A A A C
email
Todos os posts escritos por Renata Carvalho - Representante do Rioeduca / 2ªCRE
Retornando 4 resultados para o autor 'Renata Carvalho - Representante do Rioeduca / 2ªCRE'

Terça-feira, 16/10/2012

Tá Danado de Bom - Cem Anos de Gonzagão

Tags: 2ªcre, eventos.

 

Em 2012, comemora-se o centenário de Luiz Gonzaga, grande nome da cultura popular brasileira.  A Escola Municipal General Euclydes de Figueiredo prestou-lhe homenagem com a realização de uma Feira Cultural.

 

A Feira Cultural foi a culminância de um projeto que homenageou Luiz Gonzaga. A professora Márcia, coordenadora pedagógica da escola, entrou em contato com o portal Rioeduca e contou um pouco sobre a sua realização, os seus objetivos e a culminância.

 

Como a unidade escolar recebe alunos do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental, as atividades para a realização do projeto foram distribuídas entre os dois segmentos de ensino. Desta forma, todos os alunos se envolveram no processo de construção de aprendizagem sobre o tema.

 

Os temas do projeto foram trabalhados ao longo do terceiro bimestre. Os alunos das turmas do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental pesquisaram sobre objetos e vestuário do nordeste, culinária nordestina, artesanato, biografia de Luiz Gonzaga e também produziram desenhos sobre o tema. Já os alunos do sexto ao nono ano, relacionaram o tema proposto às disciplinas curriculares. Nas aulas de Ciências, Artes e História,  por exemplo, pesquisaram e produziram cordéis.

 

 

 

 

Dentre os objetivos do trabalho, podemos citar o reconhecimento do legado cultural que o Brasil recebeu desse ilustre nordestino.  Também foi possível promover nos alunos o hábito da leitura e da reflexão sobre as narrativas literárias a eles designadas.

 

Os educandos participaram ainda de várias atividades que os levaram a conhecer a vida de Luiz Gonzaga e a cultura do nordeste brasileiro.  Algumas turmas foram ao Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, em São Cristovão, onde tiveram a oportunidade de visitar uma exposição sobre Padre Cícero, também representante da cultura nordestina.


 

 

 

 

Professores e alunos durante a Feira Cultural

 

 

A Feira Cultural foi realizada no mês de setembro e representou a diversidade da cultura nordestina. Durante a festa houve exposição de trabalhos de alunos, danças, oficinas, comidas típicas da região e até uma casa nordestina.


Surgiu a ideia de criar uma casa típica nordestina, porque muitos alunos têm parentes nesta região brasileira. A escola pediu que os alunos trouxessem objetos que lembrassem a cultura nordestina.  No dia da apresentação foi montada um ambiente, utilizando a contribuição dos alunos.


 

 

Representação de uma casa típica nordestina, criada com objetos levados pelos alunos.

 

Ainda como parte da culminância do projeto, a escola planeja levar algumas turmas ao cinema para assistir ao filme “Gonzaga, de Pai para Filho”, que conta a vida do Rei do Baião.

 

Assista ao vídeo abaixo e conheça um pouco da vida de Luiz Gonzaga.


 

 

 

Professor, o portal Rioeduca é um espaço feito por e para professores. Participe também! Entre em contato com o representante de sua CRE para divulgar o blog ou projetos desenvolvidos por sua escola.

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

Contato:
Professora Renata Carvalho – Representante do Rioeduca, na 2ªCRE
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj


 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 15/10/2012

Ao Mestre com Carinho

Tags: 2ªcre.

 

No dia 15 de outubro comemoramos o Dia do Mestre. O Mestre é uma pessoa que contribui de forma especial na formação de nossos alunos.

 

A publicação de hoje é especial, pois homenageia os professores. Profissionais que se dedicam e colaboram com o avanço da educação carioca.


A escolha da data, 15 de outubro, deve-se ao fato de que, em 1.827, Dom Pedro I decretou que toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil criasse as primeiras escolas primárias do país, as chamadas “Escolas de Primeiras Letras”.


