. Os alunos escolheram diferentes temas e pintaram camisetas, sempre dando um colorido especial a cada uma. Este trabalho também teve a colaboração da professora Márcia, de Artes, confeccionando junto com os alunos um boneco para vestir as camisetas no dia da exposição.

 

Nas aulas de Educação Física, os alunos participaram de um desfile de moda, imitando modelos famosas. No Tropicalismo, uma das formas de manifesto era a maneira como as pessoas andavam e se vestiam. A turma 20 vestiu bonecos com vários modelos de roupas, que também fizeram sucesso no dia da reunião de responsáveis.

 

 

 

 

As turmas 13 e 14 estudaram sobre o Movimento Hippie e, após conversarem sobre o assunto, os alunos confeccionaram um casal de hippies para a exposição. Neste dia, o sucesso foi muito grande!

 

 

 

 

 

 

 Nota: Informações retiradas do blog da escola

 

Quer conhecer mais sobre o trabalho da E.M. Bárbara Ottoni? Visite seu blog!

http://embarbaraottoni.blogspot.com.br/

 

 

Professores e escolas participem também do portal Rioeduca. Entrem em contato com o representante de sua CRE para divulgar o trabalho de vocês. Cliquem aqui para conhecê-lo e participem!

 

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

 


Contato:
Renata Carvalho – Professora da rede e representante da 2ªCRE, no portal Rioeduca
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 05/11/2012

Educação Infantil em Ação

Tags: 2ªcre, blogsdeescolas, educaçãoinfantil, edi.

 

O Espaço de Desenvolvimento Infantil Igor Moraes da Silva, localizado no bairro do Alto da Boa Vista, tem articulado várias ações que estimulam o aprendizado dos alunos.

 

 

A Educação Infantil contribui para o aprendizado futuro da criança, pois nesta etapa educacional ela tem a oportunidade de desenvolver suas capacidades motoras, afetivas e  sociais. Através das brincadeiras, a criança conhece as habilidades da linguagem oral, escrita e também as situações que envolvem a matemática.

 


Os educadores do EDI Igor Moraes da Silva desenvolveram ações que contribuem com o avanço da aprendizagem dos pequeninos. Visitando o blog desta unidade escolar, podemos conhecer um pouco deste trabalho, que também inclui encontros com os responsáveis dos alunos.

 


 

Brincadeiras e Atividades Folclóricas

 

No dia 22 de agosto é comemorado o Folclore Nacional e foi uma oportunidade dos alunos conhecerem um pouco de nossa cultura.


 

No EDI Igor Moraes da Silva, diversas atividades foram desenvolvidas para que as crianças pudessem conhecer um pouco mais sobre a cultura do nosso país, entre elas: cantigas de roda, jogos, danças e brincadeiras folclóricas, artes plásticas, lendas e contos.


 

Com os alunos do maternal foi feito um trabalho voltado para a musicalidade e dramatização. As crianças executaram a coreografia da música “A Linda Rosa Juvenil” e tiveram a oportunidade de cantar com o músico Jota Maranhão, convidado do EDI, diversas canções folclóricas. Foi uma atividade muito interessante e as crianças participaram com alegria e entusiasmo.


 

A turma do Maternal II  trabalhou com o livro Personagens Encantados da autora Ingrid Biesemeyer, que reúne em suas páginas o imaginário brasileiro e a cultura popular.  Além disso é recheado de seres fantásticos, encantados, que compõem o nosso folclore. Os alunos puderam escolher alguns personagens folclóricos e reproduzi-los no painel coletivo.

 


 

 

 

 

Projeto Horta Caseira

 

 

É importante que desde pequenas as crianças conheçam a importância de cuidar do ambiente que vivemos e da alimentação saudável. Pensando nisto, os educadores o EDI Igor Moraes da Silva estão confeccionando junto com os alunos uma horta caseira projetada com garrafas PETS.


 

Os pequeninos participam do projeto ajudando na plantação de sementes de verduras nas garrafas e regando-as diariamente.


 

 

 

Escola de Pais

 

A parceria entre família e escola é fundamental para o bom desenvolvimento dos alunos. No dia 29 de setembro aconteceu nas dependências do EDI, mais um encontro da Escola de Pais.


 

Este encontro contou com a participação da Assistente Social, Patrícia Almeida e da professora Nádia Rego, representantes do PROINAPE (Programa Interdisciplinar com Apoio as Escolas do Município do  Rio de Janeiro) que desenvolveram um debate, com os responsáveis e educadores,  a partir do Vídeo do Instituto Alana: "Mídia e Consumo, Criança, a Alma do Negócio".


