A A A C
email
Todos os posts escritos por Renata Carvalho - Representante do Rioeduca, na 2ªCRE
Retornando 23 resultados para o autor 'Renata Carvalho - Representante do Rioeduca, na 2ªCRE'

Terça-feira, 23/10/2012

Quando Crescer, Vou Ser...

Tags: 2ªcre, protagonismojuvenil.

A turma 1.502 da Escola Municipal Pedro Ernesto participou de um projeto desenvolvido pela revista Ciência Hoje, direcionado aos alunos do 5ºano do Ensino Fundamental.

 

 

 

A professora Renata Carvalho, representante do portal Rioeduca na 2ªCRE, foi à unidade escolar conversar com o professor Lázaro Carvalho, regente da turma 1.502, e com a professora Elizabeth Mendes, diretora da escola.


Durante a visita foi possível conhecer e conversar com os alunos que participaram do projeto, além de colher informações e opiniões deles sobre a participação na atividade proposta pela revista Ciência Hoje.

 

 

 

Diretora Elizabeth Mendes, professor Lázaro Carvalho e alunos da turma 1.502

 

 

O professor Lázaro nos conta que, para participar do projeto, era necessário desenvolver uma atividade com a turma utilizando as revistas "Ciência Hoje". Cada aluno, mensalmente, recebe um exemplar da revista para ler e trabalhar os assuntos em classe. 


O interesse pelo tema profissões foi despertado após a leitura do artigo  "Quando crescer, vou ser...”.  Começaram as discussões sobre o assunto, e surgiu a ideia de visitar alguns lugares para conhecer os profissionais que neles trabalham.

 

Por aproximadamente dois meses e meio, fizemos algumas visitas inspirados no artigo da revista Ciência Hoje. Vimos e conhecemos algumas atividades, com renomados profissionais que exercem funções vitais para o funcionamento da nossa cidade como  Bombeiro Militar, engenheiro, arquiteto, garçom, chefe de cozinha, professor e até câmeramen.


O objetivo era que a turma ampliasse seu conhecimento bem como sua experiência em relação às profissões e que a partir daí potencializasse a seguinte ideia: faça o que fizer, dedique-se sempre com muito amor.” ( Professor Lázaro Carvalho, regente da turma 1.502).


 

 

 

Durante as aulas, elaborou-se um roteiro com algumas perguntas a serem feitas no momento da visita. Os alunos perguntaram aos profissionais quais eram os passos necessários para seguir a profissão que eles exercem e se gostam de trabalhar com o que escolheram.


A turma 1.502 visitou a Multirio, a RioUrbe, restaurantes e até o Corpo de Bombeiros. Desta forma, puderam ter uma perspectiva de profissões além daquelas que já conheciam. Nesses lugares, os jovens conversaran com os profissionais e também observaram de perto os equipamentos utilizados por eles no exercício de suas profissões.


 

 

Visita ao Corpo de Bombeiros

 

 

A professora Elizabeth Mendes, diretora da unidade escolar, comenta que participar do projeto da revista Ciência Hoje oportunizou aos alunos conhecerem diferentes profissões. Além disso foi notório tanto encantamento como o envolvimento dos educandos pelo projeto.  Eles demonstraram mudança de comportamento e amadurecimento diante do processo de aprendizagem.


Os alunos da turma 1.502 também deixaram suas opiniões sobre a participação neste projeto. Vejamos:
 

Eu fui ao Corpo de Bombeiros, gostei muito da visita e o mais importante foi conhecer tudo sobre a profissão que eu escolhi. Conheci também os mais variados automóveis que eles utilizam.” Aluna Andressa Moraes de Souza

 

Eu fui a diversos passeios, ao restaurante À Mineira, à Multirio e ao Corpo de Bombeiros. Essas visitações foram muito legais, e eu aprendi que todas as profissões são importantes. A revista Ciência Hoje, me fez pensar: O que eu vou ser quando crescer? ... Chefe de Cozinha.”  Aluno José Jardiel do Nascimento Silva

 

Eu gostei de todos os passeios, mas principalmente o relacionado à profissão de câmeramen, pois despertou meu interesse e agora eu sei como são feitos os programas e também como eles operam a câmera. Aprendi que eles utilizam uma câmera específica para seu trabalho e no estúdio de televisão que conhecemos existem vários tipos.


Em minha opinião, a revista Ciência Hoje, ajudou a escolher a profissão que eu quero ter quando crescer.” Aluna Leila Vitória


 

Parabéns à E. M. Pedro Ernesto por oportunizar aos alunos atividades que promovam o protagonismo juvenil e a educação para a cidadania.

 

Professor, o portal Rioeduca é um espaço feito por e para professores. Participe também! Entre em contato com o representante de sua CRE para divulgar o blog ou projetos desenvolvidos por sua escola.

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

Contato:
 Renata Carvalho – Professora da rede e representante do Rioeduca, na 2ªCRE
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 22/10/2012

Portinari – Arte e Meio Ambiente

Tags: 2ªcre, capacitação, visitas, artesvisuais.