A ideia de tornar o dia 15 de outubro um feriado, surgiu quando o professor Salomão, em São Paulo, sugeriu que os professores da escola se reunissem para discutir os problemas da profissão, planejamento das aulas, troca de experiências, entre outras coisas.  A reunião foi tão bem sucedida que outras escolas resolveram adotar a mesma atitude, levando a data a alcançar destaque na estrutura escolar do país. ( Consulta no site Brasil Escola)

 

 

Para homenagear os professores, escolhemos como mensagem a letra da música “To sir, with love” em sua adaptação para o português, “Ao Mestre com Carinho”.

 

Ao Mestre com Carinho

 

Quero aprender
Sua lição
Que faz tão bem
Pra mim,

 

Agradecer

De coração

Por você ser assim


Legal ter você aqui,
Um amigo
Em que eu posso acreditar
Queria tanto te abraçar
 

Pra alcançar as estrelas,
Não vai ser fácil, mas se eu te pedir,
Você me ensina como descobrir
Qual é o melhor caminho.

 

Foi com você

Que eu aprendi

A repartir tesouros

 

Foi com você

Que aprendi

A respeitar os outros

 

Legal ter você aqui

Um amigo em que eu possa acreditar

Queria tanto te abraçar

 

Pra mostrar para você

Que eu não esqueço mais essa lição

Amigo, eu ofereço essa canção

Ao mestre com carinho.

 

Para completar a homenagem, dedicamos o vídeo abaixo aos professores. Nele estão reunidas fotos com as equipes de algumas escolas e creches da 2ªCRE.

 

 

Professores, parabéns pelo Dia do Mestre!

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

Contato:
Professora Renata Carvalho – Representante do Rioeduca, na 2ªCRE
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 09/10/2012

Em Plena Ativa Idade!

Tags: 2ªcre, creches, educaçãoinfantil.

 

“Ativa Idade: É Bom Ser Criança na Creche Municipal Dr. Sérgio Arouca!” é o título do projeto pedagógico desenvolvido este ano em uma das creches de nossa rede.  Nesta publicação, conheceremos um pouco do trabalho realizado em uma das etapas mais importantes da vida escolar do aluno, a Educação Infantil.

 

 

A Creche Municipal Dr. Sérgio Arouca iniciou o ano de 2012 com mudanças em sua gestão, atualmente composta pela professora Eliete do Nascimento, diretora, e pela professora Ana Paula Chaves, diretora-adjunta.   A nova equipe traz uma filosofia de valorização do trabalho da creche, de todos os profissionais que nela atuam e da sua comunidade escolar, enfatizando a troca de saberes e fazeres no dia a dia.

 

O objetivo geral do projeto é desenvolver atividades básicas de educação e cuidados na perspectiva do movimento e da transformação, levando em consideração as diversas fases de crescimento e desenvolvimento da criança, as suas diversas linguagens além do envolvimento da comunidade escolar neste processo.

 

 

 

Na imagem acima, vemos o mural construído pela turma 40 com o auxílio dos educadores. A criação deste mural foi inspirada em um dos livros da série "O Mundinho".

 


Para que isto aconteça, os profissionais da Creche têm desenvolvido várias atividades com os alunos ao longo do ano, tratando assuntos que estejam de acordo com o objetivo geral do projeto. Hoje, vamos conhecer algumas destas atividades realizadas na C.M. Dr. Sérgio Arouca.

 


No dia 22 de agosto, comemoramos do Dia do Folclore e as crianças trabalharam o tema conhecendo parlendas, instrumentos musicais, cantando, brincando, aprendendo palavras diferentes e movimentando o corpo. Sempre em Ativa Idade!

 


As fotos abaixo mostram os momentos de algumas atividades realizadas sobre o Folclore brasileiro que é tão rico.

 


A turma 30 trabalhou com a parlenda da aranha. Aproveitando o papelão que acompanha as maçãs da merenda, fizeram as aranhas, com tinta, papel, e lã. Cantaram a música e criaram um cartaz com tanta aranha que deu muito medo!” ( Retirado do blog da creche)

 

 

 

 

Os bebês do berçário também participaram das atividades sobre o tema. Cantaram, dançaram e ouviram histórias folclóricas.


 

“Senta que lá vem história: ouvindo história, recontando, ou mesmo "lendo" com suas próprias mãos e olhos (e braços e pernas e o corpo todo!), aqui, a literatura começa no berço!” (Retirado do blog da creche).