 

Foi notório o interesse dos responsáveis pelo assunto, pois participaram com questionamentos e relatos.


 

A Direção da unidade escolar elaborou uma cartilha sobre o assunto "Saiba como proteger a criança do consumismo" e entregou aos responsáveis no final do encontro.


 

 

 

Nota: Informações retiradas do blog do EDI Igor Moraes da Silva.

 

 

Conheça mais sobre o trabalho do EDI Igor Moraes da Silva visitando seu blog


http://ediigormoraesdasilva.blogspot.com.br/

 

 

Professor, o portal Rioeduca é um espaço feito por e para professores. Participe também! Entre em contato com o representante de sua CRE para divulgar o blog ou projetos desenvolvidos por sua escola.

 

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

 


Professora Renata Carvalho Professora da rede e representante do Rioeduca, na 2ªCRE

Email: renata.carvalho@rioeduca.net

Twitter: @tatarcrj

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 30/10/2012

Feira de Artes, Ciências e Cultura

Tags: 2ªcre, blogsdeescolas, saúde, meioambiente, educaçãofísica.

A Escola Municipal Leitão da Cunha realizou no mês de setembro uma Feira de Artes, Ciências e Cultura.  O evento reuniu atividades que envolveram toda a escola.

 

 

Os projetos pedagógicos desenvolvidos ao longo do ano serviram de eixos para os trabalhos  apresentados na Feira de Artes, Ciências e Cultura.


O projeto "Gentileza Gera Gentileza" buscou fazer observações sobre a nossa realidade e estimular, através de trabalhos didático e diálogos o desenvolvimento de posturas necessárias para a preservação de bons relacionamentos no nosso dia-a-dia escolar e familiar.


Os professores das atividades extraclasses também puderam contribuir na exposição de trabalhos durante a feira. O professor Thiago, de Língua Inglesa, abordou o projeto "Gentileza Gera Gentileza" e também o tema meio ambiente criando com os alunos a árvore da gentileza. O trabalho consistiu em uma árvore toda escrita pelos alunos em inglês usando palavras relacionadas ao assunto.

 


 

 

Árvore da Gentileza confeccionada pelos alunos nas aulas de Inglês

 

 

O projeto "Bom de Peso", também representado no evento, foi desenvolvido com o objetivo de incentivar a alimentação saudável e a prática de atividades físicas, alertando sobre a obesidade infantil.  As fotos deste projeto foram expostas pela professora Jerusa, de Educação Física. Os professores Claudio e Flavia, também de Educação Física, expuseram fotos de seus trabalhos cotidianos, abordando atividades coletivas e individuais com seus respectivos objetivos e descrições.

 

 

 

Cartazes informando sobre as atividades realizadas no projeto Bom de Peso

 

 

"Eu Cuido, Você Cuida, Nós Cuidamos e o Meio Ambiente Agradece" foi outro projeto pedagógico apresentado. Este projeto, por sua vez,  teve como objetivo geral estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais.  Dessa forma, favorecer a reflexão sobre a responsabilidade que temos com o planeta como um todo, auxiliando para que a sociedade possua um ambiente sustentável, garantindo a vida no planeta.


Os alunos, auxiliados por suas professoras, fizeram algumas apresentações e expuseram, durante a feira, trabalhos relacionados ao meio ambiente.

 


 

 

 

 

Os pequeninos da Educação Infantil participaram da feira abordando o tema Folclore, com suas cantigas de roda.

 

 

 

Apresentação da música A Linda Rosa Juvenil

 

 

Quer conhecer mais sobre o trabalho da Escola Municipal Leitão da Cunha? Visite seu blog!

http://leitaodacunha.blogspot.com.br/

 

Professores e escolas participem também do portal Rioeduca. Entrem em contato com o representante de sua CRE para divulgar o trabalho de vocês. Cliquem aqui para conhecê-lo e participem!

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.


Contato:
Renata Carvalho – Professora da rede e representante da 2ªCRE, no portal Rioeduca
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 29/10/2012

Olimpíadas da Amizade

Tags: 2ªcre, blogsdeescolas, educaçãofísica, jogos, competições.

 

Os XXX Jogos Olímpicos, realizados na cidade de Londres, no período de 27 de julho a 12 de agosto, foi um dos grandes eventos que marcaram o ano de 2012.  Aproveitando o tema, a Escola Municipal Azevedo Sodré realizou as Olimpíadas da Amizade.

 

 

Os Jogos Olímpicos são realizados a cada quatro anos e reúnem vários países para disputar uma série de modalidades esportivas.  As Olimpíadas de 2012 tiveram como tema “Live is one” – Viva como se fosse o único.  As mascotes do evento foram Wenlock e Mandeville, duas gotas de aço feitas em animação de cartoon.