A Gerência de Educação da 2ªCRE está realizando, com os professores articuladores e coordenadores pedagógicos de escolas exclusivas de Educação Infantil, um curso de formação continuada. No mês de outubro, foi a vez de visitar a Casa da Ciência e conhecer a exposição “Portinari – Arte e Meio Ambiente”.

 

 

A professora Gabriela, integrante da equipe de Educação Infantil da Gerência de Educação da 2ªCRE, entrou em contato com o portal Rioeduca para contar um pouco sobre este curso de formação continuada que está sendo ministrado aos educadores da Educação Infantil.


Os encontros visam a fortalecer os vínculos entre as equipes e aprofundar a discussão sobre os assuntos do cotidiano da Educação Infantil. Além disso, em cada um os participantes escolhem o tema que gostariam de discutir e trocar experiências no encontro seguinte.


 

 

Professores reunidos para visitarem a exposição da Casa da Ciência

 

A visita à exposição “Portinari – Arte e Meio Ambiente” na Casa da Ciência, no bairro de Botafogo, foi um momento de passeio cultural e também um presente pelo Dia do Mestre através do qual os professores puderam acrescentar conhecimentos culturais a sua formação.


Cândido Portinari, um grande pintor brasileiro, nascido no estado de São Paulo, dedicou-se não só à pintura, mas também à poesia e à política. No ano de 1935, ele recebeu uma premiação em Nova Iorque por sua obra "Café", e desde então suas obras passaram a ser conhecidas por todo o mundo. Portinari contribuiu, através da arte, para que o Brasil fosse reconhecido em outros países. ( Consulta no site Sua Pesquisa).


 Ao chegarem ao local da exposição, eles foram recebidos pela coordenadora do projeto, Suely Avellar, que deu uma aula sobre Portinari e ainda indicou possibilidades de trabalho com suas obras na sala de aula.

 

Algumas telas de Portinari representam a fauna, a flora e a cultura do povo brasileiro, permitindo pensar a relação entre as pessoas e a natureza. Ao visitar esta exposição os professores aprimoraram seus conhecimentos sobre o assunto e refletiram sobre a importância de cuidar do ambiente em que vivemos sob todos os aspectos.


 

 

Professores participando de visita guiada à exposição

 

 

 

Oficina de reciclagem

 

O encontro também foi bastante produtivo, uma vez que os professores participaram de uma oficina, utilizando materiais reciclados e criaram um marcador de livro usando papelão. O foco da visita à exposição e da oficina foi o meio ambiente e a forma utilizar um tema tão importante em sala de aula. Assim, os professores puderam acrescentar, a seus conhecimentos, ideias que auxiliam à prática diária.

 


Parabéns à Gerência de Educação da 2ªCRE pela realização deste trabalho de integração da equipe e de incentivo a cultura.


 

Professores e escolas participem também do portal Rioeduca. Entrem em contato com o representante de sua CRE para divulgar o trabalho de vocês. Cliquem aqui para conhecê-lo e participem!

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

 

Contato:
Renata Carvalho – Professora da rede e representante da 2ªCRE, no portal Rioeduca
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 07/05/2012

Compartilhando Leituras – Blog da Professora Angela Ramos

Tags: 2ªcre, blogsderioeducadores, riodeleitores.


Os blogs têm sido utilizados de várias maneiras por professores e escolas de nossa rede. Estes ambientes virtuais propiciam a troca de conhecimento. No blog “Compartilhando Leituras”, criado pela professora Angela Ramos, encontramos sugestões de livros infanto-juvenis.

 

 

 

Professora Angela Ramos

 

A professora Angela Ramos é mestre em Educação, leciona para o Ensino Fundamental, no momento em Sala de Leitura, e também é tutora à distância no curso de Licenciatura em Pedagogia (UNIRIO).


Na descrição do ambiente virtual, Angela cita a lei 10.639/03 e fala sobre o objetivo do blog “Compartilhando Leituras”.

 

“A lei 10.639/03 destaca a literatura como um dos caminhos para a construção de conhecimentos sobre história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra e o negro na formação da sociedade brasileira.


Temos aqui o objetivo de contribuir com sugestões de livros infanto-juvenis que apresentem narrativas de culturas africanas e ou protagonistas negros. Estas histórias devem estar presentes no cotidiano escolar sendo lidas e disponibilizadas como outras tantas.”
 

Nota: Retirado do blog “Compartilhando Leituras"

 

Vejamos algumas indicações de livros feitas pela professora Angela Ramos em seu blog.

 

 

 

 

No vídeo abaixo podemos conhecer a história do livro “Menina Bonita do Laço de Fita”, também indicado no blog “Compartilhando Leituras”.

 

 

Parabéns à professora Angela Ramos, pela iniciativa de indicar livros de literatura infantil!


Para conhecer outras indicações literárias visite o blog “Compartilhando Leituras”.

 

 

Divulgue também o blog de sua escola aqui no portal Rioeduca. Basta entrar em contato com o representante de sua CRE. Clique aqui para conhecê-lo!


Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em “curtir” para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.
 

 

Professora Renata Carvalho - Rioeduca 2ªCRE

Email: renata.carvalho@rioeduca.net

Twitter: @tatarcrj
 

 

 

 


 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share