 

 

 

No mês de setembro, foi a vez de trabalhar o tema “Natureza em Ativa Idade”. Os alunos brincaram e vivenciaram  água, ar, terra, elementos da natureza e vegetais.


 

As atividades começaram com o material que existe dentro da creche, os pequeninos prepararam um suco de laranja.


 

“As turmas do maternal 1  (EI 40 e EI 41) brincaram de fazer suco de laranja. Com isto,  exploraram, sentiram gosto, o cheiro, a forma e descobriram que dentro da laranja tem "água"! Depois, fizeram um delicioso refresco de laranja para amenizar o calor de setembro!” ( Retirado do blog da creche)


 

 

 

Parabéns à equipe da C.M. Dr. Sérgio Arouca por proporcionar atividades que colaborem com o desenvolvimento e a construção da autonomia dos alunos da Educação Infantil.

 

Conheça mais sobre o trabalho da C.M. Dr. Sérgio Arouca visitando seu blog.


http://cmarouca.blogspot.com.br/

 

Professor, o portal Rioeduca é um espaço feito por e para professores. Participe também! Entre em contato com o representante de sua CRE para divulgar o blog ou projetos desenvolvidos por sua escola.

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

Contato:
Professora Renata Carvalho – Representante do Rioeduca, na 2ªCRE
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 08/10/2012

Trilhando nos Caminhos da Alfabetização

Tags: 2ªcre, riodeleitores.

A Escola Municipal Afrânio Peixoto, localizada no bairro do Andaraí, participa do projeto Trilhas realizado pelo Governo Federal, a fim de promover a leitura entre os alunos em processo de alfabetização.

 

O projeto Trilhas está direcionado aos alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de apoiar o trabalho do professor no processo de alfabetização dos educandos.


Esse projeto visa fornecer oportunidades no campo da leitura e da escrita para que os alunos tenham maior acesso à literatura infantil e, consequentemente, à cultura escrita. Além disso, busca promover encontros de formação continuada aos professores, na perspectiva de fornecer troca de conhecimentos, reflexões e aprendizado coletivo.


As unidades escolares que participam do projeto "Trilhas" receberam do Ministério da Educação, caixas com livros e jogos. O objetivo é que este material esteja à disposição dos pequeninos nas salas de aula, estimulando os alunos em processo de alfabetização a se tornarem verdadeiros usuários da leitura e da escrita.


Os alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental da E.M. Afrânio Peixoto estão tendo a oportunidade de viajar pelo mundo da leitura através dos livros que compõem o projeto trilhas.


 

 

Alunos da Escola Municipal Afrânio Peixoto utilizando os jogos do projeto Tilhas

 

 

A professora Fátima, Coordenadora Pedagógica da E.M. Afrânio Peixoto, entrou em contato com o portal Rioeduca e contou como este projeto está sendo desenvolvido na unidade escolar.


A escola recebeu um total de dezenove livros e alguns jogos pedagógicos que estão sendo utilizados pelos alunos do primeiro ano.


Fátima nos conta que o projeto Trilhas está se desenvolvendo com uma participação intensa das crianças, através da contação de histórias, brincadeiras, jogos, conversas, utilizando sempre as atividades sugeridas nos cadernos do projeto. A importância do projeto Trilhas para a escola é o grande apoio que dá para o aluno se sentir leitor.


 

 

 

Os alunos da turma 1.101 também deixaram suas opiniões sobre o projeto Trilhas. Vejamos:


"Eu gosto do livro A Casa Sonolenta" - Adrielly


"Eu gosto do Cantinho da Leitura" - Yuri


"Eu gosto dos livros e dos jogos" - Felipe


"Eu gosto de livros porque a gente conhece palavra nova e figura nova" - Jânio


"Eu adoro ler e escrever" – Adriano

 

A Casa Sonolenta, de Audrey Woody, é um dos livros que fazem parte do acervo do projeto Trilhas.  Assista ao vídeo abaixo para conhecer a história.


 

 

 

Professor, o portal Rioeduca é um espaço feito por e para professores. Participe também! Entre em contato com o representante de sua CRE para divulgar o blog ou projetos desenvolvidos por sua escola.

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

Contato:
Professora Renata Carvalho – Representante do Rioeduca, na 2ªCRE
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share