A bandeira das Olimpíadas é o símbolo da união entre povos e raças, pois seus anéis entrelaçados representam os cinco continentes.  O objetivo das competições olímpicas é estreitar os laços de paz e amizade entre os povos.


 

O Projeto

 

Ao visitar o blog da Escola Municipal Azevedo Sodré, encontramos registros do projeto Olímpiadas da Amizade, desenvolvido ao longo dos meses de agosto e setembro, embalado pelo espírito olímpico.


Baseados no projeto pedagógico de 2012, o objetivo das Olimpíadas da Amizade foi de promover o desenvolvimento das capacidades e habilidades do aluno, a partir da abordagem da cultura corporal.  Dentro dos quatro pilares da educação trabalhados, a escola teve como metas:

 

Aprender a aprender: ampliar os conhecimentos referentes ao tema e à criticidade dos esportes na sociedade atual.


Aprender a fazer: fazer o elo entre os conhecimentos aprendidos e a ação. Identificar as adaptações realizadas nas atividades esportivas.


Aprender a viver com os outros: vivenciar por meio das atividades corporais atitudes que aprofundem as virtudes da amizade, perseverança e coragem vinculadas ao tema transversal Ética, construindo o respeito e o posicionamento crítico diante dos acontecimentos.

 

Aprender a ser: possibilitar um repensar das ações vividas nas atividades propostas.


Nota: Retirado do blog da escola


 

Competições

 

Os alunos da escola foram divididos em equipes para participar das competições. Cada equipe foi representada por uma cor e incluía alunos de todos os anos de escolaridade.


As atividades começaram com a eleição do mascote das Olimpíadas da Amizade para a qual foi realizado um concurso de desenhos feitos pelos alunos.  Foi escolhida a baleia Willy que participou de um desfile no dia da abertura das olimpíadas.

 

 

 

 

A coordenação da parte esportiva ficou por conta das professoras de Educação Física, Ana Lídia e Kristine. As atividades foram realizadas para que se desenvolvessem várias habilidades nos pequeninos.  Dentre elas, podemos citar: pique bandeira, pulando cordas por equipes, corrida com obstáculos, cabo da amizade, boliche, futlençol, queimado e atividade cooperativa.


Os Jogos Paraolímpicos também foram lembrados nas Olimpíadas da Amizade com atividades que levaram os educandos a experimentarem sensações e desenvolverem o aprendizado, descobrindo através de algumas vivências e brincadeiras que ser diferente é normal.

 


 

 

 

Ao final, foi realizada a cerimônia de encerramento com entrega de medalhas de ouro para todos os alunos. A turma 1501 apresentou uma coreografia no encerramento do turno da manhã e no turno da tarde, os alunos da turma 1302 apresentaram uma coreografia homenageando o Rio de  Janeiro, Cidade Olímpica de 2016.

 

 

 

Cerimônia de encerramento das Olimpíadas da Amizade

 

 

 

Apresentações de danças realizadas pelos alunos

 

 

Os Vencedores

 

Nas Olimpíadas da Amizade, os vencedores não foram os mais fortes e nem os mais rápidos. Os vencedores foram os mais amigos e os alunos deixaram suas opiniões sobre o que é amizade.


“AMIZADE é ser leal e fiel. Ajudar nas piores horas e ter sentimentos bons e ser amoroso.” (Mariana)


“AMIZADE é ajudar uns aos outros. Ajudar quando precisa  desabafar.” (Ana Vitória)


"AMIZADE é uma relação entre pessoas que se adoram e que se  divertem juntas." (Pedro Henrique)


“Nosso evento foi um sucesso! Transcendeu o estatuto de competição esportiva, firmando-se na cooperação. Incorporamos o espírito de união, harmonia, igualdade e respeito, que pretendemos estender por todos os anos. Afinal, a essência olímpica deve permear a essência da vida: superar obstáculos, vencer desafios, realizar sonhos e ser feliz!” ( Retirado do blog da escola)

 

Assista ao vídeo que mostra alguns momentos das Olimpíadas da Amizade.

 

 

 Conheça mais sobre este trabalho visitando o blog da E. M. Azevedo Sodré.

http://www.escolamunicipalazevedosodre.blogspot.com.br/

 

Professor, o portal Rioeduca é um espaço feito por e para professores. Participe também! Entre em contato com o representante de sua CRE para divulgar o blog ou projetos desenvolvidos por sua escola.

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

Contato:
Professora Renata Carvalho – Professora da rede e representante do Rioeduca, na 2ªCRE
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj


 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share